Voltar para o índice.
Abusável: dito de recurso que pode ser usado com pouco ou nenhum limite.
Ação: o que você efetivamente faz durante o jogo, mas ações são classificadas em vários tipos fixos e com limites próprios para quantas de cada podem ser feitas em seu
turno.
Ação Completa: coisas que você faz que consomem todo seu
turno normal, composto de 1
ação padrão ou de movimento e 1
ação de movimento, mas não mais que isto se você receber ações adicionais.
Ação Livre: coisas que você faz muito rapidamente e não consomem suas ações padrão ou de movimento do
turno. Não há limite inicial para quantas ações deste tipo você pode fazer no
turno, mas o sistema diz que "o mestre pode limitar ações muito complexas", aparentemente se referindo ao que você está fazendo quando se considera um conjunto de ações livres.
Ação de Movimento: movimentos físicos que você faz, como andar, levantar, sacar uma arma, abrir uma porta e beber uma poção. Você pode fazer 2 em seu
turno, normalmente.
Ação Padrão: tarefas que você faz, como realizar um ataque ou conjurar uma magia. Você pode fazer 1 em seu
turno, normalmente.
Ação Preparada: dito de uma ação padrão ou de movimento que foi preparada através de
preparar.
Acerto: dito do seu valor de
ataque, que representa justamente sua chance de acertar um
alvo.
Acerto Automático: regra que diz que ao
rolar um
20 natural você sempre acerta o
alvo. Acerto automático é comumente confundido com um efeito adicional de um
acerto crítico, mas é, na verdade, uma regra separada e independente desta.
Acerto Crítico: um
ataque cuja
rolagem de d20 resultou num número dentro da
margem de ameaça da arma e além disso acertou o alvo. Acertos críticos multiplicam o
dano do ataque conforme o
multiplicador de
crítico da arma. Uma confusão comumente vista é pensar que acertos críticos sempre acertam o alvo, o que na verdade é um efeito apenas de
acertos automáticos.
Acerto Decisivo: o mesmo que
acerto crítico.
Acessório: qualquer
item mágico que não seja uma
arma,
armadura,
escudo,
poção,
pergaminho,
varinha ou
cajado.
Acumular/Acúmulo: somar, soma. Normalmente usado para valores numéricos (Ex: +1, +2, +3...), mas às vezes também sobre certos efeitos (ex: Abalado); sempre usado para
estatísticas idênticas (Ex:
ataque + ataque,
dano + dano,
perícia + perícia). Nunca usado para estatísticas distintas (ex: ataque e dano, perícia e
deslocamento). Frequentemente confundido com "poder ter", "poder possuir", "poder comprar", etc, ou ainda com "funcionar", "fazer efeito", "ter efeito", etc. (Ex: jogador pergunta se
modelos acumulam, mas na verdade o que quer saber é se pode possuir mais de 1 modelo.) (Ex: jogador pergunta se algo que dá +1 de
margem de ameaça e algo que dá +1 de
multiplicador de crítico acumulam, quando não está nem falando de estatísticas idênticas, como ameaça + ameaça ou multiplicador + multiplicador.)
Adaptar: dito sobre criação de
ficha de RPG para
personagem já existente em outros RPGs ou outras outras mídias, como filmes, quadrinhos, animes, jogos eletrônicos, etc, ou ainda, mais raro, de personalidades reais do presente ou passado, onde normalmente não é possível (ou desejado) representar o personagem com perfeição devido às limitações do
sistema de RPG usado ou
cenário onde o personagem será inserido.
À Distância: dito, normalmente, de forma de combate ou posicionamento, principalmente em batalha. Dito também de
armas. (Veja também:
Ataque à Distância)
Adjacente: imediatamente ao lado, posicionado em um
quadrado ao lado no
mapa. Entretanto, há casos em que a palavra adjacente aparece em que a
intenção era se referir
ao alcance da arma usada.
AdO: abreviação para
Ataque De Oportunidade.
Adorador Típico: uma lista de
raças e
classes que representa os adoradores mais comuns de um
deus e que também constituem um
pré-requisito para adquirir o
talento Devoto (mas não a
habilidade de classe Devoto).
Adversário:
Advogado de Regras:
Ajuda:
Ajuste de Nível:
Alcance:
Alfabetização:
Aliado:
Alvo:
Ambientação:
Ambíguo:
Ameaça:
Analfabeto:
Ao Alcance:
Aparência:
Área:
Área de Ameaça:
Área Ocupada:
Anular/Anulação:
Apelão/Apelar:
Aprimoramentos:
Arcano:
Arma:
Arma Exótica:
Arma Marcial:
Arma Natural:
Arma Preferida:
Arma Simples:
Armadilha:
Armadilha Mágica:
Armadura:
Armadura Natural:
Arremesso:
Árvore de Natal:
Atacar/Ataque:
Ataque como Ação Livre:
Ataque Corpo-a-Corpo:
Ataque à Distância:
Ataque de Toque:
Ataque de Toque à Distância:
Ataque de Oportunidade:
Ataque Desarmado:
Ataques Adicionais:
Ataques Extras:
Ataques Múltiplos:
Ator:
Atrasar:
Atributo:
Autorização do Mestre:
Autor:
Avatar:
Aventura:
Aventura Pronta:
Aventura Única:
Voltar para o índice.