NOVA ARTON

Espaço para mostrar o material criado por você, de contos a desenhos. Leia e comente sobre as criações dos colegas do fórum!
Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: NOVA ARTON

Mensagem por the ga » 03 Fev 2016, 11:36

Mas Gor já existia, só era um deus menor obscuro.

Avatar do usuário
Senimaru
Mensagens: 3961
Registrado em: 22 Jul 2015, 21:23

Re: NOVA ARTON

Mensagem por Senimaru » 03 Fev 2016, 11:40

the ga escreveu:Mas Gor já existia, só era um deus menor obscuro.
Serio? Não to lembrando dele, aonde é falado sobre ele?
ImagemImagemImagemImagem


Me? Mad? Haha... quite likely!

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: NOVA ARTON

Mensagem por the ga » 03 Fev 2016, 11:56

Em todas as listas de Deuses Menores falam dele. A mais recente é do Guia da Trilogia.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: NOVA ARTON

Mensagem por Padre Judas » 03 Fev 2016, 12:18

No Calendário Artoniano fala um pouco dele - tem até uma magia que permite criar um item para contar o tempo (um tipo de "relógio") que é criado por clérigos de Gor.

--------------------------------
the ga escreveu:Tenho que dizer que, em termos de textos religiosos, contradições são obrigatórias. :lol:

Deuses não são exatamente criaturas racionais. Não podem mudar por conta própria nem deixar de ser a epítome de seus domínios. Tudo que aconteceu antes TINHA que acontecer, pois era a natureza básica de cada deus.
Lord Seph escreveu:Por isso eu disse que não precisa ter lógica. Apenas religiões criadas nessa era de aquário que seguem uma lógica :lol:.
Bem, na verdade, há um diferença: tanto a Teogonia de Hesíodo quanto ao Gênese tem inconsistências por conta de suas origens heterogêneas (e isto vale para outras religiões tradicionais). Hesíodo era um aedos, um tipo de sacerdote-poeta, e escreveu seu trabalho com base em tradições orais, buscando dar coerência e racionalidade a elas. E seu trabalho tende, sim a ser consistente consigo mesmo. Ele é inconsistente com o trabalho de outros aedos, ou seja, com outras teogonias, escritas mais ou menos no mesmo período, escritas por colegas dele que, na maioria dos casos, não são tão famosos como ele: Ferécides, Alcmán de Esparta, Museo, Orfeu - esse último é exceção, se tornou tão conhecido que virou ele mesmo um semideus e até ganhou uma religião com seu nome.

O Gênese é ainda mais complicado. Primeiro um escritor, chamado somente de Javista, escreveu um texto (que não é uma teogonia, na verdade, é uma cosmogonia) usando como base mitos sumérios, babilônicos e ugarit, com trechos adaptados do Enuma Elish e da Epopéia de Gilgamesh. Depois outro autor, o Eloísta, reescreveu o texto, tentando deixá-lo mais coerente. Aí, por volta do século V a.C. o sacerdote P (de "Priest") juntou os dois textos em um só, reescrevendo algumas partes para tentar deixá-los mais coesos entre si. E este é o Gênese que conhecemos hoje. Percebe-se que é um texto escrito a várias mãos, em que qualquer senso real de "unidade" é jogado pela janela.

No caso, ambas são obras com um objetivo sacro, seus autores eram "verdadeiros crentes", que queriam apenas dar alguma base mais sólida e permanente para suas convicções - no caso de Hesíodo, porque o desenvolvimento da Filosofia exigia isso, no caso dos hebreus, porque ao reescrever os mitos de criação removendo os outros deuses da jogada, ganhavam mais força diante das correntes religiosas rivais (lembrando que os hebreus são fenícios/cananeus, e estavam inicialmente inseridos em um contexto politeísta, com os javistas lutando para firmar seu deus sobre todos os outros - o que conseguiram, eventualmente).

No meu caso, meu objetivo é, por dizer assim, "artístico", voltado para o puro entretenimento. Não me baseio em tradições orais seculares, mas conjugo com Hesíodo o propósito de tentar construir um texto lógico e racional para meu trabalho. Aliás, como Tolkien, que também tentou fazer isso (mesmo que seu trabalho possa realmente conter algumas inconsistências).

MAS, vocês me convenceram. Não vou alterar a ordem, vou deixar definido que os deuses, antes do advento do Intelecto, eram guiados puramente por seus princípios, incapazes até mesmo de se comunicar como os seres materiais fazem, como forças cósmicas transcendentes. A ideia até que é interessante.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: NOVA ARTON

Mensagem por Padre Judas » 16 Mar 2016, 20:47

Fiz uma pequena mudança no começo do texto. Devido à excelente definição do Nada e do Vazio no TA, achei apropriado retomá-los.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
DiegoPaja
Mensagens: 178
Registrado em: 25 Ago 2014, 16:20
Contato:

Re: NOVA ARTON

Mensagem por DiegoPaja » 19 Set 2017, 14:00

Opinião polêmica:

Acho que muitos deuses poderiam ter tido até relações "homossexuais", apesar de eu não ter ideia se isso ocorre em Tormenta e nem ao menos se os deuses do panteão artoriano realmente tem alguma sexualidade. Até pela questão de "talvez os deuses não ter sexo definido" e por serem.... deuses, eles possam ter essas relações sem qualquer problema, além da ideologia de algum deus.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: NOVA ARTON

Mensagem por Padre Judas » 19 Set 2017, 14:28

DiegoPaja escreveu:Opinião polêmica:

Acho que muitos deuses poderiam ter tido até relações "homossexuais", apesar de eu não ter ideia se isso ocorre em Tormenta e nem ao menos se os deuses do panteão artoriano realmente tem alguma sexualidade. Até pela questão de "talvez os deuses não ter sexo definido" e por serem.... deuses, eles possam ter essas relações sem qualquer problema, além da ideologia de algum deus.
Pode acontecer, claro. Não é um problema. Eu me foquei em relações que geraram descendência e calhou de serem sempre entre deuses masculinos e femininos, mas nada impede.

Minotauros devem ser filhos de Tauron e Sszzaas. #prontofalei
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Responder

Voltar para “Fan Fiction & Fan Art”