Análises de Raças - TRPG

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
LordVrikolaka
Mensagens: 520
Registrado em: 05 Fev 2014, 13:01
Contato:

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por LordVrikolaka » 06 Ago 2017, 19:30

Lord Seph escreveu:Só duas coisas: Você pode ter Sentidos Sísmicos com Raça Subterrânea (ser ofuscadonem é tão grave mais para frente).

E como já falei para o Khrjstjano, o modelo Lobisomem só se aplicada a Anões, Elfos e Humanos, ou outro Humanoide que o Mestre Permita e Lefou sendo um Monstro não permite isso.
Concordo com ambos. Eu vou remover a parte do Lobisomem. A parte do Raça Subterrânea, é que Sentidos Sísmicos é um talento excelente pra você fazer bola de neve com os outros talentos da Tormenta tipo Visco Rubro, Carapaça e tal, e ter um benefício fortão por isso. Saca?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por Khrjstjano » 06 Ago 2017, 21:12

Imagem

Medusas

"E lá vamos nós" para mais uma análise. Desta vez, vamos analisar uma raça que tem cara e histórico de vilã, mas que na sua mão pode ser o que você quiser. Digo isso porque este estereótipo possivelmente será algo com o qual terá que lidar. Se você mesmo não pensar na sua medusa como uma criatura perigosa e com tendências maquiavélicas, pode ter certeza que muitos jogadores, mestres e seus NPCs que encontrará por aí o farão. Você provavelmente sofrerá preconceito, mesmo que sua tendência seja boa e seu deus gente fina.

Porque você consegue se imaginar andando por aí com uma medusa clériga de Lena e as pessoas não te olharem com desconfiança mesmo assim? Ou que elas te dariam um abraço e dois beijinhos no rosto, vendo suas cobras lamberem suas testas? Pois é, é por aí que o barco vai...
+4 Carisma, +2 Destreza, –2 Força.
Medusas são ágeis, confiantes e exalam sensualidade, mas não chegam a ser muito fortes.
Agora o curioso é que esta é uma raça de atributos fixos, mas bastante bons, e que te dá Carisma pra caramba. Ela tem todo esse lance de monstruosidade, mas Carisma +4. Divertido, não?

Bom, mas vamos passo a passo pra ver no que isso vai dar.
+4 Carisma
Um bônus expressivo em um atributo que é realmente muito bom. Usado em magias de Feiticeiro e Bardo, duas ótimas classes (Feiticeiro Caótico vai bem). Também na CA de Swashbucklers, uma classe que top de linha para multiclasse. Ainda em perícias sociais, especialmente Enganação, através da qual você pode usar o talento Impostor para rolar qualquer perícia com um bônus alto, mesmo as do tipo Só Treinada (mas Intimidação também é bem forte). Há ainda um bom número de habilidades de outras classes que utilizam este atributo e nas quais as Medusas são uma boa pedida.

No geral começamos muito bem aqui. Podemos ter Medusas Bardas ou Feiticeiras muito boas, o que significa 2 das melhores classes do jogo. Podemos rolar tudo que é perícia muito bem e temos 1 classe ótima para pegar 1 nívelzinho e deixar qualquer personagem nosso muito bom. Medusas Nobres (monoclasse) também são uma boa pedida, ao meu ver, especialmente se atacarem de longe. Seria um personagem bem fora do comum, realmente. Imagine então uma Paladina caótica...

Imagem
+2 Destreza
Um bônus módico, mas que vai te dar mais CA e acerto à distância, o que te permite sobreviver um pouco mais (especialmente se combinado com Autoconfiança) e usar bem armas de distância. Isto também cria uma tendência de que as medusas ataquem de longe, especialmente com magias, devido ao bônus de Carisma, mas há outras possibilidades (como veremos adiante). Também já podemos ver que elas podem ser boas Ladinas, que se sobressairão mais na área social (devido ao bônus de Car, apesar do estigma de monstros que possam carregar), mas também nas perícias de Des não estarão mal (Acrobacia, Iniciativa, Furtividade e Ladinagem).

No geral, esse é um bônus bem legal de se ter.

Imagem
-2 de Força
Uma penalidade que pode ser 8 o u 80, bem irrelevante ou bem incômoda. Se você atira à distância ou é Feiticeiro, dane-se, não vai usar Força pra nada que preste mesmo. Mas se seu caso for outro, perder Força em geral é chato. Digo isso porque tomando -2, você precisa gastar 14 pontos de compra para ter um 18, que vai virar 16 ao aplicar-se a penalidade. É muito esforço pra pouco resultado e isso é mais do que suficiente para te fazer desistir de classes como Cavaleiro, Paladino, Swash ou Ladino de corpo-a-corpo.

Causar dano por Ataque Sagaz (que já é ruinzinho por vir só no nível 4 ou 5, além de separar acerto de dano em 2 atributos) também não é uma opção tão legal, já que Medusas não têm bônus de Inteligência. O melhor caminho mesmo é Na Mosca e atirar de longe, mas como pra isso são 3 talentos (e mais 1 pra ter Tiro Rápido e ficar bom mesmo), demora um pouco pras Medusas engrenarem. Isso porque a raça não dá nenhum talento, então só tendo uma Desvantagem e com uma classe que dê talento no nível 1 (alô, Swashbuckler), você consegue ter Na Mosca já de cara.

Isso quer dizer que não dá pra usar Medusa no corpo-a-corpo? Na verdade dá, mas elas serão sempre inferiores a outras raças se você quer dar dano simples. Coisas como Golpe com Duas Mãos, caso você tenha ao menos 16 de Força, já causam um dano legal (recomendo tentar pegar Aventureiro Nato no nível 1, pra chegar a 18 no nível 2, se der talento, especialmente se o mestre der 1 regional grátis). Porém, se você for usar Ataque Poderoso e sua versão Aprimoradas, terá problemas no acerto, já que 16 é realmente muito baixo pra isso. Somente Medusas de classes com BBA total vão acabar podendo usar estes talentos ou mesmo 2 armas (alô Swashbuckler de novo). Com as outras é difícil, mesmo usando Base da Montanha e esse tipo de coisa.

Por isso, penso que o melhor mesmo pra Medusas que queiram partir pra cima são armas como Cimitarra ou Presa da Serpente mesmo (embora gastar talento nunca seja uma boa pra raça que não ganha nenhum) com o poder Afiada assim que possível (Arma de Família dá isso no nível 5, então é uma opção, mas digo de novo que como a raça não dá talentos tentar comprar no cash é sempre uma ideia bem boa). Com elas você dá tanto crítico que ter Força baixa é até BOM pra mesa, pois não te deixa TÃO apelão e o mestre não precisa intervir. Você acerta menos e mesmo quando tira um crítico, acaba dano um pouco menos de dano (mas ainda é bastantinho).

Apesar de qualquer coisa, veremos adiante que há outras formas de eliminar o inimigo no corpo-a-corpo com Medusas, quando chegarmos em suas Serpentes e descobrirmos que a Força não importa neste caso.
Tipo monstro.
Medusas não são consideradas humanoides.
Apesar de qualquer coisa que se possa dizer, não ser humanoide me parece sempre vantajoso, pois esta é a primeira opção de quem usa armas anti-criatura ou de habilidades como Inimigo Predileto, visto que este é o tipo de criatura mais numeroso. Além disso, você não toma magias como Imobilizar Pessoa (o que dá alguma segurança) e pode ser alvo de Megalon (apesar de que né, não tem muito mestre que não vá banir essa magia roubado do capeta). Por outro lado, você também não têm acesso a magias como Aumentar Pessoa e outras coisas que possam beneficiar apenas humanoides (embora eu não lembre de nada realmente útil nesse sentido para citar agora).

Dito isso tudo, Monstro é ainda um tipo de criatura bastante numeroso e não me parece tão vantajoso quanto Espírito, mas tudo bem. No quadro geral, ainda é uma vantagem.

Imagem
Visão no Escuro.
Medusas enxergam no escuro a até 18 metros, mas apenas em preto e branco. Medusas ignoram camuflagem (incluindo camuflagem total) por escuridão.
Aqui eu vou citar o que já disse em outra análise...
Diferentemente de Visão na Penumbra, esta habilidade tem alcance. 18m, é o que você enxerga dentro de cavernas fechadas ou ambientes semelhantes (calabouços sem nenhuma janela ou tocha, etc). Isto já é muito bom, pois você nunca toma aqueles infernais 50% de chance de erro por atacar alguém nestas condições. Além disso, note que estamos falando de lugares totalmente sem luz, onde não dá pra enxergar po##a nenhuma e um humano não conseguiria nem ver o filha da p%t@ do inimigo (teria que ouvi-lo pra saber que está ali). Porém, para além dos 18m você já vai precisar recorrer a alguma fonte de luz (tochas, magias, etc), então fique ligado.

O interessante é que por regra ao pé da letra, como esta habilidade não fala nada de penumbra, ela pode acabar gerando dúvidas. No entanto, é bastante óbvio que se você vê no escuro total, também verá normalmente numa situação de penumbra (como de noite ou em ambientes não totalmente fechados). Mas é fácil se perder nas coisas, porque Visão na Penumbra não tem limite de alcance e seria legal se os livros já explicassem como Visão no Escuro atua nestas situações. De qualquer forma, vou citar o que já valei sobre esta outra habilidade abaixo, para ajuda você a se situar.

Visão na Penumbra.
Você ignora camuflagem (mas não camuflagem total) por escuridão.


Como as regras de luz em TRPG normalmente não costumam se estressar com distância da fonte de luz, esse tipo de habilidade costuma ser bem útil. O principal é você já não toma aqueles chatíssimos 20% de chance de erro por camuflagem que humanos e outras raças tomam por lutar em condições de pouca luz (de noite ou dentro de lugares não totalmente fechados). Além disso, ninguém pode se esconder de você só por estar escuro (o que é possível contra humanos e etc, já que para se esconder só é preciso camuflagem e que você não esteja olhando diretamente pro peão). Enquanto outros precisam ficar próximos a tochas e outras fontes de luz, você fica de boa.

No entanto, seus olhos ainda não são bons os suficiente para lutar em cavernas ou salas fechadas, onde há escuridão total, e ali esta habilidade não tem nenhum efeito (então você ainda terá os 50% de chance de erro por camuflagem total). Mas, pela minha experiência, até tem mestres que aplicam uma escala gradual e dão só 20% de camuflagem comum nessas situações, o que não é nada mal. De qualquer forma, em lugares assim é bom você ter uma tocha ou magia de luz sempre à mão.
Agora que estamos situados, o que importa dizer ainda é que esta é realmente uma habilidade bem boa para se enfiar em masmorras. Você pode até usá-la a seu favor, usando magias como Lufada de Vento para apagar tochas (um uso criativo de magia) dentro de um calabouço ou coisa assim, ou mesmo apagá-las de forma convencional. Um jogador criativo pode sempre achar formas de dominar totalmente uma luta explorando coisas assim e por isso esta habilidade me agrada bastante.

No entanto, por motivos de fácil confusão, é importante citar que Visão no Escuro não enxerga dentro da magia Escuridão, que cria escuridão mágica. Dentro dela, só com algo como Percepção às Cegas você se safa.
Foco em Arma.
Medusas recebem Foco em Arma (arco curto) como talento adicional. Esta é a arma tradicional da raça.
Honestamente, eu curto raças que ganham Foco em Arma; é +1'zinho de acerto sem pagar nada, o que ajuda especialmente classes que não têm BBA total...

No entanto, esse aqui não é um bom caso, porque ganhar Foco em Arco Curto sinceramente é uma bost@ de ganho. Esse é basicamente o pior arco e ninguém em sã consciência vai usá-lo, a não ser que seja obrigado. No mínimo um Arco Longo a pessoa vai dar um jeito de pegar, embora o ideal ser Arco Composto/Élfico (mesmo com o -2 de Força das Medusas, ainda é a melhor opção de dano à distância, apenas causando menos dano que outras raças).

Quando Foco em Arco Curto vai ser útil? Quando você for, por exemplo, Feiticeiro Feérico ou coisa assim, que é mais focado em efeitos, mas quer ter uma arminha pra matar goblinzinhos (só ganha Usar Arma Simples, então vai Arco Curto mesmo). Atirar com ele vai ser a última das últimas opções que você quererá escolher, mas quando o fizer, tá lá 1 de acerto a mais.
Serpentes.
Os cabelos de serpentes da medusa podem ser usados como uma arma natural (dano 1d4 sem modificador de Força, perfuração). Todas as serpentes contam como um único ataque conjunto (não podem ser dirigidas contra alvos diferentes).
Agora aqui começamos a falar dos motivos para se jogar de Medusa que não seja conjuradora (para elas, o +4 de Carisma é o mais importante, além do Olhar, que veremos adiante). É fato que essas cobras te dão um bom problema para passar sem ser notado ao andar por aí (ao menos em lugares normais), além de que provavelmente gerarão reações negativas, de temor ou mesmo hostilidade (quem é que vai gostar de ter alguém com um monte de cobras nas cabeça do seu lado, né?) Porém, deixando isso de lado, os benefícios mecânicos delas são muito bons, embora possa não parecer num primeiro momento.

Primeiramente, saiba que de acordo com o Guilherme, armas naturais são consideradas armas leves. Isso quer dizer que sua medusa pode usar Acuidade com Arma para o acerto de suas cobrinhas, o que é um grande ganho pra quem tem +2 de Des e -2 de For. Mas mais do que isto, note em segundo lugar que se você tiver Força 5, não vai tomar penalidade no dano das cobras já que a Força não é aplicada. Isto que dizer que se você focar na Int e pegar Ataque Sagaz, ganha dano limpo, sem perdas, mesmo jogando a Força lá embaixo. Não que você vá dar lá grandes danos com isso, mas pelo menos não dá menos ainda e pode comprar um 7 de Força inicial para sobrar mais pontos pra outras coisas, o que é ótimo.

De qualquer forma, isso é só detalhe no que diz respeito às serpentes, porque o bom mesmo vem abaixo.
Veneno.
Um ataque bem-sucedido da medusa com suas serpentes exige da vítima um teste de Fortitude (CD 10 + metade do nível da medusa + modificador de Constituição da medusa). Em caso de falha, a vítima sofre dano de 1d4 pontos de Força.
Dano DE HABILIDADE! Quantas raças fazem isso? Pois é, nenhuma. Quantas classes fazem isso? Que eu me lembre, nenhuma também (pode até ter, mas eu não lembro). Percebe o quanto isso é interessante? Se não, basta dizer que um inimigo com 0 de Força fica paralisado e que um inimigo paralisado pode tomar Golpes de Misericórdia e ir logo pro inferno, isso se você não está apenas querendo capturá-lo (um bom nicho para Medusas, inclusive, capturar alvos/bandidos/fugitivos/etc)

Agora o lance é otimizar o uso disto. Foco em Arma >>> Ataque Duplo é um jeito, o que aliado com Base da Montanha, Pata do Leopardo ou Pirueta de Nimb permitem começar a brincar. Outra forma bem boa é Fintar Aprimorado + Reflexos de Combate (e seu Carisma +4 ajuda bastante nisso, mas você deverá querer pegar ainda Foco em Perícia: Enganação e quando der também Enganador; você não vai querer falhar em nenhuma Finta, não importa o que). Você finta, o cara fica Desprevenido contra seu próximo golpe (só 1 e só o próximo), então você ganha 1 ataque contra ele pelo RdC. Depois ele não está mais desprevenido. Então você Finta de novo e ganha mais 1 ataque. Note, no entanto, que as duas táticas não são muito combináveis (o máximo que dá pra fazer com isso é 3 ataques, 1 pela Finta+RdC e 2 na ação padrão).

No entanto, baixar a Força do inimigo de 1d4 em 1d4 demora pra acabar com o combate. Felizmente, as Medusas podem pegar Veneno Aprimorado para aumentar esse dano para 2d4 (e ainda causar 1d4 mesmo se o inimigo passa no teste), o que faz a coisa começar a ficar realmente boa. E com Potencializar Habilidade, 3x por dia elas podem causar 3d4. Se usar com as combinações acima, que atacam 2x por turno, você poderia causar 6d4 de dano de Força. Isso dá uma média de 15 pontos. Dá pra paralisar qualquer não-combatente normal facilmente (são só 2 ataques!) ou mandar um cara muito focado em Força de 25 pra 10 pontos, acabando com seu poderio.

E dá pra melhorar mais. Fintar+RdC, depois Olhar Atordoante+RdC, em seguida 2 ataques da ação padrão pelo Ataque Duplo. 8d4 de dano de Força, ou 11d4 potencializados. Média de 20 ou 27,5 de dano de Força. Se pegar tudo, quem é que aguenta essa merda? Ah, claro, você ainda pode gastar 1 ponto de ação, se tiver, e fazer mais 2 ataques. 10d4 ou 13d4 potencializados. Média 25 ou 32,5 de dano de Força. Tá certo que a chance de pegar tudo é pequena, por causa das rolagens ruins, mas a real é que não precisa pegar tudo, você sabe. Se pegar metade disso num turno, você acaba mesmo com chefes de fase de ND bem alto. E ainda há mais turnos pra você lutar... Ah, e é claro, mesmo se o cara passar nos testes, ainda toma média de 12,5 ou 16,25 de dano de Força. :twisted:

Ainda dá pra pegar Dança do Leopardo e dar +2 de dano de Força por ataque. No melhor caso, ali em cima, chega a até 44,5 pontos num turno. Outra coisa legal é que tu nunca causa menos que 3 pontos se o ataque acerta e o cara passa no teste (1d4+2) ou 4 se ele não passa (2d4+2).

No entanto, o veneno possuí ainda uma CD para resistir que anula o dano em caso de sucesso, e esta CD é aumentada por sua Con, algo que para o qual a raça não ganha bônus. Mas, sinceramente, eu penso que não vale tanto a pena focar demais em aumentar sua Constituição. O ideal, ao meu ver, é ter uma Con mediana (a não ser que você vá atrás de Casca Grossa, sei lá), o suficiente pra CD não ficar ruim. E depois você pega o talento Foco em Habilidade, que aumenta a CD em 2 pontos cada vez que você o pega, o que é o mesmo que ter Con +4 a cada vez para este fim. Muito melhor, só consome talentos escassos e não é algo para níveis baixos.

Imagem
Olhar Atordoante.
Uma vez por dia, como uma ação livre, uma medusa pode tentar atordoar uma criatura a até 9m olhando diretamente em seus olhos. A vítima deve ser bem-sucedida em um teste de Fortitude (CD 10 + metade do nível da medusa + modificador de Carisma da medusa) para evitar o efeito. Se falhar, fica atordoada (incapaz de agir e desprevenida; CA–4) durante uma rodada.
Aqui temos outra habilidade pela qual jogar de medusa. Uma coisa que me chama atenção é que da forma como está escrita, esta habilidade nem dá a opção do inimigo fechar os olhos para evitar o ataque, passando a lutar como se estivesse cego, como acontece com a habilidade Ataque Visual, de monstros. No entanto, não é impossível que seus inimigos recorram a isso e neste caso é bem possível que o mestre use exatamente as regras de Ataque Visual para resolver a cena.

No entanto, de início, dificilmente alguém fará isso contra você. Ficar Atordoado por uma rodada é realmente bem ruim, mas não é o fim do mundo. A parte boa, no entanto, é que você faz isso com uma ação livre, o que não te toma tempo algum do turno. E em níveis mais altos você pode pegar talentos para ganhar outros efeitos em seu olhar, cujos usos são contados em separado do desta habilidade (e aí o cara pode pensar mesmo em não olhar pra você). Inclusive, o número de usos desta habilidade pode ser aumentado para 3x ao dia com o talento Olhar Atordoante Adicional, o que é muito bom.

Agora o que eu considero ótimo é que essa habilidade também vai bem com Reflexos de Combate e soma-se com a estratégia do veneno, citada acima, com já citei. Também é legal que aqui o teste é de Fortitude e pode acabar mais facilmente com conjuradores arcanos, pois este costuma ser seu teste mais baixo. CD por Carisma também é bom porque se você é Feiticeiro ou Bardo, tende a ter valores muito altos desse atributo e não é difícil imaginar um Feiticeiro nível 6 com CD 19 ou até 20, já que metade de seu nível também entra na conta. Ainda dá pra pegar Foco em Habilidade e aumentar mais, mas como o número de usos é limitado eu não recomendo, a não ser em níveis bem altos, quando você já pegou tudo que é outro talento importante pra você.

Olhar Atordoante também vai bem com Ataque Furtivo e Ladino monoclasse ou Capanga são bons para Medusa mesmo que você não tenha boa Força. Isso porque com o inimigo Atordoado por uma rodada inteira, você tem seu dano de Ataque Furtivo todo pra causar. Se você Fintou+RdC, Atordoou+RdC, e deus 2 ataques na ação padrão, digamos aí pelo nível 7, são +16d8 ou mesmo 16d10 de dano de Ataque Furtivo, fora outras coisas, caso você tenha Ataque Furtivo Aprimorado. É dano pra caramba e dá pra aumentar mais se você comprar a Adaga Assassina (10.000 TO, Modulo Básico revisado), que aumenta o dado do Furtivo em mais um passo (16d10 Ladino, 16d12 Capanga), além de dar ainda +2 de ataque e dano e permitir re-rolar qualquer resultado de 1 nos dados de Furtivo (só 1 vez por dado).



Imagem

Talentos Raciais

Adicionei um talento não-racial ao fim deste trecho, por ser uma talento útil para as medusas e cujo requisito é de habilidade racial.
Ataques Múltiplos

Pré-requisito: uma ou mais armas naturais.

Benefício: ataques adicionais com armas naturais sofrem redutor de –2.

Normal: sem este talento, ataques adicionais com armas naturais sofrem redutor de –4.
Achei que valeria a pena falar sobre esse talento pro caso de você arrumar mais armas naturais, como garras ou mordida, que são dadas por algumas fontes do jogo (modelos, poderes concedidos, Forma Selvagem, etc). Neste caso, fica legal atacar com elas para causar dano e ainda fazer mais 1 ataquezinho que dá dano em Força (para Forma Selvagem, vire uma criatura que justifique um ataque venenoso e tá tudo sussa).

É uma build inesperada, eu acho, mas bastante interessante.
Foco em Habilidade

Pré-requisitos: ataque especial (veja adiante).

Benefício: escolha uma habilidade ou talento racial que exige do alvo um teste de resistência (como o olhar atordoante das medusas, ou o mau cheiro dos trogs). A dificuldade desse teste aumenta em CD+2.

Especial: você pode adquirir este talento várias vezes. Seus efeitos se acumulam.
Extremamente útil para seu Veneno e ainda útil para seu olhar. No entanto, como a raça não ganha talentos extras, pode ser difícil comprar mais do que 1 ou 2 vezes. Toda classe tem sua necessidade de talentos diversos para funcionar e, a não ser que você desista de alguns deles em prol de seu Foco em Habilidade, é difícil ter muitos disso.

Por outro lado, se você deixar as coisas da classe mais de lado ou for de uma que não precisa de tantos talentos, pode dar mais atenção às suas coisas raciais e ficar bem forte através delas, o que é bem legal, além de bom.
Olhar Atordoante Adicional

Pré-requisitos: medusa, bônus base de ataque +2.

Benefícios: você pode usar seu olhar atordoante duas vezes adicionais por dia.

Normal: uma medusa pode usar o olhar atordoante uma vez por dia.
Talento excelente, coisa pra se pegar o quanto antes, se possível no nível 2 ou 3 mesmo, assim que cumprir o requisito (e que requisito estranho esse de BBA +2, vou te contar...) 3 usos de uma habilidade feita como ação livre a 9m e que anula um alvo por 1 rodada inteira, além de lhe tirar 4 pontos de CA e o tornar vulnerável a dano furtivo e Reflexos de Combate é realmente muito, muito bom.

Vale notar ainda que como Olhar Atordoante é feito com ação livre, você pode gastar os 3 usos todos numa rodada para garantir que um cara seja paralisado, ou então em 3 inimigos diferentes, para atrapalhar todos eles.
Olhar Paralisante

Pré-requisitos: medusa, personagem de 3º nível.

Benefícios: uma vez por dia, como uma ação livre, você pode lançar imobilizar pessoa contra um humanoide a até 9m olhando diretamente em seus olhos. A vítima deve ser bem-sucedida em um teste de Fortitude (CD 10 + metade do nível da medusa + modificador de Carisma da medusa) para evitar o efeito.
Sinceramente, é difícil conseguir comprar algo assim, que só tem 1 uso diário, mas se você é de uma classe focada em Carisma, pode pensar a respeito. De qualquer forma, como a coisa é usada como ação livre, o que dá pra fazer é iniciar o turno com um inimigo ao seu alcance, imobilizá-lo e já meter um Golpe de Misericórdia no maledeto e mandá-lo pros quintos dos infernos. Essa é uma combinação bem forte, mesmo que seja só 1x por dia, pois pode acabar com um boss num piscar de olhos, ainda mais se você tem uma arma com crítico x3 ou x4.

Note também que esse uso dado pelo talento, ou seja, ele é separado do de Olhar Atordoante, o que lhe permite paralisar 1 caboclo e atordoar até mais 3, tudo num turno só, sem gastar ações (só livres). Por isso tudo esse talento também é muito bom.

P.S: note que o texto do talento Foco em Habilidade do Manual das Raças permite usá-lo para aumentar a CD de talentos raciais também, não só de habilidades raciais. No Manual das Raças, o texto dele não permite afetar outros talentos, mas como o que vale é a versão mais atual, podemos usá-lo com Olhar Paralisante.
Olhar Paralisante Aprimorado

Pré-requisitos: medusa, personagem de 7º nível, Olhar Paralisante.

Benefícios: seu Olhar Paralisante passa a lançar imobilizar monstro.
O que eu acho uma pena é que é seu olhar "passa" a lançar Imobilizar Monstro. Porque se não fosse assim, você teria 1 uso de cada uma das magias. De qualquer forma, você agora tem uma magia bem poderosa e que permite usar a estratégia do Golpe de Misericórdia em qualquer criatura, sem choro. Não passou no teste, já era pro cara/bicho.

Só o que é complicado é, novamente, ter talento de sobra pra viabilizar esta estratégia junto com o que mais seu personagem faça. E como isso só tem 1 uso por dia, não é algo que dê pra deixar outras coisas de lado para se ter, a não ser que você se garanta muito com o resto do que tem. Veja se encaixa na sua build, de qualquer forma.
Olhar Petrificante

Pré-requisitos: medusa, personagem de 13º nível, Olhar Paralisante, Olhar Paralisante Aprimorado.

Benefícios: uma vez por dia, como uma ação livre, você pode lançar carne para pedra contra uma criatura a até 9m olhando diretamente em seus olhos. A vítima deve ser bem-sucedida em um teste de Fortitude (CD 10 + metade do nível da medusa + modificador de Carisma da medusa) para evitar o efeito.
Agora este é um talento realmente consistente. Só 1x por dia, ok, mas é um uso independente do Olhar Paralisante, que é requisito deste talento. Outra parte boa é que além de ser ação livre, neste caso você não precisa mais nada além de acertar a zoiada no inimigo. Não precisa estar perto pra dar-lhe logo um Golpe de Misericórdia, nem nada. Pegou, virou pedra.

E aí já era pro cara, porque quantas vezes você já viu alguém com Pedra em Carne numa história? Uma magia de efeito curativo, mas arcana. Que arcano tem isso? Carne em Pedra, ok, mas essa daí? Se fosse divina, até era mais fácil de se achar alguém por aí com ela, mas é uma magia arcana de nível 6 e de uso muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito esporádico, praticamente inexistente. A verdade é simples: se o mestre colocar um inimigo com essa magia contra você, há 99% de chance de ele estar querendo te sacanear. :lol: Os outros 1% são a chance dos inimigos terem descoberto sobre seu poder e conseguido encontrar um cara para curar esse negócio, mas...

Mas aí, se você petrificar justamente esse arcano, acabou pros caras. Em seguida você usar Imobilizar Monstro + Golpe de Misericórdia no boss e zéfini. Ah, e é claro, como o uso desse treco é independente de Olhar Paralisante e tudo é feito como ação livre, você pode petrificar um cara, paralisar outro e atordoar até mais 3, tudo na mesma rodada, além ainda ter suas ações padrão e de movimento.

A CD por Carisma também ajuda bastante, especialmente somando 1/2 nível de personagem, e ainda dá pra usar Foco em Habilidade pra aumentar a CD, o que pode torná-la altamente consistente, especialmente para Feiticeiros. Ou seja, ótimo talento esse, pra meter medo mesmo.

Imagem
Veneno Aprimorado

Benefícios: o dano do veneno de suas serpentes aumenta para 2d4 For (1d4 For).

Normal: o dano do veneno de uma medusa é 1d4 For.
O bom desse talento não é só dobrar o dano do Veneno, mas também torná-lo mais confiável. Se aumentasse de 1d4 para 1d8 ainda teríamos o problema de rolar um 1 com 12,5% de chance. Com 2d4 o dano mínimo passa a ser 2 e além disso a chance disso acontecer é só de 1 e 16 (6,25%), enquanto a chance de obter 5 de dano é de 4 em 16 (25%). Isso nos diz que teremos danos médios muito mais comuns do que danos extremos, seja para cima ou para baixo, o que é, como eu disse, mais confiável.

Além disso, com 2d4 o Potencializar Habilidade já nos dá +1d4 de dano, o que é bem vantajoso. Se aplicássemos o talento apenas sobre o 1d4 original, estaríamos ganhando apenas 1d2 (isso se o mestre rolasse o d2 em separado, porque se rolasse só o d4 pra depois somar 50%, caso desse 1 não haveria aumento e se desse 3 o aumento seria de apenas 1 ponto, desperdiçando 0.5 de dano).

Não bastasse isso, este talento ainda tem o (1d4), que é dano de Força causado mesmo se o alvo PASSA no teste. Sinceridade, isso é muito legal, praticamente não dá pra viver sem isso, pois a partir do momento em que você pega o talento, só precisa acertar o inimigo e já tira Força. Se ele falhar no teste, tira ainda mais. É só lucro; bom demais!
Potencializar Habilidade

Pré-requisito: habilidade especial com efeitos numéricos variáveis.

Benefício: você pode usar a habilidade especial escolhida com seus efeitos potencializados, três vezes por dia (ou menos, caso a habilidade original só possa ser usada uma ou duas vezes por dia). Uma habilidade especial potencializada tem seus efeitos numéricos variáveis aumentados em 50%. Por exemplo, um sopro capaz de causar 12d12 pontos de dano, após rolar 93, causa mais 50% (neste caso, 46), para um total de 139 pontos de dano. Quaisquer bônus que você tenha também são potencializados.
Para Medusas, este é um bom talento para pegar depois de Veneno Aprimorado, como dito acima. Apenas note que por algum motivo ele não foi portado no Manual das Raças, como aconteceu com Foco em Habilidade, e não é um talento racial. Mas quis citá-lo aqui porque ele segue a mesma lógica. Achei importante citar ainda que seu requisito é uma habilidade especial e que o Guilherme já nos explicou no Tópico de Dúvidas que ele serve para habilidades raciais também, que são basicamente a mesma coisa (palavras dele).

A troco de curiosidade, Acelerar Habilidade, Foco em Habilidade e Potencializar Habilidade eram 3 talentos do Manual de Criação de Monstros que tinham como requisito possuir uma habilidade especial, mas só Foco em Habilidade apareceu no Manual das Raças. Os três eram talentos de destino e apenas Foco em Habilidade se tornou um talento racial (e sofreu melhorias no benefício). No entanto, conforme a resposta do Guilherme, todos os três se aplicam a habilidades raciais.


Imagem

Conclusão

Pois bem, vimos aqui que esta é uma raça com habilidades raciais bem fortes, (umas das mais fortes nesse ponto ao meu ver) e provavelmente a mais temática de todas. É marca registrada da raça, em termos mecânicos, é que ela pode explorar esses traços independentemente do que fará para otimizar a classe à qual pertencer, fazendo essa classe servir à raça, ao invés do contrário, que é o que normalmente acontece.

Apesar disso, a raça ainda fica muito boa com várias classes, como Feiticeiro, Bardo, Ladino, Swashbuckler e semelhantes, mas pode se virar em algumas outras frentes também. Sua maior dificuldade é apenas com dano corpo-a-corpo, mas se você tentar apenas derrotar o inimigo pelo dano em Força, você pode detonar nessa área também. E essa tática pode ser usada até por Medusas Guerreiras, contanto que tenham os talentos necessários (é só pegar umas coisas extras pra aumentar a Enganação e você está no jogo). Sua fraqueza, é claro, vai ser inimigos imunes a dano de Força, como Mortos-Vivos ou Construtos, então para esses é bom ter outras formas de combate.

Um ponto importante de se falar é que a raça tem um monte de talentos legais para usar, além de que as classes que você vai usar também deverão ter os seus, então é realmente impossível ter todos, exceto em níveis muito altos. Por isso, classes que não deem talentos são mais problemáticas para elas e as que os dão são mais aconselhadas, especialmente nos níveis iniciais. No nível 1, ter uma Desvantagem pra ganhar 1 talento extra é praticamente obrigatório. E aqueles combos aldenorescos de 1 classe diferente para cada 1 ou 2 níveis de personagem são o ideal para tirar seu melhor (e se vire para escrever o histórico; se você sabe apelar, tem que saber fazer uma história decente também 8-) ).

Um coisa curiosa é que eu acho essa raça bem simpática, em termos de jogo, o que contrasta com o fato de que a maioria das pessoas dentro dele vão achar seu personagem bem pouco simpático. Ao menos de perto. O lance é abusar do Carisma e Diplomacia pra não se complicar, além de classes que lhe deem boa imagem (como paladinos, samaritanos ou clérigos), se você se importa com isso. Ou então abraça o lado trevoso da força, assustar todo mundo mermo e pagar de cara mau por aí, que é o que muita gente quer. :lol:

Terminamos com uma música pras venenosonas de Arton.

Editado pela última vez por Khrjstjano em 09 Ago 2017, 01:01, em um total de 8 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por Khrjstjano » 06 Ago 2017, 21:16

Acho que agora eu vou pros Moreaus...
Imagem

Avatar do usuário
diihryo
Mensagens: 69
Registrado em: 23 Jul 2016, 13:57

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por diihryo » 06 Ago 2017, 22:27

Eu farei aqui um comentário que provavelmente serei alvo de criticas, porém: Medusas > Sereias, as verdadeiras divas de Arton. :lol:

Gosto muito da classe como roleplay, acho que todos os mestres estão cientes que elas terão problemas sociais. Ser boa em diplomacia e carisma vem ajudar. Mas uma vez que esses problemas sociais são resolvidos, Medusas rendem PdJ maravilhosas.

Avatar do usuário
LordVrikolaka
Mensagens: 520
Registrado em: 05 Fev 2014, 13:01
Contato:

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por LordVrikolaka » 06 Ago 2017, 23:39

diihryo escreveu:Eu farei aqui um comentário que provavelmente serei alvo de criticas, porém: Medusas > Sereias, as verdadeiras divas de Arton. :lol:

Gosto muito da classe como roleplay, acho que todos os mestres estão cientes que elas terão problemas sociais. Ser boa em diplomacia e carisma vem ajudar. Mas uma vez que esses problemas sociais são resolvidos, Medusas rendem PdJ maravilhosas.
Eu tenho trauma de sereia. :lol: Uma Sereia numa mesa ficou obcecada pelo meu clérigo. Não foi uma experiência muito divertida :v E a Dalila, minha Medusa, é simplesmente sensacional :3

Avatar do usuário
Senimaru
Mensagens: 3961
Registrado em: 22 Jul 2015, 21:23

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por Senimaru » 07 Ago 2017, 00:07

sneks > the rest
ImagemImagemImagemImagem


Me? Mad? Haha... quite likely!

Avatar do usuário
Lucena
Mensagens: 4033
Registrado em: 13 Jan 2015, 21:24

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por Lucena » 07 Ago 2017, 00:30

Com certeza Medusa > Sereia, tanto é que nem do site as sereias saíram, com medo da competição.
Aliás, minha medusa, a Crystalia, voltou a ativa por aqui. Já estou no segundo pbf que uso ela.
Everything Lives!

Código: Selecionar todos

[quote="Pelleas"][img]https://i.imgur.com/qkSeY1p.png[/img]
 [/quote]

Avatar do usuário
Janus
Mensagens: 1184
Registrado em: 16 Dez 2013, 07:25

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por Janus » 07 Ago 2017, 00:43

Sobre Carne em Pedra, só chamar o bardo...


Imagem

Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por ISMurff » 07 Ago 2017, 07:32

As sereias do site não estão tão ruins. Ruim mesmo é aquele background tosco com o fim dos tritões.

Ainda bem que o histórico da raça no site foi desconsiderado. Já enfrentaram tritões na Guilda do Macaco.
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

Avatar do usuário
Janus
Mensagens: 1184
Registrado em: 16 Dez 2013, 07:25

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por Janus » 07 Ago 2017, 09:53

Só queria dizer pro Vriko que acabaram de elevar o minotauro a patamar de Samurai Divino!



Imagem
Samurai Chifrudo


Talentos: Marrada Poderosa, Marrada Ligeira e Investida Ricochete obrigatórios.

Responder

Voltar para “Tormenta”