RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
diegocbarboza
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Fev 2017, 16:56

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por diegocbarboza » 21 Fev 2017, 09:13

Tiagoriebir escreveu:Hey diego, estava ontem pensando nesse seu projeto e surgiu uma sugestão. Acho que você poderia disponibilizar esse sistema como um simulador de batalhas, um tipo de mapa virtual para jogadores de 3D&T, de um jeito parecido com os serviços do Roll20 e do antigo Taulukko.

Ele poderia ser focado na simplicidade: o mestre pode desenhar um mapa rapidamente, estabelecendo tipos de terreno, e computar fichas de jogadores e NPCs também com facilidade.

Penso que algo assim poderia te ser muito útil porque você pode pegar as impressões das pessoas que usarem o simulador, corrigindo erros que surgirem e implementando, com o tempo, correções e melhorias de recursos.

Além disso, fazer um simulador de batalhas assim é bem mais simples do que um jogo de RPG inteiro. Não que você não deva fazer o jogo (muito pelo contrário!), mas é que com um simulador você já poderia testar a funcionalidade das mecânicas, recebendo feedback do trabalho que já fez. Enquanto isso, você poderia se dedicar a fazer os outros aspectos do jogo, como a história do game em si e outros detalhes.

Então, resumindo, minha sugestão é:
(1) fazer um simulador online de 3D&T. Isso vai te ajudar com embasamento e motivação para
(2) fazer um jogo de RPG com as regras de 3D&T.

Enfim, fica a ideia. =)
Isso é uma ótima ideia sim! Vou analisar aqui o que dá pra fazer. Algo que eu tinha pensado também é a possibilidade de ter um modo multiplayer (local mesmo) onde dois ou mais jogadores se enfrentam, talvez usando personagens prontos, como se fosse um boardgame.

diegocbarboza
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Fev 2017, 16:56

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por diegocbarboza » 23 Fev 2017, 17:32

Fala pessoal, tenho algumas novidades! Segue a lista:
  • Implementei as vantagens Deflexão e Reflexão, inclusive calculando o dano em quem fez o ataque caso ele seja refletido.
  • Implementei a vantagem Membros Elásticos. Eu coloquei um alcance fixo pra essa vantagem (três blocos extras), mas o ataque corpo-a-corpo continua podendo ser feito em blocos adjacentes, ao contrário do ataque com PdF.
  • Implementei a vantagem Tiro Carregável.
  • Implementei a desvantagem Munição Limitada. Opcionalmente, dá pra ligar isso pra todos os personagens como sugere o manual. Pensei que nesse caso, ao terminar a munição o personagem poderia ter um turno pra recarregar, como no XCOM. Se for assim, talvez a quantidade de munição possa ser simplesmente o Pdf, ao invés de 3 vezes isso.
  • Implementei a desvantagem Assombrado. Ao invés de fazer o teste no começo do combate, alterei pra testar no começo de cada turno. Assim, se falhar no teste o personagem sofre a penalidade de assombrado até o próximo turno.
  • Adicionei o estado Indefeso mas pelo menos por enquanto deixei essa opção desligada pra certas vantagens como Energia Extra e Tiro Carregável. Acho que deixar o personagem indefeso nesse caso pode enfraquecer demais essas vantagens. Mas isso é algo que dá pra ligar fácil também se necessário.
  • Adicionei um feedback visual quando os personagens ganham ou perdem PVs e PMs (aparece um número na tela próximo ao personagem).
  • Adicionei uns efeitos coloridos pra indicar quando houve um ataque. Também inclui um breve atraso entre as ações pra dar pra entender melhor o que está acontecendo antes de ir para a próxima ação.
Ainda falta muita coisa, claro, mas acho que já dá pra disponibilizar uma versão pra vocês testarem e verem como está ficando. Pra isso, queria definir um nome para colocar na página do jogo. Alguém tem alguma sugestão?

diegocbarboza
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Fev 2017, 16:56

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por diegocbarboza » 24 Fev 2017, 17:20

Comecei a prototipar também a parte de exploração fora de combate. No gif abaixo, o mapa é gerado aleatoriamente e o jogador pode se mover somente entre localidades vizinhas. A ideia é que cada local tem um tipo que dispara eventos diferentes, como o tempo que pode ser usado pra curar/ressuscitar personagens, loja para comprar itens, cidade pra recrutar outros integrantes, florestas e masmorras que podem ter inimigos e por aí vai. Esses lugares também podem ter eventos que o jogador interage selecionando uma ação e faz testes de atributos ou perícias para ver o resultado.

Imagem

Avatar do usuário
Lucena
Mensagens: 4033
Registrado em: 13 Jan 2015, 21:24

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por Lucena » 24 Fev 2017, 17:53

Bem legal, tipo como acontece em Final Fantasy Tactics e Tactics Ogre, né?
Everything Lives!

Código: Selecionar todos

[quote="Pelleas"][img]https://i.imgur.com/qkSeY1p.png[/img]
 [/quote]

diegocbarboza
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Fev 2017, 16:56

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por diegocbarboza » 24 Fev 2017, 17:55

Lucena escreveu:Bem legal, tipo como acontece em Final Fantasy Tactics e Tactics Ogre, né?
Sim, eu só não me lembro se nesses jogos os mapas eram aleatórios. Acho que não. Uma referência que eu estou usando é o FTL.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por Padre Judas » 24 Fev 2017, 19:27

Está ficando cada vez mais interessante... o/
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

diegocbarboza
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Fev 2017, 16:56

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por diegocbarboza » 28 Fev 2017, 22:33

Padre Judas escreveu:Está ficando cada vez mais interessante... o/
:)

Adicionei vários coisas novas no mapa. Agora dá pra acompanhar seu grupo nessa tela e os resultados dos eventos aleatórios são aplicados em um personagem ou no grupo (por enquanto dá pra ganhar/perder PV, PM, XP e ouro). O jogo também seleciona o melhor personagem para cada teste ou um personagem aleatório (se configurado assim).

Imagem

diegocbarboza
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Fev 2017, 16:56

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por diegocbarboza » 05 Mar 2017, 22:12

Oi pessoal, dei uma melhorada na tela do mapa e implementei a geração aleatória de nomes de localidades e personagens.

Imagem

diegocbarboza
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Fev 2017, 16:56

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por diegocbarboza » 15 Fev 2018, 15:59

Oi pessoal, fiquei quase um ano sem postar, mas continuo trabalhando no jogo! Ultimamente tenho postado no grupo Masmorra de Valkaria no Facebook, mas vou tentar voltar a divulgar as atualizações no desenvolvimento por aqui também.

Recentemente estive trabalhando na tela de criação de personagens. Essa tela vai permitir que você monte os personagens que vai levar pra aventura usando as regras do 3D&T pra distribuir pontos em características e comprar vantagens, desvantagens e perícias. Algumas pessoas pediram e é possível que eu adicione uma opção de exportar a ficha como um arquivo de texto pra usar no RPG de mesa também.

Imagem

Fiz umas atualizações no estilo de arte. O jogo no momento está assim:

Imagem

E ai, o que acham? O que vocês gostariam de ver no jogo?

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por Padre Judas » 15 Fev 2018, 16:59

Que bom ver você postando por aqui novamente, Diego! o/

O jogo parece estar ficando ótimo. Como você vai lidar com as mudanças que o sistema traz, como novas Vantagens e Kits. Minha sugestão, se for possível, é ter um meio do próprio usuário incluir modificações como Vantagens com bônus específicos, por exemplo.

Aliás, você vai incluir kits? Se for, vai dar um trabalho monstro. Recomendo que pegue só alguns e os faça de modo que sejam suficientes, mas fica a sugestão.

Continue firme! \o/
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Responder

Voltar para “3D&T”