Dúvidas 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 31 Jan 2017, 20:39

Individualmente sim, vai de 1x pra 3x, mas como eu falei antes isso aumenta, na prática, uma vez mais por efeito. Com apenas um efeito desses, poderoso ou obliterar, fica

PdF (base) + PdF (efeito) + PdF (critico) + H + 6, totalizando 3x a característica. Mas com 2 efeitos asim tem que remover ambos o base e um crítico já que só podem contar uma vez cada por ataque, adicionando apenas o extra do segundo efeito pra 4x.

E digamos que fosse diferente, que o bonus do crítico em si que aumenta, continua igual:

PdF (base) + PdF (critico) + PdF (critico) + H + 6 para um efeito desses, (1x normal, +2x por crítico), no manual é dito que multiplicadores não se multiplicam entre si. +2x de um e +2x do outro dá 3x e não 4x, pois o base não se conta duas vezes (MB página 71). No final fica:

PdF (crítico) + PdF (critico aumentado por poderoso) + PdF (crítico aumentado por obliterar) + PdF (base) + H + 6, que continua sendo 4x o PdF.
Editado pela última vez por Shion em 31 Jan 2017, 20:45, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por BURP » 31 Jan 2017, 20:41

Ok, é que eu to sem o Manual do Aventureiro aqui pra conferir o efeito do Obliterar. Mas, como é um efeito de crítico, tá certo, é isso mesmo então.

Avatar do usuário
QikFix
Mensagens: 19
Registrado em: 29 Jan 2017, 20:09

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por QikFix » 31 Jan 2017, 20:48

Exatamente. Eu tenho tanto o Obliterar do kit Senhor das Chamas quanto o AE com Poderoso.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 31 Jan 2017, 20:51

Olha, acredito que mesmo se não fosse um efeito que aumenta o dano crítico continuaria assim. Afinal em nenhum caso vamos somar mais que uma vez a característica base ou a extra do crítico mais de uma vez numa mesma jogada, vamos apenas adicionando os extras dos efeitos. Por exemplo, uma técnica de luta direto com crítico e obliterar:

F (base) + F (crítico) + F (direto) + F (obliterar) + H + 6, continua 4x sendo que um dos efeitos afeta a característica e o outro afeta o crítico (que na pratica é apenas um bônus a mais condicional caso o crítico ocorra).

O que acontece é que esses efeitos todos levam em conta apenas eles mesmos e suas condições no cálculo, eles não levam em conta outros efeitos na sua descrição (e nem faria sentido levarem), o que torna um pouco confuso. Basicamente, no cálculo ambos F/PdF (base) e F/PdF (crítico) não vão ser contados mais de uma vez, só se vai adicionando mais uma vez para cada efeito extra.

EDIT: acho que fica mais fácil assim: como cada efeito desses tem em sua descrição já contabilizado tanto o base quanto o bônus do crítico, todos eles vão ter redundâncias quando usados em conjunto:

Direto:
F (base) + F (direto) + H + 1d

Obliterar:
F/PdF (base) + F/PdF (crítico) + F/PdF (obliterar) + H + 6

Ataque Especial Poderoso:
F/PdF (base) + F/PdF (crítico) + F/PdF (poderoso) + H + 6

Aqui tem duas instâncias redundantes, ambos efeitos levam em conta tanto a característica base quanto o bônus do crítico em seu cálculo na própria descrição, totalizando 3x a característica cada individualmente. Mas quando juntos não se pode contar os que estão em azul mais de uma vez cada, logo quando juntos fica:

F/PdF (base) + F/PdF (crítico) + F/PdF (obliterar) + F/PdF (poderoso) + H + 6

Usando uma técnica de luta junto, o Direto, aí sim se chega em 5x:

F (base) + F (crítico) + F (direto) + F (obliterar) + F (poderoso) + H + 6
Editado pela última vez por Shion em 31 Jan 2017, 21:45, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Tiagoriebir
Mensagens: 883
Registrado em: 27 Ago 2015, 12:55
Localização: Porto Alegre, Namalkah

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Tiagoriebir » 31 Jan 2017, 21:45

A confusão surge por causa da descrição do poder Obliterar.

No Manual do Aventureiro está: Quando consegue um acerto crítico com um ataque baseado em Fogo, o elementalista do fogo triplica a sua Força ou PdF ao invés de duplicar.

Esse "triplica" refere-se ao aumento de um multiplicador de F ou PdF. A regra padrão para críticos estabelece que um acerto crítico duplica (multiplica por dois) a característica-base.

A descrição do poder usa o termo "triplica" porque parte do pressuposto de um acerto crítico simples, sem considerar outros possíveis modificadores, como Ataque Especial Poderoso.

O efeito de Obliterar só aumenta mais um multiplicador — não multiplica a característica que já está dobrada. Poderes com efeitos semelhantes (como Ataque Especial Poderoso) também apenas aumentam mais um multiplicador.

Então, é como o Shion tinha dito antes: PdF (base) + PdF (crítico) + PdF (obliterar) + PdF (ataque especial poderoso) + H + 6.

A Força de Ataque de seu personagem fica PdFx4 + H + 6.
Tentando usar a parte colorida da massa cinzenta.
https://twitter.com/tiagoriebir

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por BURP » 31 Jan 2017, 22:09

Isso. Eu confundi porque, sem consultar o MAA, tava considerando que o efeito de Obliterar não era sobre o crítico, mas fazia efeito direto na característica. O correto é esse cálculo do Shion e do Tiago: PdFx4, no final.

Avatar do usuário
sasukerdg
Mensagens: 361
Registrado em: 08 Mar 2016, 17:38

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por sasukerdg » 01 Fev 2017, 12:34

O poder do kit mago "recuperar mana" diz q recupero uma qtde igual a minha R, e a vantagem PMs Extras diz q para calcular meus PMs conta como se eu tivesse +2 em R. Entao com o poder do mago eu posso recuperar minha R+2 caso tenha PMs Extras?
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Lord Seph » 01 Fev 2017, 12:39

Não, pois PMs extras não aumentam sua R para nada, ela diz claramente que isso é para efeito de cálculo.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
sasukerdg
Mensagens: 361
Registrado em: 08 Mar 2016, 17:38

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por sasukerdg » 01 Fev 2017, 17:10

Ué, mas é justamente isso que to perguntando. Se para efeitos de calcular qtos PMs vc vai recuperar, sua R vai contar com esse bônus de +2.
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...

Short Hope
Mensagens: 157
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:46

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Short Hope » 01 Fev 2017, 17:25

Se me permitem deixar mais claro, vamos parafrasear o Manual: "Cada vez que compra esta vantagem, você recebe PMs equivalentes a R+2". Mais a frente: "Esta vantagem não afeta sua Resistência verdadeira e nem seus PVs, apenas seus PMs".

Mesmo o poder Recuperar Mana do kit Mago fala que você recupera PMs num valor igual à sua R e, portanto, este valor não inclui um suposto bônus oriundo de PMs Extras.

Apenas seus PMs totais são afetados, a R permanece inalterada - quando o sistema se refere a "PMs equivalentes a R+2" o que se pretende é definir uma forma mais compreensível do cálculo da vantagem.

Responder

Voltar para “3D&T”