O Clube dos Ahggros
O Clube dos Ahggros foi fundado em 1.364 por Terêncio Marahno e alguns parentes e amigos jovens das três grandes famílias de Vila Cáspia: Marahno, Fredo e Galvão. Era um modo de extravasar a pressão que sofriam de suas famílias para assumirem os negócios – os pais deles viam tudo apenas como uma brincadeira e toleravam as peraltices. O nome proveio de uma corruptela de “agro” (por sua vez originária de “agrícola”). Terêncio apenas acrescentou um “hg” para deixar a palavra mais bonita!
Disputavam corridas a cavalo, nadavam nos rios, flertavam entre si e com outros jovens, arrumavam brigas. A insistência em correr pelas ruas da Vila com seus cavalos poderosos (alguns deles adquiridos em Namalkah) levou o então burgomestre, avô de Terêncio, a proibir animais de montaria em alta velocidade no perímetro urbano – lei que continua valendo até os dias atuais. Com o tempo o grupo cresceu, os membros originais envelheceram e abandonaram o clube para os mais novos. Hoje a organização é formada por quase todos os jovens da Vila e tratada como uma tradição local – tendo inclusive ganhado o respeito dos mais velhos que, em sua maioria, também foram membros da agremiação quando “tinham a idade”. Aqueles excluídos do clube costumam ser até mal-vistos pelos demais.
O clube tem seu próprio estatuto, criado pelos fundadores, e hierarquia bem definida – e até complexa, considerando-se a idade dos membros. Hoje Terêncio acha que isso foi uma excelente ideia, pois prepara as crianças para o mundo dos adultos, cheios de postos e salamaleques.
Estatuto do Clube dos Ahggros
1 – Todo ahggro deve ser capaz de possuir e manter um cavalo nas melhores condições possíveis. O cavalo do ahggro vale mais que sua vida.
2 – O ahggro deve respeitar seus companheiros, proteger seus subordinados e obedecer a seus superiores. Lealdade é a pedra angular de nossa Ordem.
3 – Todo membro das augustas famílias Fredo, Galvão e Marahno possuem direito inalienável de requerer filiação ao Clube dos Ahggros e esta só pode ser recusada mediante alguma falta grave. Em caso de dúvida os Anciãos serão convidados a mediar a situação.
4 – Respeitada a terceira lei, só são admissíveis no Clube pessoas a partir dos 13 anos que sejam convidadas por um membro pleno do grupo e apadrinhadas por outro membro. O candidato deverá passar por testes para comprovar sua dedicação.
5 – Somente membros das famílias Fredo, Galvão e Marahno podem ocupar o posto de Capitão. O Capitão tem total autoridade para escolher seus próprios Tenentes. O Capitão deve ser eleito pela comunidade dos membros plenos, ou seja, de Cavaleiro para cima e governa até abdicar ou tornar-se um Ancião.
Hierarquia
Capitão. O Capitão ou Capitã dos Ahggros é o líder do Clube. Tradicionalmente é um membro mais velho, com 18 ou 19 anos (embora tenha havido líderes mais jovens).
Tenentes. Três jovens que auxiliam o Capitão.
Cavaleiro. Um membro pleno dos Ahggros.
Escudeiro. Um membro recém-admitido que ainda precisa se provar para seus irmãos.
A Corte
A “Corte” é um grupo dentro dos Ahggros composto pelos namorados e amigos dos membros e que os acompanham, mas não são parte total do Clube – sendo, portanto, excluídos das decisões e outras atividades mais restritas. Seu líder é sempre o namorado (ou, na falta, um parente ou amigo de sexo oposto) do Capitão e é tradicionalmente referido como
Rei ou Rainha dos Ahggros. O título traz respeito e Cavaleiros e Escudeiros devem obediência exceto em casos que o Capitão diga o contrário. Os demais membros são chamados
Príncipes ou Princesas dos Ahggros. Sua posição é determinada pela do companheiro Ahggro ao qual estão associados, mas eles não têm autoridade real e nem podem dar ordens a ninguém – nem mesmo aos Escudeiros. Normalmente formam sua própria hierarquia paralela pautada pela antiguidade e parentesco com o Rei ou Rainha.
Os Anciãos
O posto de
Ancião foi sutilmente imposto por Terêncio e os membros originais anos após estes terem saído do Clube e é um modo de manterem certo controle sobre suas crianças, evitando que cometam muita estupidez – além de garantir o respeito que lhes é devido.
Um Ancião é simplesmente um ex-membro do Clube que saiu por ter ficado velho demais e precisar cumprir com seus deveres da vida adulta. Um Ancião deve ser tratado com o respeito devido a um membro por qualquer membro ativo dos Ahggros e, embora não estejam vinculados dentro da hierarquia do Clube (não comandam nem obedecem a ninguém), é esperado que sejam consultados como um colegiado em algumas situações.
Muitos membros dos Ahggros se ressentem dos Anciões, mesmo de sua existência, pois na prática é apenas um modo dos pais ainda mandarem nos filhos mesmo eles já sendo maiores de idade.
Perícia Ocupacional: Ahggro (2 pontos)
Ahggro é uma Perícia Ocupacional (MD, pg. 34) e engloba todos os conhecimentos tidos como fundamentais para um Ahggro. Não é obrigatório que um personagem possua esta perícia para ser membro da agremiação, mas ela indica habilidades que são valorizadas pelo grupo.
Arquearia. Seja em competições internas ou em caçadas, o domínio do arco é importante entre os ahggros.
Falcoaria. Esta arte foi introduzida por John Fredo, amigo de Terêncio, e se tornou popular entre os membros da gangue. Não à toa o símbolo do grupo é um cavalo com cabeça e asas de falcão, empinado e de asas abertas.
Jogos de Azar. Espera-se que um ahggro seja bom em jogos de apostas – ou vai perder muito dinheiro para seus companheiros.
Linguagem Ahggro. Terêncio Marahno e seus amigos desenvolveram uma linhagem própria, verbal e gestual, para poderem se comunicar sem que seus pais soubessem o que diziam. Hoje esse propósito meio que se perdeu (afinal, muitos pais atuais foram ahggros em sua juventude), mas a linguagem ainda existe.
Montaria. O cavalo é fundamental na cultura ahggro e todos os membros precisam cavalgar razoavelmente bem.
Natação. Fundamental para quem vive à beira de um rio grande como o Cárpia.
Tratamento. Um ahggro deve ser capaz de cuidar de seu próprio animal – é desonroso permitir que outro o faça.