Papo Livre

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
herrDoktorat
Mensagens: 1380
Registrado em: 16 Mar 2016, 07:33
Localização: Florianópolis/SC
Contato:

Re: Papo Livre

Mensagem por herrDoktorat » 31 Jan 2018, 11:45

Waldson escreveu:Mas ai cabe ao narrador/mestre mediar... eu não permito maldições de -1 que causem problemas menores que desvantagens de -1 ponto...
Aí é que está. Não acho que os problemas de uma desvantagem de -1 ponto sejam muito consistentes entre si, ou pelo menos, não de uma maneira que possa ser facilmente arbitrada. Concordo que não se pode culpar o jogador por procurar algo mais benéfico, mas às vezes esse equilibrar dos custos fica parecendo injusto, na minha opinião.

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Papo Livre

Mensagem por Waldson » 31 Jan 2018, 12:09

Fica, mas não é algo para tanto, se acha muito brando, faz valer zero... (Leia-se 0,5) se for médio faz valer 1, e se for grave 2...

O que está no manual é aquela coisa quase desorganizada porque as coisas vem surgindo, na época, ponto fraco do jeito que está parecia o suficiente (até porque o máximo de características era de 5 pontos) e o menor valor de desvantagens era -1... é compreensível que quando novas ideias vieram integrar o sistema, ao passo que o mesmo cresceu e ainda cresce, as pontuações comecem a se tornar inconsistentes... Antigamente o problema era muito maior, aos poucos vieram sendo revisados. mas tem coisas que não valem espaço em um livro... não acho vantajoso de nenhuma forma perder espaço para revisar ponto fraco por exemplo, que é um problema bastante fácil de contornar em mesa, bastando comparar o problema causado com outros de mesmo custo...

Interpor é uma manobra e uma vantagem nova que veio muito a calhar para a mesa, a explicação dela toma um espaço que poderia ter sido usado para revisar ponto fraco por exemplo. Mas eu pessoalmente prefiro mil vezes o espaço sendo usado para explicar interpor... contribuiu muito mais para o sistema... Ponto fraco custa -0 e pronto, resolvido o problema, insano furioso não existe, pronto, resolvido outro problema... maldição de -1 é um inconveniente que não causa risco de morte... cegueira = maldição de 1 ponto... até porque o que causa risco não é a cegueira, são suas atitudes como cego (entrar em batalha, dirigir um carro, sair sozinho)... Tudo é contornável... As sugestões menos problemáticas "se transforma em mulher por exemplo" são apenas para mostrar o que se da para simular com a desvantagem, ou mesmo de onde veio a inspiração da mesma... não precisa ser levada em conta... o Ranma por exemplo, em forma de mulher é um pouco mais baixo, tem uma voz diferente, e claro, virou mulher... isso pode trazer problemas para intimidar, talvez modelo especial pequeno, e outros problemas a depender do cenário... um pacote de coisas ruins que não lhe trazem risco imediato... (Já pensou ser capturado para ser vendido como escravo porque estava em forma de mulher?! ou ser jogado em uma arena por estar na forma de um homem? os problemas e benefícios que você teria com amazonas?)... tudo é relativo... "sua constituição mais frágil faz você ter um redutor de F" ... "sua estatura maior lhe deixa desengonçado e você sofre redutor de H"... "ao virar mulher ganha ponto fraco seios" "ao virar homem ganha ponto fraco saco"... enfim...

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Papo Livre

Mensagem por Shion » 31 Jan 2018, 13:22

Primeiramente, desvantagem de 0pts é uma obscenidade em um sistema de pontos. Não faz sentido ter algo que te causa problemas EM REGRAS e não ganhar nada por isso. Todo personagem tem suas peculiaridades e pode-se perfeitamente deixar muita coisa negativa só no background, sem afetar as regras, e se ter o mesmo resultado sem impactar a ficha. "Meu personagem ouve mal, pedindo para as pessoas repetirem o que acabaram de falar." Pronto, não pegou aquela bosta que é Deficiência Física (Audição Ruim) e se ele queria um personam que ouve mal, ele tem.

O Insano Furioso, por exemplo, deveria ser -2pts, afinal ele tem os problemas tanto de Insano quanto de Fúria, e só ganha 1pt que é o mesmo que Fúria sozinha. Não faz sentido. Posso simplesmente pegar Fúria e no backgroud dizer "o personam não bate bem da cuca, falando e agindo estranho as vezes".

Sobre Ponto Fraco, acho que é justamente o contrário: se tiver uma revisão aí sim pode passar a ser uma desvantagem que 'valha' -1, mas tem que acertar no ponto.

Outra coisa é a forma que eles usaram Ponto Fraco em raças como os Elfos Negros e Fintroll, que vai completamente contra a própria descrição da desvantagem. Era difícil usar Maldição no lugar? Sei que vai soar pesado, mas parece que alguém tinha fumado um quando fez isso, não condiz nada com o próprio manual, nem parece que sabiam o que estavam fazendo.

Porém, isso não me é culpa do pessoal que está trabalhando no sistema agora, isso é algo que vem láááááá de trás, e as vezes eles nem tem poder sobre algumas coisas.
Fiquei até com vergonha de quase todos os meus personagens terem ou uma maldição ou um ponto fraco agora... XD
Eu faço o mesmo, screw it. Tá lá no manual, não tem que reclamar. Tem tanta desvantagem ruim que quando tu precisa de uns pontos é só ir nas 'coringas', as velhas Maldição (-1), Ponto Fraco (-1) e CdH (Caçador, -1) por exemplo. Se o teu personagem é gente boa, bonzinho mesmo, não faz mal nenhum um CdH (heróis e/ou honestidade) e ganhar ponto por isso. Isso é o inverso do que falei lá em cima, e é totalmente válido, deveria ser sempre assim.
Imagem

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Papo Livre

Mensagem por Waldson » 31 Jan 2018, 14:11

Bem, eu discordo de você nesse ponto shion... se for jogar todo o trabalho, até o mais simples de todos (que inclusive já fizeram se levar em conta que o manual do defensor veio para sanar certos problemas referentes a desvantagens de zero pontos), para os manuais... você só vai jogar aventuras prontas e oficiais, e, ou, você terá mesas estáticas e totalmente "gurpadas" Uma interpretação simples pode sim impedir ponto fraco de agir como age hoje, sem caso por parte do jogador... afinal, é pelo bem da pontuação, até porque se o jogador fizer questão por conta dessa mudança bobinha, então não se deve ter pena de cobrar cada minuciosa regra do jogo, desde "você está me devendo o background do personagem, e esse background tem que justificar cada poder e limitação do seu personagem em detalhes" até um belo e combado npc que fará aqueles "chilique por 2 pontos extras" serem o mesmo que nada... e no final o narrador ainda poderia alegar que "criou um char com a mesma pontuação e regras que o personagem..."

Eu por exemplo não vejo nenhum problema de chamar o "ponto fraco" dos fintrolls de ponto fraco em vez de maldição... eu acabei de dizer que deveriam ser uma mesma vantagem e o nome deveria sim ser ponto fraco... maldição seria somente de 2 pontos... enfim... eu acho desnecessário e você não... faz parte...

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Papo Livre

Mensagem por Shion » 31 Jan 2018, 15:10

Eu por exemplo não vejo nenhum problema de chamar o "ponto fraco" dos fintrolls de ponto fraco em vez de maldição... eu acabei de dizer que deveriam ser uma mesma vantagem e o nome deveria sim ser ponto fraco... maldição seria somente de 2 pontos... enfim... eu acho desnecessário e você não... faz parte...
Se fosse assim não teria problema, mas estou falando especificamente da regra escrita no manual.

Os problemas trazidos pelo 'Ponto Fraco' dos Fintroll não tem nada a ver com a desvantagem Ponto Fraco, daria um total de uns -4 em desvantagens e nem chega perto da regra escrita da desvantagem. Maldição é a desvantagem com interpretação mais aberta no sistema, então faria mais sentido até porque ela pode de fato emular TODAS as desvantagens.
Editado pela última vez por Shion em 31 Jan 2018, 20:11, em um total de 1 vez.
Imagem

herrDoktorat
Mensagens: 1380
Registrado em: 16 Mar 2016, 07:33
Localização: Florianópolis/SC
Contato:

Re: Papo Livre

Mensagem por herrDoktorat » 31 Jan 2018, 15:39

Shion escreveu:Tem tanta desvantagem ruim que quando tu precisa de uns pontos é só ir nas 'coringas', as velhas Maldição (-1), Ponto Fraco (-1) e CdH (Caçador, -1) por exemplo.
Estou me sentindo representado aqui.

Short Hope
Mensagens: 157
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:46

Re: Papo Livre

Mensagem por Short Hope » 01 Fev 2018, 01:02

<Você vê a discussão. A discussão é sobre desvantagens que valem 0 pontos, sobre desvantagens que os jogadores usam para aumentar a pontuação de seus personagens, sobre desvantagens que dão ponto e não valem nada.>

<Você pensa: péra, não tem ninguém falando de Poder Vergonhoso.>

<Você abandona a discussão antes mesmo de começar a participar.>

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Papo Livre

Mensagem por Padre Judas » 01 Fev 2018, 07:22

Qual o problema com Poder Vergonhoso? É uma Desvantagem real, interessante para magos ou personagens que usem "efeitos especiais", como o surgimento de símbolos mágicos ou auras estranhas.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Papo Livre

Mensagem por Shion » 01 Fev 2018, 18:31

Que ela é real é um fato, ela existe no manual, mas eu prefiro não comentar nela pois até eu acho que é 'de graça demais'. Tudo que você usar PMs tem um efeito negativo, ok, mas é um efeito muito pequeno comparado com o ponto que te dá de volta. Um personagem pode comprar lá um poder extra em seu Ataque Especial e arcar com o custo pegando Exagerado; dependendo da construção do personagem, se ele vai causar dano direto sempre, aquele problema dificilmente será relevante, pois não tem teste de R em rolagens de dano.

Vai lá o healer e pega Constrangedor, como ele não vai usar seus PMs em ataques é um ponto de graça, FA-1 não o afetará.
Imagem

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Papo Livre

Mensagem por Padre Judas » 01 Fev 2018, 20:09

O Mestre pode e deve impor restrições aí. Uma Desvantagem que não atrapalha o personagem não é Desvantagem.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Responder

Voltar para “3D&T”