Finalmente acho que podemos começar a mexer nesse vespeiro. Quer dizer,
eu vou mexer nessa casa de marimbondo, e quem quiser pode vir junto
Por conta dos playtests de raças do
Império de Jade, que estão rolando no grupo dos apoiadores nível Conselheiro da revista Dragão Brasil (
não sabia? visita aqui pra saber mais), eu acabei montando, pra uso pessoal, uma metodologia pra ver se as raças tão equilibradas entre si. A resposta, claro, é "não estão" (porque não é assim que se cria raça de jogo. dificilmente se vai da regra pro fluff, normalmente é o contrário)
Inclusive nessa empreitada descobri que criei duas das raças mais fracas do jogo em termos de regras
Mas vamos à primeira análise - que vai levar em conta alguns fatores que vocês vão ir conhecendo aqui. Não acho que todo mundo precise seguir essa ideia de análise, já que tem muitos fatores diferentes a se pensar, e opiniões distintas, etc. Tentei achar um denominador comum e uma baixa dependência de fatores subjetivos. Vejam o que acham.
Hoje a gente começa com a raça benchmark. O padrãozão. O pão com manteiga do TRPG. Vamos analisar...
OS MANO (E AS MINA)
er...
HUMANOS
Dourado.- É a melhor nota possível. Normalmente tal opção é quase mandatória e geralmente vai ser uma das melhores opções para a construção do personagem.
Azul Escuro.-Indica uma escolha ótima. Significando uma escolha que deveria ser fortemente considerada.
Azul.– Uma boa escolha. Dificilmente você estará se enganando ao escolher esta opção. Normalmente mandatório em alguns casos.
Verde.– Difícil de se classificar. Geralmente por possuir alguma utilidade ao invés de uso em combate ou dependente do conceito do personagem.
Preto-Uma escolha que não irá afetar negativamente o personagem. Entretanto haverão opções melhores.
Roxo– Uma escolha circunstancial. Pode ser útil em casos isolados, mas não será um investimento com retorno compensatório.
Vermelho– Uma péssima escolha. Não pegue isto. Existem opções de investimento superiores.
Tendência: Sem restrições ou sugestões.
Ser humano é ser o que você quiser! Seja como o Vitinho!
+2 em duas habilidades à escolha do jogador.
Humanos são a raça mais customizável do jogo. Alguns dos "meios" (meio-elfos, minauros, meio-elfos-do-mar, meio-orcs) tentam, junto com os moreau e os nimbus, mas só os humanos podem ter 2 habilidades com bônus bem razoável sem estarem restritos a certas combinações (que é o caso dos "meios").
Apesar de ficarem 2 pontos abaixo das outras raças, por não terem uma habilidade +4, eles compensam isso justamente pela falta de restrições. Não tem combinação impossível de habilidades. For com Int? Con com Car? Tudo dá.
Humanos são uma das raças que conseguem comprar Grandão, e no caso deles, em classes que não dão talentos no 1º nível, ainda sobram 2 talentos (sem nem falar em desvantagem, poder concedido por obrigação & restrição ou os infames talentos regionais gratuitos).
No meu sistema de pontuação, humanos pagam 10 pontos pelos atributos fora do padrão (+4/+2/-2).
2 talentos adicionais à escolha do jogador.
Mais uma possibilidade ogra (...humana?) de customização. Vejam: outras raças recebem coisas que equivalem aos benefícios de talentos. Pense em bônus como "+4 em testes da perícia tal" (Foco em Perícia) ou "+2 em todos os testes de resistência" (Reflexos Rápidos, Vontade de Ferro e Fortitude Maior numa habilidade só!).
Humanos podem simplesmente
escolher o que querem. E aí, entre pegar talentos que dão bônus fixo ou pegar coisas perfeitas para customizar sua classe escolhida (metamágicos, conhecimento de golpes, gritos de poder, poderes concedidos...) acho que fica
bem claro porque essa é uma opção tão boa, certo?
No meu sistema de pontuação, cada talento ou habilidade equivalente a talento custa 10 pontos (para um total de 20 pontos para humanos). A possibilidade de escolher quais são os talentos também conta: mais 5 pontos, para um total de 25 pontos.
2 perícias treinadas extras, que não precisam ser escolhidas entre suas perícias de classe.
Tecnicamente, isso é o equivalente a mais dois talentos - Treino em Perícia, no caso. Se por um lado o humano podia ser ainda mais customizável se esses talentos fossem de escolha livre, na prática isso garante novamente possibilidades de combinações únicas, e facilidade muito maior para obter coisas com pré-requisitos de perícias, como talentos e classes de prestígio. Classes variantes também brilham na mão de humanos, pelo mesmo motivo.
No meu sistema de pontuação, esse traço racial custa 20 pontos (mais dois equivalentes a talentos). Novamente, a possibilidade de escolher em quê você quer ser treinado aumenta o custo total para 25 pontos.
Opções Exclusivas para Humanos
Talentos: Comandar Aprimorado,
Conhecimento Mágico Amplo,
Faz-Tudo. O primeiro é muito bom em builds de buff, o segundo é delicioso pra qualquer conjurador, e o terceiro excelente pra qualquer especialista.
Classes de Prestígio: Improvisador de Lena. Classe excelente, mas existem CdPs raciais exclusivas melhores. O engraçado é que mesmo o conceito do improvisador de Lena não parece tão ~exclusivo de humano assim, na minha estúpida opinião.
Para Poder Seguir as Obrigações & Restrições de Lin-Wu: tem que ser humano masculino.
No geral, as opções de talentos são o que deixa o humano mais suculento entre as coisas exclusivas. Ainda assim, não me parecem opções suficiente para dar um bônus em pontos pra raça. Ela tem pouca opção exclusiva, mas as poucas que tem são boas pra caramba.
Opções Proibidas para Humanos
Além de talentos e classes de prestígio que exigem raças específicas...
Talentos: Tradição Perdida e Tradição Perdida Aprimorada.
Classe de Prestígio: Ninja Infiltrado (se for humano tamuraniano)
As perdas específicas dos humanos são poucas. Tradição Perdida é super forte, mas humanos justamente não tem aquele +4 em uma habilidade para querer concentrar tudo em um lugar só. Claro que isso demonstra que raças não humanas podem ser conjuradoras mais efetivas, mas em compensação elas não tem o Conhecimento Mágico Amplo... no fim, eu fico com a impressão de que os prós e contras aqui se anulam.
Não poder ser um ninja infiltrado se você for tamuraniano é só
Pra mim, nada aqui restringe o suficiente para dar uma penalidade em pontos para a raça.
Opções de Divindade para Devotos
Seguindo a regra de Adoradores Típicos (Manual Básico Revisado, p. 119), humanos de qualquer classe sempre podem escolher qualquer divindade.
Humanos não só podem ter qualquer tendência, como seguir qualquer divindade. Dá pra acreditar?1? Dá!
Potencial para Combatentes: Ótimo.
Potencial para Conjuradores Arcanos: Ótimo.
Potencial para Conjuradores Divinos: Ótimo
Potencial para Especialistas: Excelente.
Total: 60 pontos.
É isso. Nada de muito novo no front. Jogue de humano se você quer ter um poder de customização como nenhuma outra raça.
Nas próximas análises, vou usar a base estabelecida pelos humanos como ponto de partida pra saber se uma raça tá "equilibrada", "fraca" ou "forte" (ou "ridiculamente forte" [tem algumas]...)
EDITS: divindades para devotos, potencial para cada categoria de personagem (combatente, conjurador e especialista), ligeira mudança na pontuação.