Dúvidas 3D&T
Re: Dúvidas 3D&T
Pessoal! Queria encontrar a matéria do Burp sobre a Característica Dinheiro ou Poder de Compra que ele publicou na Jambo. Não lembro se foi publicada aqui também, ou só esperando o site voltar ao ar para poder a encontrar?
Re: Dúvidas 3D&T
Bom dia!
Por favor, tirem-me uma dúvida, se possível.
Pontos de Ferimento - Manual do Defensor
Em caso de um acerto crítico na rolagem de FA, no entanto, os PFs
do personagem podem ser diretamente atingidos. O atacante tem a opção
de, em vez de dobrar a Força ou Poder de Fogo no cálculo da FA, causar
uma quantidade de dano igual à característica nos PFs do adversário.
Assim, um personagem com F3 e H2 que role um 6 terá FA normal de
11 (F3 + H2 + 6), mas também causará 3 pontos de dano diretamente
nos PFs do inimigo.
No caso, não basta tirar o crítico, né?! Tem que vencer a FD do adversário para causar o dano nos PF?!
Uma segunda maneira de atacar diretamente os PFs de um adversário
é mirando nos pontos vitais. Isso é feito com um teste de Força
ou Poder de Fogo menos a Armadura do adversário — por exemplo, um
personagem de F3 atacando alguém de A2 precisaria rolar 1 no dado
para conseguir. Se tiver sucesso, causará dano diretamente nos PFs,
como acima; no entanto, nenhum dano será causado nos PVs, mesmo
em caso de falha. O defensor pode evitar a perda de PFs se conseguir um acerto
crítico na rolagem de FD. Nesse caso, pode trocar o multiplicador da
Armadura para reduzir o dano recebido. Por exemplo, um personagem
de A2 defendendo um ataque de F3 receberia apenas 1 ponto de
dano nos PFs.
E aqui? Para atacar diretamente os PFs, basta somente o teste de F ou PDF menos a A do adversário, ou, após
esse teste, é preciso atacar e vencer a FD?!
Mais algumas dúvidas!
Medicina: Quantos PV um personagem consciente recupera com um teste de Medicina realizado por outro personagem?!
Alquimista: Um diagrama funciona, por exemplo, um combate inteiro para o poder para o qual ele foi desenhado?!
Separação: Ação, movimento, ou ação completa criar uma cópia?!
Por favor, tirem-me uma dúvida, se possível.
Pontos de Ferimento - Manual do Defensor
Em caso de um acerto crítico na rolagem de FA, no entanto, os PFs
do personagem podem ser diretamente atingidos. O atacante tem a opção
de, em vez de dobrar a Força ou Poder de Fogo no cálculo da FA, causar
uma quantidade de dano igual à característica nos PFs do adversário.
Assim, um personagem com F3 e H2 que role um 6 terá FA normal de
11 (F3 + H2 + 6), mas também causará 3 pontos de dano diretamente
nos PFs do inimigo.
No caso, não basta tirar o crítico, né?! Tem que vencer a FD do adversário para causar o dano nos PF?!
Uma segunda maneira de atacar diretamente os PFs de um adversário
é mirando nos pontos vitais. Isso é feito com um teste de Força
ou Poder de Fogo menos a Armadura do adversário — por exemplo, um
personagem de F3 atacando alguém de A2 precisaria rolar 1 no dado
para conseguir. Se tiver sucesso, causará dano diretamente nos PFs,
como acima; no entanto, nenhum dano será causado nos PVs, mesmo
em caso de falha. O defensor pode evitar a perda de PFs se conseguir um acerto
crítico na rolagem de FD. Nesse caso, pode trocar o multiplicador da
Armadura para reduzir o dano recebido. Por exemplo, um personagem
de A2 defendendo um ataque de F3 receberia apenas 1 ponto de
dano nos PFs.
E aqui? Para atacar diretamente os PFs, basta somente o teste de F ou PDF menos a A do adversário, ou, após
esse teste, é preciso atacar e vencer a FD?!
Mais algumas dúvidas!
Medicina: Quantos PV um personagem consciente recupera com um teste de Medicina realizado por outro personagem?!
Alquimista: Um diagrama funciona, por exemplo, um combate inteiro para o poder para o qual ele foi desenhado?!
Separação: Ação, movimento, ou ação completa criar uma cópia?!
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Re: Dúvidas 3D&T
Vou falar como eu interpreto essas coisas:
1 - Além do Crítico, tem que vencer a FD
2 - Basta passar no teste (note que esses testes de Característica - Característica do adversário são bem difíceis)
3 - Acho que a Medicina devia curar 1 PV. Porém, se você usa níveis de sucesso, pode fazer com que ela cure PVs iguais ao Nível de Sucesso. Você também, se usar PFs, pode fazer que a Medicina não cura PVs (que passam a representar mais "stamina" do que integridade do corpo), só PFs. E, no geral, acho que você devia limitar a medicina no sentido de: cada personagem só pode receber Medicina 1x por dia ou então o teste de Medicina levar algumas horas
4 - Acho que é uma ação normal. Na minha mesa temos uma regra que você pode pagar 1 ponto a mais em uma vantagem para poder usá-la como um movimento ao invés de uma ação. E por 1 ponto a mais, se isso fizer sentido, você pode usá-la como uma esquiva (ex.: o cara vai te atacar e como reação você se transforma na sua Forma Alternativa, por exemplo).
1 - Além do Crítico, tem que vencer a FD
2 - Basta passar no teste (note que esses testes de Característica - Característica do adversário são bem difíceis)
3 - Acho que a Medicina devia curar 1 PV. Porém, se você usa níveis de sucesso, pode fazer com que ela cure PVs iguais ao Nível de Sucesso. Você também, se usar PFs, pode fazer que a Medicina não cura PVs (que passam a representar mais "stamina" do que integridade do corpo), só PFs. E, no geral, acho que você devia limitar a medicina no sentido de: cada personagem só pode receber Medicina 1x por dia ou então o teste de Medicina levar algumas horas
4 - Acho que é uma ação normal. Na minha mesa temos uma regra que você pode pagar 1 ponto a mais em uma vantagem para poder usá-la como um movimento ao invés de uma ação. E por 1 ponto a mais, se isso fizer sentido, você pode usá-la como uma esquiva (ex.: o cara vai te atacar e como reação você se transforma na sua Forma Alternativa, por exemplo).
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Re: Dúvidas 3D&T
Só para deixar mais claro...
A citação que você traz especifica que o dano causado é diretamente nos PFs - dano em 3D&T é invariavelmente fonte de uma diferença entre FA e FD, quando a FA superar a FD. Então para acontecer o efeito a FD deve ser superada.leosilva7 escreveu: Em caso de um acerto crítico na rolagem de FA, no entanto, os PFs
do personagem podem ser diretamente atingidos. O atacante tem a opção
de, em vez de dobrar a Força ou Poder de Fogo no cálculo da FA, causar
uma quantidade de dano igual à característica nos PFs do adversário.
Assim, um personagem com F3 e H2 que role um 6 terá FA normal de
11 (F3 + H2 + 6), mas também causará 3 pontos de dano diretamente
nos PFs do inimigo.
No caso, não basta tirar o crítico, né?! Tem que vencer a FD do adversário para causar o dano nos PF?!
É como uma substituição: ao invés de rolar um crítico, você pode tentar este método - o porém é que, caso o teste falhe, o ataque não causa nem dano, superando a FD ou não. Ou seja, é preciso, sim, vencer a FD.leosilva7 escreveu:Uma segunda maneira de atacar diretamente os PFs de um adversário
é mirando nos pontos vitais. Isso é feito com um teste de Força
ou Poder de Fogo menos a Armadura do adversário — por exemplo, um
personagem de F3 atacando alguém de A2 precisaria rolar 1 no dado
para conseguir. Se tiver sucesso, causará dano diretamente nos PFs,
como acima; no entanto, nenhum dano será causado nos PVs, mesmo
em caso de falha. O defensor pode evitar a perda de PFs se conseguir um acerto
crítico na rolagem de FD. Nesse caso, pode trocar o multiplicador da
Armadura para reduzir o dano recebido. Por exemplo, um personagem
de A2 defendendo um ataque de F3 receberia apenas 1 ponto de
dano nos PFs.
E aqui? Para atacar diretamente os PFs, basta somente o teste de F ou PDF menos a A do adversário, ou, após
esse teste, é preciso atacar e vencer a FD?!
Fique à vontade.leosilva7 escreveu: Mais algumas dúvidas!
Com a especialização Cirurgia, apenas 1PV ao ser bem-sucedido num teste Médio e isto pode ser feito apenas uma vez por dia para cada personagem. A especialização Primeiros Socorros permite estabilizar um personagem com 0PVs, como descrito no Teste de Morte. O Manual é claro a respeito.leosilva7 escreveu: Medicina: Quantos PV um personagem consciente recupera com um teste de Medicina realizado por outro personagem?!
Não, a descrição da vantagem deixa suficientemente claro que cada diagrama é de utilização única - usou, o diagrama não serve mais.leosilva7 escreveu: Alquimista: Um diagrama funciona, por exemplo, um combate inteiro para o poder para o qual ele foi desenhado?!
O Manual não especifica, então provavelmente se trata de uma chamada Ação Muito Simples (Manual 3D&T Alpha, p. 70) - de qualquer forma, isto não quer dizer que as cópias criadas podem agir imediatamente. Sugiro perguntar ao mestre ou chegar a um consenso com seu grupo.leosilva7 escreveu: Separação: Ação, movimento, ou ação completa criar uma cópia?!
Re: Dúvidas 3D&T
Duplicação, além de ser uma versão melhorada de Separação, fala que se gasta uma ação. Eu faria o mesmo para a cópia e ainda rolava a iniciativa dela.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.
Re: Dúvidas 3D&T
Dúvida em dois casos de Ataque Continuo (kit Guerreiro)
1º caso: se eu utilizo um Ataque Especial Tempestade de Golpes e, com isso, reduzo mais de um inimigo a 0 PVs, essa quantidade de inimigos já entra na conta do ataque contínuo?
2º caso: a descrição do poder diz que o guerreiro pode usar esse poder até não conseguir derrubar um inimigo ou até derrubar um número de inimigos igual a F. Como não diz se isso é por turno, fiquei pensando em uma situação onde um guerreiro enfrenta vários inimigos ao mesmo tempo e usa ataque múltiplo. ele pode considerar o limite igual à sua F para cada ataque dos múltiplos (assumindo que ele seja capaz de derrubar os inimigos com um golpe)?
Valeu!
1º caso: se eu utilizo um Ataque Especial Tempestade de Golpes e, com isso, reduzo mais de um inimigo a 0 PVs, essa quantidade de inimigos já entra na conta do ataque contínuo?
2º caso: a descrição do poder diz que o guerreiro pode usar esse poder até não conseguir derrubar um inimigo ou até derrubar um número de inimigos igual a F. Como não diz se isso é por turno, fiquei pensando em uma situação onde um guerreiro enfrenta vários inimigos ao mesmo tempo e usa ataque múltiplo. ele pode considerar o limite igual à sua F para cada ataque dos múltiplos (assumindo que ele seja capaz de derrubar os inimigos com um golpe)?
Valeu!
- Darknarallatoch
- Mensagens: 211
- Registrado em: 09 Dez 2013, 22:41
Re: Dúvidas 3D&T
Aqui no fórum eu vi alguns posts afirmando que há uma regra que define que o mínimo de PMs gastos em uma magia ou poderes é 1PM. Logo, se eu uso Magia Intensa (poder de Feiticeiro, que permite conjurar magia por -2 PMs) para conjurar um Aumento de Dano de 2 PMs, eu ainda teria que pagar 1 PM por turno para conjurar e manter a magia.
Porém eu não consegui encontrar onde se encontra esta regra dizendo que o mínimo é 1 PM, exceto em uma menção breve no Tormenta Alpha (que falava sobre Vantagens Regionais, o que me deixou em dúvida se ela vale apenas para quando se usa Vantagens Regionais na redução do poder ou em qualquer situação mesmo). Vocês sabem se é uma regra que foi abandonada? Ou se ela é realmente oficial e faz parte da versão atual do sistema? Se ela está presente em algum manual, poderiam me informar a página?
Porém eu não consegui encontrar onde se encontra esta regra dizendo que o mínimo é 1 PM, exceto em uma menção breve no Tormenta Alpha (que falava sobre Vantagens Regionais, o que me deixou em dúvida se ela vale apenas para quando se usa Vantagens Regionais na redução do poder ou em qualquer situação mesmo). Vocês sabem se é uma regra que foi abandonada? Ou se ela é realmente oficial e faz parte da versão atual do sistema? Se ela está presente em algum manual, poderiam me informar a página?
Re: Dúvidas 3D&T
@Darknarallatoch: pois é, esta regra foi removida do texto na versão Alpha, mas de acordo com um dos revisores (se bem me lembro, o Keitarô) isso foi porque não tinha como ser feito com o manual base, essa possibilidade só veio depois com os kits. Teria que achar a postagem dele de novo pra ver a resposta exata, mas era algo assim. Pelo que sei, em regras isso nunca foi mesmo abandonado apesar de não estar no texto, o que é de fato um problema.
Então eu diria que não, os alvos do Ataque Especial Tempestade de Golpes não entram no limite pois este é um ataque, uma só FA, e ela pode nem derrotar todos os inimigos para contar, só precisa derrotar UM para ativar o Ataque Contínuo.
É especulação minha, mas acredito que o número máximo de inimigos derrotados do poder (até F inimigos) é por UM ataque individual 'repetido'. Então tu faz uma rolagem de FA, se deixou alguém com 0PVs pode fazer um 'novo' ataque contra outro alvo, e outro, até o limite de F alvos, se tornando assim um tipo de Ataque Múltiplo mas com uma limitação diferente. Logo, seriam F ataques a partir do primeiro. Pensando assim, ele poderia inclusive usar Ataque Múltiplo e, em um 'segundo ataque', derrubar até F alvos de novo, no mesmo turno, e depois um 'terceiro ataque' (mesmo que visualmente ele estiver fazendo vários ataques a acada ativação do Ataque Contínuo). Eu vejo como cada ataque individual podendo ativar o poder e abrir uma nova corrente de ataques.
No teu caso específico com Tempestade de Golpes seria algo assim:
O Guerreiro com F4 faz um Ataque Especial (TdG) em 4 alvos ao seu redor. Ele derrota um alvo apenas, mas é o suficiente para ativar o poder Ataque Contínuo e ele faz um novo ataque, que também terá Tempestade de Golpes. No segundo, ele derrotou dois alvos, o que permite ele fazer um novo ataque por Ataque Contínuo, e no terceiro ele derrotou o último inimigo. Se ainda tivessem alvos, ele poderia fazer mais um, mas como não têm ele pára aí.
A coisa pode fugir um pouco do controle se ele tiver também Membros Elásticos, afinal o TdG vai atingir um número enorme de inimigos, o que provavelmente vai acabar derrotando todos os possíveis alvos em algum momento, se ele foi capaz de derrotar pelo menos um por ataque (e com isso causar dano nos demais, o que facilita um ser morto no próximo ataque, se não no próximo e por aí vai). Digamos que em um determinado ataque ele não derrotou ninguém, teve lá uma rolagem 1 pra FA. Se ele começou usando um Ataque Múltiplo e no seu primeiro ataque ele conseguiu uma corrente de ativações do Ataque Contínuo até parar, ele pode agora no segundo ataque do Ataque Múltiplo começar tudo de novo, olha que bacana
Claro, isso é como eu vejo, precisaria de alguém como Arma, Tiago, BURP ou Keitarô pra confirmar mas acho que faz sentido.
@Eldrag: o caso do 'ataque contínuo' é um pouco complicado no roleplay pois ele é tecnicamente um só ataque que atinge vários inimigos (por isso ele mantém os bônus originais inclusive). Ou seja, o Guerreiro dá uma espadada, derrota o inimigo e continua com o movimento e atinge outro, e outro... mas em regras nada impede de serem vários ataques de fato, afinal ele rola a FA de novo até, e sabemos que se está dentro da regra podemos ajustar o roleplay de acordo livremente.
Então eu diria que não, os alvos do Ataque Especial Tempestade de Golpes não entram no limite pois este é um ataque, uma só FA, e ela pode nem derrotar todos os inimigos para contar, só precisa derrotar UM para ativar o Ataque Contínuo.
É especulação minha, mas acredito que o número máximo de inimigos derrotados do poder (até F inimigos) é por UM ataque individual 'repetido'. Então tu faz uma rolagem de FA, se deixou alguém com 0PVs pode fazer um 'novo' ataque contra outro alvo, e outro, até o limite de F alvos, se tornando assim um tipo de Ataque Múltiplo mas com uma limitação diferente. Logo, seriam F ataques a partir do primeiro. Pensando assim, ele poderia inclusive usar Ataque Múltiplo e, em um 'segundo ataque', derrubar até F alvos de novo, no mesmo turno, e depois um 'terceiro ataque' (mesmo que visualmente ele estiver fazendo vários ataques a acada ativação do Ataque Contínuo). Eu vejo como cada ataque individual podendo ativar o poder e abrir uma nova corrente de ataques.
No teu caso específico com Tempestade de Golpes seria algo assim:
O Guerreiro com F4 faz um Ataque Especial (TdG) em 4 alvos ao seu redor. Ele derrota um alvo apenas, mas é o suficiente para ativar o poder Ataque Contínuo e ele faz um novo ataque, que também terá Tempestade de Golpes. No segundo, ele derrotou dois alvos, o que permite ele fazer um novo ataque por Ataque Contínuo, e no terceiro ele derrotou o último inimigo. Se ainda tivessem alvos, ele poderia fazer mais um, mas como não têm ele pára aí.
A coisa pode fugir um pouco do controle se ele tiver também Membros Elásticos, afinal o TdG vai atingir um número enorme de inimigos, o que provavelmente vai acabar derrotando todos os possíveis alvos em algum momento, se ele foi capaz de derrotar pelo menos um por ataque (e com isso causar dano nos demais, o que facilita um ser morto no próximo ataque, se não no próximo e por aí vai). Digamos que em um determinado ataque ele não derrotou ninguém, teve lá uma rolagem 1 pra FA. Se ele começou usando um Ataque Múltiplo e no seu primeiro ataque ele conseguiu uma corrente de ativações do Ataque Contínuo até parar, ele pode agora no segundo ataque do Ataque Múltiplo começar tudo de novo, olha que bacana
Claro, isso é como eu vejo, precisaria de alguém como Arma, Tiago, BURP ou Keitarô pra confirmar mas acho que faz sentido.
Re: Dúvidas 3D&T
Shion, você possui uma interpretação igual a minha! Isso torna o guerreiro realmente muito perigoso na linha de frente. Agradeço pela ajuda e me mantenho receptivo a informações fornecidas pelos autores.Shion escreveu: @Eldrag: o caso do 'ataque contínuo' é um pouco complicado no roleplay pois ele é tecnicamente um só ataque que atinge vários inimigos (por isso ele mantém os bônus originais inclusive). Ou seja, o Guerreiro dá uma espadada, derrota o inimigo e continua com o movimento e atinge outro, e outro... mas em regras nada impede de serem vários ataques de fato, afinal ele rola a FA de novo até, e sabemos que se está dentro da regra podemos ajustar o roleplay de acordo livremente.
Então eu diria que não, os alvos do Ataque Especial Tempestade de Golpes não entram no limite pois este é um ataque, uma só FA, e ela pode nem derrotar todos os inimigos para contar, só precisa derrotar UM para ativar o Ataque Contínuo.
É especulação minha, mas acredito que o número máximo de inimigos derrotados do poder (até F inimigos) é por UM ataque individual 'repetido'. Então tu faz uma rolagem de FA, se deixou alguém com 0PVs pode fazer um 'novo' ataque contra outro alvo, e outro, até o limite de F alvos, se tornando assim um tipo de Ataque Múltiplo mas com uma limitação diferente. Logo, seriam F ataques a partir do primeiro. Pensando assim, ele poderia inclusive usar Ataque Múltiplo e, em um 'segundo ataque', derrubar até F alvos de novo, no mesmo turno, e depois um 'terceiro ataque' (mesmo que visualmente ele estiver fazendo vários ataques a acada ativação do Ataque Contínuo). Eu vejo como cada ataque individual podendo ativar o poder e abrir uma nova corrente de ataques.
No teu caso específico com Tempestade de Golpes seria algo assim:
O Guerreiro com F4 faz um Ataque Especial (TdG) em 4 alvos ao seu redor. Ele derrota um alvo apenas, mas é o suficiente para ativar o poder Ataque Contínuo e ele faz um novo ataque, que também terá Tempestade de Golpes. No segundo, ele derrotou dois alvos, o que permite ele fazer um novo ataque por Ataque Contínuo, e no terceiro ele derrotou o último inimigo. Se ainda tivessem alvos, ele poderia fazer mais um, mas como não têm ele pára aí.
A coisa pode fugir um pouco do controle se ele tiver também Membros Elásticos, afinal o TdG vai atingir um número enorme de inimigos, o que provavelmente vai acabar derrotando todos os possíveis alvos em algum momento, se ele foi capaz de derrotar pelo menos um por ataque (e com isso causar dano nos demais, o que facilita um ser morto no próximo ataque, se não no próximo e por aí vai). Digamos que em um determinado ataque ele não derrotou ninguém, teve lá uma rolagem 1 pra FA. Se ele começou usando um Ataque Múltiplo e no seu primeiro ataque ele conseguiu uma corrente de ativações do Ataque Contínuo até parar, ele pode agora no segundo ataque do Ataque Múltiplo começar tudo de novo, olha que bacana
Claro, isso é como eu vejo, precisaria de alguém como Arma, Tiago, BURP ou Keitarô pra confirmar mas acho que faz sentido.
Re: Dúvidas 3D&T
Basta apenas o teste de F ou PDF (com penalidade da A do adversário), para fazer um Ataque Direcionado, ou após sucesso no teste, eu tenho que rolar a FA para vencer a FD do adversário?!