Moreaus
Para a análise desta raça, eu decidi separar as coisas. Nesta primeira, vamos ver apenas as características comuns da raça, sem fazer grande alusão aos Talentos Moreau, que transformam o personagem em um híbrido animal. Faremos isto especialmente para poder analisar os Moreaus animais um por um depois, facilitando a leitura e entendimento destes (se você quer fazer um Moreau do Leão, por exemplo, não vai ter que ler sobre nenhum outro).
Mas vamos lá, então.
Num primeiro momento, isto nos lembra muito aos humanos. Um Moreau pode ter +2 em duas habilidades diferentes, o que os torna bastante versáteis nesta área (e dá pra comprar Grandão sem tanta dificuldade; dois 17 comprados já bastam). Você verá moreaus em basicamente qualquer classe do jogo, pois eles podem focar em qualquer uma delas. Apenas, você não verá qualquer Moreau animal em todas estas classes, pois o segundo +2 depende do talento Moreau escolhido, que determina que animal você será.+2 em uma habilidade à escolha do jogador. Moreau também podem receber +2 em uma habilidade (que pode ser a mesma) conforme seu talento Moreau escolhido (veja a seguir).
Mas, além disto, há algo aqui que humanos não podem fazer. Moreaus podem acumular ambos os +2 na mesma habilidade se colocarem o primeiro na mesma habilidade que o talento Moreau lhes dará. Desta forma, você poder ter um 22 inicial, algo impossível para humanos. (Note que com Aventureiro Nato e muito esforço, dá pra comprar Grandão tendo um 19 e um 22 iniciais).
Por outro lado, se você NÃO tiver um talento Moreau, você fica apenas com um +2, o que não é vantagem nenhuma. Então, na prática, exceto no caso de NPCs em histórias em Moreania, vai ser muito difícil ver um Moreau não-animalesco numa mesa, pois isto seria intencionalmente sub-otimizar um bom tanto o personagem. Mas como já dito, falaremos melhor deles em outras análises.
Excelente traço racial este, que nos permite customizar grandemente o personagem no início do jogo. Porém, é preciso lembrar que como não é vantagem algum não pegar 1 talento Moreau, nós nunca vamos ter os 2 talentos dados pela raça para escolher livremente o que queremos, apenas um...2 talentos adicionais à escolha do jogador. Um deles pode ser um Talento Moreau.
Mas mesmo assim, após gastarmos 1 talento com este talento Moreau, ainda nós sobrarão 2 talentos (1 de 1º nível e 1 racial). Se tivermos ainda uma Desvantagem, teremos 3 talentos, todos os quais podem ser usados para comprar QUALQUER tipo de talento (de combate, perícia, magia, raciais, poderes concedidos, etc). Há, por isto, uma infinidade de personagens diferentes que podemos criar e, principalmente, VIABILIZAR, no início do jogo.
O que quero dizer com isso? Que no nível 1 você já pode ter coisas como Tiro Certeiro + Tiro Preciso + Na Mosca com QUALQUER classe, mesmo que ela não dê talentos. E se ela der, dá pra ter ainda Tiro Rápido. Desta forma, já temos um ótimo usuário de arcos ou coisa parecida (troque Tiro Rápido por Rapidez de Recarga se for usar Bestas ou armas de fogo já ou nos próximos níveis, por exemplo). Outras combinações possíveis para personagens viáveis no nível 1 são Ataque Poderoso + Golpe com Duas Mãos + Conhecimento de Posturas/Golpes, para quem usa arma de duas mãos, ou Combater com Duas Armas + Arma Dupla + Conhecimento de Posturas (Base da Montanha/Pata do Leopardo).
Pra conjuradores, sempre bom lembrarmos deles, podemos ter Magias em Combate (obrigatório pra não ser esfolado, basicamente) e quais quer outros 2 talentos interessantes (metamágicos, talentos de bênção, etc). Especialmente para conjuradores divinos, que podem seguir as Obrigações & Restrições de seus deus para ainda +1 talento extra, há muitas combinações possíveis (algo como Magias em Combate + Palavras de Bondade + Palavras de Bondade Aprimorada para servos de Marah). Se a classe der ainda algum talento extra, como Clérigos e Cruzados dão, ainda dá pra ter mais alguma coisa legal (Talento Artísticos para os mesmos servos de Marah, por exemplo; tu tem mais magias boas dos talentos que pela classe, haha).
Especialistas realmente focados em especializades também podem ser bastante eficientes no nível 1 sendo Moreau. Além do talento Moreau ter opções de bônus de +4 em algumas perícias, como veremos adiante, você tem até 3 talentos para gastar com coisas simples, mas fortes, como Foco em Perícia ou os talentos que permitem re-rolar um teste de perícia e ficar com o segundo resultado, sem limites de uso. Quantos você vai ter de cada e quais depende do que você quer fazer e da dificuldade em fazer isto bem. Por exemplo, encontrar e desarmar armadilhas eficientemente no nível 1 requer todos os seus 3 talentos e mais 1, que você ainda não tem, porque as classes especialistas não dão talentos no nível 1 (você os gastaria com Foco em Perícia para Percepção e Ladinagem, além de Prontidão e, quando puder comprar, Dedos Ágeis, se realmente se aplicasse nisso). É difícil ver alguém que realmente faça isso, mas é interessante observar o que dá pra fazer, para ter como ponto de referência.
Enfim, Moreaus são diversificados e bons no que fazem já nos primeiros níveis. Não tão diversificados quando humanos, que têm seus 2 talentos para gastar livremente, porém mais poderosos que eles se souberem combinar seu Talento Moreau com os outros que vai comprar. Tudo depende de explorar bem o sistema, foco e criatividade.
Eu não sei você, mas eu realmente gosto MUITO de ganhar perícias treinadas extras fora da lista de classe. Pode não parecer, num primeiro momento, mas isso faz uma diferença tremenda.1 perícia treinada extra, que não precisa ser escolhida entre suas perícias de classe.
Por exemplo, você é um Mago ou Feiticeiro boladão, que pode acabar com um combate em um turno, se torrar seus recursos (uso do Item de Poder ou muitos PM para seus metamágicos bolados), mas tem só +7 de Iniciativa no nível 5 (o que não é ruim, mas também não é bom), o que comumente te faz agir só depois do boss inimigo e de seus aliados e inimigos mais velozes. Aí, quando chega sua vez, já está todo mundo engalfinhado e... Bem, você precisará lidar com isso, contornar, preparar-se para a situação...
Agora se você ganha 1 perícia treinada extra, já poderia ter +13 de Iniciativa (isso se não gastou talento algum pra melhorar as coisas). Aí, toda vez que você tem uma boa rolagem, fica perto dos 30 de resultado e age antes da maioria ou de todos na batalha, toca-lhe o pau com seus poderes e zéfini, 'cabou a luta, vamos pra próxima. Tudo mundo fica feliz, com seus PV e usos de habilidade intactos, além de poupar-se um tempo real que pode chegar a até mais de uma hora sem muita dificuldade (todo mundo que conhece D20 sabe como combates podem ser enrolados)...
Esse é um caso extremo, mas serve bem de referência. Outros casos legais, são você poder treinar Intuição com uma classe que não ganha isto, para não ser um completo trouxa, enganado por todo mundo (e Enganação é uma perícia forte pacas para não nos prepararmos ao menos um pouco contra ela). Também Meditação, que é do tipo Só Treinada, eu acho uma adição muito boa, especialmente em campanhas que já estão ali pelo nível 10. Mesmo com Sab baixa, já dá pra acessar os ótimos efeitos dela com certa frequência. E dependendo de sua classe, você pode achar ainda outros casos interessantes.
Outra coisa boa de ganhar perícia extra fora da lista de classes é cumprir os requisitos de talentos ou Classes de Prestígio sem precisar recorrer a multiclasse PARA isso ou queimar talentos com Treino em Perícia (o que é algo que dói na alma, sinceramente). Mas caso você vá mesmo fazer multiclasse, tem ainda a possibilidade de se tornar mais diversificado ainda em perícias, se escolher receber o treino em 1 das perícias da nova classe, conforme multiclasse permite.
Vale ainda comentar que para estas classes que só te dão miseráveis 2+mod. Int perícias treinadas e não usam Int pra coisa alguma, ganhar +1 perícia treinada (ainda por cima não limitada à lista de classes) é nada menos do que supimpa! Ao menos em 3 perícias importantes (como Iniciativa, Percepção e +1, dependendo da classe) você não se torna um Zé completo.
Não posso deixar de comentar ainda, novamente, que os Moreau são inferiores aos humanos em diversidade nas perícias, mas podem ficar mais poderosos que eles se escolherem bem seu talento Moreau. Fique de olho nisso.
Talentos Raciais
Os talentos raciais para Moreaus serão abordados nas análises de cada Moreau animalesco em separado. Não me refiro ao talentos Moreau (que não são raciais), mas a talentos raciais diversos que podem ser comprados de acordo com as características raciais de cada Moreau animalesco (por exemplo, os que ganham Faro podem pegar talentos de Faro, e assim por diante).
Conclusão
Bom, finalizando esta parte da análise dos Moreaus, creio que é seguro dizer que eles são bastante interessantes e diversificados, capazes de usar qualquer classe muito bem (comprando logo talentos que precisam ou tendo bons bônus nas coisas que lhes são mais úteis) e de compensar fraquezas destas classes (como a falta de talentos ou perícias, seja treinadas ou sua simples quantidade).
Vimos ainda que não há basicamente nenhuma vantagem em não possuir um talento Moreau, já que neste caso você fica só com +2 em uma habilidade, +1 perícia treinada e +2 talentos extras, o que é basicamente um humano piorado...
De qualquer forma, como já disse, o objetivo aqui era só falar das características comuns da raça e suas possibilidades mais gerais, para não poluir as análises individuais de cada Moreau animalesco que farei adiante (já estou fazendo, na verdade), seguindo a linha do que fiz quando analisei as Linhagens de Feiticeiros.
Bem, por enquanto é só, pessoal.