Dúvidas de regras (tópico oficial)

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 19 Abr 2014, 20:01

Andrew Kaninchen escreveu:Algumas questões sobre a habilidade de classe Metido Versátil, do Improvisador de Lena:

Como funciona a habilidade Metido Versátil para habilidades de classe que evoluem com o nível? Um Improvisador de nível 4, por exemplo, que pegasse Técnica de Luta de um Guerreiro, ganharia apenas um talento ou ganharia 3, como se ganhasse os benefícios da habilidade nos níveis 1, 2 e 4?
Ganha um talento só. É como se cada instância de "Técnica de Luta" fosse uma habilidade. Só não apresentamos assim no livro porque ficaria estúpido repetir o mesmo parágrafo dez vezes.
Andrew Kaninchen escreveu:Seria possível pegar a mesma habilidade mais de uma vez, no caso de habilidades que te permitam fazer escolhas, como Vínculo Arcano do Mago, que te permite escolher entre um Familiar e um Item de Poder?
Não.
Andrew Kaninchen escreveu:Classes Básicas Variantes contam como classes diferentes para isto, permitindo que um personagem pegue a mesma habilidade mas de classes diferentes?
Não.
Andrew Kaninchen escreveu:As classes variantes de mago têm várias habilidades diferentes para pegar com Mistérios Arcanos. Um Improvisador usando esta habilidade poderia adquirir alguma destas habilidades com pré-requisito de nível utilizando seu nível na CdP para isto?
Por exemplo: um Improvisador 5, querendo pegar a habilidade "Lentidão Maior", do Cronomante.
Sim.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Durnnon
Mensagens: 110
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:58
Localização: Em uma Aventura...

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Durnnon » 19 Abr 2014, 20:37

- qual o peso máximo que um personagem em voo pode carregar ? igual ao em terra? se usar armadura pesadas o deslocamento e diminuído em 3m também ?

- qual a altura máxima que um personagem em voo consegue alcançar Ex: uma criatura com voo 24m, qual a altura máxima na vertical ela consegue alcançar ? ( a dúvida me surgiu vendo a ficha do gigante máximo e pensando como uma criatura em voo se comporta em voo ao lado dele).

-Em uma luta se 2 personagens estão voando, e um acertar o outro com um ataque que tenha o efeito do talento Impacto estonteante maior e o adversário falhar no teste de reflexo, além do dano do ataque , o adversário levará dano da queda também ? ( se sim é um ótimo counter contra dragões)

-Referente a Bônus e poderes mágicos para armas, escudos e armaduras e dito na descrição que nenhuma arma pode ter bônus mágicos maiores que +5 , podendo chegar até +10 mas o resto são para compra poderes, mas, em nenhum lugar do TRPG básico ou do revisado é dito que a arma precisa ter um bônus de pelo menos +1 para receber poderes mágicos, então uma arma pode receber os poderes afiado, flamejante, etc, mesmo sem ter bônus mágicos de pelo menos +1 ? ou é caso de errata?

-Um monge ou lutador que seja Guerreiro Pobre pode usar aquela habilidade "Poder da Simplicidade" em seus ataques desarmados? Pelo texto parece que não, pois aparece um bônus mágico na armadura ou na arma. Porém, isso é injusto, ao meu ver, quando se pensa que o monge e o lutador são os que mais se beneficiariam com a classe de prestígio, além de encaixarem como uma luva no perfil histórico da classe.

-Testes de Fortitude, Reflexo e Vontade que não são dados por ataques são considerados Testes de Resistência? Por exemplo, o teste de Vontade para não ser intimidado pela perícia Intimidação, ou o teste de Fortitude da habilidade Trocação dos Lutadores.
Motivo da dúvida: o módulo básico descreve Testes de Resistência como sendo sempre atrelados a ataques. Tenho dúvidas grandes em pelo menos o caso de Intimidação, que é uma teste de perícia e não um ataque. O outro caso parece óbvio que não é, mas vai no bolo pra não restar dúvidas.

- O canalizar energia positiva/negativa do clérigo, cura ou causa dano (não mortos-vivos) a todos na onda de 9 metros ? ou seja se existirem inimigo no alcance da onda serão curados também ?no texto na habilidade não é dito que só aliados.

Uma pergunta OFF-topic, mas, há previsão para o Império de jade ou vocês pretendem fazer uma continuação para 20 deuses ?

Obrigado pela respostas já antecipadamente.
CAMPANHA : Império de Jade.
é só mandar uma mensagem solicitando o livro,por um dos canais da editora.
SAC da loja : sac@lojajambo.com.br
E-mail da editora: editora@jamboeditora.com.br
Twitter Loja: https://twitter.com/lojajambo
Twitter Editora: https://twitter.com/jamboeditora
Facebook da Editora: https://www.facebook.com/jamboeditora



"Se não há reclamação e criticas construtivas, não há como a editora esta ciente dos problemas e tentar resolve-los."
-Durnnon.

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 01 Mai 2014, 15:21

Oi Durnnon,
Durnnon escreveu:- qual o peso máximo que um personagem em voo pode carregar ? igual ao em terra? se usar armadura pesadas o deslocamento e diminuído em 3m também ?
Não é definido pelas regras. O mais simples é aplicar as regras padrão de carga: carga leve é até Força x 3 em quilos e carga máxima é até Força x 10. Se quiser algo mais complicado, pode dizer que a carga máxima voando é até Força x5 (ou seja, metade), ou ainda que só pode voar em carga leve.
Durnnon escreveu:- qual a altura máxima que um personagem em voo consegue alcançar Ex: uma criatura com voo 24m, qual a altura máxima na vertical ela consegue alcançar ? ( a dúvida me surgiu vendo a ficha do gigante máximo e pensando como uma criatura em voo se comporta em voo ao lado dele).
Também não é definido. Na vida real, o único limite de altitude é aquele determinado por quanto o ar fica rarefeito, mas algo que voasse com magia, e não através do ar, nem esse limite teria.Claro, existe a questão do frio e da falta de oxigênio em grandes temperaturas. O Manual do Combate traz regras para grandes altitudes:
Manual do Combate escreveu:Em grandes altitudes, a falta de oxigênio afeta o corpo e a mente, e pode ser letal. Personagens a mais de 4 mil metros de altura devem fazer um teste de Fortitude a cada seis horas (CD 15 + 1 por teste anterior). Uma falha resulta em 1 ponto de dano em todas as habilidades.
No caso do gigante máximo, o personagem até pode voar, mas vai ser alvo de ataques dele mesmo assim. É como um ser humano contra um mosquito: o mosquito até pode voar, mas isso não impede que tu esmague ele com um tapa.
Durnnon escreveu:-Em uma luta se 2 personagens estão voando, e um acertar o outro com um ataque que tenha o efeito do talento Impacto estonteante maior e o adversário falhar no teste de reflexo, além do dano do ataque , o adversário levará dano da queda também ? ( se sim é um ótimo counter contra dragões)
Sim. Mas se ele estiver MUITO alto (digamos, mais de 200 metros), não vai cair tudo isso no tempo de uma rodada.
Durnnon escreveu:-Referente a Bônus e poderes mágicos para armas, escudos e armaduras e dito na descrição que nenhuma arma pode ter bônus mágicos maiores que +5 , podendo chegar até +10 mas o resto são para compra poderes, mas, em nenhum lugar do TRPG básico ou do revisado é dito que a arma precisa ter um bônus de pelo menos +1 para receber poderes mágicos, então uma arma pode receber os poderes afiado, flamejante, etc, mesmo sem ter bônus mágicos de pelo menos +1 ? ou é caso de errata?
Uma arma pode ter até +5 de bônus de ataque e dano e +5 de poderes, mas não precisa ter bônus de ataque e dano para ter poderes.
Durnnon escreveu:-Um monge ou lutador que seja Guerreiro Pobre pode usar aquela habilidade "Poder da Simplicidade" em seus ataques desarmados? Pelo texto parece que não, pois aparece um bônus mágico na armadura ou na arma. Porém, isso é injusto, ao meu ver, quando se pensa que o monge e o lutador são os que mais se beneficiariam com a classe de prestígio, além de encaixarem como uma luva no perfil histórico da classe.
Oficialmente, não. A classe é assim justamente porque a ideia dela é que seja um GUERREIRO pobre, não um monge pobre ou um lutador pobre. Mas se o mestre deixar...
Durnnon escreveu: -Testes de Fortitude, Reflexo e Vontade que não são dados por ataques são considerados Testes de Resistência? Por exemplo, o teste de Vontade para não ser intimidado pela perícia Intimidação, ou o teste de Fortitude da habilidade Trocação dos Lutadores.
Motivo da dúvida: o módulo básico descreve Testes de Resistência como sendo sempre atrelados a ataques. Tenho dúvidas grandes em pelo menos o caso de Intimidação, que é uma teste de perícia e não um ataque. O outro caso parece óbvio que não é, mas vai no bolo pra não restar dúvidas.
Todo teste de Fortitude, Reflexo e Vontade é um teste de resistência, assim como todo teste de Acrobacia e Atletismo, por exemplo, é um teste de perícia. Sim, isso gera um combo com autoperfeição + trocação. No caso, tem que considerar que autoperfeição não funciona para ativar habilidades do próprio personagem.
Durnnon escreveu:- O canalizar energia positiva/negativa do clérigo, cura ou causa dano (não mortos-vivos) a todos na onda de 9 metros ? ou seja se existirem inimigo no alcance da onda serão curados também ?no texto na habilidade não é dito que só aliados.
É todo mundo. Assim como uma bola de fogo pode causar dano em amigos, a onda de energia positiva pode curar inimigos. Mas se o mestre achar muito bagunçado, pode considerar que só afeta aliados.
Durnnon escreveu:Uma pergunta OFF-topic, mas, há previsão para o Império de jade ou vocês pretendem fazer uma continuação para 20 deuses ?
Ainda não e sim.
Durnnon escreveu:Obrigado pela respostas já antecipadamente.
De nada.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Ziderich
Mensagens: 497
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:38
Localização: Hell de Janeiro
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Ziderich » 01 Mai 2014, 15:35

1- Os modificadores de atributos de humano podem ser acumulados para um +4? E os de outras raças "mestiças", como meio-elfos, meio-orcs, etc..? Um minauro pode chegar a +6 em Força acumulando todos os seus modificadores?
2- Não há esclarecimento dos requisitos pra Criar Armas e Armaduras Mágicas com os poderes especiais do Módulo Básico. É porque eles não tem pré-requisitos adicionais ou porque a regra foi criada depois?
3 - Briga e Golpe Relâmpago servem pra preencher pré-requisitos de Dano Desarmado e Rajada de Golpes? Por exemplo, prum Lutador/Monge Bêbado?
4- Estilos Inferiores, do Guerreiro Escolástico, funciona contra talentos como Foco em Arma? Porque no caso das fichas do Bestiário e outros livros eu já vi alguns talentos discriminados como habilidades mas nunca Foco em Arma. Complicaria um pouco o uso da habilidade se não for possível saber se o monstro possui essa características.
5- Já temos uma errata pro talento Mente Sobre o Corpo?
6- Se eu usar Arco Composto + Na Mosca (talento), posso somar os bônus de Força + Destreza ao dano, correto?
7- A CdP Renegado Tribal pode usar o talento Conhecimento Mágico para aprender novas magias? E um Predador Primal ou Bárbaro da Tribo do Machado de Pedra teria problemas para conjurar magias?
8- Ao usar Tecnica Heroica para niveis de magia o personagem recebe pontos de magia e magias conhecidas?
Imagem

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 10 Mai 2014, 17:21

Ziderich escreveu:1- Os modificadores de atributos de humano podem ser acumulados para um +4? E os de outras raças "mestiças", como meio-elfos, meio-orcs, etc..? Um minauro pode chegar a +6 em Força acumulando todos os seus modificadores?
Não. O texto diz "+2 em DUAS habilidades à escolha do jogador".
Ziderich escreveu:2- Não há esclarecimento dos requisitos pra Criar Armas e Armaduras Mágicas com os poderes especiais do Módulo Básico. É porque eles não tem pré-requisitos adicionais ou porque a regra foi criada depois?
Porque a regra foi criada depois. Criação de itens mágicos não é o foco de Tormenta, e apareceu no Manual do Arcano apenas como opção mesmo.
Ziderich escreveu:3 - Briga e Golpe Relâmpago servem pra preencher pré-requisitos de Dano Desarmado e Rajada de Golpes? Por exemplo, prum Lutador/Monge Bêbado?
Briga e Dano Desarmado são a mesma habilidade. Inclusive me arrependo de ter colocado nomes diferentes. Golpe Relâmpago e Rajada de Golpes, apesar de serem parecidas, não são a mesma habilidade. Então fica a critério do mestre permitir.
Ziderich escreveu:4- Estilos Inferiores, do Guerreiro Escolástico, funciona contra talentos como Foco em Arma? Porque no caso das fichas do Bestiário e outros livros eu já vi alguns talentos discriminados como habilidades mas nunca Foco em Arma. Complicaria um pouco o uso da habilidade se não for possível saber se o monstro possui essa características.
Sim, funciona.
Ziderich escreveu:5- Já temos uma errata pro talento Mente Sobre o Corpo?
É o modificador, não o valor.
Ziderich escreveu:6- Se eu usar Arco Composto + Na Mosca (talento), posso somar os bônus de Força + Destreza ao dano, correto?
Sim.
Ziderich escreveu:7- A CdP Renegado Tribal pode usar o talento Conhecimento Mágico para aprender novas magias? E um Predador Primal ou Bárbaro da Tribo do Machado de Pedra teria problemas para conjurar magias?
Não (mas, como sempre, se o mestre deixar...). Quanto ao Predador Primal e o Bárbaro do Machado de Pedra, eles não podem falar, logo não podem lançar magias. Pela "fria letra da lei", nada os impediria de lançar magias com o talento Magia Silenciosa, mas... É bem trash, não? : /
Ziderich escreveu:8- Ao usar Tecnica Heroica para niveis de magia o personagem recebe pontos de magia e magias conhecidas?
Seria justo receber 1 nível de magias conhecidas e pontos de magia.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Khrjstjano » 10 Mai 2014, 17:24

Coisa que o Guilherme me respondeu no site da Jambô:
>>1 - Ao usar Golpe Duplo, gastam-se os 2 ataques de Combater com Duas Armas?
Sim, gastam-se os dois ataques.

>>2 - Se sim, dá pra usar ele junto com o talento Bote da Víbora?
Sim.

>>3 - A penalidade de -4 por Combater com Duas Armas se aplica ao usar o Golpe Duplo?
Sim. Claro que se o cara tiver Combater com Duas Armas Maior não vai ter penalidade.

>>4 - Um personagem com Quatro-Braços atacará com suas 4 armas ao usar um Golpe Duplo?
É um golpe duplo, não quádruplo! : )
A moral do golpe duplo é trocar dois ataques por um ataque melhor. Um personagem com 4 ataques poderia fazer dois golpes duplos, claro.

>>5 - Como Ataque Poderoso interage com Golpe Duplo? Você toma -2 no ataque e ganha +4 de dano em ambas as armas (total +8)?
Isso.

>>7 - Golpe Duplo NÃO diz que temos que usar o talento Combater com Duas Armas, só que temos que lutar com duas armas. Então dá pra usar Golpe Duplo se o personagem tiver 2 armas naturais?
DMas diz que tem que estar lutando com 2 armas, então oficialmente não. Eu deixaria um personagem com 2 garras usar, mas não um personagem com mordida e chifres, ou chifres e cauda, por exemplo.

>>8) Ter o talento Ataque Com Escudo já viabiliza o uso do Golpe Duplo, por o personagem estar lutando com 2 armas e ter 2 ataques?
Sim. Nesse sentido, o escudo é uma arma como qualquer outra.

>>9) Golpe Duplo NÃO diz que temos que usar armas de combate corpo-a-corpo. Foi previsto que ele fosse usado com duas pistolas, bestas, etc?
Não colocamos isso, mas não é a ideia do golpe.

>>11) Se uma criatura possui RD 10, quanto de dano será descontado do meu Golpe Duplo? 10 do Golpe como um todo? Ou 10 de cada arma, totalizando 20?
Só 10. Em termos de regra é só um ataque, embora em termos de "visual" sejam dois. A ideia é que os golpes atingem ao mesmo tempo, por isso funcionam melhor contra RD. E voltando às regras, esta é justamente uma das vantagens do golpe.

>>12) Em caso de acerto crítico, a RD é descontada antes ou depois de se multiplicar o dano? (Isso tanto em Golpe Duplo, quanto em qualquer ataque.)
Depois, sempre.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 18 Mai 2014, 22:39, em um total de 8 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Cavaleiro Morto
Mensagens: 102
Registrado em: 11 Dez 2013, 09:51
Localização: Guaratinguetá/SP
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Cavaleiro Morto » 18 Mai 2014, 07:26

Khrjstjano, o Guilherme respondeu uma dúvidas minhas e achei pertinente postar neste tópico...para não atrapalhar a ordem das perguntas neste tópico seria possível você copiar o seu post logo abaixo do meu?
1) Guilherme, no artigo de Ataques Múltiplos o acumulo de redutores vale apenas para habilidades que especificam que o redutor é em todos os ataques?, como para Rajada de Golpes do Monge, Golpe Relâmpago do Lutador e Armas Naturais como os Chifres do Minotauro.
Pois no caso dos talentos Combater com 2 Armas e Ataque Duplo, o mesmo não acontece, visto que os talentos especificam que o redutor se aplica apenas nestes dois ataques.
Além disso, a descrição deste Talento é igual ao Talento Ataque Duplo, e no artigo acima eles usam regras completamente diferentes. A descrição do talento Combater com 2 Armas está errada?
Combater com Duas Armas Editar
Você é treinado em usar uma arma em cada mão.
Pré-requisito: Des 15.
Benefício: se estiver usando uma arma de uma mão e uma arma leve, ou duas armas leves, você pode fazer dois ataques com a mesma ação padrão, um com cada uma. No entanto, você sofre um redutor de –4 em ambas as jogadas de ataque.
Combater com Duas Armas penaliza TODOS os ataques. A descrição é ambígua mesmo.

2) Como fica o custo de se fazer uma Arma Dupla Mágica/ Com Aprimoramentos em Tormenta RPG?
Nas antigas regras OGL você tratava ela como se fossem 2 Armas, pagando o custo separado para cada lado da arma. Nas regras de Tormenta RPG nada é falado sobre o assunto.
É que caso seja diferente da OGL, as armas duplas ficam muito mais atrativas para aqueles que lutam com 2 armas.
Arma dupla funciona como em OGL. São duas armas.

3) Lendo o Talento Trespassar/Trespassar Aprimorado e notei que diferente da versão D20/OGL ele usa o termo criatura adjacente ao invés de alcance do personagem, pela letra fria da regra isso quer dizer que um personagem com Armas de Haste não receberia os benefícios do talento e que a arma Corrente de Cravos perde boa parte da utilidade do seu alcance.

Oficialmente eu considero a descrição do Talento Tormenta RPG, ou foi um erro de termo? A Troca de Alcance por Adjacente.
Usamos o termo "adjacente" só por simplicidade, mas ele funciona com qualquer criatura no alcance.

4) O Talento Especialização em Combate de Tormenta RPG, especifica que você o utiliza antes de fazer 1 Ataque Corpo-a-Corpo e recebe o +4 de bônus na CA até o seu próximo turno, diferente da versão OGL que fala que você usa ele antes de 1 Ação e que o bônus dura até a sua próxima Ação.
Por conta disso, é possível usar o Talento apenas no último ataque de uma sequência e receber todo seu benefício, eu imagino que essa não era a intenção do Talento. Além do que, se forem usadas as regras de Ataque de Oportunidade o talento pode ser usado neste caso também, o que o torna ainda forte.
Especialização em Combate deve ser usado no começo da ação.

5) Os bônus fornecidos por habilidades de classe se acumulam com eles mesmos? Como a Fúria do Bárbaro, o Grito de Kiai do Samurai, Destruir o Mal do Paladino ou Monstruosidade da CdP Terror Vivo (que se torna bem apelativa com o uso de magias que curam dano em Habilidades)? Acho estranho se acumularem, por fugir do entendimento de outras áreas, como bônus pela mesma magia ou mesmo talento não se acumularem.
Não, não se acumulam

6) Caso um personagem épico se torne um Improvisador de Lena depois do nível 20, ele não seria afetado por Caminho de Lena e poderia aprender a habilidade Metido Versátil por meio do Talento Técnica Heróica? Já que personagens épicos não ganham mais Habilidades de classe depois do nível 20.
Não né! : ) Habilidade que é um defeito tem que ganhar.

7) O Tormenta RPG usa a premissa que os itens mágicos são raros e que os personagens tem menos recursos que o normal, mas o Talento Prosperidade quebra esta premissa, principalmente por seu efeito cumulativo com o passar dos níveis. Alguma chance deste talento ser errateado?
Prosperidade
Graças à riqueza de seu reino natal, você têm melhores recursos financeiros.
Pré-requisito: nativo do Reino Central, do Reino da Guloseima, do Reino Celeiro ou do Reino da Fronteira.
Benefício: você recebe 300 PO extras em seu dinheiro inicial. Além disso, sempre que sobe de nível, recebe uma quantia igual ao dinheiro inicial do nível que acabou de deixar (por exemplo, ao subir para 4º nível, recebe 600 PO --- dinheiro inicial de 3º nível). Veja em "Dinheiro Inicial ", no Capítulo 7 de Tormenta RPG.
Prosperidade é para alguém realmente rico. Ele tem que dar bastante dinheiro porque dinheiro pode ser perdido. É o único talento do jogo que o personagem perde se for capturado, por exemplo!
Imagem

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Khrjstjano » 18 Mai 2014, 07:33

1 - É possível usar o talento Basta! em um Golpe de Misericórdia?
2 - A condição Agarrado diz que só se pode atacar com armas leves. Para este fim, garras, chifres, mordidas ou serpentes das Medusas são consideradas leves? E para Acuidade Com Arma?
3 - Pancada com o Pomo e Pancada Pesada derrubam e empurram até mesmo criaturas colossais? Se eu tiver alcance, posso fazer Ataques de Oportunidade no alvo empurrado?
4 - O talento Magia Sem Gestos permite ignorar o teste de Identificar Magia para Conjurar de Armadura? Ou só permite não precisar de uma mão livre para conjurar?
5 - A perícia Identificar Magia diz que para identificar uma magia, você analisa os movimentos e palavras do alvo. Se o alvo usar Magia Silenciosa + Magia Sem Gestos é impossível identificar?
6 - O Módulo Básico diz que conjurar é um ato chamativo e que você usa gestos arcanos e palavras mágicas. Magia Silenciosa + Magia Sem Gestos tornam a conjuração imperceptível?
7 - Auto-Confiança de Nobre acumula com armaduras? Se eu usar o Paladino variante Caótico Bom do Panteão D20, vai acumular também? Vai ter isso no Manual do Devoto? Diz que sim, haha!
8 - A magia Disfarce Ilusório está me dando um nó na cabeça, por vários motivos. :x

A. Ela dá +10 de Enganação para disfarces, rolagem feita contra Percepção do oponente que me observar.
B. Ela diz também que as criaturas tem direito a um teste de Vontade para perceber a ilusão quando interagem comigo
C. No capítulo Perícias aparece um teste de Intuição CD 20 + nível da magia para se perceber uma ilusão.
D. No Guia da Trilogia há um teste de Percepção com CD 80 para se notar a natureza de um ilusão.

8.1 - Não é coisa demais para uma só magia/situação? Qual a chance de se iludir um pequeno grupo, mesmo que tenham valores baixos nos testes?
8.2 - Por que o teste de Vontade não aparece no cabeçalho da magia? Esse teste de Vontade não seria, na verdade, o teste da perícia Intuição?
8.3 - Se não, você poderia dar um exemplo de situação real onde os oponentes façam os testes A, B e C, para demonstrar sua ordem de aplicação e o que efetivamente acontece?
8.4 - Algum motivo especial para Guia da Trilogia usar Percepção? O módulo básico diz que é com Intuição que se nota coisas que os sentido normais não podem notar...
9 - Analisando várias regras, me ocorreu uma constatação interessante...

A. Atropelar durante uma Investida é uma Ação Livre, que só tem limite se o mestre quiser.
B. Se vencer o teste, posso continuar o deslocamento.
C. Ações Livres nunca concedem Ataques de Oportunidade.

9.1 - Posso Atropelar todos os alvos até o limite do deslocamento e ainda fazer o ataque da investida, e não gerar Ataques de Oportunidade mesmo sem Atropelar Aprimorado?
9.2 - Quando eu deixo o quadrado ameaçado pelo cara que derrubei, eu concedo Ataques de Oportunidade normalmente para ele?
10. Vi na Masmorra de Valkaria: a canção de bardo Melodia Revigorante cura toda rodada por 1 minuto? Sei que cura é instantâneo, mas o povo lá jura que sim.
E o Império de Jade, como é que tá? Se não sair, a gente vai cumprir aquela promessa de atazanar o Leonel nas redes sociais até ele escrever esse negócio. :)
Imagem

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 18 Mai 2014, 21:57

Khrjstjano escreveu:1 - É possível usar o talento Basta! em um Golpe de Misericórdia?
Sim. Mas tem que poder fazer um golpe de misericórdia né.
2 - A condição Agarrado diz que só se pode atacar com armas leves. Para este fim, garras, chifres, mordidas ou serpentes das Medusas são consideradas leves? E para Acuidade Com Arma?
Sim, armas naturais são armas leves.
3 - Pancada com o Pomo e Pancada Pesada derrubam e empurram até mesmo criaturas colossais? Se eu tiver alcance, posso fazer Ataques de Oportunidade no alvo empurrado?
Pela regra, sim. Às vezes, a mecânica sacrifica um pouco do simulacionismo em prol de simplicidade. Mas se incomodar o grupo, é só dizer que o golpe só afeta criaturas até uma categoria de tamanho maiores.
4 - O talento Magia Sem Gestos permite ignorar o teste de Identificar Magia para Conjurar de Armadura? Ou só permite não precisar de uma mão livre para conjurar?
Sim. Mas magos puros ainda não sabem usar armaduras...
5 - A perícia Identificar Magia diz que para identificar uma magia, você analisa os movimentos e palavras do alvo. Se o alvo usar Magia Silenciosa + Magia Sem Gestos é impossível identificar?
Sim, é impossível (pelos menos até a magia ser lançada... mas aí é tarde demais para anulá-la).
6 - O Módulo Básico diz que conjurar é um ato chamativo e que você usa gestos arcanos e palavras mágicas. Magia Silenciosa + Magia Sem Gestos tornam a conjuração imperceptível?
Sim. O mestre pode considerar que não é 100% imperceptível — o conjurador ainda precisa se concentrar, talvez fechar os olhos, etc. Mas é bem discreto. Se for importante determinar se alguém percebeu que o conjurador lançou uma magia, o mestre pode exigir um teste de Percepção.
7 - Auto-Confiança de Nobre acumula com armaduras? Se eu usar o Paladino variante Caótico Bom do Panteão D20, vai acumular também? Vai ter isso no Manual do Devoto? Diz que sim, haha!
Sim, acumula.
8 - A magia Disfarce Ilusório está me dando um nó na cabeça, por vários motivos. :x

A. Ela dá +10 de Enganação para disfarces, rolagem feita contra Percepção do oponente que me observar.
B. Ela diz também que as criaturas tem direito a um teste de Vontade para perceber a ilusão quando interagem comigo
C. No capítulo Perícias aparece um teste de Intuição CD 20 + nível da magia para se perceber uma ilusão.
D. No Guia da Trilogia há um teste de Percepção com CD 80 para se notar a natureza de um ilusão.

8.1 - Não é coisa demais para uma só magia/situação? Qual a chance de se iludir um pequeno grupo, mesmo que tenham valores baixos nos testes?
8.2 - Por que o teste de Vontade não aparece no cabeçalho da magia? Esse teste de Vontade não seria, na verdade, o teste da perícia Intuição?
8.3 - Se não, você poderia dar um exemplo de situação real onde os oponentes façam os testes A, B e C, para demonstrar sua ordem de aplicação e o que efetivamente acontece?
8.4 - Algum motivo especial para Guia da Trilogia usar Percepção? O módulo básico diz que é com Intuição que se nota coisas que os sentido normais não podem notar...
Tu está confundindo um pouco as coisas. Vamos supor a seguinte situação: um grupo precisa entrar numa floresta de amazonas, onde só mulheres são permitidas. O mago usa disfarce ilusório para fazer os homens do grupo parecerem mulheres. As amazonas têm direito a um teste de Percepção oposto ao teste de Enganação dos personagens (lembrando que o teste dos personagens tem um bônus de +10 por causa da magia). E só. Se por um acaso uma das amazonas interagir mais profundamente com um dos personagens sob ilusão (digamos, se a amazona revistar o personagem), daí ela tem direito a um teste de Vontade para perceber a ilusão.

Esse teste de Intuição que tu mencionou só é permitido se o personagem pedir explicitamente para fazê-lo, e o mestre tem todo direito de exigir que o personagem tenha um motivo dentro do jogo para desconfiar do PdM.

No caso do uso épico, é Percepção mesmo. Note que usos épicos são fantásticos mesmo. A moral da Percepção épica e justamente perceber algo que um olho "comum" não conseguiria perceber.

9 - Analisando várias regras, me ocorreu uma constatação interessante...

A. Atropelar durante uma Investida é uma Ação Livre, que só tem limite se o mestre quiser.
B. Se vencer o teste, posso continuar o deslocamento.
C. Ações Livres nunca concedem Ataques de Oportunidade.

9.1 - Posso Atropelar todos os alvos até o limite do deslocamento e ainda fazer o ataque da investida, e não gerar Ataques de Oportunidade mesmo sem Atropelar Aprimorado?
9.2 - Quando eu deixo o quadrado ameaçado pelo cara que derrubei, eu concedo Ataques de Oportunidade normalmente para ele?
Sim, pode ir atropelando todo mundo (supondo que vá ganhando os testes, claro).
10. Vi na Masmorra de Valkaria: a canção de bardo Melodia Revigorante cura toda rodada por 1 minuto? Sei que cura é instantâneo, mas o povo lá jura que sim.
A canção cura só uma vez. As canções que geram efeitos contínuos duram 1 minuto, mas cura é só uma vez. Claro, o bardo pode gastar outra ação e outro uso diário para curar de novo...
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Khrjstjano » 18 Mai 2014, 22:22

1 - É possível usar Magia Fajuta, do Amador Farsante, em criaturas sem Inteligência ou com Int 1~2? E as penalidades de Maldição dos Tolos são acumulativas?
2 - Tradição Perdida serve para todas as classes conjuradoras que o personagem venha a ter ou só para uma?
3 - Se eu usar Elevar Magia com o Item de Poder, posso dizer que elevo a magia ao nível 9 pura e simplesmente?
4 - Quando fazemos Manobras de Combate que usam armas (como Separar, Desarmar ou até Derrubar), usamos o valor de ataque da arma ao invés do valor de ataque corpo-a-corpo?
5 - Manobras podem ser feitas com armas naturais? (Ex: agarrar na mordida, desarmar na garrada, derrubar com tentáculos, etc.) E qualquer monstros pode usar à vontade?
6 - Se meu personagem não é um Mestre Armeiro e eu quiser comprar Inovações Tecnológicas de um, pago só o custo descrito na habilidade ou aquele é apenas o custo de fabricação para o M.A?
7 - O nível de riqueza do personagem aumenta de alguma forma em níveis épicos? Nem com Prosperidade?
8 - Prosperidade é retroativa? Se eu pegar este talento só em níveis mais altos, recebo o dinheiro dos níveis anteriores?
9 - Vejamos:

a. Um personagem agarrado está "desprevenido".
b. Um personagem desprevenido está com a "guarda baixa".
c. Um personagem com a guarda baixa concede ataques de oportunidade.

9.1 - Se eu agarrar ou usar o talento Assustar num cara (deixando-o desprevenido, logo com a guarda baixa), posso dar um ataque de oportunidade nele já na hora?
9.2 - Se eu tiver Reflexos de Combate, posso fazer 2 ataques nele? (Um de oportunidade, pela guarda baixa, e outro do talento, que me dá 1 ataque contra alguém desprevenido.)
10 - Clarificando:

a. Se um inimigo me concede um ataque de oportunidade, eu posso fazer um ataque corpo-a-corpo contra ele antes de sua ação.
b. Este ataque não conta como uma ação.
c. Manobras de Combate são descritas com ataques que fazem coisas diferentes de causar dano.

10.1 - Como fala que é um ataque corpo-a-corpo, e não um ataque com uma arma corpo-a-corpo, posso dar um tiro de pistola no cara que me deu um AdO se eu estiver adjacente a ele?
10.2 - Se ao receber um AdO, eu tentar uma manobra de combate para a qual não tenho o talento aprimorado, eu não concedo um AdO para o inimigo porque o meu ataque não conta como uma ação, certo? (Mesmo caso do toque de magias de toque, que não conta como ação e não concedem AdO por isso, correto?)
Imagem

Trancado

Voltar para “Tormenta”