Análises de Raças - TRPG

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6436
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Mensagem por Khrjstjano » 12 Ago 2017, 22:50

Imagem

Moreaus

Para a análise desta raça, eu decidi separar as coisas. Nesta primeira, vamos ver apenas as características comuns da raça, sem fazer grande alusão aos Talentos Moreau, que transformam o personagem em um híbrido animal. Faremos isto especialmente para poder analisar os Moreaus animais um por um depois, facilitando a leitura e entendimento destes (se você quer fazer um Moreau do Leão, por exemplo, não vai ter que ler sobre nenhum outro).

Mas vamos lá, então.
+2 em uma habilidade à escolha do jogador. Moreau também podem receber +2 em uma habilidade (que pode ser a mesma) conforme seu talento Moreau escolhido (veja a seguir).
Num primeiro momento, isto nos lembra muito aos humanos. Um Moreau pode ter +2 em duas habilidades diferentes, o que os torna bastante versáteis nesta área (e dá pra comprar Grandão sem tanta dificuldade; dois 17 comprados já bastam). Você verá moreaus em basicamente qualquer classe do jogo, pois eles podem focar em qualquer uma delas. Apenas, você não verá qualquer Moreau animal em todas estas classes, pois o segundo +2 depende do talento Moreau escolhido, que determina que animal você será.

Mas, além disto, há algo aqui que humanos não podem fazer. Moreaus podem acumular ambos os +2 na mesma habilidade se colocarem o primeiro na mesma habilidade que o talento Moreau lhes dará. Desta forma, você poder ter um 22 inicial, algo impossível para humanos. (Note que com Aventureiro Nato e muito esforço, dá pra comprar Grandão tendo um 19 e um 22 iniciais).

Por outro lado, se você NÃO tiver um talento Moreau, você fica apenas com um +2, o que não é vantagem nenhuma. Então, na prática, exceto no caso de NPCs em histórias em Moreania, vai ser muito difícil ver um Moreau não-animalesco numa mesa, pois isto seria intencionalmente sub-otimizar um bom tanto o personagem. Mas como já dito, falaremos melhor deles em outras análises.

Imagem
2 talentos adicionais à escolha do jogador. Um deles pode ser um Talento Moreau.
Excelente traço racial este, que nos permite customizar grandemente o personagem no início do jogo. Porém, é preciso lembrar que como não é vantagem algum não pegar 1 talento Moreau, nós nunca vamos ter os 2 talentos dados pela raça para escolher livremente o que queremos, apenas um...

Mas mesmo assim, após gastarmos 1 talento com este talento Moreau, ainda nós sobrarão 2 talentos (1 de 1º nível e 1 racial). Se tivermos ainda uma Desvantagem, teremos 3 talentos, todos os quais podem ser usados para comprar QUALQUER tipo de talento (de combate, perícia, magia, raciais, poderes concedidos, etc). Há, por isto, uma infinidade de personagens diferentes que podemos criar e, principalmente, VIABILIZAR, no início do jogo.

O que quero dizer com isso? Que no nível 1 você já pode ter coisas como Tiro Certeiro + Tiro Preciso + Na Mosca com QUALQUER classe, mesmo que ela não dê talentos. E se ela der, dá pra ter ainda Tiro Rápido. Desta forma, já temos um ótimo usuário de arcos ou coisa parecida (troque Tiro Rápido por Rapidez de Recarga se for usar Bestas ou armas de fogo já ou nos próximos níveis, por exemplo). Outras combinações possíveis para personagens viáveis no nível 1 são Ataque Poderoso + Golpe com Duas Mãos + Conhecimento de Posturas/Golpes, para quem usa arma de duas mãos, ou Combater com Duas Armas + Arma Dupla + Conhecimento de Posturas (Base da Montanha/Pata do Leopardo).

Pra conjuradores, sempre bom lembrarmos deles, podemos ter Magias em Combate (obrigatório pra não ser esfolado, basicamente) e quais quer outros 2 talentos interessantes (metamágicos, talentos de bênção, etc). Especialmente para conjuradores divinos, que podem seguir as Obrigações & Restrições de seus deus para ainda +1 talento extra, há muitas combinações possíveis (algo como Magias em Combate + Palavras de Bondade + Palavras de Bondade Aprimorada para servos de Marah). Se a classe der ainda algum talento extra, como Clérigos e Cruzados dão, ainda dá pra ter mais alguma coisa legal (Talento Artísticos para os mesmos servos de Marah, por exemplo; tu tem mais magias boas dos talentos que pela classe, haha).

Especialistas realmente focados em especializades também podem ser bastante eficientes no nível 1 sendo Moreau. Além do talento Moreau ter opções de bônus de +4 em algumas perícias, como veremos adiante, você tem até 3 talentos para gastar com coisas simples, mas fortes, como Foco em Perícia ou os talentos que permitem re-rolar um teste de perícia e ficar com o segundo resultado, sem limites de uso. Quantos você vai ter de cada e quais depende do que você quer fazer e da dificuldade em fazer isto bem. Por exemplo, encontrar e desarmar armadilhas eficientemente no nível 1 requer todos os seus 3 talentos e mais 1, que você ainda não tem, porque as classes especialistas não dão talentos no nível 1 (você os gastaria com Foco em Perícia para Percepção e Ladinagem, além de Prontidão e, quando puder comprar, Dedos Ágeis, se realmente se aplicasse nisso). É difícil ver alguém que realmente faça isso, mas é interessante observar o que dá pra fazer, para ter como ponto de referência.

Enfim, Moreaus são diversificados e bons no que fazem já nos primeiros níveis. Não tão diversificados quando humanos, que têm seus 2 talentos para gastar livremente, porém mais poderosos que eles se souberem combinar seu Talento Moreau com os outros que vai comprar. Tudo depende de explorar bem o sistema, foco e criatividade.

Imagem
1 perícia treinada extra, que não precisa ser escolhida entre suas perícias de classe.
Eu não sei você, mas eu realmente gosto MUITO de ganhar perícias treinadas extras fora da lista de classe. Pode não parecer, num primeiro momento, mas isso faz uma diferença tremenda.

Por exemplo, você é um Mago ou Feiticeiro boladão, que pode acabar com um combate em um turno, se torrar seus recursos (uso do Item de Poder ou muitos PM para seus metamágicos bolados), mas tem só +7 de Iniciativa no nível 5 (o que não é ruim, mas também não é bom), o que comumente te faz agir só depois do boss inimigo e de seus aliados e inimigos mais velozes. Aí, quando chega sua vez, já está todo mundo engalfinhado e... Bem, você precisará lidar com isso, contornar, preparar-se para a situação...

Agora se você ganha 1 perícia treinada extra, já poderia ter +13 de Iniciativa (isso se não gastou talento algum pra melhorar as coisas). Aí, toda vez que você tem uma boa rolagem, fica perto dos 30 de resultado e age antes da maioria ou de todos na batalha, toca-lhe o pau com seus poderes e zéfini, 'cabou a luta, vamos pra próxima. Tudo mundo fica feliz, com seus PV e usos de habilidade intactos, além de poupar-se um tempo real que pode chegar a até mais de uma hora sem muita dificuldade (todo mundo que conhece D20 sabe como combates podem ser enrolados)...

Esse é um caso extremo, mas serve bem de referência. Outros casos legais, são você poder treinar Intuição com uma classe que não ganha isto, para não ser um completo trouxa, enganado por todo mundo (e Enganação é uma perícia forte pacas para não nos prepararmos ao menos um pouco contra ela). Também Meditação, que é do tipo Só Treinada, eu acho uma adição muito boa, especialmente em campanhas que já estão ali pelo nível 10. Mesmo com Sab baixa, já dá pra acessar os ótimos efeitos dela com certa frequência. E dependendo de sua classe, você pode achar ainda outros casos interessantes.

Outra coisa boa de ganhar perícia extra fora da lista de classes é cumprir os requisitos de talentos ou Classes de Prestígio sem precisar recorrer a multiclasse PARA isso ou queimar talentos com Treino em Perícia (o que é algo que dói na alma, sinceramente). Mas caso você vá mesmo fazer multiclasse, tem ainda a possibilidade de se tornar mais diversificado ainda em perícias, se escolher receber o treino em 1 das perícias da nova classe, conforme multiclasse permite.

Vale ainda comentar que para estas classes que só te dão miseráveis 2+mod. Int perícias treinadas e não usam Int pra coisa alguma, ganhar +1 perícia treinada (ainda por cima não limitada à lista de classes) é nada menos do que supimpa! Ao menos em 3 perícias importantes (como Iniciativa, Percepção e +1, dependendo da classe) você não se torna um Zé completo. :lol:

Não posso deixar de comentar ainda, novamente, que os Moreau são inferiores aos humanos em diversidade nas perícias, mas podem ficar mais poderosos que eles se escolherem bem seu talento Moreau. Fique de olho nisso.

Imagem


Talentos Raciais

Os talentos raciais para Moreaus serão abordados nas análises de cada Moreau animalesco em separado. Não me refiro ao talentos Moreau (que não são raciais), mas a talentos raciais diversos que podem ser comprados de acordo com as características raciais de cada Moreau animalesco (por exemplo, os que ganham Faro podem pegar talentos de Faro, e assim por diante).


Conclusão

Bom, finalizando esta parte da análise dos Moreaus, creio que é seguro dizer que eles são bastante interessantes e diversificados, capazes de usar qualquer classe muito bem (comprando logo talentos que precisam ou tendo bons bônus nas coisas que lhes são mais úteis) e de compensar fraquezas destas classes (como a falta de talentos ou perícias, seja treinadas ou sua simples quantidade).

Vimos ainda que não há basicamente nenhuma vantagem em não possuir um talento Moreau, já que neste caso você fica só com +2 em uma habilidade, +1 perícia treinada e +2 talentos extras, o que é basicamente um humano piorado...

De qualquer forma, como já disse, o objetivo aqui era só falar das características comuns da raça e suas possibilidades mais gerais, para não poluir as análises individuais de cada Moreau animalesco que farei adiante (já estou fazendo, na verdade), seguindo a linha do que fiz quando analisei as Linhagens de Feiticeiros.

Bem, por enquanto é só, pessoal.

Imagem
Editado pela última vez por Khrjstjano em 14 Out 2017, 04:20, em um total de 3 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por BURP » 13 Ago 2017, 01:46

Só acho que o Willy E. Coyote tá mais pra Mestre Armeiro. Muito embora ele também tenha um talento inegável pra fazer pinturas ultrarrealistas de túneis.

Avatar do usuário
Astirax
Mensagens: 1213
Registrado em: 06 Fev 2014, 18:02
Localização: Capivara City

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por Astirax » 13 Ago 2017, 10:16

Khrjstjano escreveu: De qualquer forma, acho que a Desvantagem Nanismo ali é uma opção melhor pra personagens como o Tork...

  • Nanismo: seu deslocamento e as armas que pode usar são os mesmos de uma criatura de tamanho pequeno. Você não recebe nenhum outro benefício por isto (não recebe +1 de CA e ataque ou +4 de Furtividade, nem nada).


O que vocês acham?
Acho Nanismo é melhor, não prejudica Casca Grossa e os PVs.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por Lord Seph » 13 Ago 2017, 10:37

Willy E. Coyote compra as coisas e depois monta. Ele só segue os manuais.

Agora que notei, Nagah não tem o seu deslocamento no Manual das Raças. Pensei que sendo grandes teria deslocamento de 12m, mas no Bestiário aparece 9m. Alguém precisa falar com o Guilherme.

Esperar o Moreau do Leão da Proerd :lol:.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6436
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por Khrjstjano » 13 Ago 2017, 10:57

Lord Seph escreveu:Willy E. Coyote compra as coisas e depois monta. Ele só segue os manuais.
Que ultraje!
Esperar o Moreau do Leão da Proerd :lol:.
É o primeiro ou segundo que vou soltar. Já tenho coisas feitas.

Sugestão de meme anotada com sucesso. :lol:
Imagem

Avatar do usuário
Janus
Mensagens: 1185
Registrado em: 16 Dez 2013, 07:25

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por Janus » 13 Ago 2017, 18:46

Só pra lembrar pro Khrjstjano que "Drogadora nem é gente." - Moreau do Proed.
Agora bora falar de uma das raças mais versáteis do sistema. E sem precisar parecer um dos bichos que você gosta de bater durante o jogo.

Imagem
Imagine a cena. Está lá a elfinha, na natureza, tomando banho no lago, no auge dos seus 200 aninhos, e os elfos ficam fazendo vinhos, magia, tapeçarias, pinturas e esgrima em vez de perpetuar a espécie. Então vem o guerreiro humano saradão e o que acontece?

MEIO-ELFO
Imagem
Versatilidade dos humanos e beleza élfica. Boiolagem, a gente vê por aqui.

Dourado.- É a melhor nota possível. Normalmente tal opção é quase mandatória para a classe e geralmente vai ser uma das melhores opções para a construção do personagem.
Azul Escuro.-Indica uma escolha ótima. Significando uma escolha que deveria ser fortemente considerada.
Azul.– Uma boa escolha. Dificilmente você estará se enganando ao escolher esta opção. Normalmente mandatório em alguns casos.
Verde.– Difícil de se classificar. Geralmente por possuir alguma utilidade ao invés de uso em combate ou dependente do conceito do personagem.
Preto-Uma escolha que não irá afetar negativamente o personagem. Entretanto haverão opções melhores.
Roxo– Uma escolha circunstancial. Pode ser útil em casos isolados, mas não será um investimento com retorno compensatório.
Vermelho– Uma péssima escolha. Não pegue isto. Existem opções de investimento superiores.]
Tendência: A tendência típica de um meio-elfo é Neutro e Bom.
Não é uma tendência longe do que os players gostam.
Atributos: +2 Destreza, +2 em outra habilidade à escolha do jogador (exceto Constituição).
Quase tão bom quanto os humanos, podendo customizar de quase qualquer maneira. Ele vai ter apenas um problema com Casca Grossa, porém não chega a ser penalizado por isso, porém não pode pegar Grandão pelo métodos de distribuição de pontos adicionais.
Imagem
Visão na Penumbra.Um meio-elfo ignora camuflagem (mas não camuflagem total) por escuridão.
É uma habilidade menor e sinceramente bem pior do que visão no escuro, já que continua dependendo de fonte de iluminação.
O que acontece quando apagam a luz do meio-elfo?


• 1 talento bônus à escolha do jogador.
Aqui é onde ser meio humano ajuda. Talentos sempre são bem vindos. Pode ser de qualquer tipo, então vai auxiliar bastante a customização do personagem. Com desvantagem, já dá pra fazer um personagem com a árvore de talento praticamente pronto desde o nível 1 praticamente, afinal são 3 talentos livres. Além disso, ele pode pegar uns talentos exclusivos bem bacanas.
Imagem
Sim, Elrond é meio-elfo se você não lembra.

• 1 perícia treinada extra, que não precisa ser escolhida entre suas perícias de classe.
Mais uma característica de humano, isso é excelente na verdade. Facilita especialmente para pegar Classes de Prestígio mais facilmente. Então essa habilidade mesmo parecendo ser uma coisa menor, ajuda pra caramba.
Imagem
Reze para seu Deus!

+2 em testes de Vontade contra encantamentos.
Bônus para o teste que costuma ser mais baixo na maior parte das classes, até mesmo nas conjuradoras. Então vai ajudar bastante, pena não ser para todos os testes, mas encantamentos podem ser bastante problemáticos.
Imagem
Tim the Enchanter

• +2 em testes de Identificar Magia e Percepção.
Não são os melhores bônus para perícias que existe no sistema, mas ajuda para conjuradores e percepção é, depois de iniciativa, a perícia mais testada na maior parte das mesas, então são bem vindos bônus.
Imagem
Eu não disse isso, mas com certeza você usa menos.
Talentos Raciais: Para lembrar que meio-elfos são considerados elfos para fins de pré requisitos. Porém Luigi Sortudo também nos mostra que são considerados humanos também. Então vamos aos talentos.
Talentos:Arcano Completo, Braquiação, Comandar Aprimorado, Companheiro Aprimorado, Companheiro Vegetal, Conhecimento Mágico Amplo, Elfo Negro, Faz-Tudo, Tradição Perdida, Tradição Perdida Aprimorada, Vigilância Élfica
Arcano Completo: esse talento acaba sendo mais útil para o meio-elfo do que para o próprio elfo, afinal aqui ele aumenta seu bônus em +6 na perícia, o que é MUITO bruto para as construções que vão utilizá-la, como usar itens mágicos e conjurar com armaduras. E ainda acumula com Foco em Perícia.

Braquiação: a menos que você vá viver o tempo todo numa floresta, não vela a pena gastar um talento que é extremamente situacional

Comandar Aprimorado: ação de movimento e +2 em TODAS jogadas (afinal qualquer teste é uma jogada), sem qualquer limite de usos é um bônus bem bruto, já que acumula com tudo. Um bardo com esse talento dá bônus cavalares aos companheiros.
Imagem

Companheiro Aprimorado: Aumentar todos os bichos que andam com você pode ser MUITO roubado, ainda mais que este talento é cumulativo. Se tiver Companheiro Animal (especialmente do Druida Senhor das Feras) não abuse desse talento. Seja nativo de Namalkah e tenha Vínculo com Cavalo só pra ter mais um bichinho sendo aumentado aqui.

Companheiro Vegetal: ótimos bônus mas apenas para um de seus animais, e na grande maioria, defensivos. Válido para builds específicas

Conhecimento Mágico Amplo: essa é a cereja do bolo para conjuradores. Pegar qualquer magia do nível que possa conjurar dá pra fazer MUITO estrago. Magos curando alto ou clérigos explodindo cidades. Apenas um dia normal para meio-elfos.

Elfo Negro: perder Carisma e ganhar visão no escuro (que é excelente) e uma Aji - e sem do mal! -. É um talento bom, mas ainda assim só válido para builds específicas de combatentes com duas armas.

Faz-Tudo: o talento que transforma seu personagem no Macgyver. Literalmente.

Tradição Perdida, Tradição Perdida Aprimorada: quer bombar outros atributos e não preocupar com conjuração? Aqui está a solução.

Vigilância Élfica: é válido para builds específicas, pena não poder se utilizável no momento que você decidir.
Classes de Prestígio: aqui o meio-elfo tem excelentes opções exclusivas. Vou citar o Jamil que falou dos humanos e dos elfos.
jamilkender escreveu: Arqueiro Arcano, Arqueiro Escravo, Cavaleiro Feérico. Do jeito que está, o arqueiro arcano é bem fraquinho. Tem que goste, mas faz muita falta o avanço de magias nessa CdP. Arqueiro escravo é outra papa, uma das melhores CdPs de combatente à distância, não tão apelativa quanto o frango atirador, mas ainda capaz de fazer bons estragos. Cavaleiro feérico é chata pra entrar, mas é basicamente a melhor classe de prestígio de bardo, sabidamente uma das classes básicas mais fortes do jogo. É engraçado que elfo não tem bônus de Carisma, e a cdp racial do manual das raças é baseada em Carisma. Vá entender.
Improvisador de Lena. Classe excelente, mas existem CdPs raciais exclusivas melhores. O engraçado é que mesmo o conceito do improvisador de Lena não parece tão ~exclusivo de humano assim, na minha estúpida opinião.
Adoradores Típicos e Considerações de Fluff: Meio-elfos podem seguir qualquer divindade de buenas.
Conclusões:

Potencial para Combatentes: Azul.
Potencial para Conjuradores Arcanos: Azul.
Potencial para Conjuradores Divinos: Azul.
Potencial para Especialistas: Azul.


SIM. Meio-elfos são bons em QUALQUER coisa que façam. Customização com acesso a talentos exclusivos faz dele ser excelente em todos os nichos. Dá para fazer quaisquer construção com bastante liberdade. Não vão ser os melhores naquilo, mas com certeza vão ser muito bons.
Imagem

Lios
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Mar 2016, 21:59
Localização: Lá na esquina!

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por Lios » 13 Ago 2017, 19:22

É impressão minha ou em toda análise estão fazendo propaganda do talento "grandão"?

Sei que é um bom talento, mas específico para combatentes corpo-a-corpo.

Avatar do usuário
LordVrikolaka
Mensagens: 520
Registrado em: 05 Fev 2014, 13:01
Contato:

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por LordVrikolaka » 13 Ago 2017, 19:53

Lios escreveu:É impressão minha ou em toda análise estão fazendo propaganda do talento "grandão"?

Sei que é um bom talento, mas específico para combatentes corpo-a-corpo.
É porque você precisa buildar desde o nivel 1 para pegar o talento, e tem raça que você se ferra pra pegar, ou mesmo não consegue, graças aos pré-requisitos insanos dele (e o fato que só dá pra pegar no nivel 1). Daí citamos o talento Grandão sempre que possível, para ajudar as builds, caso a pessoa queira o talento. Saca? E não tem nada de errado nisso. :ugeek:

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6436
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por Khrjstjano » 13 Ago 2017, 20:37

Lios escreveu:É impressão minha ou em toda análise estão fazendo propaganda do talento "grandão"?
Você realmente não entende? :?

É um dos talentos mais básicos para quem quer causar mais dano e tudo mais, mas tem requisitos que só algumas raças conseguem atender com facilidade, ao passo que outras só via Aventureiro Nato e/ou as vezes bastante esforço (para pagar pelos atributos necessários) se consegue fazê-lo. E outras ainda, não conseguem de forma alguma, mesmo que ele fosse uma ótima pedida para ser usado nas classes que a raça é boa de usar...
Sei que é um bom talento, mas específico para combatentes corpo-a-corpo.
Talvez, quem sabe, assim por acaso, seja porque as raças nas quais você viu ele ser citado são boas para se fazer combatentes corpo-a-corpo.

Só uma hipótese. 8-)
Imagem

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Análises de Raças + Estatísticas (Habilidades e Perícias

Mensagem por Lord Seph » 13 Ago 2017, 21:30

Arco Elfico de Adamante com Grandão. Deve ser lindo de perto e de longe.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Responder

Voltar para “Tormenta”