Glossário TRPG

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Khrjstjano
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Glossário TRPG

Mensagem por Khrjstjano » 13 Mai 2018, 02:55

Em construção...

Colocarei regras mais claras do que pretendo com esse tópico mais à frente, mas já de início comento que quem quiser sugerir termos para serem inseridos ou comentar sobre as descrições dadas, seja para questionar, sugerir ou corrigi-las, será bem vindo.

As descrições dos termos serão inseridas aos poucos, algumas vezes em ordem. Noutras vezes, adicionarei de acordo com a necessidade e interesse.

As descrições conterão links para outros termos que possuem descrição, mas estes não necessariamente já estarão descritos. O trabalho é longo e eu ainda estou decidindo como exatamente farei as descrições.

A princípio, não irei simplesmente copiar trechos de regras, mas ir muito além. A intenção é explicar regras, mencionar dúvidas e confusões constantes, mencionar em que contextos os termos são utilizados, citar dúvidas tiradas pelos autores, citar coisas ainda não esclarecidas e não totalmente claras, etc e tal.

Os termos e expressões inseridos não serão apenas de regra, mas também do vocabulário de rpgistas em geral, indo desde as regras até questões literárias, passando por coisas que são ditas quando se debate qualquer assunto relacionado a RPG e que possa ser interessante adicionar aqui.
Índice
(clique nas letras)

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F
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J
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A

Mensagem por Khrjstjano » 13 Mai 2018, 02:56

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Abusável: dito de recurso que pode ser usado com pouco ou nenhum limite.

Ação: o que você efetivamente faz durante o jogo, mas ações são classificadas em vários tipos fixos e com limites próprios para quantas de cada podem ser feitas em seu turno.

Ação Completa: coisas que você faz que consomem todo seu turno normal, composto de 1 ação padrão ou de movimento e 1 ação de movimento, mas não mais que isto se você receber ações adicionais.

Ação Livre: coisas que você faz muito rapidamente e não consomem suas ações padrão ou de movimento do turno. Não há limite inicial para quantas ações deste tipo você pode fazer no turno, mas o sistema diz que "o mestre pode limitar ações muito complexas", aparentemente se referindo ao que você está fazendo quando se considera um conjunto de ações livres.

Ação de Movimento: movimentos físicos que você faz, como andar, levantar, sacar uma arma, abrir uma porta e beber uma poção. Você pode fazer 2 em seu turno, normalmente.

Ação Padrão: tarefas que você faz, como realizar um ataque ou conjurar uma magia. Você pode fazer 1 em seu turno, normalmente.

Ação Preparada: dito de uma ação padrão ou de movimento que foi preparada através de preparar.

Acerto: dito do seu valor de ataque, que representa justamente sua chance de acertar um alvo.

Acerto Automático: regra que diz que ao rolar um 20 natural você sempre acerta o alvo. Acerto automático é comumente confundido com um efeito adicional de um acerto crítico, mas é, na verdade, uma regra separada e independente desta.

Acerto Crítico: um ataque cuja rolagem de d20 resultou num número dentro da margem de ameaça da arma e além disso acertou o alvo. Acertos críticos multiplicam o dano do ataque conforme o multiplicador de crítico da arma. Uma confusão comumente vista é pensar que acertos críticos sempre acertam o alvo, o que na verdade é um efeito apenas de acertos automáticos.

Acerto Decisivo: o mesmo que acerto crítico.

Acessório: qualquer item mágico que não seja uma arma, armadura, escudo, poção, pergaminho, varinha ou cajado.

Acumular/Acúmulo: somar, soma. Normalmente usado para valores numéricos (Ex: +1, +2, +3...), mas às vezes também sobre certos efeitos (ex: Abalado); sempre usado para estatísticas idênticas (Ex: ataque + ataque, dano + dano, perícia + perícia). Nunca usado para estatísticas distintas (ex: ataque e dano, perícia e deslocamento). Frequentemente confundido com "poder ter", "poder possuir", "poder comprar", etc, ou ainda com "funcionar", "fazer efeito", "ter efeito", etc. (Ex: jogador pergunta se modelos acumulam, mas na verdade o que quer saber é se pode possuir mais de 1 modelo.) (Ex: jogador pergunta se algo que dá +1 de margem de ameaça e algo que dá +1 de multiplicador de crítico acumulam, quando não está nem falando de estatísticas idênticas, como ameaça + ameaça ou multiplicador + multiplicador.)

Adaptar: dito sobre criação de ficha de RPG para personagem já existente em outros RPGs ou outras outras mídias, como filmes, quadrinhos, animes, jogos eletrônicos, etc, ou ainda, mais raro, de personalidades reais do presente ou passado, onde normalmente não é possível (ou desejado) representar o personagem com perfeição devido às limitações do sistema de RPG usado ou cenário onde o personagem será inserido.

À Distância: dito, normalmente, de forma de combate ou posicionamento, principalmente em batalha. Dito também de armas. (Veja também: Ataque à Distância)

Adjacente: imediatamente ao lado, posicionado em um quadrado ao lado no mapa. Entretanto, há casos em que a palavra adjacente aparece em que a intenção era se referir ao alcance da arma usada.

AdO: abreviação para Ataque De Oportunidade.

Adorador Típico: uma lista de raças e classes que representa os adoradores mais comuns de um deus e que também constituem um pré-requisito para adquirir o talento Devoto (mas não a habilidade de classe Devoto).

Adversário:
Advogado de Regras:
Ajuda:
Ajuste de Nível:
Alcance:
Alfabetização:
Aliado:
Alvo:
Ambientação:
Ambíguo:
Ameaça:
Analfabeto:
Ao Alcance:
Aparência:
Área:
Área de Ameaça:
Área Ocupada:
Anular/Anulação:
Apelão/Apelar:
Aprimoramentos:
Arcano:
Arma:
Arma Exótica:
Arma Marcial:
Arma Natural:
Arma Preferida:
Arma Simples:
Armadilha:
Armadilha Mágica:
Armadura:
Armadura Natural:
Arremesso:
Árvore de Natal:
Atacar/Ataque:
Ataque como Ação Livre:
Ataque Corpo-a-Corpo:
Ataque à Distância:
Ataque de Toque:
Ataque de Toque à Distância:
Ataque de Oportunidade:
Ataque Desarmado:
Ataques Adicionais:
Ataques Extras:
Ataques Múltiplos:
Ator:
Atrasar:
Atributo:
Autorização do Mestre:
Autor:
Avatar:
Aventura:
Aventura Pronta:
Aventura Única:

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B

Mensagem por Khrjstjano » 13 Mai 2018, 02:56

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Background:
Baixar a Guarda:
Bem Sucedido:
BBA:
Bom:
Bônus:
Bônus Base de Ataque:
Bônus Máximo de Destreza:
Bônus Situacional:
Boss:
Bug:
Buff:
Buffar:
Build:

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Editado pela última vez por Khrjstjano em 13 Mai 2018, 22:55, em um total de 8 vezes.
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C

Mensagem por Khrjstjano » 13 Mai 2018, 02:56

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Cajado:
Campanha:
Campo de Visão:
Camuflagem:
Camuflagem Total:
Caótico:
Capacidade de Carga:
Capacidade de Lançar Magias:
Carga:
Categoria de Dano:
Categoria de Tamanho:
Cenário:
Chance de Falha:
Chance de Falha de Magia Arcana:
Char:
Chefe de Fase:
Classe:
Classe Básica:
Classe de Armadura:
Classe de Dificuldade:
Classe de Prestígio:
Classe Variante:
Clímax:
Cobertura:
Cobertura Total:
Com Aprovação do Mestre:
Combatente:
Combar:
Combeiro:
Combado:
Combo:
Companheiro:
Companheiro Animal:
Com Permissão do Mestre:
Componente Gestual:
Componente Material:
Componente Somático:
Conclusão:
Conduzir:
Cone:
Conjurador:
Conjurador Arcano:
Conjurador Divino:
Conjurador Espontâneo:
Conjurar/Conjuração:
Conjurar Livremente:
Concentração:
Condições:
Condições Favoráveis e Desfavoráveis:
Contradição/Contraditório:
Contusão:
Contramágica:
Corpo-a-Corpo:
Corrida:
Corrompido:
Corrupção:
Corte:
Crença dos Devotos:
Crítico:
Crunch:
Cumulativo:
Cura:
Cura Acelerada:
Cura Mágica:
Cura Natural:
Custo de Vida:
Custo em XP:

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D

Mensagem por Khrjstjano » 13 Mai 2018, 02:57

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Dados Extras:
Dano:
Dano Contínuo:
Dano Crítico:
Dano de Habilidade:
Dano Não Letal:
Dano Mínimo:
De Acordo Com o Mestre:
Desatualizado:
Descanso:
Descanso Completo:
Descanso de 8 Horas:
Defesa Total:
Desafio:
Descarregar:
Descrição:
Descritor:
Deslocamento:
Deus:
Deus Ex Machina:
Deus Maior:
Deus Menor:
Devoto:
Dip:
Dissipar:
Dissipável:
Divino:
Doença:
Doença Mágica:
Dogma:
Dúbio:
Duração:
Dureza:

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E

Mensagem por Khrjstjano » 13 Mai 2018, 02:57

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Efeito:
Efeito Árvore de Natal:
Efeito Parcial:
Eixo:
Eixo Ético:
Eixo Moral:
Em Off:
Em On:
Enredo:
Erro Automático:
Épico:
Equilibrado/Equilíbrio:
Equipamento:
Equivalente:
Errata:
Escalada:
Especialista:
Escavação:
Escola de Combate:
Escola de Magia:
Escolher:
Escolher 1:
Escolher 10:
Escolher 20:
Escudo:
Escudo do Mestre:
Escuro:
Esmagamento:
Especial:
Espontâneo:
Estatística:
Estrategista:
Excesso de Carga:
Exploit:
Exploiter:
Exótica:

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F

Mensagem por Khrjstjano » 13 Mai 2018, 02:57

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Falar:
Falha:
Falha Arcana:
Falha Automática:
Falha de Armadura:
Falha Voluntária:
Fama:
Familiar:
Ficha:
Fintar:
Flanquear:
Fracassado:
Fluff:
Focar/Foco:
Fonte:
Fora do Personagem:

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G

Mensagem por Khrjstjano » 13 Mai 2018, 02:57

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Gemas:
Gestos/Gesticular:
Gish:
Glitch:
Golpe de Misericórdia:
Golpe Especial:
Golpe Marcial:
Graduação:
Grandão:
Grimório:
Grupo:

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H

Mensagem por Khrjstjano » 13 Mai 2018, 02:58

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Habilidade:
Habilidade Chave:
Habilidade de Classe:
Habilidade Especial:
Habilidade Nula:
Habilidade Racial:
Habilidade Semelhante a Magia:
História:
Honrarias:

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I

Mensagem por Khrjstjano » 13 Mai 2018, 02:58

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Idade Avançada:
Idade Inicial:
Idade Máxima:
Idioma comum:
Idioma conhecido:
Idioma próprio da raça:
Ingrediente Especial:
Improvisando:
Indução:
Inerente:
Iniciativa:
Inimigo:
Insanidade:
Insano:
Inspiração:
Intenção:
Interpretar/Interpretação:
Investida:
Item:
Item Mágico:
Item de Poder:
Item de Regras:
Itens Mágicos São Incomuns...:

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