Papo Livre

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Eldrarg
Mensagens: 266
Registrado em: 24 Out 2016, 20:52

Re: Papo Livre

Mensagem por Eldrarg » 11 Dez 2020, 21:13

E eu já estou pensando é em uma segunda edição do Tormenta Alpha, com as atualizações mais recentes do cenário... seria muito bacana que o novo manual do aventureiro já viesse com atualizações sobre isso.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Papo Livre

Mensagem por Shion » 13 Dez 2020, 18:55

Eu acho que vai ser ainda mais atrasado por causa do tal novo MB, e na verdade seria bom pra fazer o novo MAA se enquadrar em quaisquer mudanças feitas. O porém é que uma boa parte do material já tá pronto, foi até postado aqui no fórum ou em artigos várias mudanças já, então eles teriam que refazer bastante coisa, mas pelo menos o material 'dura mais' se for compatível com a nova versão e não com a antiga.
Imagem

Avatar do usuário
Eldrarg
Mensagens: 266
Registrado em: 24 Out 2016, 20:52

Re: Papo Livre

Mensagem por Eldrarg » 14 Dez 2020, 09:36

Shion escreveu:
13 Dez 2020, 18:55
Eu acho que vai ser ainda mais atrasado por causa do tal novo MB, e na verdade seria bom pra fazer o novo MAA se enquadrar em quaisquer mudanças feitas. O porém é que uma boa parte do material já tá pronto, foi até postado aqui no fórum ou em artigos várias mudanças já, então eles teriam que refazer bastante coisa, mas pelo menos o material 'dura mais' se for compatível com a nova versão e não com a antiga.
Não sabia que estavam com planos para um novo MB. Isso é interessante, muitas questões discutidas aqui no fórum poderiam ser resolvidas em um novo manual, trazendo um certo balanceamento, esclarecimento de regras, etc. Onde foi comentado a respeito?

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Papo Livre

Mensagem por Shion » 14 Dez 2020, 14:13

Foi num evento ano passado, o Cassaro falou a respeito. Acho que esse novo MB é o motivo de ter outras coisas atrasadas também, como o BLE 'solo'. Afinal quando sair esse novo livro é que vem a parte burocrática da licença aberta do sistema, acredito que eles irão tirar (ou deveriam tirar) toda referência à Tormenta que é o que sabemos que não pode ser usado. Assim o MB todo serve como base pro que pode ou não usar sem complicação.

Remove o lore das magias (ajusando os nomes também), por exemplo. Mas duvido que eles vão escutar qualquer feedback em relação as regras, Cassaro é cabeça dura demais pra isso (além de ele não ligar). Acho que vai ser como todo o resto: ele faz como quer e foda-se o resto.

Afinal ele falou sobre sair esse ano, o que não aconteceu já (seja por causa do COVID ou, o que faz mais sentido, o T20), e mesmo assim não vi nenhum lugar falar a respeito por parte dele ou da Jambô depois do anúncio, muito menos pra coletar opiniões. Não duvido depois ele aparecer falando 'a gente sabe que pedem isso e aquilo aqui e ali e com base nisso...', o que é o mesmo que nada, tem jogador que reclama de tudo sempre e eles não representam a opinião de todos.

Pra começar, pra mim Paladino como vantagem é furada (não tem vantagem "Arqueiro" ou "Guerreiro" né? deixa como kit só), vantagens com desvantagem atrelada são furada (Paladino e Membros Extras), Clericato/Mentor/Patrono podem ser uma coisa só, bônus em característica em VU são furada (só servem pra inflar o custo base), Perícias tem pouco uso, desvantagens de -0 são furada em um sistema de pontos...
Imagem

slashcoldz
Mensagens: 32
Registrado em: 04 Nov 2017, 13:04

Re: Papo Livre

Mensagem por slashcoldz » 14 Dez 2020, 16:22

Shion escreveu:
14 Dez 2020, 14:13
Foi num evento ano passado, o Cassaro falou a respeito. Acho que esse novo MB é o motivo de ter outras coisas atrasadas também, como o BLE 'solo'. Afinal quando sair esse novo livro é que vem a parte burocrática da licença aberta do sistema, acredito que eles irão tirar (ou deveriam tirar) toda referência à Tormenta que é o que sabemos que não pode ser usado. Assim o MB todo serve como base pro que pode ou não usar sem complicação.

Remove o lore das magias (ajusando os nomes também), por exemplo. Mas duvido que eles vão escutar qualquer feedback em relação as regras, Cassaro é cabeça dura demais pra isso (além de ele não ligar). Acho que vai ser como todo o resto: ele faz como quer e foda-se o resto.

Afinal ele falou sobre sair esse ano, o que não aconteceu já (seja por causa do COVID ou, o que faz mais sentido, o T20), e mesmo assim não vi nenhum lugar falar a respeito por parte dele ou da Jambô depois do anúncio, muito menos pra coletar opiniões. Não duvido depois ele aparecer falando 'a gente sabe que pedem isso e aquilo aqui e ali e com base nisso...', o que é o mesmo que nada, tem jogador que reclama de tudo sempre e eles não representam a opinião de todos.

Pra começar, pra mim Paladino como vantagem é furada (não tem vantagem "Arqueiro" ou "Guerreiro" né? deixa como kit só), vantagens com desvantagem atrelada são furada (Paladino e Membros Extras), Clericato/Mentor/Patrono podem ser uma coisa só, bônus em característica em VU são furada (só servem pra inflar o custo base), Perícias tem pouco uso, desvantagens de -0 são furada em um sistema de pontos...
Eu realmente espero que eles não deixem pra lançar o novo MAA após o novo MB. Seria sacanagem demais, já que o livro está prometido desde Agosto do ano passado! Só por que ele querem lançar o manual novo eles vão atrasar o suplemento que já estava no cronograma? Que estava quase pronto? Pra ele, no final, não ser compatível com o manual antigo, ainda em uso? Até porque, nada garante que ele sairá imediatamente após o MB novo e nem que seja possível ou viável adaptar as regras pro Alpha, no caso de alguém querer continuar jogando nessa versão.

Eles deveriam fechar logo a versão do MAA novo pro Alpha e só depois se concentrar em converter os suplementos existentes para o manual novo. Mas temo, com base nos últimos acontecimentos com um certo financiamento coletivo de um certo livro, que eles não se permitam mais pautar pelo bom senso. Espero estar enganado!

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Papo Livre

Mensagem por Shion » 15 Dez 2020, 15:34

Tá, mas e se eles lançam o MAA e em sequida o novo MB e no segundo eles mudam o custo de alguma coisa ou removem (porfavordeletaPaladinodosistema)? Não faz sentido já que um livro novo deveria se manter em circulação por anos e ele ficaria defasado em menos de um.

Eu também quero que saia mais material logo (por mim já tinha saido MAA2 ano passado, novo BLE, inclui ai mais um TA2 e MdD2 esse ano e mais algum anúncio novo), mas não dá pra fazer de qualquer jeito sabendo que uma atualização ou nova versão vai demorar 5 anos ou mais depois disso.

3D&T é espremido entre d20 e todo o resto, ficando sempre de lado por parte da editora. A nossa realidade é triste.
Imagem

slashcoldz
Mensagens: 32
Registrado em: 04 Nov 2017, 13:04

Re: Papo Livre

Mensagem por slashcoldz » 15 Dez 2020, 17:35

Shion escreveu:
15 Dez 2020, 15:34
Tá, mas e se eles lançam o MAA e em sequida o novo MB e no segundo eles mudam o custo de alguma coisa ou removem (porfavordeletaPaladinodosistema)? Não faz sentido já que um livro novo deveria se manter em circulação por anos e ele ficaria defasado em menos de um.
E você ACHA MESMO que o novo MB não vai mudar o custo de NADA? Não só isso. Vantagens, Desvantagens, Manobras de Combate, Magias e até Características tem grandes chances de serem alteradas de alguma forma. Além disso, por ser um novo MB, não vai haver a obrigação de ser compatível com absolutamente nada lançado anteriormente, podendo, se os autores quiserem, alterar radicalmente o modo como o jogo "roda". Por isso, acho que segurar o lançamento do MAA (que, se eu não estiver enganado, está pronto em sua maior parte...) não faz sentido nenhum nesse caso.
Shion escreveu:
15 Dez 2020, 15:34
Eu também quero que saia mais material logo (por mim já tinha saido MAA2 ano passado, novo BLE, inclui ai mais um TA2 e MdD2 esse ano e mais algum anúncio novo), mas não dá pra fazer de qualquer jeito sabendo que uma atualização ou nova versão vai demorar 5 anos ou mais depois disso.
Se a maior parte do livro estiver pronta, seria fechar o que falta e lançar. Posso estar sendo injusto aqui, por não conhecer como estão os bastidores da editora, mas não seria mais simples aproveitar o trabalho JÁ FEITO ao invés de jogar fora todo um material de regras em favor de um novo MB?
Shion escreveu:
15 Dez 2020, 15:34
3D&T é espremido entre d20 e todo o resto, ficando sempre de lado por parte da editora. A nossa realidade é triste.
Lembre-se que o 3D&T, antes da versão Alpha, ficou sem suporte durante ANOS! Nem o Cassaro achava que valia mais a pena trabalhar nele! Foi o interesse (ou a teimosia) dos jogadores que fez autor e editora enxergarem novamente a viabilidade do sistema. Foram os jogadores que tornaram viável uma versão de Tormenta SOMENTE para 3D&T, com diversos suplementos e tudo o mais! Além dos cenários exclusivos Mega City e BLE. 3D&T certamente não é o carro chefe da editora, mas é grande o suficiente para que a Jambô invista esforço considerável nele.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Papo Livre

Mensagem por Shion » 16 Dez 2020, 00:53

E você ACHA MESMO que o novo MB não vai mudar o custo de NADA?
Eu disse justamente o oposto, que as mudanças feitas tornariam outros materiais obsoletos.
Posso estar sendo injusto aqui, por não conhecer como estão os bastidores da editora, mas não seria mais simples aproveitar o trabalho JÁ FEITO ao invés de jogar fora todo um material de regras em favor de um novo MB?
Acho que tem mais chance de precisar de poucos ajustes do que refazer tudo, mas não tem como saber tendo em vista que não se sabe nada a respeito.
Além disso, por ser um novo MB, não vai haver a obrigação de ser compatível com absolutamente nada lançado anteriormente, podendo, se os autores quiserem, alterar radicalmente o modo como o jogo "roda". Por isso, acho que segurar o lançamento do MAA (que, se eu não estiver enganado, está pronto em sua maior parte...) não faz sentido nenhum nesse caso.
Mas se o novo MB sai e o material anterior não é compatível... porque alguém iria comprar o que já está na estante? Isso só encalharia todos os livros não esgotados, não teria porque comprar mais nada antigo.

Mas no fim, como não teve mais papo nenhum sobre o novo MB eu acredito que só deve sair lá pra 2022~2023 a essa altura, então se sair mais coisa antes, melhor, pelo menos não ficamos sem.
Imagem

Avatar do usuário
FrozenFie
Mensagens: 71
Registrado em: 12 Fev 2014, 18:10
Localização: Cepharia
Contato:

Re: Papo Livre

Mensagem por FrozenFie » 26 Jun 2021, 15:24

Salve, meu povo. Quanto tempo hein?
Alguém sabe dizer se ainda existe aquele antigo registro do fórum antigo da jambo?

Queria rever uns tópicos.

Espero que estejam todos bem, sem covid e com grupo (on-line) rs
"A poesia não se entrega a quem a define."
Mario Quintana

Avatar do usuário
Pyromancer
Administrador
Mensagens: 645
Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29
Localização: Prendik

Re: Papo Livre

Mensagem por Pyromancer » 26 Jun 2021, 19:17

FrozenFie escreveu:
26 Jun 2021, 15:24
Salve, meu povo. Quanto tempo hein?
Alguém sabe dizer se ainda existe aquele antigo registro do fórum antigo da jambo?

Queria rever uns tópicos.

Espero que estejam todos bem, sem covid e com grupo (on-line) rs
Oi FrozenFie, infelizmente esse registro saiu do ar faz um bom tempo. Dependendo do que você estiver procurando, pode avisar aqui pra ver se alguém tem salvo, ou pode tentar a sorte no Wayback Machine, como nesse link, onde algumas páginas antigas ficam armazenadas.

Responder

Voltar para “3D&T”