Dungeon World

Espaço para outros sistemas ou cenários.
Avatar do usuário
BardoRobô
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Dez 2013, 11:55

Re: Dungeon World

Mensagem por BardoRobô » 11 Fev 2014, 11:40

Estava pensando numa ficha para um Lorde da Tormenta, e acho que ele seria como a do Tarrasque. Só que ele teria as qualidades especias, ou movimento, não sei ainda, como: Distorcer Realidade, Corromper, Invocar Criaturas da Tormenta, entre outros. Pensei também em como adaptar o coração da Tormenta, e esse seria mais fácil. É só pegar os efeitos deste artefato sobre o indivíduo e transformar em qualidades especiais ou movimentos.

Pensei também nos dragões reis, poderiam ser versões do Dragão do Apocalipse.

Endrest
Mensagens: 16
Registrado em: 04 Fev 2014, 11:13
Contato:

Re: Dungeon World

Mensagem por Endrest » 11 Fev 2014, 13:36

Faz tempo que li áreas de tormenta, então nem posso opinar muita coisa nas fichas dos lordes, mas o coração como um movimento especial é bem interessante.

Os dragões reis como Dragões do Apocalipse também é uma ótima ideia =D só teria que trocar o instinto para a maioria deles, e adicionar um ou outro movimento a ficha.

Alias, finalmente terminei minha adaptação de regras. Ficaram 12 classes básicas. Além disso, traduzi e fiz uma ou outra classe de compêndio, entre eles o Ginete.

Edit: terminei sim, aham -Q acabei fazendo uma série de modificações nesse meio tempo. To procurando deixar as classes mais divertidas e interessantes com elas (tava lendo os playbooks de Inverse World, e é impressionante a diferença de sabor mecânico entre elas e as classes básicas). Entre outras coisas, tirei os movimentos de atacar com duas armas de ranger e modifiquei o paladino para algo menos "cavaleiro de deus". Se alguém ainda ta olhando esse tópico, agradeço por qualquer feedback sobre as classes.

o mago prodigioso
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Mar 2014, 20:50

Re: Dungeon World

Mensagem por o mago prodigioso » 24 Mar 2014, 20:55

por favor, queria que me tirassem uma dúvida. se um personagem jogador atacar um monstro que esteja em combate corpo-a-corpo, com uma adaga, isso o fará desafiar o perigo?

Endrest
Mensagens: 16
Registrado em: 04 Fev 2014, 11:13
Contato:

Re: Dungeon World

Mensagem por Endrest » 25 Mar 2014, 18:40

Provavelmente. O monstro está com uma arma com um alcance maior, enquanto o jogador tem que chegar muito perto para representar um perigo.

Mas caso o jogador pegue o monstro desprevenido (ataque furtivamente enquanto ele está distraído com outro personagem ou qualquer outra coisa, mesmo que não seja um ladino), acho difícil. A não ser que a criatura seja como um gnoll, com o faro apurado.

Como você não disse o tipo de monstro, pressupus que fosse humanoide.

o mago prodigioso
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Mar 2014, 20:50

Re: Dungeon World

Mensagem por o mago prodigioso » 26 Mar 2014, 17:40

obrigado por responder!
só que ainda resta uma dúvida se o mesmo caso citado anteriormente acontecer, um personagem com uma adaga atacar um orc com uma arma corpo-a-corpo. se o jogador passar pelo o perigo tirar 7-9 em matar e pilhar. as regras dizem: você causa seu dano ao monstro e ele faz um ataque contra você, certo? agora vai a dúvida. ele poderia contra-atacar o personagem mesmo sendo a arma do personagem de mão?

Endrest
Mensagens: 16
Registrado em: 04 Fev 2014, 11:13
Contato:

Re: Dungeon World

Mensagem por Endrest » 26 Mar 2014, 20:24

Sim, o ataque pode se dar por várias formas. O orc poderia, por exemplo, dar um soco na cara do personagem já que ele está perto de mais, causando dano. Ou então ele poderia agarrar o braço do personagem, segurando-o enquanto o orc prepara seu machado para um belo contra ataque (movimento "Lutar sem se preocupar" do orc guerreiro sanguinário. Afinal, quem liga para uma adaguinha presa entre as costelas quando se pode derramar mais sangue?)

o mago prodigioso
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Mar 2014, 20:50

Re: Dungeon World

Mensagem por o mago prodigioso » 27 Mar 2014, 17:53

novamente obrigado! e quanto a riaturas grandes ou enormes, algumas têm somente o rótulo alcance como o dragão. ou o elementall dá terra, e ainda há o caso das criaturas com asas, como seria o caso do combate corpo-a-corpo, usando armas de mão e corpo-a-corpo, contra essas criaturas ?

o mago prodigioso
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Mar 2014, 20:50

Re: Dungeon World

Mensagem por o mago prodigioso » 27 Mar 2014, 18:23

naturalmente todas as criaturas têm o rótulo mão para seus ataques? pois no capita dos monstros diz que: quando o monstro atacar alguma coisa que esteja fora do seu alcance ( muito próximo ou muito distante ), o monstro estará sem sorte - não causará dano. você pode me explicar melhor e dar exemplos com vários tipos de monstros?

Endrest
Mensagens: 16
Registrado em: 04 Fev 2014, 11:13
Contato:

Re: Dungeon World

Mensagem por Endrest » 27 Mar 2014, 18:58

Esse tipo de coisa depende muito do monstro em questão. Pense em quanto um dragão ou elemental da terra são grandes. Eles consegue atingir criaturas que estão muito longe de seus corpos, sem ter que chegar perto o suficiente para se colocar em perigo. Nessas horas, é pensar em modos diferentes sobre como essas criaturas podem agir quando alguém está grudado em seus corpos. O elemental pode simplesmente sumir no chão (e como ele em si é pedra, os personagens precisariam de uma ótima justificativa para conseguir feri-lo com algo pequeno como uma arma de mão). O dragão, por sua vez, pode usar tanto o ambiente (deitar em cima de um engraçadinho que tenha tentado ir para baixo de sua barriga, ou esfregar o corpo nas paredes da caverna) quanto suas habilidades naturais (voar alto e se deixar cair, obrigando o vento forte e a gravidade fazerem o resto) ou podem simplesmente ignorar (afinal, eles ainda tem escamas poderosas como placas de ferro. Porque ele se sentiria ameaçado por aquele ratinho pendurado no pescoço dele?) para continuar lutando contra outros inimigos.

Em todos esses casos, para danos que não venham diretamente das armas de uma criatura, você pode usar como base a tabela da página 19 como exemplo.

Uma criatura voadora, por sua vez, tem vantagem contra os personagens. Eles tem que arranjar um modo de tirar essa vantagem (ferir as asas dessa criatura, pegar ela de surpresa quando estiver pousada, ou mesmo dar um jeito de voar). O jeito é pensar situação em situação, e mais dentro do jogo do que pelas regras.

Alias, cuidado com posts duplos. No canto direito inferior do seu post tem uma opção de editar, para caso você tenha esquecido de dizer alguma coisa o/

o mago prodigioso
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Mar 2014, 20:50

Re: Dungeon World

Mensagem por o mago prodigioso » 27 Mar 2014, 21:43

obrigado por tirar todas as minhas dúvidas. agora compreendo melhor. sempre vai depender dá ficção e do mestre. :-)

Responder

Voltar para “Outros RPGs”