FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Com Tormenta Alpha, Arton e 3D&T se unem novamente em uma versão absurdamente poderosa, veloz, dinâmica e colorida. Aqui, você pode chegar até onde nenhum outro artoniano jamais esteve.
Rabat
Mensagens: 11
Registrado em: 08 Jul 2016, 15:43

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Rabat » 09 Jun 2018, 23:49

Duvidas?
Um deus maior pode ter mais de um arquetico?
Estou desenvolvendo um cenário próprio em que existiriam dois deuses maiores com arquétipos opostos e complementares entre si. Então um deus maior da guerra, civilização, dia/sol seria valido?

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Waldson » 10 Jun 2018, 05:03

Rabat escreveu:Duvidas?
Um deus maior pode ter mais de um arquetico?
Estou desenvolvendo um cenário próprio em que existiriam dois deuses maiores com arquétipos opostos e complementares entre si. Então um deus maior da guerra, civilização, dia/sol seria valido?
Isso depende do cenário, em geral não, pois muitos arquétipos irão atrapalhar a existência de outros deuses, incluindo deuses menores, mas é possível sim que você tenha apenas um deus em todo o cenário e por conta disso, todos os arquétipos em um único deus...

Meu conselho:

1) Se quiser deuses menores também no cenário, busque um único arquétipo mas extremamente abrangente, exemplos como "bondade/maldade" ou "ordem/caos" vão possibilitar divindades menores neutras "guerra" e submissas "paz/traição"...

2) Se não quer outros deuses por aí, aí sim você pode colocar todos os arquétipos que achar importante, e dividir entre eles.

Obs. Interessante que a religião monoteísta mais difundida, sustenta o mistério da Santíssima trindade, onde tem-se 3 conceitos "pai, filho e espírito santo" do mesmo modo, conta com "3 poderes", Onipresença, Oniciencia, onipotência. Se adaptarmos para arquétipos seriam espaço-tempo, consciência/mente/conhecimento e magia/realidade/destino.

o/

Avatar do usuário
sasukerdg
Mensagens: 361
Registrado em: 08 Mar 2016, 17:38

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por sasukerdg » 10 Jun 2018, 12:14

Rabat escreveu:Duvidas?
Um deus maior pode ter mais de um arquetico?
Estou desenvolvendo um cenário próprio em que existiriam dois deuses maiores com arquétipos opostos e complementares entre si. Então um deus maior da guerra, civilização, dia/sol seria valido?
Problema nenhum os deuses terem mais de um arquétipo. Em Tormenta, Khalmyr é o deus da ordem e da justiça (vc consegue traçar uma ligação entre esses arquétipos, mas eles não são mesma coisa de fato), Thyatis é o deus da profecia e ressurreição, isso sem contar os deuses que possuem uma raça como arquétipo.

Lembro-me vagamente (pode ser falsa memória, já que faz muuuuuuuuito tempo) de um episódio do desenho do hércules (disney) em que ele tinha um problema com as deusas da justiça. Eram duas, elas que julgavam os atos dos mortais, mas uma se focava em perdoar enquanto a outra em castigar os culpados.
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Padre Judas » 10 Jun 2018, 17:26

Rabat escreveu:Duvidas?
Um deus maior pode ter mais de um arquetico?
Estou desenvolvendo um cenário próprio em que existiriam dois deuses maiores com arquétipos opostos e complementares entre si. Então um deus maior da guerra, civilização, dia/sol seria valido?
Embora em Tormenta seja dito que não podem haver dois deuses com o mesmo Arquétipo (mas podem ser parecidos como "Força" e "Poder"), nada impede que em um cenário seu isso seja permitido. Você pode ter dois deuses com o mesmo Arquétipo e justificar: eles podem ser inimigos disputando o título (eu fiz isso na minha versão do cenário, com Divina Serpente e Tauron disputando a posição de Deus da Força), podem ser divindades de raças ou países diferentes (o Aquila está fazendo isso na versão dele do cenário), podem até serem aliados cultuados juntos, compartilhando templos, sacerdotes e devotos.

Do mesmo modo um deus poderia ter mais de um Arquétipo sem problemas.
Editado pela última vez por Padre Judas em 13 Jun 2018, 00:37, em um total de 1 vez.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Shion » 11 Jun 2018, 02:25

O maior cuidado é que os arquetipos não devem se sobrepor de forma alguma, mesmo que apenas por um sinônimo ou 'aparentado' de outro arquetipo, sempre sendo de coisas não relacionadas entre si.

Por exemplo, 'dia/sol' e 'guerra' são coisas completamente diferentes, então seus clérigos não teriam algo que criasse um atrito de convicções entre si, tecnicamente. Já entre 'guerra' e 'civilização' pode haver uma área cinza no meio, o que pode prejudicar. Em cenários politeistas eu tiraria esse arquetipo por talvez ser melhor colocar em outro deus, como 'civilização e conhecimento' ou algo assim. Afinal, povos bárbaros tendem a gostar de guerras, ao contrário de povos mais civilizados.
Imagem

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Waldson » 11 Jun 2018, 13:22

Galera, se a Wynna comprar fonte de magia, como seriam calculados os PMs dela? Porque tipo, ambos os poderes "corpo consagrado" e "fonte de magia" possuem textos similares nesse ponto (Rx10)...

Ou seja, poderia não haver alteração, poderia ganhar +5 de cada ficando com Rx15, ou se "somarem" ficando Rx20. E aí?! (Uma pena que os autores não colocaram esse poder nela para servir como referência...)

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Lord Seph » 11 Jun 2018, 15:19

Se for semelhante aos críticos soma a -1, dando x19.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por the ga » 11 Jun 2018, 17:01

Eu lembro de alguns poderes citarem explicitamente que aumentam o multiplicador para cálculo de PVs e/ou PMs (infelizmente não lembro de um exemplo específico de cabeça). Não sendo o caso, eu diria que os poderes não se acumulam.
Lord Seph escreveu:Se for semelhante aos críticos soma a -1, dando x19.
Como o multiplicador base é x5, o total daria x15, não x19, caso os dois se acumulem.

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Waldson » 11 Jun 2018, 21:49

Lord Seph escreveu:Se for semelhante aos críticos soma a -1, dando x19.
Não entendi isso aí...
the ga escreveu:Eu lembro de alguns poderes citarem explicitamente que aumentam o multiplicador para cálculo de PVs e/ou PMs (infelizmente não lembro de um exemplo específico de cabeça). Não sendo o caso, eu diria que os poderes não se acumulam.
Lord Seph escreveu:Se for semelhante aos críticos soma a -1, dando x19.
Como o multiplicador base é x5, o total daria x15, não x19, caso os dois se acumulem.
Então, tem casos que é bem evidente o acúmulo. Por exemplo

R5 e PMs extras serão base para os cálculos que virão...

Normalmente isso ia dar 35pms
Com fonte de magia ou corpo sagrado vai para 70pms
Adicionando a isso regional de wynlla teríamos 120 PMs
Se somarmos equilíbrio de energia fica 144 PMs
Se adicionar magia no sangue 168 PMs

Assim por diante... Mas o texto no caso desses dois poderes específicos alteram o multiplicador base como uma substituição e não como um acréscimo... (O texto de wynlla por outro lado muda o valor efetivo da R sem afetar PMs extras... O que apesar de pouco "ortodoxo" ainda é completamente funcional)

No caso fonte de magia não faz apenas isso claro, mas a questão é... "Como fonte de magia interage com corpo sagrado?"

De fato se for para somar sem "apelar" seria mais adequado fazer cada um adicionar 5 ao multiplicador... Ficando 15 no total... Mas talvez a intenção do texto seja justamente dizer "não muda..." O que seria bem vantajoso para alguém que tenha "desequilíbrio de energias" (que reduz o multiplicador em dois) fazendo o multiplicador ir para dez independente de quanto era antes, ou desvantajoso para qualquer Wynna da vida... (E sumo sacerdote arquimago) por não poder ser combinado um com o outro...

Estou propenso a acreditar que se somam de alguma forma pois em corpo consagrado fazem referência ao multiplicador 5... Mesmo possuindo no livro exemplos que podem aumentar isso para 6 por exemplo (uma regional, não lembro qual)... Logo, fica a dúvida de como proceder. Aguardo mais idéias.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: FAQ - Dúvidas - Tormenta Alpha

Mensagem por Shion » 14 Jun 2018, 09:15

Também acho que seja +5 ao multiplicador, pois como tu disse se fosse absoluto ele cancelaria a desvantagem que reduz e isso não faz muito sentido.
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta Alpha”