Análises de Classes - TRPG

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Ban
Mensagens: 96
Registrado em: 01 Nov 2016, 13:02

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Ban » 17 Jan 2017, 16:49

lucaswakai escreveu:
Ban escreveu:
lucaswakai escreveu:O fato dos pacificadores serem originais de Serena impede um Paladino de Thyatis de pegar níveis na classe?
Não :|
Sabe o que me parece estranho? Não ter o fator regional como pre-requisitos da classe.

Não seria coerente ter esses fatores, mesmo que fossem apenas relativos a história e nao necessariamente referente a regras?

Por exemplo, meu personagem paladino de Thyatis nunca saiu de Arton. Ao chegar ao sexto nível decido pegar um de pacificador, mesmo não tendo noção nenhuma de como eles funcionam em Serena... Não é estranho isso?
Estranho se você quiser que seja estranho, ou se o mestre desejar que seja dessa maneira, em alguns casos. Assim, em minha singela opinião, desde que você explique através de suas experiências in game (se você começou em alguns níveis antes) ou no background do personagem (junto da permissão do mestre se for começar do nível que possa pegar a CdP), não tem nenhum problema em adquíri-la, se você cumpre seus pré-requisitos, pois o que vale é as regras conforme escritas (qualquer mudança já é house rules, como Khjrstano bate na tecla sempre). A questão da história é pra deixar mais na imaginação do jogador de como ele quer que seja (caso comece no nível adequado para aquisição da CdP, com a permissão do mestre) ou do mestre de como ele quer seja para você (e desse modo essa parte da imaginação e de como vc adquiriu essa CdP fica com ele).

O que eu quero dizer com tudo isso é que nenhum desses fatores regionais impedem de você obter essa CdP, e nada na história também (se eu me lembre existe um reino em Arton que usa uma arma que essa CdP oferece) e nada impede de você dizer na sua história que algum extraplanar de Serena lhe ensinou todas as técnias, ou que você tome um leite abençoado de Nimb que lhe deu esses poderes, ou que invente uma versão que conseguiu se igualar com a desse mundo divino. A imaginação aqui é o limite, e saiba que ela não tem nenhum :mrgreen: Então aproveite essa oportunidade e crie da maneira que você quiser (se o seu mestre aceitar tudo bem), ou converse com ele sobre esse seu desejo de adquirir essa CdP, para que então ele construa uma narrativa legal pra ti ao decorrer das campanhas.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Khrjstjano » 17 Jan 2017, 17:49

lucaswakai escreveu:Por exemplo, meu personagem paladino de Thyatis nunca saiu de Arton. Ao chegar ao sexto nível decido pegar um de pacificador, mesmo não tendo noção nenhuma de como eles funcionam em Serena... Não é estranho isso?
É bem estranho, realmente. Porque é você quem tem que nos contar como ele se tornou um. :?
Imagem

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Khrjstjano » 17 Jan 2017, 17:50

Imagem

OTAKU

O que que eu vou dizer pra introduzir esta classe?

Hmmm...

Deixa o meme falar por mim.

Imagem

BURP é o melhor autor de Tormenta, não tem o que dizer. Merece uma sessão no índice só dele. :)
Nível BBA Habilidades de Classe
1º +0 Conhecimento de otaku, cosplay, magia de otaku
2º +1 Inimigo predileto (criaturas tamuranianas)
3º +2 Um de nós
Três nivelzitos, 5 habilidades. Uma classe compacta e que cabe em qualquer lugar, além de ter 166,66% de posse de bola.
Pré-requisitos

Perícias: treinado em Conhecimento (geografia ou história).

Idiomas: deve ser capaz de falar o idioma tamuraniano.
Aqui nós podemos nos favorecer do sistema. Esses idiomas regionais e raciais fala quem é do lugar ou da raça, exceto quando tem um motivo para NÃO falar. Se você é tamuraniano, falará tamuraniano. Não que precise mesmo, pois dá pra dizer que cresceu em Ni-Tamura e é o suficiente; só quis deixar claro que você não precisa comprar isso via idiomas conhecidos se não quiser.

Conhecimento é sempre útil. Das opções, história costuma ser mais útil e fácil de usar.

Requisitos tranquilos, ao meu ver, exceto para classes muuuuuito ruins de perícias iniciais (como Feiticeiros).
Pontos de vida: o otaku recebe 3 (+ mod. Con) PV por nível.
É, o PV, por outro lado, é uma caca. Mais pra frente veremos que Samurai é um bom nível inicial pra você, então dá pra pegar alguma vantagem de PV no começo...

Mas o negócio é investir em CA. Quem tem Classe de Armadura bombada não precisa de PV, né Iron Man?

Imagem
Conhecimento de otaku
Você recebe a habilidade conhecimento de bardo, como um bardo de 1º nível, mas válido apenas para conhecimentos relacionados à cultura tamuraniana. Você recebe um bônus no teste igual ao dobro do seu nível nesta classe, e ele é cumulativo com o bônus recebido pelo conhecimento de bardo normal, se você o possuir.
Um pouco confusa esta, não tanto por ela própria, mas devido a outros elementos no sistema. Os 4 principais casos serão estes, se eu entendi bem...

Guerreiro 1, Otaku 3: possui Conhecimento de Bardo sobre Tamura com bônus 6 + mod. Int.

Bardo 1, Otaku 3: possui Conhecimento de Bardo geral com bônus 1 + mod. Int, mas para assuntos sobre Tamura de 7 + mod. Int (contam os 3 níveis de Otaku x2 junto).

Guerreiro 1, Otaku 3 com Conhecimento de Lendas: possui Conhecimento de Bardo com bônus 4 + mod. Int, mas para Tamura 7 + mod Int (junta o extra gerado por dobrar nível de Otaku)

Bardo 1, Otaku 3 com Conhecimento de Lendas: possui Conhecimento de Bardo com bônus 8 + mod. Int, mas para Tamura 11 + mod. Int (idem).

Ao menos isto é o que aquilo que está escrito leva a entender (CONFIRMADO PELO AUTOR MAIS ABAIXO). E é importante entender bem estes casos, por que todos eles podem acontecer em mesas reais, visto que o talento citado é muito bom para qualquer um, Bardo mesmo incluso também (pelo bônus extra que dá para eles ou para Bardos multiclasse), ao passo que é usado até pelo Menestrel, que não ganha essa habilidade.

Mas, de qualquer forma, apesar do bônus ser bem bacana, ele se aplica só a assuntos ligados a Tamura, então tende a ser bem situacional. Até dá pra pescar informações relacionadas à Tormenta através disto, mas não muitas. Essa habilidade só encontraria poder total mesmo numa campanha na Tamura da reconstrução.

Imagem
Cosplay
No 1º nível, o otaku recebe um bônus de +4 em testes de Enganação para se disfarçar como um tamuraniano.
De boas, me disfarço de qualquer coisa que der bônus. :lol:

Com Disfarce Ilusório já seriam +14 pra se disfarçar de japinha artoniano. Contanto que parecer com um não seja algo digno de muita nota, você está realmente muito bem para ocultar sua identidade.

Para quem não tem magia, sempre dá pra comprar um Chapéu do Disfarce, um dos itens com a melhor relação custo-benefício do sistema. Muito barato pro que faz!

Também dá pra se disfarçar na mão mesmo, mas aí perde-se bônus e velocidade nas trocas de aparência; vale pouco a pena.

Imagem
Magias de otaku
Você pode somar o seu nível nesta classe com os níveis de outra classe conjuradora que você possua para determinar suas magias conhecidas e Pontos de Magia por nível. Além disso, seus feitiços passarão a ter motivos orientais – mísseis mágicos, por exemplo, podem ser disparados por arcos daikyu etéreos; um relâmpago terá a forma de um dragão serpentino; uma bola de fogo pode parecer com o bote de um tigre flamejante; etc. Qualquer personagem não-tamuraniano que for alvo de um de seus feitiços terá dificuldades para reconhecê-lo e se proteger adequadamente, aumentando a CD para resisti-lo em +1.
Note que além desse negócio te dar +1 na CD de graça, é qualquer classe conjuradora e acumula TODOS os níveis. Como os requisitos de Otaku são simples, no nível 2 você já pode pegar a classe e no 4 completar sua evolução, para então no 5 voltar a pegar níveis da classe conjuradora SEM PERDER NADA NAS MAGIAS, só outras habilidades de classe. Isso é útil para Feiticeiros de linhagens que são muito boas no nível 1, mas não no 5, e que vão em busca de Mago de Combate ou coisas assim (e no nível 3 tem uma habilidade boa pro seu lado combativo). Abençoados também podem achar algum uso para níveis de Otaku...

Mas também acontece algo aqui que eu nunca tinha visto. Se você for Paladino 1 e então pegar 3 níveis de Otaku e no final mais 1 de Paladino, não dá pra saber exatamente o que acontece. Pode ser que: 1) Você abra a habilidade magias nesta hora por ter 5 níveis desta classe conjuradora; 2) Ou você teria que esperar até se tornar Paladino 5º, porém aí receberá PM e magia conhecidas extras (pelos 3 níveis a mais que Otaku soma ao Paladino para determinar suas magias). Isso é algo que só o autor pode dizer, exatamente (embora a regra escrita tenda um pouco para o segundo caso).

De qualquer forma, independentemente do que acontece com Paladinos e Rangers, esta habilidade já é muito boa só por acumular com as outras classes e ainda dar +1 na CD de grátis.

Imagem
Inimigo predileto (criaturas tamuranianas)
No 2º nível, o otaku recebe a habilidade inimigo predileto, como um ranger de 1º nível, válido para qualquer tipo de criatura de origem tamuraniana.
Essa vai ser bem raro você aproveitar e o bônus é pequeno, embora se aplique a muitas coisas.

Mas se a campanha se passar na Tamura da reconstrução vai ajudar e dá até pra pegar Inimigo Odiado, já que vai ter bicho tamuraniano pra todo lado.

Isso também serve para cumprir requisitos de classes de prestígio como Magi-Ranger. Otaku é muito apelão, haieiuaehiaheu!

Imagem
Um de Nós
No 3º nível, o paraíso! A sua dedicação à cultura tamuraniana é tamanha que o otaku passa a ser considerado um nativo pelos próprios tamuranianos! Ele passa a ser considerado um descendente de habitantes da ilha para fins de cumprimento de pré-requisitos de classes de prestígio, talentos, uso de itens mágicos, e quaisquer outros que sejam limitados apenas a eles. Além disso, recebe um bônus de +4 em testes de Diplomacia ao lidar com tamuranianos, e, se vier a adquirir níveis na classe samurai, poderá somar os seus níveis de otaku para calcular os benefícios recebidos por espadas ancestrais.
Que de-lí-cia cara! Não pelos requisitos, etc e tal, e nem pelo bônus de Diplomacia, mas sim pelas Espadas Ancestrais.

Comece como Samurai 1 (padrão ou variantes), então pegue 1 nível de Feiticeiro ou Bardo (a seu gosto), então 3 níveis de Otaku. No fim de tudo isso você conta como Feiticeiro ou Bardo 4 para magias e Samurai 4 para armas ancestrais (e vai upando nível a nível, só atrasa em 1 nível a obtenção de cada benefício). Só não dá pra virar Mago de Combate ainda por que falta 1 de BBA, se não seria o combo da delícia suprema! Heiuaheiuhaeui! Sempre dá pra usar Devoto de Keenn e Cura Restrita pra isto, mas eu pegaria mais 1 nível de Samurai pra fechar arma ancestral +3, além de pegar as habilidades de classe (conforme padrão ou variante). Ou mais 1 de Feiticeiro mesmo, pra ter logo Bola de Fogo.

Pensa só, que cara combado: Samurai 2, Feiticeiro 1, Otaku 3, Mago de Combate 6 bombando pra caramba, chega pro Edauros lá nas Sanguinárias e fala "Kon'nichiwa misutā Reddo doragon, watashi wa anata to onajidesu." :lol: Você ia ser muito foda cara, curtiria teatro nô e mataria mil, ninguém se igualaria a você.

Imagem

CONCLUSÃO

Uma classe realmente muito singela e que na tentativa de ser só uma brincadeira acabou combando conjuração com Espada Ancestral, além de dar uns extras como CD +1 e Disfarce +4. Ainda dá pra pegar níveis de Magi-Ranger facilmente nessa brincadeira. Sinceramente, ela é material de otimização de primeira linha, talvez (99% certo) a melhor classe de todas para isto. :lol:

E não deixa de ser divertida, embora você tenha que se esforçar para introduzir elementos da cultura popular oriental em Arton. É possível, é claro, mas dá um pouco de trabalho. Robôs gigantes podem ser substituídos por golens, tokusatsus por Lendas Urbanas que agem em grupo (Os Overpower Rangers), etc. e tal.

Mas algumas coisas não mudam, como por exemplo Yokais e a espiritualidade em geral. Monstros gigantes tem em Galrasia, entre outras coisas. Ia ser legal rolar umas coisas com Senhor do Gigante Rubro nas histórias deles...

Enfim, classe realmente bem legal.


Imagem
Cena de um famoso teatro tamuraniano.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 03 Mar 2023, 21:20, em um total de 9 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
LordVrikolaka
Mensagens: 520
Registrado em: 05 Fev 2014, 13:01
Contato:

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por LordVrikolaka » 17 Jan 2017, 18:15

What's Up Galerinha! Tudo bom com vocês? Vrikolaka na Área, é nóis! Trazendo, o Animal, o Bárbaro Feral, o "Eu ando e eu bato" do sistema...

PREDADOR PRIMAL!!!
Imagem
Marcações e Explicações escreveu:Dourado.- É a melhor nota possível. Normalmente tal opção é quase mandatória para a classe e geralmente vai ser uma das melhores opções para a construção do personagem.
Azul Escuro.-Indica uma habilidade ótima. Significando uma habilidade que deveria ser fortemente considerada.
Azul.- Uma boa habilidade. Dificilmente você estará se enganando ao receber esta opção. Normalmente mandatório em alguns casos.
Verde.- Difícil de se classificar. Geralmente por possuir alguma utilidade ao invés de uso em combate ou dependente do conceito do personagem.
Preto.-Uma habilidade que não irá afetar negativamente o personagem. Entretanto haverão opções melhores.
Roxo- Uma habilidade circunstancial. Pode ser útil em casos isolados, mas não será um investimento com retorno compensatório.
Vermelho- Uma péssima habilidade.
PRÉ-REQUISITOS:
Perícias: Treinado em Sobrevivência
Talentos: Rastrear, Vitalidade
Bônus Base de Ataque: +5
Especial: Habilidade de Classe: Fúria.
Machado de Pedra gritado com toda a força. É basicamente o que você é, e o que você vai ser. No mínimo Bárbaro, porque você precisa de Fúria pra entrar na classe, então não tem como fugir disso. Mas há outras coisinhas que você pode fazer pra entrar, que eu vou falar a seguir.
  • Ranger te dará mais perícias inicialmente e o talento Rastrear, o que é uma ótima ideia com níveis de Machado de Pedra. Uma opção interessante.
  • Bárbaro padrão é óbvio de entrar, mas como levantamos, Bárbaro Padrão é inferior a todas as variantes, então ele não é uma opção lá muito boa. Não é ruim, mas tem opções melhores.
  • Bárbaro do Totem é algo que pode valer a pena, dependendo. Um bárbaro do totem do Mamute pode ser interessante, mas ele não é "feito" pra classe.
  • Bárbaro da Savana eu diria pra passar. As habilidades dele não sinergizam com o estilo de luta do Predador Primal, que é estritamente corpo-a-corpo, enquanto o da Savana é um misto de corpo-a-corpo e à distância.
  • Bárbaro do Machado de Pedra, obviamente, é a opção mais otimizada. Ele foi até citado no próprio livro como uma boa combinação, pra vocês terem uma noção. Os problemas do Machado de Pedra são suplantados pelos problemas do Predador Primal, e as habilidades só ajudam. Se for pra ver uma classe que te melhora, e vai te deixar mais forte, sem dúvida, é esse aqui.
CARACTERÍSTICAS DE CLASSE:
Pontos de Vida: 6+mod con
Bônus Base de Ataque: como o de Guerreiro
Como o esperado de uma classe feita pra bárbaro, seus pvs e bba ficaram no Talo. Excelente.

HABILIDADES DE CLASSE:
Armas Naturais: o predador primal adquire garras e presas, que causam dano conforme seu tamanho.
Tamanho Garras
Médio = 1d4
Grande = 1d6
Enorme = 1d8

Tamanho Mordida
Médio = 1d6
Grande = 1d8
Enorme = 2d6
O predador primal pode atacar com todas as suas armas naturais, mas, se fizer isso, sofre uma penalidade de –4 em todas as jogadas de ataque. Caso já possua essas armas naturais, o predador primal recebe Arma Natural Aprimorada como um talento adicional.
Armas Naturais, yey! Armas Naturais são extremamente combáveis, e você pode simplesmente enfiar tudo na força, pegar Ataques Múltiplos e você simplesmente vai ter um cara que vai causar muito dano, muito rápido, especialmente se você tiver outras armas naturais (como Cauda ou Asas). Nas mãos de um Nagah ou de um Orc (ou outras raças que ganham armas naturais diferentes de Garras/Mordida), isso daqui fica muito absurdo.
Fera Irracional: para seguir o caminho do predador primal, é preciso abraçar a ignorância e a brutalidade. Você perde o treinamento em todas as perícias baseadas em Inteligência e Carisma (com exceção de Intimidação) e todos os talentos de uso de armas, armaduras ou escudos que possuía. Você não pode mais adquirir essas perícias ou talentos. O predador primal também se torna incapaz de falar, embora possa transmitir conceitos simples com gestos e grunhidos, e ainda consiga entender os idiomas que conhecia antes.
...Ouch. Perder todas as perícias de Inteligência e Carisma, todos os talentos de armas/armaduras/escudos E desaprender a falar. Isso é pesado as heck, e um dos motivos que eu nunca sugiro jogadores pegarem essa classe (assim como eu nunca sugiro pegarem Machado de Pedra, mas né...), simplesmente porque ela castra a sua interpretação. Mas, né, se você não se importa... Bom, não vou mandar ela pra cima não, ainda é um problemão.
Físico Selvagem: dependendo apenas de seu físico, o predador primal desenvolve-o a níveis surpreendentes. Você recebe um bônus permanente de +2 em Força e Constituição. Esse bônus aumenta em +2 no 3º, 5º, 7º e 9º níveis.
Basicamente, o que você queria. +2 de força e constituição no mesmo rating de Ataque Furtivo é simplesmente desgracento pra caramba. Considerando um Humano com 20 de Força e 18 de constituição, o cara, sem colocar pontos de atributo mais nos atributos citados, manda a Força/Constituição dele pra 30/28. E se o cara for maluco mesmo, colocar o resto da força ali, 35/28. o.o
Monstruoso: o predador primal é considerado um monstro para efeito de satisfazer pré-requisitos. No entanto, ele ainda mantém seu tipo de criatura para todos os outros propósitos.
...Então. Sabe qual é o problema dessa habilidade? Não tem talento que exige você ser Monstro. Mesmo no Manual de Criação de Monstros, que o Senimaru citou, eu fui ver o livro, e não fala nada de "Tipo Monstro" como pré-requisito de talentos. E, como ela cita que ele é considerado monstro para efeito de satisfazer pré-requisitos, o único motivo que você poderia querer essa habilidade é pra conseguir algum Modelo que exija tipo Monstro, apesar de eu realmente ter caçado tanto no Bestiário 1 e 2, e todos os modelos que tão lá, são pra monstros e humanóides, então a habilidade também não serve. Então é vermelho.
Faro: no 2º nível, o predador primal adquire faro. Se já tinha esse habilidade, recebe Faro Aprimorado como talento adicional.
Faro. É. Delícia. Faro Aprimorado, Faro Discriminatório, ajudam muito um personagem a rastrear, a encontrar inimigos e por aí vai, sendo um excelente radar natural. Vale a pena ter isso.
Fúria +1/dia: no 3º, 6º e 9º níveis o predador primal recebe novos usos diários dessa habilidade.
Você upa fúria até mais rápido que o bárbaro padrão. Excelente. Mais usos pra gritos.
Armadura Natural: o couro do predador primal torna-se mais resistente, e formações ósseas dificultam ataques contra ele. No 4º nível, o predador primal recebe um bônus de CA+2. No 8º nível, esse bônus aumenta CA+4.
Meio underwhelming, sendo bem honesto. Apesar que, se você for Machado de Pedra + Predador Primal, a sua CA, considerando Des 10 e sem Casca Grossa seria de 21, o que não é tão baixo assim, e no nivel 8, 25. Não é algo que você pode dizer "que maravilha de CA, ninguém acerta ele", mas não é uma CA risível. Com Casca Grossa, a sua CA fica bem decente, entretanto, então considere esse talento (considerando o 28 de Constituição, a sua CA no nivel 10 iria pra 38, o que é uma CA bem mais decente).
Físico de Dinossauro: chegando ao 10º nível, o predador primal aumenta uma categoria de tamanho. Essa mudança fornece +4 de Força e aumento no dano das armas e alcance natural, mas impõe penalidades nas jogadas de ataque, CA e testes de Furtividade (veja Tormenta RPG, Capítulo 9). Um personagem Médio que se torne Grande, por exemplo, passa a causar dano de 1d6 com as garras e 1d8 com a mordida, ocupar um espaço de 3m, ter um alcance natural de 3m e sofrer penalidade de –1 nas jogadas de ataque e CA e de –4 em testes de Furtividade.
Então... Sua força subiu pra quase 40. E ainda tem mais alcance, e maior dano com as armas naturais. Isso é bem forte, e bem direto. A penalidade no ataque/CA/Furtividade não vai interferir no seu personagem, já que você meio que não liga pra isso mesmo (ou a penalidade é tão minuscula que não vale a pena se preocupar).

CONCLUSÃO:
Predador Primal é uma classe extremamente simples. É chegar, bater, matar, e voltar. Isso com suporte de Gritos de Poder + atributos estratosféricos, é simplesmente matador. O meu problema com ela é simples, e muito simples: você castra a sua interpretação por poder bruto na ficha. Se você gosta de jogar de animal, e ser simplesmente um cara que vai pegar e matar e matar e matar, essa classe é pra você.

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por jamilkender » 17 Jan 2017, 18:20

lucaswakai escreveu:Sabe o que me parece estranho? Não ter o fator regional como pre-requisitos da classe.

Não seria coerente ter esses fatores, mesmo que fossem apenas relativos a história e nao necessariamente referente a regras?

Por exemplo, meu personagem paladino de Thyatis nunca saiu de Arton. Ao chegar ao sexto nível decido pegar um de pacificador, mesmo não tendo noção nenhuma de como eles funcionam em Serena... Não é estranho isso?
Na verdade, como o pessoal apontou, não seria coerente - porque a classe de prestígio já existia fora do contexto do Mundos dos Deuses. Eu acrescentei ela no livro justamente porque ela sinergizava legal com Serena (ao invés de criar uma outra classe com tema parecido).
O mesmo aconteceu com outras CdPs do livro que PODEM ser escolhidas por personagens em Arton, como o Andarilho do Horizonte, o Campeão do Aleatório e o Senhor das Chamas.
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
lucaswakai
Mensagens: 955
Registrado em: 04 Mai 2015, 11:59
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por lucaswakai » 17 Jan 2017, 18:22

Khrjstjano escreveu:
lucaswakai escreveu:Por exemplo, meu personagem paladino de Thyatis nunca saiu de Arton. Ao chegar ao sexto nível decido pegar um de pacificador, mesmo não tendo noção nenhuma de como eles funcionam em Serena... Não é estranho isso?
É bem estranho, realmente. Porque é você quem tem que nos contar como ele se tornou um. :?
Mas então não deveria aparecer um pre-requisito que exigisse essas explicações?

Avatar do usuário
lucaswakai
Mensagens: 955
Registrado em: 04 Mai 2015, 11:59
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por lucaswakai » 17 Jan 2017, 18:37

jamilkender escreveu:
lucaswakai escreveu:Sabe o que me parece estranho? Não ter o fator regional como pre-requisitos da classe.

Não seria coerente ter esses fatores, mesmo que fossem apenas relativos a história e nao necessariamente referente a regras?

Por exemplo, meu personagem paladino de Thyatis nunca saiu de Arton. Ao chegar ao sexto nível decido pegar um de pacificador, mesmo não tendo noção nenhuma de como eles funcionam em Serena... Não é estranho isso?
Na verdade, como o pessoal apontou, não seria coerente - porque a classe de prestígio já existia fora do contexto do Mundos dos Deuses. Eu acrescentei ela no livro justamente porque ela sinergizava legal com Serena (ao invés de criar uma outra classe com tema parecido).
O mesmo aconteceu com outras CdPs do livro que PODEM ser escolhidas por personagens em Arton, como o Andarilho do Horizonte, o Campeão do Aleatório e o Senhor das Chamas.
Depois dá resposta oficial eu calo a boca, coloco o rabo entre as pernas e numcaais toco no assunto...

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por jamilkender » 17 Jan 2017, 18:41

lucaswakai escreveu:
jamilkender escreveu:Na verdade, como o pessoal apontou, não seria coerente - porque a classe de prestígio já existia fora do contexto do Mundos dos Deuses. Eu acrescentei ela no livro justamente porque ela sinergizava legal com Serena (ao invés de criar uma outra classe com tema parecido).
O mesmo aconteceu com outras CdPs do livro que PODEM ser escolhidas por personagens em Arton, como o Andarilho do Horizonte, o Campeão do Aleatório e o Senhor das Chamas.
Depois dá resposta oficial eu calo a boca, coloco o rabo entre as pernas e numcaais toco no assunto...
Não tive a intenção de te chatear, cara. Se você acha que a explicação "oficial" não te satisfaz, faça diferente no seu jogo: colocar pré-requisitos adicionais de fluff não me parecem nem de longe nada tirânico (como, sei lá, banir classes/raças/talentos/combos).
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
lucaswakai
Mensagens: 955
Registrado em: 04 Mai 2015, 11:59
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por lucaswakai » 17 Jan 2017, 18:48

jamilkender escreveu:
lucaswakai escreveu:
jamilkender escreveu:Na verdade, como o pessoal apontou, não seria coerente - porque a classe de prestígio já existia fora do contexto do Mundos dos Deuses. Eu acrescentei ela no livro justamente porque ela sinergizava legal com Serena (ao invés de criar uma outra classe com tema parecido).
O mesmo aconteceu com outras CdPs do livro que PODEM ser escolhidas por personagens em Arton, como o Andarilho do Horizonte, o Campeão do Aleatório e o Senhor das Chamas.
Depois dá resposta oficial eu calo a boca, coloco o rabo entre as pernas e numcaais toco no assunto...
Não tive a intenção de te chatear, cara. Se você acha que a explicação "oficial" não te satisfaz, faça diferente no seu jogo: colocar pré-requisitos adicionais de fluff não me parecem nem de longe nada tirânico (como, sei lá, banir classes/raças/talentos/combos).
Não me chateou de forma nenhuma Jamil, eu já passei dá fase de me chatear com coisas dá internet e esse não foi o caso.

A resposta oficial é o que deve ser e faz sentido, e minha pergunta quanto ao fluff é inocente, sem querer desmerecer nem atrapalhar. Eu acho que o meu questionamento é coerente, mas pode ser que eu esteja redondamente enganado... Eu sempre gosto de ver o "caminho do funcionamento" bem detalhadinho e multi colorido, mas esse sou só eu sendo eu...

Espero que não tenha ficado bravo comigo ou algo do tipo por fazer essa pergunta.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Khrjstjano » 17 Jan 2017, 18:56

lucaswakai escreveu:Mas então não deveria aparecer um pre-requisito que exigisse essas explicações?
Você quer requisitos que te obriguem a contar a história do seu personagem? Num jogo de contar histórias? :geek:

Bem, cada um com seus quereres...
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”