DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
NightSpirit2099
Mensagens: 12
Registrado em: 27 Jan 2022, 03:06

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por NightSpirit2099 » 19 Fev 2022, 10:10

Dúvidas

- Um ataque tendo o chão como alvo causa dano? O chão tem RD?
- Poções de magias com duração sustentada: quem bebe pode pagar 1 PM para sustentar o efeito?
- Manoplas encantandas com Dançarina atacam com as estatísticas de ataque desarmado do personagem? Podem executar manobras?
- No Capítulo de Combate, na parte referente às manobras está escrito "Faça um teste de manobra (um teste de ataque corpo a corpo) oposto com a criatura. Mesmo que ela esteja usando uma arma de ataque à distância, deve fazer o teste usando seu valor de Luta"(pág. 220). Pois bem, a partir desse texto entendi que durante a execução de uma manobra o atacante e o alvo fazem ambos um teste de ataque. Entretanto, na série "Casa da Regra", episódio 2 - "EU ATACO!", é dito que o atacante faz um teste de ataque e o alvo um teste de perícia Luta. Nada no texto me sugere que seja esse o caso, somente que o teste de ataque do alvo deve usar o valor de Luta, mesmo que ele use uma Arma de Ataque à Distância. Qual o certo? Não localizei nada na errata que mofique esse texto, nem no FAQ sobre isso.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 19 Fev 2022, 14:23

NightSpirit2099 escreveu:
19 Fev 2022, 10:10
- Um ataque tendo o chão como alvo causa dano? O chão tem RD?
Essa informação tem algum utilidade?

Se não, não vou nem me incomodar em verificar o caso. :mrgreen:
- Poções de magias com duração sustentada: quem bebe pode pagar 1 PM para sustentar o efeito?
Ao que me consta, sim.

Boa questão para o FAQ, eu acho.
- Manoplas encantandas com Dançarina atacam com as estatísticas de ataque desarmado do personagem?
Creio que sim.

Também pode ser uma boa questão pro FAQ...
Podem executar manobras?
Dada a resposta acima, sim.
- No Capítulo de Combate, na parte referente às manobras está escrito "Faça um teste de manobra (um teste de ataque corpo a corpo) oposto com a criatura. Mesmo que ela esteja usando uma arma de ataque à distância, deve fazer o teste usando seu valor de Luta"(pág. 220). Pois bem, a partir desse texto entendi que durante a execução de uma manobra o atacante e o alvo fazem ambos um teste de ataque.
Você faz um teste de ataque corpo a corpo, não um teste de ataque qualquer.
Entretanto, na série "Casa da Regra", episódio 2 - "EU ATACO!", é dito que o atacante faz um teste de ataque e o alvo um teste de perícia Luta. Nada no texto me sugere que seja esse o caso, somente que o teste de ataque do alvo deve usar o valor de Luta, mesmo que ele use uma Arma de Ataque à Distância. Qual o certo?
O certo é você não tomar palavras ditas durante explicações orais como se fossem um texto de regra escrito, onde cada exata palavra usada serve de base para o entendimento.

Regra é regra. Explicação é explicação. A primeira importa pra todos, sempre. A segunda só importa pra quem recebeu, no momento que recebeu, para enteder a dúvida específica que tinha naquele dia específico.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 19 Fev 2022, 14:31, em um total de 1 vez.
Imagem

Ethan
Mensagens: 78
Registrado em: 21 Jan 2022, 19:19

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Ethan » 19 Fev 2022, 14:24

~ Mandando de novo porque fui ignorado. ~
Dúvidas sobre magias.
• Runa de proteção: É possível usar o aprimoramento que permite lançar uma magia de até 2° como parte da execução várias vezes no mesmo objeto?
Exemplo: Lançar runa de proteção com esse aprimoramento sendo "Velocidade" como a magia escolhida, poderia aprimorar outra vez para também lançar "Concentração de combate"? (Se nesse caso específico for não, poderia então castar a magia "runa de proteção" duas vezes no mesmo objeto? Uma pra cada magia).

• Cúpula da Repulsão: É possível usar o aprimoramento de escolher o tipo de criatura sem limitações mais de uma vez?
Exemplo: No primeiro aprimoramento escolher todos os monstros, e no segundo aprimoramento escolher todos os animais.

NightSpirit2099
Mensagens: 12
Registrado em: 27 Jan 2022, 03:06

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por NightSpirit2099 » 19 Fev 2022, 14:36

Essa informação tem algum utilidade? Se não, não vou nem me incomodar em verificar o caso. :mrgreen:
Na verdade é o seguinte, o Golpe Pessoal com os efeito Sacrifício (-2PM) e Conjurador, se atacar o chão apenas para lançar a Magia, causa dano no chão?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 19 Fev 2022, 14:45

Ethan escreveu:
19 Fev 2022, 14:24
• Runa de proteção: É possível usar o aprimoramento que permite lançar uma magia de até 2° como parte da execução várias vezes no mesmo objeto?
Respondendo só pra dizer que nem sei...

...mas que aposto T$ 1 que se perguntar pros autores, eles vão dizer que não. :lol:
• Cúpula da Repulsão: É possível usar o aprimoramento de escolher o tipo de criatura sem limitações mais de uma vez?
Independentemente do comentado na resposta acima, isso não teria utilidade.

Porque o aprimoramento não fornece tipos de criatura adicionais (apenas elimina a restrição do tipo escolhido).

===================================
NightSpirit2099 escreveu:
19 Fev 2022, 14:36
Essa informação tem algum utilidade? Se não, não vou nem me incomodar em verificar o caso. :mrgreen:
Na verdade é o seguinte, o Golpe Pessoal com os efeito Sacrifício (-2PM) e Conjurador, se atacar o chão apenas para lançar a Magia, causa dano no chão?
Mas qual é a utilidade de saber isso? Está querendo matar o mundo? Acho que não vai dar, hein. :mrgreen:
Imagem

NightSpirit2099
Mensagens: 12
Registrado em: 27 Jan 2022, 03:06

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por NightSpirit2099 » 19 Fev 2022, 15:33

Mas qual é a utilidade de saber isso? Está querendo matar o mundo? Acho que não vai dar, hein. :mrgreen:
É porque se não causar dano no chão o personagem também não toma o dano do efeito Sacrifício do Golpe Pessoal, já que ele tomaria metade do dano do ataque.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 19 Fev 2022, 16:12

NightSpirit2099 escreveu:
19 Fev 2022, 15:33
Mas qual é a utilidade de saber isso? Está querendo matar o mundo? Acho que não vai dar, hein. :mrgreen:
É porque se não causar dano no chão o personagem também não toma o dano do efeito Sacrifício do Golpe Pessoal, já que ele tomaria metade do dano do ataque.
Imagem

É, você vai perder PV igual à metade do dano que deu no chão sim, mas...
O chão tem RD?
Depende do material do qual ele é feito.

A tabela Estatísticas de Objetos mostra a RD de alguns materiais pertinentes (maderia, pedra, metal). A magia Muralha Elemental também mostra a RD de gelo.

Outros materiais, é com o mestre.
Imagem

ManoLimao
Mensagens: 34
Registrado em: 05 Nov 2021, 11:10

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por ManoLimao » 20 Fev 2022, 19:29

Boa noite,
a respeito da magia "Armamento da natureza", no que diz respeito ao alvo "uma arma mundana primitiva ([..] sem custo [..])":

* o que seria considerado "mundano"?
* poderia ter modificações?
* poderia ser mágica?
* poderia ser qualquer arma invocada através de poderes como "Conjurar arma" (poderes concedidos - Arsenal) e "Armamento aberrante" (poderes da tormenta)?
* poderia ser qualquer arma criada a partir de magias como controlar madeira e controlar pedra?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 20 Fev 2022, 21:22

ManoLimao escreveu:
20 Fev 2022, 19:29
Boa noite,
a respeito da magia "Armamento da natureza", no que diz respeito ao alvo "uma arma mundana primitiva ([..] sem custo [..])":

* o que seria considerado "mundano"?
* poderia ter modificações?
* poderia ser mágica?
* poderia ser qualquer arma invocada através de poderes como "Conjurar arma" (poderes concedidos - Arsenal) e "Armamento aberrante" (poderes da tormenta)?
* poderia ser qualquer arma criada a partir de magias como controlar madeira e controlar pedra?
Mundano significa "não mágico".

Modificações são aprimoramentos mundanos.

Verifique se o efeito diz que cria uma arma mágica (ou a natureza do objeto alvo transformado em arma).

Obs: mas não esqueça que Armamento da Natureza só afeta armas primitivas (bordão, clava, funda e tacape). Você nunca vai conseguir usar essa magia em "qualquer" arma; só nessas.
Imagem

Ethan
Mensagens: 78
Registrado em: 21 Jan 2022, 19:19

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Ethan » 20 Fev 2022, 22:27

Ao usar "Rogar maldição" no alvo para causar uma doença no alvo, ele faz o teste de Fortitude com o CD da doença também ou só a Fortitude da magia pra negar o efeito?
Se ele falhar no teste de Fortitude da magia, ele é afetado automaticamente pela doença?
Editado pela última vez por Ethan em 20 Fev 2022, 22:30, em um total de 1 vez.

Responder

Voltar para “Tormenta”