OTAKU
O que que eu vou dizer pra introduzir esta classe?
Hmmm...
Deixa o meme falar por mim.
BURP é o melhor autor de Tormenta, não tem o que dizer. Merece uma sessão no índice só dele.
Nível BBA Habilidades de Classe
1º +0 Conhecimento de otaku, cosplay, magia de otaku
2º +1 Inimigo predileto (criaturas tamuranianas)
3º +2 Um de nós
Três nivelzitos, 5 habilidades. Uma classe compacta e que cabe em qualquer lugar, além de ter 166,66% de posse de bola.
Pré-requisitos
Perícias: treinado em Conhecimento (geografia ou história).
Idiomas: deve ser capaz de falar o idioma tamuraniano.
Aqui nós podemos nos favorecer do sistema. Esses idiomas regionais e raciais fala quem é do lugar ou da raça, exceto quando tem um motivo para NÃO falar. Se você é tamuraniano, falará tamuraniano. Não que precise mesmo, pois dá pra dizer que cresceu em Ni-Tamura e é o suficiente; só quis deixar claro que você não precisa comprar isso via idiomas conhecidos se não quiser.
Conhecimento é sempre útil. Das opções, história costuma ser mais útil e fácil de usar.
Requisitos tranquilos, ao meu ver, exceto para classes muuuuuito ruins de perícias iniciais (como Feiticeiros).
Pontos de vida: o otaku recebe 3 (+ mod. Con) PV por nível.
É, o PV, por outro lado, é uma caca. Mais pra frente veremos que Samurai é um bom nível inicial pra você, então dá pra pegar alguma vantagem de PV no começo...
Mas o negócio é investir em CA. Quem tem Classe de Armadura bombada não precisa de PV, né Iron Man?
Conhecimento de otaku
Você recebe a habilidade conhecimento de bardo, como um bardo de 1º nível, mas válido apenas para conhecimentos relacionados à cultura tamuraniana. Você recebe um bônus no teste igual ao dobro do seu nível nesta classe, e ele é cumulativo com o bônus recebido pelo conhecimento de bardo normal, se você o possuir.
Um pouco confusa esta, não tanto por ela própria, mas devido a outros elementos no sistema. Os 4 principais casos serão estes, se eu entendi bem...
Guerreiro 1, Otaku 3: possui Conhecimento de Bardo sobre Tamura com bônus 6 + mod. Int.
Bardo 1, Otaku 3: possui Conhecimento de Bardo geral com bônus 1 + mod. Int, mas para assuntos sobre Tamura de 7 + mod. Int (contam os 3 níveis de Otaku x2 junto).
Guerreiro 1, Otaku 3 com Conhecimento de Lendas: possui Conhecimento de Bardo com bônus 4 + mod. Int, mas para Tamura 7 + mod Int (junta o extra gerado por dobrar nível de Otaku)
Bardo 1, Otaku 3 com Conhecimento de Lendas: possui Conhecimento de Bardo com bônus 8 + mod. Int, mas para Tamura 11 + mod. Int (idem).
Ao menos isto é o que aquilo que está escrito leva a entender (CONFIRMADO PELO AUTOR MAIS ABAIXO). E é importante entender bem estes casos, por que todos eles podem acontecer em mesas reais, visto que o talento citado é muito bom para qualquer um, Bardo mesmo incluso também (pelo bônus extra que dá para eles ou para Bardos multiclasse), ao passo que é usado até pelo Menestrel, que não ganha essa habilidade.
Mas, de qualquer forma, apesar do bônus ser bem bacana, ele se aplica só a assuntos ligados a Tamura, então tende a ser bem situacional. Até dá pra pescar informações relacionadas à Tormenta através disto, mas não muitas. Essa habilidade só encontraria poder total mesmo numa campanha na Tamura da reconstrução.
Cosplay
No 1º nível, o otaku recebe um bônus de +4 em testes de Enganação para se disfarçar como um tamuraniano.
De boas, me disfarço de qualquer coisa que der bônus.
Com Disfarce Ilusório já seriam +14 pra se disfarçar de japinha artoniano. Contanto que parecer com um não seja algo digno de muita nota, você está realmente muito bem para ocultar sua identidade.
Para quem não tem magia, sempre dá pra comprar um Chapéu do Disfarce, um dos itens com a melhor relação custo-benefício do sistema. Muito barato pro que faz!
Também dá pra se disfarçar na mão mesmo, mas aí perde-se bônus e velocidade nas trocas de aparência; vale pouco a pena.
Magias de otaku
Você pode somar o seu nível nesta classe com os níveis de outra classe conjuradora que você possua para determinar suas magias conhecidas e Pontos de Magia por nível. Além disso, seus feitiços passarão a ter motivos orientais – mísseis mágicos, por exemplo, podem ser disparados por arcos daikyu etéreos; um relâmpago terá a forma de um dragão serpentino; uma bola de fogo pode parecer com o bote de um tigre flamejante; etc. Qualquer personagem não-tamuraniano que for alvo de um de seus feitiços terá dificuldades para reconhecê-lo e se proteger adequadamente, aumentando a CD para resisti-lo em +1.
Note que além desse negócio te dar +1 na CD de graça, é qualquer classe conjuradora e acumula TODOS os níveis. Como os requisitos de Otaku são simples, no nível 2 você já pode pegar a classe e no 4 completar sua evolução, para então no 5 voltar a pegar níveis da classe conjuradora SEM PERDER NADA NAS MAGIAS, só outras habilidades de classe. Isso é útil para Feiticeiros de linhagens que são muito boas no nível 1, mas não no 5, e que vão em busca de Mago de Combate ou coisas assim (e no nível 3 tem uma habilidade boa pro seu lado combativo). Abençoados também podem achar algum uso para níveis de Otaku...
Mas também acontece algo aqui que eu nunca tinha visto. Se você for Paladino 1 e então pegar 3 níveis de Otaku e no final mais 1 de Paladino, não dá pra saber exatamente o que acontece. Pode ser que: 1) Você abra a habilidade magias nesta hora por ter 5 níveis desta classe conjuradora; 2) Ou você teria que esperar até se tornar Paladino 5º, porém aí receberá PM e magia conhecidas extras (pelos 3 níveis a mais que Otaku soma ao Paladino para determinar suas magias). Isso é algo que só o autor pode dizer, exatamente (embora a regra escrita tenda um pouco para o segundo caso).
De qualquer forma, independentemente do que acontece com Paladinos e Rangers, esta habilidade já é muito boa só por acumular com as outras classes e ainda dar +1 na CD de grátis.
Inimigo predileto (criaturas tamuranianas)
No 2º nível, o otaku recebe a habilidade inimigo predileto, como um ranger de 1º nível, válido para qualquer tipo de criatura de origem tamuraniana.
Essa vai ser bem raro você aproveitar e o bônus é pequeno, embora se aplique a muitas coisas.
Mas se a campanha se passar na Tamura da reconstrução vai ajudar e dá até pra pegar Inimigo Odiado, já que vai ter bicho tamuraniano pra todo lado.
Isso também serve para cumprir requisitos de classes de prestígio como Magi-Ranger. Otaku é muito apelão, haieiuaehiaheu!
Um de Nós
No 3º nível, o paraíso! A sua dedicação à cultura tamuraniana é tamanha que o otaku passa a ser considerado um nativo pelos próprios tamuranianos! Ele passa a ser considerado um descendente de habitantes da ilha para fins de cumprimento de pré-requisitos de classes de prestígio, talentos, uso de itens mágicos, e quaisquer outros que sejam limitados apenas a eles. Além disso, recebe um bônus de +4 em testes de Diplomacia ao lidar com tamuranianos, e, se vier a adquirir níveis na classe samurai, poderá somar os seus níveis de otaku para calcular os benefícios recebidos por espadas ancestrais.
Que de-lí-cia cara! Não pelos requisitos, etc e tal, e nem pelo bônus de Diplomacia, mas sim pelas Espadas Ancestrais.
Comece como Samurai 1 (padrão ou variantes), então pegue 1 nível de Feiticeiro ou Bardo (a seu gosto), então 3 níveis de Otaku. No fim de tudo isso você conta como Feiticeiro ou Bardo 4 para magias e Samurai 4 para armas ancestrais (e vai upando nível a nível, só atrasa em 1 nível a obtenção de cada benefício). Só não dá pra virar Mago de Combate ainda por que falta 1 de BBA, se não seria o combo da delícia suprema! Heiuaheiuhaeui! Sempre dá pra usar Devoto de Keenn e Cura Restrita pra isto, mas eu pegaria mais 1 nível de Samurai pra fechar arma ancestral +3, além de pegar as habilidades de classe (conforme padrão ou variante). Ou mais 1 de Feiticeiro mesmo, pra ter logo Bola de Fogo.
Pensa só, que cara combado: Samurai 2, Feiticeiro 1, Otaku 3, Mago de Combate 6 bombando pra caramba, chega pro Edauros lá nas Sanguinárias e fala
"Kon'nichiwa misutā Reddo doragon, watashi wa anata to onajidesu." Você ia ser muito foda cara, curtiria teatro nô e mataria mil, ninguém se igualaria a você.
CONCLUSÃO
Uma classe realmente muito singela e que na tentativa de ser só uma brincadeira acabou combando conjuração com Espada Ancestral, além de dar uns extras como CD +1 e Disfarce +4. Ainda dá pra pegar níveis de Magi-Ranger facilmente nessa brincadeira. Sinceramente, ela é material de otimização de primeira linha, talvez (99% certo) a melhor classe de todas para isto.
E não deixa de ser divertida, embora você tenha que se esforçar para introduzir elementos da cultura popular oriental em Arton. É possível, é claro, mas dá um pouco de trabalho. Robôs gigantes podem ser substituídos por golens, tokusatsus por Lendas Urbanas que agem em grupo (Os Overpower Rangers), etc. e tal.
Mas algumas coisas não mudam, como por exemplo Yokais e a espiritualidade em geral. Monstros gigantes tem em Galrasia, entre outras coisas. Ia ser legal rolar umas coisas com Senhor do Gigante Rubro nas histórias deles...
Enfim, classe realmente bem legal.
Cena de um famoso teatro tamuraniano.