Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
apenasyeu
Mensagens: 20
Registrado em: 03 Set 2017, 15:18

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por apenasyeu » 21 Jul 2018, 00:37

A remover condição do paladino perdeu a habilidade de remover envenenamento no sistema TRPG? No livro antigo do módulo base ele podia retirar venenos, mas na edição TRPG revisado não aparece na lista.

Kazein
Mensagens: 102
Registrado em: 20 Jul 2018, 17:04

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Kazein » 21 Jul 2018, 04:21

Gente to com uma dúvida sobre multiclasse, é algo simples mas não consegui achar em lugar nenhum. Seguinte, se eu pegar lvl 1 de mago e depois lvl 1 de bardo, como vão ficar os PM's e as magias conhecidas? a segunda classe só vai ter os bônus por nível? agradeço quem puder responder essa dúvida

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 21 Jul 2018, 09:00

Remove se escolher essa Habilidade, Apenasyeu. Leia a Habilidade mais atentamente.

Multiclasse para conjuradores separa tudo, Magias e PMs, Kaizen.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Kazein
Mensagens: 102
Registrado em: 20 Jul 2018, 17:04

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Kazein » 21 Jul 2018, 15:54

Lord Seph, então eu não posso usar magias que aprendi como mago usando os pm's de bardo e vice-versa?

outra dúvida,eu não entendi muito bem aquela tabela dos tamanhos das armas, de forma que não sei como ficaria o dano da maça-estrela se eu usasse cajado abençoado nela(imagino que ela seja da categoria clava), alguém saberia responder isso? vlw gente

Avatar do usuário
GilbertoH
Mensagens: 24
Registrado em: 08 Set 2017, 21:48

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por GilbertoH » 21 Jul 2018, 17:40

Kazein escreveu:Lord Seph, então eu não posso usar magias que aprendi como mago usando os pm's de bardo e vice-versa?

outra dúvida,eu não entendi muito bem aquela tabela dos tamanhos das armas, de forma que não sei como ficaria o dano da maça-estrela se eu usasse cajado abençoado nela(imagino que ela seja da categoria clava), alguém saberia responder isso? vlw gente
1ª pergunta- não você não pode a menos que você tenha 10 níveis de teugista mistico.

primeiramente a tabela apareceu varias vezes como exemplo o manual de criação de monstro e citações do grande ADM Guilherme. você não pode usar cajado abençoado na maça-estrela e caso o mestre deixar daria mais ou menos 3d6 de dano como na própria tabela foi dita

Link da tabela do Guilherme: http://forum.jamboeditora.com.br/viewto ... 5872#p5872

Avatar do usuário
Atlas
Mensagens: 237
Registrado em: 24 Mar 2014, 12:40

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Atlas » 21 Jul 2018, 23:52

Pergunta: classe cenobita, voto da probreza, diz que você recebe os *benefícios* do talento sabor do destino. Como ele fala benefícios, e não o talento , isso significa que você pode ter esse talento e os efeitos acumulam com a habilidade?

Ou isso é igual a gare do samaritano, e você na verdade recebe o talento sabor do destino?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 22 Jul 2018, 02:47

Atlas escreveu:Pergunta: classe cenobita, voto da probreza, diz que você recebe os *benefícios* do talento sabor do destino. Como ele fala benefícios, e não o talento , isso significa que você pode ter esse talento e os efeitos acumulam com a habilidade?
Me parece que sim. Mas tenho dúvidas se era essa a intenção...

Outra coisa curiosa que isso me fez reparar é que a habilidade frisa que você recebe TODOS os benefícios do talento. Me parece que é tudo de uma vez, sem ligação com o nível, como no talento. Pelo menos no que refere ao que está escrito.
Ou isso é igual a gare do samaritano, e você na verdade recebe o talento sabor do destino?
O Samaritano teve errata porque eu perguntei sobre o caso ao Guilherme. Não tivesse feito isso, ainda estaria como era antes.
Imagem

Avatar do usuário
GilbertoH
Mensagens: 24
Registrado em: 08 Set 2017, 21:48

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por GilbertoH » 22 Jul 2018, 13:20

pergunta besta que todo mundo ainda esta gritando a classe guerreiro pobre que tem sabor do destino e a classe ganha em si armas encantadas, o talento caso você tenha esse talento ainda fica ativado ou ele perde o efeito?

Avatar do usuário
apenasyeu
Mensagens: 20
Registrado em: 03 Set 2017, 15:18

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por apenasyeu » 22 Jul 2018, 15:37

Dúvidas a respeito da habilidade de classe do Santo: Ladainha de Combate.
"Antes de entrar em qualquer combate, o santo deve passar uma rodada inteira ajoelhado rezando. Nesta primeira rodada, você é considerado desprevenido. [...]".
A habilidade não deixa claro se o santo pode rezar antes de um combate começar, por exemplo...
O grupo de aventureiros percebe que uma horda de mortos-vivos se aproxima frenética pelo horizonte. Os heróis começam a se preparar para o combate iminente. O bárbaro saca seu machado, a clériga começa a entoar uma benção e o santo...
Nesse cenário, seria possível o santo começar sua ladainha antes da rolagem de iniciativa? Tecnicamente o combate ainda não está sendo realizado, mas é quase certeza de que ele irá começar. Qual é a melhor interpretação da regra?

Na nossa mesa o santo só começa a rezar depois de uma batalha em que ele estiver participando der início (iniciativas roladas).

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 22 Jul 2018, 19:37

GilbertoH escreveu:a classe guerreiro pobre que tem sabor do destino e a classe ganha em si armas encantadas, o talento (...) ainda fica ativado ou ele perde o efeito?
Esse caso é bem conhecido. A restrição dada por Sabor do Destino é quebrada por Arma Ancestral, do Samurai, caso confirmado pelo Guilherme aqui: http://forum.jamboeditora.com.br/viewto ... 2943#p2943. Poder da Simplicidade, do G.P, funciona de forma análoga a Arma Ancestral, então regras conforme escritas o G.P se ferra.

Não que alguém realmente vá aplicar isso, é claro. :ugeek:

============================================================================================================================================
apenasyeu escreveu:Dúvidas a respeito da habilidade de classe do Santo: Ladainha de Combate.
"Antes de entrar em qualquer combate, o santo deve passar uma rodada inteira ajoelhado rezando. Nesta primeira rodada, você é considerado desprevenido. [...]".
A habilidade não deixa claro se o santo pode rezar antes de um combate começar, por exemplo...
O grupo de aventureiros percebe que uma horda de mortos-vivos se aproxima frenética pelo horizonte. Os heróis começam a se preparar para o combate iminente. O bárbaro saca seu machado, a clériga começa a entoar uma benção e o santo...
Nesse cenário, seria possível o santo começar sua ladainha antes da rolagem de iniciativa? Tecnicamente o combate ainda não está sendo realizado, mas é quase certeza de que ele irá começar. Qual é a melhor interpretação da regra?

Na nossa mesa o santo só começa a rezar depois de uma batalha em que ele estiver participando der início (iniciativas roladas).
O momento exato do início de um combate é algo realmente incerto, do ponto de vista do jogador. Quem tem maior controle sobre isto é só o mestre, pois só ele sempre saberá quando os inimigos terão visto e decidido atacar os jogadores, momento no qual o combate se iniciará de fato, independentemente de se a distância entre inimigos e jogadores impedir ataques já na primeira rodada.

No caso do Santo, de qualquer forma, algumas coisas no texto têm que ser bem entendidas para se saber o que realmente acontece com ele. Quando a habilidade diz "antes de entrar em qualquer combate", é importante notar que isso não significa nada tal qual "antes de o combate se iniciar". Significa, realmente, que é antes DO SANTO entrar em combate. Essa diferença é importante, porque através dela e de outros trechos da habilidade Ladainha de Combate, vemos que a hora de usá-la é a primeira rodada de combate. Isto fica claro quando no trecho "nesta primeira rodada", que se refere a uma rodada de combate, algo que só existe quando o combate já começou.

De fato, a habilidade poderia deixar isto um pouco mais claro, ao meu ver, mas em se lendo ela como um todo não creio que haja margem para dúvidas. É só em se tentar isolar trechos para tentar entender algo que podem surgir dúvidas, mas me parece claro que quem a escreveu não teve a intenção de escrever os trechos de forma autossuficiente, mas sim de quem a lesse buscasse no todo do parágrafo seu entendimento.

Obs: quero mencionar que ao usar Santo, é sempre bom buscar por táticas que permitam lidar melhor com a Ladainha. Talentos como Vigilância Élfica (elfos e meio-elfos) ajudam bastante, bem como Surto Heroico, qualquer coisa que dê pontos de ação extra, Base Heroica (que recupera esses P.A), etc. Também Golpes Marciais como Aparar Ataque e Ripostar ajudam bem. Dependendo de como você usar a regra para Ataques de Oportunidade, uma arma como Corrente com Cravos + Reflexos de Combate também ajuda. O ideal, no entanto, ao meu ver, é fazer logo a Ladainha e gastar algo (como Vigilância + Surto Heroico ou P.A) para fazer mais coisas na primeira rodada. Outra coisa que dá pra usar é Furtividade das Fadas ou qualquer fonte de invisibilidade para conseguir fazer Rodada Surpresa, caso no qual quando a 1ª rodada de quem foi surpreendido chegar, você já ter usado Ladainha (mas mesmo se não rolar a Surpresa, ficar invisível na 1ª rodada ao menos te deixa bastante seguro). Forçar o início dos combater de além da distância em que inimigos possam chegar para atacar na primeira rodada também ajuda, mas aí você precisa calcular a distância para na 2ª rodada poder atingi-los com uma investida (que dobra seu deslocamento e permite atacar ao mesmo tempo) ao menos. A partir do 4º nível isso fica bem fácil de fazer, com os +9m de deslocamento de Velocidade dados pela Ladainha.
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”