Idéias para Regras Alpha

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
CharlesFJr
Mensagens: 67
Registrado em: 12 Jan 2017, 08:59

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por CharlesFJr » 28 Fev 2018, 09:19

Custos Alternativos

Estas regras permitem substituir o custo em PMs de qualquer Vantagem por outro dos custos abaixo. Você deve escolher qual o custo para a Vantagem no momento da compra.

Tempo de Recarga: Ao invés de gastar PMs, você perde a Vantagem temporariamente após o uso. Você recupera a Vantagem após um número de turnos igual ao custo em PMs. Para Vantagens sustentáveis o Tempo de Recarga é de acordo com a duração da Vantagem (ex.: turnos para Vantagens sustentáveis por turno, horas para Vantagens sustentáveis por hora…). Você não escolher este custo se o custo em PMs da Vantagem for maior que sua Resistência.

Teste de Característica: Ao invés de gastar PMs, você precisa passar em um teste da Característica mais adequada (por exemplo: Força para Ataque Especial, Armadura para Toque de Energia...) com Dificuldade base (depende se você está usando 2d6...) + o custo normal em PMs. Em caso de falha, você fica indefeso e não pode agir até seu próximo turno. Caso você tenha sucesso, pode usar a Vantagem (sem custo). Para Vantagens sustentáveis você deve fazer o teste novamente de acordo com o período de tempo da Vantagem.

Novas Desvantagens

Consequência Extra (-1 ponto cada)

Esta Desvantagem pode ser aplicada a qualquer vantagem que tenha Teste de Característica como custo. Além de não poder agir e ficar indefeso até seu próximo turno, você sofre uma consequência adicional (cada consequência rende -1 ponto). Você também pode substituir a consequência normal por uma das consequências a seguir (nesse caso, o custo é inalterado).

Catástrofe: Você causa uma catástrofe escolhida pelo Mestre, proporcional a diferença entre seu teste e o resultado necessário (falhar por 4 pontos causa uma catástrofe maior que falhar por 1 ponto). Exemplos de catástrofe são: atingir um alvo diferente do pretendido (atacar um aliado ao invés do inimigo), causar o efeito contrário (sua Invisibilidade chama atenção para você, sua Telepatia dá ao alvo acesso à sua mente mas não o contrário…), distorcer a natureza (sua Área de Batalha surge no local em que você está, seu Teleporte cria um portal temporário que qualquer um pode atravessar…), etc. O Mestre pode escolher e adaptar a catástrofe de acordo com a situação.
Dano: Você sofre dano igual ao custo em PMs.
Gasto de PMs: Você perde PMs (igual ao custo da Vantagem). Você perde PVs se não tiver PMs.
Tempo de Recarga: Você perde a Vantagem temporariamente, como se tivesse Tempo de Recarga.

Custo Extra (-1 ponto)

Esta Desvantagem pode ser aplicada a qualquer vantagem que tenha custo em PMs: funciona como Custo Alternativo, mas adiciona (ao invés de substituir) um custo (ex.: PMs + Tempo de Recarga).

ThiagoCampina
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Mai 2018, 09:03
Localização: Bonsuça ou Ramos, Rio de Janeiro. Futuramente Santa Rta PB

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por ThiagoCampina » 12 Mai 2018, 20:49

REVISÕES EM TRANSTORNOS MENTAIS APRESENTADOS NO 3D&T

São eles: Bipolar, Dupla Personalidade, Histérico e Depressivo.

TDP - Transtorno Dissociativo de Personalidade (o verdadeiro problema de personalidade-s).
No 3d&t ficaria como "TDP - Transtorno de Personalidade" em substituição a Bipolar/Bipolaridade, mas com umas pequenas diferenças: "Você possue duas ou mais personalidades (consulte o mestre), possuindo uma ficha pra cada. A cada combate, situação de estresse ou o que a imaginação do mestre mandar é rolado o dado para saber ser sua personalidade atual irá mudar. "

O valor da desvantagem será calculado pela dificuldade em possuí-la:
·Se o personagem não souber de suas personalidades, -1;
·Se uma personalidade é homicida, -1 na verdadeira e -2 na homicida;
·Se suas perícias não mudam de uma pra outra, -1 nelas.
·Se suas desvantagens mudam de uma pra outra, -0 pontos
·Se suas características não mudam, -1 ou -2, depende do mestre.
·Se alguma personalidade possui vantagens diferentes, 0 ou +1 ponto, consulte o mestre (nem precisa dizer não?), porque pode desbalancear e com isso ele pode vetar.

Cada personalidade pode se encaixar nas situações acima relatado.

ATENÇÃO: Mudar de personalidade não vai alterar seus PVs ou PMs verdadeiros (mas seu mestre ainda pode diminuir se uma outra personalidade tiver R menor com relação ao total de PVs e PMs)

No mais, a desvantagem também poderá ser definida da seguinte maneira:

Leve/Parcial - Seus pontos em características são o mesmo, mas suas perícias e possivelmente suas vantagens também mudam (consulte o mestre), porque essa "nova" pessoa pode ter experiências diferentes da verdadeira.

Grave/Total: Muda-se tudo, características, perícias, vantagens e desvantagens.

IMPORTANTE: Tenha cuidado com essa desvantagem, pois você ainda precisará atuar todas suas personalidades.

A critério de jogador e mestre, a mudança seria por um "gatilho" ou fatores como chuva, noite, luz do sol, da lua, etc, ou quando ouvisse uma palavra específica, por exemplo.
Assim sendo, lembraria a uma Maldição. Mas, se o mestre perceber que irá afetar a ocorrência dela, ele pode diminuir o valor da desvantagem.

Bipolaridade - Transtorno de Humor (No caso, o verdadeiro 'efeito' de Histérico se aplica a este): "Você está bem e elegre e bruscamente pode ficar triste ou depressivo, aparentemente sem qualquer motivo. Por 0 pontos, um resultado positivo no dado faz você ficar alegre, permitindo lutar melhor (+1 em características) e um negativo faz o contrário disso (-1 em características).
Por -1 as mudanças se dão apenas quando fica depressivo, com um negativo no dado."

Histeria: Alguém histérico é tido como alguém irritante, louco, que não tem muito controle sobre seus atos, que de repente faz algo impensado etc. Essa é a definição.
No 3D&T é atribuído a isto uma interpretação que é própria da Bipolaridade e por esse motivo colocam com o mesmo efeito de Assombrado, por entenderem (não os culpo) que o indivíduo com esse transtorno tem picos de felicidade e tristeza de forma muita abrupta, mas quando na verdade isso é uma qualidade de um Bipolar. O Bipolar é erroneamente definido como alguém de duas personalidades, quando na verdade é alguém com um controle menor de suas emoções ou uma reação forte a elas, resultando em picos abruptos das mesmas.

As muitas relações entre esses transtornos torna fácil de confundí-los.

Avatar do usuário
FrozenFie
Mensagens: 71
Registrado em: 12 Fev 2014, 18:10
Localização: Cepharia
Contato:

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por FrozenFie » 12 Mai 2018, 21:42

Na verdade 3D&T não foi feito pra seguir a risca os complicados elementos da vida real. Se o problema for realismo melhor procurar outro sistema.
TDP por exemplo ficou "complicada" sem necessidade.
Gostei da rolagem alternativa que propôs em Bipolaridade.
"A poesia não se entrega a quem a define."
Mario Quintana

ThiagoCampina
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Mai 2018, 09:03
Localização: Bonsuça ou Ramos, Rio de Janeiro. Futuramente Santa Rta PB

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por ThiagoCampina » 13 Mai 2018, 13:40

Obrigado pela mensagem.

Bom, também acho que TDP ficou com uma descrição um tanto complexa, considerando que é 3D&T.

Na verdade, eu apenas queria a revisão do nome delas para evitar um mal desnecessário que é a desinformação. Quanto as "complicações" que eu propus, recomendaria mesmo é de esquecer qualquer coisa que torne a mudança de personalidade em algo extremo em fichas de personagens (características e vantagens, principalmente).

O verdadeiro motivo para ter colocado a opção foi porque a descrição da desvantagem possui algo do tipo e não queria restringir a possibilidade que existe no sistema, por mais que eu não facilmente permitiria ou usaria a mesma.

Foi justamente no momento de interpretar que percebi alguma discrepância e quando fui pesquisar que acabei descobrindo a real conotação desses transtornos.

ThiagoCampina
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Mai 2018, 09:03
Localização: Bonsuça ou Ramos, Rio de Janeiro. Futuramente Santa Rta PB

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por ThiagoCampina » 13 Mai 2018, 13:49

Pra falar a verdade, as mudanças máximas seriam em Perícias e certas desvantagens que tratam de personalidade. Essa é minha recomendação.
Editado pela última vez por ThiagoCampina em 13 Mai 2018, 13:58, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por Shion » 13 Mai 2018, 13:51

Já tem o Insando Dupla personalidade para algo extremo, e Forma Alternativa para algo mais simples (mantendo magias, perícias e desvantagens). Realmente acho que se for para dar um grau maior de realidade no sistema seria melhor introduzir algo como Sanidade (já proposto algumas vezes).
Imagem

ThiagoCampina
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Mai 2018, 09:03
Localização: Bonsuça ou Ramos, Rio de Janeiro. Futuramente Santa Rta PB

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por ThiagoCampina » 13 Mai 2018, 16:11

Um outro questionamento: Por que não há uma Sessão específica para tratar desses assuntos? Não acham que atrapalha a impossibilidade de um tópico para cada ideia? Eu por exemplo notei que antes daquela minha sugestão dos transtornos havia uma outra ideia que nem pode ser respondida antes da mensagem que enviei.
A iniciativa é boa, mas podia ser um pouquinho organizada.
PS: não estou desmerecendo, pelo contrário, só acho que pode melhorar ;)

Avatar do usuário
DiegoPaja
Mensagens: 178
Registrado em: 25 Ago 2014, 16:20
Contato:

Habilidade x Resistência

Mensagem por DiegoPaja » 25 Mai 2018, 15:18

A ideia ainda está crua e confusa, mas o que acham de usar a Habilidade como medida de quão com você é em fazer algo, como qual é sua eficiência em afetar os outros com certos efeitos de seus poderes? Por exemplo, em vez do alvo usar um teste de resistência normal para resistir aos efeitos de seu Ataque especial Paralisante, tanto vc como o alvo devessem usar testes (não lembro de chamam de teste resistido), um tentando superar o outro para causar ou evitar o efeito.

Conseguiram entender? XD
O que acham?
Desculpa a confusão

Avatar do usuário
FrozenFie
Mensagens: 71
Registrado em: 12 Fev 2014, 18:10
Localização: Cepharia
Contato:

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por FrozenFie » 26 Mai 2018, 07:00

Nas minhas meses as vezes eu costumo fazer um teste de RxR, como uma disputa, mas em vez de usar a super-utilizada Habilidade, uso a Resistência. Pode-se dizer que o atacante está tentando "resistir à resistência do alvo" ou melhor, "superar a resistência do alvo com sua própria resistência".
"A poesia não se entrega a quem a define."
Mario Quintana

Avatar do usuário
DiegoPaja
Mensagens: 178
Registrado em: 25 Ago 2014, 16:20
Contato:

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por DiegoPaja » 26 Mai 2018, 11:42

Gostei. Acho que Resistência pode substituir bem a Habilidade usando teu ponto de vista.

Responder

Voltar para “3D&T”