Análises de Raças - TRPG

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
LordVrikolaka
Mensagens: 520
Registrado em: 05 Fev 2014, 13:01
Contato:

Re: Estatísticas de Raças (Habilidades e Perícias)

Mensagem por LordVrikolaka » 28 Jan 2017, 19:12

ISMurff escreveu:Trocando de discussão um pouquinho. Anão combatente longa distância. Conforto do Aço + DES alta >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Pontaria de Tenebra.

Sério. Por mais que eu pense em build com PdT, o talento só é bom em um conjurador de SAB. Até Samurai das Nuvens vai ter que tirar uns pontos de SAB e por em DES pra comprar os talentos de longa distância que precisem de DES 19.
Sim. Pontaria de Tenebra é triste, muito porque há pouquissimos motivos pra você usar Sabedoria no acerto, porque até onde eu tenho conhecimento, só o Samurai das Nuvens/Clérigo usam Sabedoria e lutam a distância, e isso é um problemão. Talvez, em builds mais bizarras (monge que luta com shuriken!!) possa até valer a pena, mas eu realmente sinto isso daí que você falou.

O que me fode, pq eu tenho um NPC Anão devoto de Tenebra, mas que não é Conjurador, e ele ficou bem zoado. Ok, ele tem Constituição e Sabedoria no talo, com Casca Grossa e tal, mas ele é inferior do que seria se eu fizesse ele combatente a distância com Destreza, mesmo com o -2 de Destreza da raça. Sigh.

Talvez uma build bizarra de Samurai das Nuvens/Capitão da Irmandade/Cavaleiro de Khalmyr funcionaria, mas ficaria Macarrônica as fuck a ficha :lol:

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Estatísticas de Raças (Habilidades e Perícias)

Mensagem por Khrjstjano » 29 Jan 2017, 06:09

Não sei vocês, mas eu tenho usado direto essas tabelas pra procurar raças boas para citar nas análises, combos e comentários em geral que faço...
Imagem


Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Estatísticas de Raças (Habilidades e Perícias)

Mensagem por Khrjstjano » 29 Jan 2017, 22:05

lucaswakai escreveu:Pensando no que você escreveu Khrjstjano, qual a melhor raça para Cavaleiro e para o Colosso na sua opinião?
Cavaleiro: Qareen com Vitalidade das Fadas, Elfo do Céu, Aggelus com asas, Moreau do Leão com Presença Aterradora (e Assustar Aprimorado), Velocis com 18m de deslocamento, Trogs, Humanos. Mais ou menos nessa ordem.

Todos estes pensando em usar Orgulho. Mas tem outras raças boas para usar pensando em outros Desafios.

Os caras que voam são over pacas, provocam e ficam fora do alcance, os inimigos mais fortes no corpo-a-corpo vão ter que atacar com técnicas inferiores, como arremessar coisas. Contra NPCs mais comuns não muda tanto, porém, porque eles não focam tanto em nenhum tipo de combate. E de todos que voam, o Qareen se destaca bastante porque só Dissipar Magia lhe tira do alto. Os outros, uma simples rede pode derrubar. Em suma, são todas estratégias contra-atacáveis, mas muito boas. E ainda dá pra usar Investida Alada e até Investida Ricochete pra descer, atacar e vazar. Os cara são muito treta.

Dos outros quatro, o Moreau do Leão eu curto porque ele tem +4 de Intimidação e a Presença Aterradora + Opressão em Massa dá um debuff muito bom, e são todos usados com ação livre, como Orgulho (tu faz tudo numa rodada só, além de poder repetir usos de algumas dessas coisas que não pegarem). Além disso, a raça dá muito dano com armas naturais, é forte pacas. Esse é um cara que chama todo mundo pro pau e pula em cima deles, não quer nem saber, só sai furando buchos e arrancando pedaços na mordida. E ele ainda ganha 1 talento extra (em geral usado com Ataques Múltiplos, mas aí sobra o do nível pra usar livremente) e 2 perícias, é bom pra caramba, além de estiloso pacas!

Velocis, mesmo que a raça não tenha bônus de Carisma (o que baixa a CD do Orgulho um pouco, mas é só usar várias vezes na rodada que tá beleza) ele consegue se mover pra cacete. Uma das coisas mais fortes de Orgulho é justamente chamar os inimigos e então conduzi-los por aí, se deslocando e atraindo-os para lugares onde a luta lhe seja mais favorável. Com o deslocamento dele, ele consegue até ficar fora do alcance. Os inimigos ficam perseguindo, quase alcançando, mas nunca pegam. E eles tem que evitar seus aliados ao te perseguir, o que dá brechas. É a raça mais tática de todas, sem a fraqueza de poder ser derrubado do ar. Mesmo que tome algo que reduza seu deslocamento à metade, isso só o deixa normal, daí. Não ferra sua vida de vez.

O Trogs também não tem bônus em Carisma (mesmo caso acima, use mais vezes se não pegar o Orgulho), mas Mau Cheiro é uma habilidade MUITO cavala! Chama os inimigos pro pau com Orgulho e depois deixa os caras enjoados com Mau Cheiro, lhes permitindo fazer 1 ação por turno, apenas. Se tu usar Ataque em Movimento ou só ficar recuando mesmo (ou tiver Mobilidade Perfeita), os caras só conseguem andar até você, mas não podem atacar NUNCA na mesma rodada! Só de longe, mas aí eles não se movem; você vai lá e separa os arcos deles. Ou desarma e chuta pra longe. O que tu quer mais? Dá pra ter 3 usos diários de Mau Cheiro, usar com Acelerar Habilidade e aumentar a CD com Foco em Habilidade. Tipo... É muito espancador!!!!!

Humanos são uma menção honrosa, pois os talentos extras viabilizam estratégias envolvendo talentos 4 níveis antes de raças que não ganham nenhum e 2 antes das que ganham 1. Isso é algo a ser altamente considerado, pois compensa o fato de não terem habilidades raciais significativas para a classe. Mas como das outras raças uma é o Moreau do Leão, que ganha 1 talento extra (e perícias, como Humanos ganham), eles ficam muito, muito pouco à frente. Se você considerar apenas 2 níveis de vantagem e que o cara tem garras e presas + bônus de Intimidar, e levar em conta que se o Humano pegar Foco em Perícia com seu talento extra ele terá a mesma Intimidação, e que o Moreau do Leão vai usar seu talento extra para diminuir a penalidade de atacar com as armas naturais, verá que o Moreau ainda está na vantagem justamente por ter Garras e Presas. No fim, o que é bom do humano em relação a ele não é o poder bruto, que humanos têm menos, mas a versatilidade. A ideia é usar seus talentos para OUTRAS estratégias. Humanos fazem isso melhor, eles são versáteis e o Moreau do Leão poderoso.

Colosso: eu teria que reler a classe para falar sobre isso, talvez outros membros possam ajudar mais.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 16 Fev 2017, 21:37, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
lucaswakai
Mensagens: 955
Registrado em: 04 Mai 2015, 11:59
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Estatísticas de Raças (Habilidades e Perícias)

Mensagem por lucaswakai » 30 Jan 2017, 06:51

Khrjstjano, valeu demais a análise. Muito interessante, com o adendo situacional que eu faria de, se a campanha for em alto mar um meio-elfo do mar poderia sem choro mergulhar e chamar os caras para um afogamento, mas, como falei, é totalmente situacional e não sei se tu concordaria.

Sobre o Colosso, se alguma hora tu ser uma relida na classe e quiser fazer uma avaliação seria show, mas de qualquer forma eu agradeço muito.

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Estatísticas de Raças (Habilidades e Perícias)

Mensagem por jamilkender » 12 Mai 2017, 00:57

Finalmente acho que podemos começar a mexer nesse vespeiro. Quer dizer, eu vou mexer nessa casa de marimbondo, e quem quiser pode vir junto :lol:

Por conta dos playtests de raças do Império de Jade, que estão rolando no grupo dos apoiadores nível Conselheiro da revista Dragão Brasil (não sabia? visita aqui pra saber mais), eu acabei montando, pra uso pessoal, uma metodologia pra ver se as raças tão equilibradas entre si. A resposta, claro, é "não estão" (porque não é assim que se cria raça de jogo. dificilmente se vai da regra pro fluff, normalmente é o contrário) :geek:

Inclusive nessa empreitada descobri que criei duas das raças mais fracas do jogo em termos de regras :lol:

Mas vamos à primeira análise - que vai levar em conta alguns fatores que vocês vão ir conhecendo aqui. Não acho que todo mundo precise seguir essa ideia de análise, já que tem muitos fatores diferentes a se pensar, e opiniões distintas, etc. Tentei achar um denominador comum e uma baixa dependência de fatores subjetivos. Vejam o que acham.

Hoje a gente começa com a raça benchmark. O padrãozão. O pão com manteiga do TRPG. Vamos analisar...

OS MANO (E AS MINA)

er...

HUMANOS


Imagem
Dourado.- É a melhor nota possível. Normalmente tal opção é quase mandatória e geralmente vai ser uma das melhores opções para a construção do personagem.
Azul Escuro.-Indica uma escolha ótima. Significando uma escolha que deveria ser fortemente considerada.
Azul.– Uma boa escolha. Dificilmente você estará se enganando ao escolher esta opção. Normalmente mandatório em alguns casos.
Verde.– Difícil de se classificar. Geralmente por possuir alguma utilidade ao invés de uso em combate ou dependente do conceito do personagem.
Preto-Uma escolha que não irá afetar negativamente o personagem. Entretanto haverão opções melhores.
Roxo– Uma escolha circunstancial. Pode ser útil em casos isolados, mas não será um investimento com retorno compensatório.
Vermelho– Uma péssima escolha. Não pegue isto. Existem opções de investimento superiores.
Tendência: Sem restrições ou sugestões.


Ser humano é ser o que você quiser! Seja como o Vitinho!


Imagem

+2 em duas habilidades à escolha do jogador.


Humanos são a raça mais customizável do jogo. Alguns dos "meios" (meio-elfos, minauros, meio-elfos-do-mar, meio-orcs) tentam, junto com os moreau e os nimbus, mas só os humanos podem ter 2 habilidades com bônus bem razoável sem estarem restritos a certas combinações (que é o caso dos "meios").
Apesar de ficarem 2 pontos abaixo das outras raças, por não terem uma habilidade +4, eles compensam isso justamente pela falta de restrições. Não tem combinação impossível de habilidades. For com Int? Con com Car? Tudo dá.

Humanos são uma das raças que conseguem comprar Grandão, e no caso deles, em classes que não dão talentos no 1º nível, ainda sobram 2 talentos (sem nem falar em desvantagem, poder concedido por obrigação & restrição ou os infames talentos regionais gratuitos).

No meu sistema de pontuação, humanos pagam 10 pontos pelos atributos fora do padrão (+4/+2/-2).


Imagem

2 talentos adicionais à escolha do jogador.


Mais uma possibilidade ogra (...humana?) de customização. Vejam: outras raças recebem coisas que equivalem aos benefícios de talentos. Pense em bônus como "+4 em testes da perícia tal" (Foco em Perícia) ou "+2 em todos os testes de resistência" (Reflexos Rápidos, Vontade de Ferro e Fortitude Maior numa habilidade só!).
Humanos podem simplesmente escolher o que querem. E aí, entre pegar talentos que dão bônus fixo ou pegar coisas perfeitas para customizar sua classe escolhida (metamágicos, conhecimento de golpes, gritos de poder, poderes concedidos...) acho que fica bem claro porque essa é uma opção tão boa, certo?

No meu sistema de pontuação, cada talento ou habilidade equivalente a talento custa 10 pontos (para um total de 20 pontos para humanos). A possibilidade de escolher quais são os talentos também conta: mais 5 pontos, para um total de 25 pontos.


Imagem

2 perícias treinadas extras, que não precisam ser escolhidas entre suas perícias de classe.


Tecnicamente, isso é o equivalente a mais dois talentos - Treino em Perícia, no caso. Se por um lado o humano podia ser ainda mais customizável se esses talentos fossem de escolha livre, na prática isso garante novamente possibilidades de combinações únicas, e facilidade muito maior para obter coisas com pré-requisitos de perícias, como talentos e classes de prestígio. Classes variantes também brilham na mão de humanos, pelo mesmo motivo.

No meu sistema de pontuação, esse traço racial custa 20 pontos (mais dois equivalentes a talentos). Novamente, a possibilidade de escolher em quê você quer ser treinado aumenta o custo total para 25 pontos.


Imagem
Opções Exclusivas para Humanos

Talentos: Comandar Aprimorado, Conhecimento Mágico Amplo, Faz-Tudo. O primeiro é muito bom em builds de buff, o segundo é delicioso pra qualquer conjurador, e o terceiro excelente pra qualquer especialista.

Classes de Prestígio: Improvisador de Lena. Classe excelente, mas existem CdPs raciais exclusivas melhores. O engraçado é que mesmo o conceito do improvisador de Lena não parece tão ~exclusivo de humano assim, na minha estúpida opinião.

Para Poder Seguir as Obrigações & Restrições de Lin-Wu: tem que ser humano masculino.
No geral, as opções de talentos são o que deixa o humano mais suculento entre as coisas exclusivas. Ainda assim, não me parecem opções suficiente para dar um bônus em pontos pra raça. Ela tem pouca opção exclusiva, mas as poucas que tem são boas pra caramba.

Opções Proibidas para Humanos
Além de talentos e classes de prestígio que exigem raças específicas...

Talentos: Tradição Perdida e Tradição Perdida Aprimorada.

Classe de Prestígio: Ninja Infiltrado (se for humano tamuraniano)
As perdas específicas dos humanos são poucas. Tradição Perdida é super forte, mas humanos justamente não tem aquele +4 em uma habilidade para querer concentrar tudo em um lugar só. Claro que isso demonstra que raças não humanas podem ser conjuradoras mais efetivas, mas em compensação elas não tem o Conhecimento Mágico Amplo... no fim, eu fico com a impressão de que os prós e contras aqui se anulam.
Não poder ser um ninja infiltrado se você for tamuraniano é só :lol:
Pra mim, nada aqui restringe o suficiente para dar uma penalidade em pontos para a raça.

Imagem
Opções de Divindade para Devotos

Seguindo a regra de Adoradores Típicos (Manual Básico Revisado, p. 119), humanos de qualquer classe sempre podem escolher qualquer divindade.
Humanos não só podem ter qualquer tendência, como seguir qualquer divindade. Dá pra acreditar?1? Dá! :lol:

Imagem


Potencial para Combatentes: Ótimo.
Potencial para Conjuradores Arcanos: Ótimo.
Potencial para Conjuradores Divinos: Ótimo
Potencial para Especialistas: Excelente.

Total: 60 pontos.

É isso. Nada de muito novo no front. Jogue de humano se você quer ter um poder de customização como nenhuma outra raça. :P

Nas próximas análises, vou usar a base estabelecida pelos humanos como ponto de partida pra saber se uma raça tá "equilibrada", "fraca" ou "forte" (ou "ridiculamente forte" [tem algumas]...)

Imagem

EDITS: divindades para devotos, potencial para cada categoria de personagem (combatente, conjurador e especialista), ligeira mudança na pontuação.
Editado pela última vez por jamilkender em 15 Ago 2017, 18:30, em um total de 5 vezes.
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Estatísticas de Raças (Habilidades e Perícias)

Mensagem por Lord Seph » 12 Mai 2017, 08:39

Jamil, faça isso em um tópico separado para não se perder ao longo das postagens e ficar mais organizado. E faltou falar que humanos podem ser devotos de qualquer deus independente da classe que esteja usando.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Lucena
Mensagens: 4033
Registrado em: 13 Jan 2015, 21:24

Re: Estatísticas de Raças (Habilidades e Perícias)

Mensagem por Lucena » 12 Mai 2017, 09:41

Lord Seph escreveu:Jamil, faça isso em um tópico separado para não se perder ao longo das postagens e ficar mais organizado. E faltou falar que humanos podem ser devotos de qualquer deus independente da classe que esteja usando.
Acho que não há problema já que essas análises se relacionam com o intuito deste tópico. E isso de Adoradores Típicos que você fica falando por ai é uma regra ultrapassada, já que nunca foi atualizada depois do Manual Básico mesmo com o aumento enorme de classes e raças no sistema.
Everything Lives!

Código: Selecionar todos

[quote="Pelleas"][img]https://i.imgur.com/qkSeY1p.png[/img]
 [/quote]

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Estatísticas de Raças (Habilidades e Perícias)

Mensagem por Aldenor » 12 Mai 2017, 10:08

Ultrapassada, mas o conceito ainda é válido. Seria interessante incluir as raças novas dentro dos arquétipos dos deuses, balizado pelo bom senso. Não abolir geral a regra.

Em tempo, fantástica análise. Humano é o que há!
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Estatísticas de Raças (Habilidades e Perícias)

Mensagem por Khrjstjano » 13 Mai 2017, 00:56

This. A regra está ultra desatualizada, mas existe.

Criei um índice para as análises.

Amanhã ou depois coloco regras específicas para orientar o povo.

Vou acabar fazendo uma análise de Nagahs e alguns Moreaus meio logo, eu acho. Gato e Leão, que é pra dar logo uma ideia de algumas das raças mais fortes do jogo. Até porque eu já falei bastante delas, só tá espalhado por muitos posts. Outras que eu provavelmente faria são Sprites e Qareens, por já ter usado um bom tanto.
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”