Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Vladkeine
Mensagens: 34
Registrado em: 17 Nov 2016, 00:24
Localização: Sede dos Elfos da Guerra

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Vladkeine » 09 Ago 2018, 20:25

Esses familiares nas classes variantes de mago, são obrigatórios ou são apenas uma sugestão a mais?

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 09 Ago 2018, 20:36

Se a variante não indicar que pode escolher os familiares padrão, então é só um daqueles mesmo.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 09 Ago 2018, 22:30

Vladkeine escreveu:Esses familiares nas classes variantes de mago, são obrigatórios ou são apenas uma sugestão a mais?
Familiares, se houver algum listado, pode pegar aqueles e qualquer um do mago básico também. Se não houver nenhum listado, não pode pegar nenhum.

Item de Poder, se houver algum lista, pode pegar só aqueles. Se não houver nenhum listado, não pode pegar nenhum.

===================================================================================================================================
Lord Seph escreveu:Se a variante não indicar que pode escolher os familiares padrão, então é só um daqueles mesmo.
Nope, a regra geral diz que se houver a opção de ter Familiar, você poder ter um dos listados ou qualquer um do mago básico.
Imagem

Avatar do usuário
Morgana
Mensagens: 126
Registrado em: 15 Dez 2013, 22:07

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Morgana » 09 Ago 2018, 22:48

Khrjstjano escreveu:
Morgana escreveu:Então nesse caso não é possível usar a Melodia revigorante maior 2x para gerar 12d6 de cura, mas seria possível usar a melodia aprimorada + a maior para gerar 10d6 de cura, correto? :roll:
Não. Cura de PV não é caso de acúmulo (como bônus e etc). 2 efeitos de cura ao mesmo tempo vão curar cada um o seu montante de PV, independentemente de que tipo de fonte os gerou.
Isso entendi, mas falo pelo talento que o tem o seguinte texto "Pré-requisito: pelo menos duas músicas de bardo diferentes.
Benefício: você pode gastar quatro usos diários de sua música de bardo para gerar os efeitos de duas músicas que você conheça ao mesmo tempo."

Ou seja, precisam ser músicas diferentes para o efeito acontecer e não a mesma música. Então usar Melodia maior 2x não funciona.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 09 Ago 2018, 23:55

Morgana escreveu:
Khrjstjano escreveu:
Morgana escreveu:Então nesse caso não é possível usar a Melodia revigorante maior 2x para gerar 12d6 de cura, mas seria possível usar a melodia aprimorada + a maior para gerar 10d6 de cura, correto? :roll:
Não. Cura de PV não é caso de acúmulo (como bônus e etc). 2 efeitos de cura ao mesmo tempo vão curar cada um o seu montante de PV, independentemente de que tipo de fonte os gerou.
Isso entendi, mas falo pelo talento que o tem o seguinte texto "Pré-requisito: pelo menos duas músicas de bardo diferentes.
Benefício: você pode gastar quatro usos diários de sua música de bardo para gerar os efeitos de duas músicas que você conheça ao mesmo tempo."

Ou seja, precisam ser músicas diferentes para o efeito acontecer e não a mesma música. Então usar Melodia maior 2x não funciona.
Você está confundido um pouco as coisas... Vou falar um pouco mais do que o necessário para entender o assunto para já dar uma luz sobre mais coisas interessantes.

- O que um talento faz é descrito no benefício. Pré-requisito é apenas o que você precisa para comprar o talento. Você precisa conhecer pelo menos duas músicas de bardo diferentes para comprar o talento. Você pode usar 2 músicas quaisquer ao mesmo tempo com o talento, diferentes ou não.

- É possível que a intenção do autor tenha sido a de que se usasse sempre duas músicas diferentes, não dá pra descartar a possibilidade. No entanto, mesmo que tenha sido, o que pode ou não ser verdade, não foi isso que ele escreveu e não é isso que o talento faz.

- Você pode enviar a pergunta para os autores, mas mesmo que a resposta seja "tem que ser duas músicas diferentes", isso só seria regra conforme pretendida. Regra conforme escrita, você continuaria podendo usar 2 músicas iguais. A única coisa que pode mudar isso é uma errata.
Imagem

Avatar do usuário
Splunge
Mensagens: 34
Registrado em: 06 Jun 2018, 05:18

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Splunge » 10 Ago 2018, 23:29

Existe alguma errata de silêncio ou eu realmente posso, usando uma magia de segundo nível e por dez minutos sem direito a um teste de resistência, anular alguns bardos além de conjuradores que não tenham Magia Silenciosa?

Aliás, não existe nada no talento ou na magia dizendo que é possível utilizar Magia Silenciosa para conjurar algo silenciado, então pelas regras como escrito (Como lançar magias envolve pro- nunciar palavras mágicas, nenhuma magia pode ser lançada em uma área de silêncio.) eu posso simplesmente considerar que ela anula todo e qualquer conjurador?

Avatar do usuário
Senimaru
Mensagens: 3961
Registrado em: 22 Jul 2015, 21:23

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Senimaru » 11 Ago 2018, 03:11

Splunge escreveu:Existe alguma errata de silêncio ou eu realmente posso, usando uma magia de segundo nível e por dez minutos sem direito a um teste de resistência, anular alguns bardos além de conjuradores que não tenham Magia Silenciosa?

Aliás, não existe nada no talento ou na magia dizendo que é possível utilizar Magia Silenciosa para conjurar algo silenciado, então pelas regras como escrito (Como lançar magias envolve pro- nunciar palavras mágicas, nenhuma magia pode ser lançada em uma área de silêncio.) eu posso simplesmente considerar que ela anula todo e qualquer conjurador?

anula conjurador sem magia silenciosa sim, e um das estratégias mais antigas de D&D contra conjuradores inimigos. Mas sobre a musica de bardo vc se equivocou.
ImagemImagemImagemImagem


Me? Mad? Haha... quite likely!

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 11 Ago 2018, 11:19

Se a Música de Bardo por baseado em tocar instrumentos ou Cantar silêncio barra sim.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 11 Ago 2018, 17:54

Splunge escreveu:Aliás, não existe nada no talento ou na magia dizendo que é possível utilizar Magia Silenciosa para conjurar algo silenciado, então pelas regras como escrito (Como lançar magias envolve pro- nunciar palavras mágicas, nenhuma magia pode ser lançada em uma área de silêncio.) eu posso simplesmente considerar que ela anula todo e qualquer conjurador?
Obviamente não. Magia Silenciosa permite lançar magias sem componente verbal = não precisa falar. Silêncio não te atrapalha em nada quando usa esse talento, apenas te deixa mais furtivo. :lol:

Uma coisa que se pode fazer contra Silêncio é ter um Bastão Metamágico (Magia Silenciosa), especialmente útil no caso de quem prepara magia. Bardos que não foquem só em magia e tenham outras habilidades de combate podem se dar ao luxo de não tê-lo e nem Magia Silenciosa, porque Silencio não é uma coisa que você vai tomar toda hora e quando tomar, você ainda se vira com outras coisas (especialmente se é treinado em alguma Atuação que não dependa de sons, como Dança). Já Feiticeiros é melhor ter o Bastão ou Magia Silenciosa mesmo, se quiser ter certeza de não se ferrar, (ou alguma outra estratégia muito boa pra usar nessa hora), mas o talento vale bem mais à pena que o Bastão, porque você só usa quando e se precisar, diferentemente dos preparadores, que só usam o talento se prepararem antecipadamente (e que se não for necessário, terá sido desperdício de PM).
Imagem

Avatar do usuário
Splunge
Mensagens: 34
Registrado em: 06 Jun 2018, 05:18

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Splunge » 11 Ago 2018, 20:57

Senimaru escreveu:
Splunge escreveu: Mas sobre a musica de bardo vc se equivocou.
Você precisa ver e/ou ouvir (dependendo da atuação) o Bardo para ser afetado pela habilidade de classe.
Khrjstjano escreveu:
Splunge escreveu:Obviamente não.
Não é exatamente óbvio, se você não tiver conhecimento de como ambos funcionam em outros sistemas baseados em D&D, "nenhuma magia pode ser lançada em uma área de silêncio. " é suficiente para causar dúvidas. Eu conheço as "saídas", mas o que acontece é que os outros sistemas, sem exceção, permitem um teste de vontade.
Khrjstjano escreveu:Silencio não é uma coisa que você vai tomar toda hora
Não?
Se eu fosse um aventureiro conjurador (ou seja, que sabe como magias funcionam), que sabe que encontrar conjuradores é mais ou menos comum (sejam magos, clérigos, druidas ou outros), priorizaria aprender a magia (assim como dissipar magia) e tê-la preparada com alguma constância.
Se eu fosse um aventureiro não-conjurador com conhecimento (arcano) ou algo parecido faria questão de arrumar algum jeito de simular o efeito.

Responder

Voltar para “Tormenta”