Dúvidas 3D&T
Re: Dúvidas 3D&T
Apenas um bônus diretamente aplicado na R vai aumentar os PMs recuperados pelo poder do mago, como o de Poder Oculto, já que ele afeta de fato a R. Para todos efeitos, enquanto o Poder Oculto estiver ativo a R do personagem é maior (afetanto testes de R, PVs e PMs máximos), então nesse caso ele melhora o poder do mago.
Re: Dúvidas 3D&T
Relacionado à essa dúvida sobre Pontos de Magia Extra: Se eu tenho a vantagem regional Autoconfiança para PVs e compro Pontos de Vida Extra, eu ganho 12 ou 10?
Re: Dúvidas 3D&T
12 pois a VR afeta o cálculo de PVs ou PMs e a R bônus de PVs/PMs Extras é somada à R normal nesse cálculo.
Re: Dúvidas 3D&T
Olá, me surgiram algumas dúvidas:
1)O poder golpe mortal, do assassino, diz que eu sei pegar os alvos desprevenidos e quando faço um ataque concentrado eu ignoro a H do alvo. esse poder pode ativar o golpe de misericórdia, que funciona quando eu pego o alvo indefeso? isso também poderia funcionar com o flanquear, do ladino?
2)poderes de kits e superpoderes (do mega city) também são afetados pela vantagem magia irresistível?
3)existe alguma forma de usar criatura mágica e controlar ela como se tivesse ligação natural? ou até lutar em conjunto, como um parceiro?
1)O poder golpe mortal, do assassino, diz que eu sei pegar os alvos desprevenidos e quando faço um ataque concentrado eu ignoro a H do alvo. esse poder pode ativar o golpe de misericórdia, que funciona quando eu pego o alvo indefeso? isso também poderia funcionar com o flanquear, do ladino?
2)poderes de kits e superpoderes (do mega city) também são afetados pela vantagem magia irresistível?
3)existe alguma forma de usar criatura mágica e controlar ela como se tivesse ligação natural? ou até lutar em conjunto, como um parceiro?
Re: Dúvidas 3D&T
1) acredito que a primeira parte do texto seja apenas descritiva, não mecânica.
2) apenas magias de verdade são afetadas. Alguns kits oferecem magias como poder sem precisar de uma vantagem mágica e continuam sendo magias, essas são afetadas (como o poder Magias de Ragnar do Clérigo de Ragnar)
3) não tem como ser Parceiro pois a criatura precisaria da vantagem e ela não está disponível, e ela sempre vai estar sob a regra de Comando de Aliado. E como uma criatura mágica não conta como Aliado ou Familiar ela nunca ganha PEs pra poder comprar a vantagem. Agora talvez um mestre permita que tu gaste um ponto pra ter Ligação Natural com uma criatura mágica se ela for permanente (alvo de Permanência), pois ai vai ser a mesma criatura e não uma nova a cada uso da magia.
2) apenas magias de verdade são afetadas. Alguns kits oferecem magias como poder sem precisar de uma vantagem mágica e continuam sendo magias, essas são afetadas (como o poder Magias de Ragnar do Clérigo de Ragnar)
3) não tem como ser Parceiro pois a criatura precisaria da vantagem e ela não está disponível, e ela sempre vai estar sob a regra de Comando de Aliado. E como uma criatura mágica não conta como Aliado ou Familiar ela nunca ganha PEs pra poder comprar a vantagem. Agora talvez um mestre permita que tu gaste um ponto pra ter Ligação Natural com uma criatura mágica se ela for permanente (alvo de Permanência), pois ai vai ser a mesma criatura e não uma nova a cada uso da magia.
Re: Dúvidas 3D&T
Sobre Magia Irresistível, ela afeta magias e vantagens, os poderes de kit ainda não existiam quando a vantagem foi concebida. Por regra então, os poderes não são afetados, mas eu permitiria.
Meu maior inimigo é minha preguiça...
Re: Dúvidas 3D&T
Pois é, eu perguntei por causa da nova descrição, que diz que magia irresistível funciona com magias e vantagens. Isso me fez pensar se efeitos de poderes de kit também estão inclusos.
sobre essa questão poderes/vantagens, quando um beserker insano está sob efeito de fúria poderosa ele também não pode usar poderes? No caso, ele não pode se fortalecer com sua fúria e usar cólera pra sair descendo o sarrafo nos inimigos?
se um inimigo de escala superior atacar e o personagem utiliza deflexão/reflexão/escudo ele pode anular totalmente o ataque ou ainda sofre o dano da onda de choque, também não podendo refletir o ataque.
sobre essa questão poderes/vantagens, quando um beserker insano está sob efeito de fúria poderosa ele também não pode usar poderes? No caso, ele não pode se fortalecer com sua fúria e usar cólera pra sair descendo o sarrafo nos inimigos?
se um inimigo de escala superior atacar e o personagem utiliza deflexão/reflexão/escudo ele pode anular totalmente o ataque ou ainda sofre o dano da onda de choque, também não podendo refletir o ataque.
Re: Dúvidas 3D&T
Berserker: levando em conta só o que está escrito na desvantagem Fúria, vc pode usar Cólera normalmente.
Nota: eu permitiria cólera só por ela aparentar um ataque descontrolado mesmo (e por ser um poder do mesmo kit), mas qualquer outro poder de kit que soasse como um mínimo de estratégia (e que consumisse PMs) eu já vetaria durante a fúria.
Escalas de Poder: ainda sofre dano. A idéia é justamente que vc não consiga se livrar completamente do dano. Colocando aqui a resposta do BURP qdo eu fiz essa pergunta tbm.
Nota: eu permitiria cólera só por ela aparentar um ataque descontrolado mesmo (e por ser um poder do mesmo kit), mas qualquer outro poder de kit que soasse como um mínimo de estratégia (e que consumisse PMs) eu já vetaria durante a fúria.
Escalas de Poder: ainda sofre dano. A idéia é justamente que vc não consiga se livrar completamente do dano. Colocando aqui a resposta do BURP qdo eu fiz essa pergunta tbm.
BURP escreveu:É um pouco isso mesmo. A função das escalas de 3D&T é meio que fugir do dilema Dragon Ball Z, do cara ter que rolar 600d6 pra saber o dano de um kamehameha e coisa assim. Com a escala é bem mais fácil - tu pode manter as rolagens baixas, bem como a pontuação dos personagens, e só multiplicar os resultados.sasukerdg escreveu:Eu sempre vi escalas de poder como um beco sem saída para os jogadores.
O conceito dela é apresentar inimigos praticamente impossíveis de serem derrotados. Como quando o freeza lutou contra os guerreiros z (exemplo clichê, mas é isso aí). Ninguém era páreo para ele, mesmo assim ainda duravam algum tempo contra ele.
Isso não tem como fazer pela regra de escala do 3d&t, pois os personagens vão morrer com duas "patadas" do ser. Quer dizer, tem sim, o mestre tem que dar uma forcinha (eu diria MUITA força).
O ideal, em princípio, é não misturar escalas. Tem que se decidir antes da campanha começar se a história vai ser Ningen, Sugoi ou etc. Ou então o mecha é sempre Kiodai, e o piloto é sempre Ningen; se ele quiser enfrentar o monstro gigante na mão, o problema é só dele. Mas às vezes pode ser divertido. E o Tormenta Alpha trouxe um bocado de opções pra isso agora, existem as medidas desesperadas, vantagens e superkits pra ajudar a superar um pouco essas diferenças.
(E eu não devia falar, mas tem um outro livro em produção que deve trazer mais umas regras alternativas pra facilitar isso também. Inclusive na questão da defesa, que na real deve ser a maior dificuldade de enfrentar um personagem de escala superior. Com a tendência combística de 3D&T, não é exatamente difícil causar um dano razoável usando as regras de "água mole em pedra dura" do TAlpha).
Em princípio, é isso aí mesmo. A questão é justamente que, mesmo se o cara esquivar, ele ainda é pego na onda de choque. Já não adianta só ter uma H muito alta pra sobreviver a um combate desses =PAqui entro com uma dúvida minha. No manual fala que o único jeito de evitar o dano de Ondas de Choque é através de Invulnerabilidade e com crítico na FD.
Mas e Esquiva? O defensor sofre um de -5+H do atacante? Ele não pode tentar a esquiva?
E quanto a Deflexão? É uma maneira diferente de fazer a Esquiva. Se sua FD for maior, vc ainda leva o dano de Ondas de Choque?
Se sim, quando se usar Reflexão, mesmo devolvendo o ataque, vc leva o dano de Ondas de Choque então?
Meu maior inimigo é minha preguiça...
Re: Dúvidas 3D&T
Bom lembrar que, na regra de esquiva com escalas diferentes do Manual do Defensor, a esquiva pode sim anular todo o dano, inclusive o da onda de choque. Mas nos outros métodos citados (deflexão/escudo), a onda de choque se mantém. No caso de reflexão, eu diria que o personagem ainda sofre o dano mínimo do ataque sim, mas consegue refletir ele se conseguir ter uma FD maior - só que o ataque "devolvido" ainda é na escala do defensor, e não do ataque original que ele recebeu. (Não adianta ser um Ningen refletindo ataques de um Sugoi; os teus ataques refletidos ainda serão Ningen).