Dúvidas de regras (tópico oficial)

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 09 Dez 2013, 17:05

Tópico para dúvidas oficiais de regras, respondidas por mim. A regra do tópico é: UMA DÚVIDA DE CADA VEZ. Em outras palavras, só coloque uma dúvida se a última mensagem for minha. Caso contrário, espere até eu responder a dúvida atual.

Abaixo segue um índice das dúvidas já respondidas. Por favor, antes de fazer uma pergunta, consulte se ela já não foi respondida antes.


Índice de dúvidas
Armas – Armas de Ataque à Distância e Tamanho (3ª pergunta)
Armas – Armas de Ataque à Distância e Materiais Especiais
Armas – Armas de Cerco e Aprimoramentos (1ª pergunta)
Armas – Armas de Cerco e Tempo de Recarga
Armas – Armas Duplas e Custo de Aprimoramentos (2ª pergunta)
Armas – Armas Mágicas e Bônus ou Poderes (5ª pergunta)
Armas – Armas Naturais são Leves? (2ª pergunta)
Armas – Pistola de Tambor e Tempo de Recarga (1ª pergunta)
---
Classes Básicas – Abençoado – Centelha Divina de Glórienn (1ª pergunta)
Classes Básicas – Bárbaro da Tribo da Pedra/Predador Primal e Magias (7ª pergunta)
Classes Básicas – Bardo – Duração da Melodia Revigorante (10ª pergunta)
Classes Básicas – Bardo – Ofícios como Perícias de Classe (6º pergunta)
Classes Básicas – Druida – Forma Selvagem e Ataques do Personagem (8ª, 9ª e 10ªperguntas)
Classes Básicas – Guerreiro Escolástico – Técnicas Inferiores (9ª pergunta)
Classes Básicas – Guerreiro Escolástico – Estilos Inferiores e Talentos como Foco em Arma (4ª pergunta)
Classes Básicas – Mago – Item de Poder e Elevar Magia (3ª pergunta)
Classes Básicas – Mago Evocador e Magias com Descritores Elementais (1ª pergunta)
Classes Básicas – Monge – Usando Corpo Vazio (2ª pergunta)
Classes Básicas – Monge e Lutador – Briga e Golpe Relâmpago (3ª pergunta)
Classes Básicas – Monge e Lutador – Rajada de Golpes e Golpe Relâmpago (5ª pergunta)
Classes Básicas – Nobre – Auto Confiança e Armaduras (7ª pergunta)
Classes Básicas – Nobre – Pré-Requisitos de Título de Nobreza (18ª pergunta)
Classes Básicas – Monge – Rajada de Golpes com Uma Mão Livre Apenas
Classes Básicas – Samaritano – Cura Gentil como Habilidade e Talento (4ª pergunta – marcada como 2)
Classes Básicas – Samurai – Arma Ancestral e Ao Sabor do Destino
Classes Básicas – Samurai – Arma Ancestral e Arma de Família (5ª pergunta)
Classes Básicas – Samurai – Guardar Bônus de Arma Ancestral (4ª pergunta)
---
Classes de Prestígio – Amador Farsante – Magia Fajuta e Criaturas Sem Inteligência (1ª pergunta)
Classes de Prestígio – Amador Farsante – Magia Fajuta e Magias Sem Alvo (10ª pergunta)
Classes de Prestígio – Amador Farsante – Não se Meta Comigo (3ª pergunta)
Classes de Prestígio – Arcano da Torre – Covis Móveis (1º pergunta)
Classes de Prestígio – Escapista – Marionete, Peguei um Bobo e Titereiro Invisível X Imunidade a Encantamento (2ª pergunta)
Classes de Prestígio – Guerreiro Pobre – Voto de Pobreza e Tomos/Manuais ou Desejo (2ª pergunta)
Classes de Prestígio – Ginete de Namalkah – Irmão Campestre
Classes de Prestígio – Engenhoqueiro Goblin e Magias com Custo de XP
Classes de Prestígio – Ginete de Namalkah e Amazona – Cálculo de CA dos Personagem e Montaria (1ª pergunta)
Classes de Prestígio – Guerreiro Pobre e Ataques Desarmados (6ª pergunta)
Classes de Prestígio – Improvisador de Lena I, a Ameaça Fantasma
Classes de Prestígio – Improvisador de Lena II, a Guerra dos Clones
Classes de Prestígio – Improvisador de Lena III, a Vingança dos Sith (6ª pergunta)
Classes de Prestígio – Improsador de Lena IV, Uma Nova Esperança
Classes de Prestígio – Improvisador de Lena V, o Império Contra-Ataca (8ª pergunta)
Classes de Prestígio – Mestre Armeiro – Armas Giratórias e Combater com Duas Armas
Classes de Prestígio – Mestre Armeiro – Comprando Armas de NPC Mestre Armeiro (6ª pergunta)
Classes de Prestígio – Mestre Armeiro – Melhoria Tecnológica e Armaduras/Escudos (3ª pergunta)
Classes de Prestígio – Mestre dos Desejos – Eu Desejo Mais Desejos e Magias com Custo de XP (13ª pergunta)
Classes de Prestígio – Nobre de Valkaria – Séquito (2ª pergunta)
Classes de Prestígio – Renegado Tribal e Conhecimento Mágico (7 ª pergunta)
---
Criação de Itens – Criar Obra-Prima e Custo de Fabricação e Venda (3ª pergunta)
Criação de Itens – Itens Mágicos Sem Requisitos Definidos (2ª pergunta)
Criação de Itens – Pergaminhos e Magias com Custo de XP
---
Condições – Duração de Fadiga e Exaustão
Condições – Invisibilidade e Faro (6ª pergunta)
---
Equipamentos – Acionar de novo o Anel da Invisibilidade (4ª pergunta)
Equipamentos – Aprimoramentos Mundanos e Aprimoramentos Mágicos
Equipamentos – Armadura do Treinamento e Talentos Iniciais de Classes (7ª pergunta)
Equipamentos – Escudos e Aprimoramentos para Armas (4 ª pergunta)
---
Golpes – Golpe Duplo
Golpes – Golpe Duplo e Ataque com Escudo (8ª pergunta)
Golpes – Golpe Duplo e Acertos Críticos com Armas de Estatísticas Diferentes (3ª pergunta)
Golpes – Golpe em V e Armas com Mais de Um Dado (6ª pergunta)
Golpes – Pancada com Pomo/Pancada Pesada e Criaturas Muito Grandes (3ª pergunta)
---
Itens – Preço do Extrato de Ferrugem (2ª pergunta)
Itens – Tomos/Manuais e Limite de Itens Mágicos (4ª pergunta)
Itens – Tomos/Manuais e Magias Desabilitadoras (6ª pergunta)
---
Magias – Descritores de Raio Gosmento, Portal para o Saber e Expandir Domínio (3ª pergunta – na verdade 5ª)
Magias – Disfarce Ilusório e Testes Opostos (8ª pergunta)
Magias – Emanações da Paz e seu Nível (4ª pergunta)
Magias – Magias de Aspecto e Desejo (10ª pergunta – na verdade 12ª)
Magias – Megalon/Megalon Maior e Níveis de Criatura (3ª pergunta)
Magias – Metamorfose – Mudança de Tamanho e Equipamentos (5ª pergunta)
Magias – Parar o Tempo e Magia Duradoura
Magias – Procrastinar Ferimentos Duradouro e Duro de Matar (1ª, 2ª e 3ª perguntas)
Magias – Tempestade Glacial e Bônus de Dano (1ª pergunta)
Magias – Velocidade e Talento Velocidade do Vento (7ª pergunta – na verdade 9ª)
---
Manobras de Combate – Agarrar e Manter (3ª pergunta)
Manobras de Combate – Armas Naturais e Bônus de Armas (6ª pergunta)
Manobras de Combate – Atropelando Múltiplos Alvos (9ª pergunta)
Manobras de Combate – Bônus de Armas em Manobras que as Utilizam (5ª pergunta)
Manobras de Combate – Separar Armaduras e Armas Naturais (2ª Pergunta)
---
Monstros – Homem-Peixe e Domínio do Mar (3ª pergunta)
Monstros – Insanidade da Tormenta e Suas Muitas Versões (1ª pergunta)
Monstros – Lefeus e Imunidade a Outros Tipos de Energia (2ª pergunta)
Monstros – Mortos-Vivos e Recuperação de PV/PM (5ª pergunta)
---
Posturas – Equilíbrio de Khalmyr e Acertos Críticos
---
Raças – Elfos de Arton Dormem?
Raças – Elfo do Mar e Armas Tocadas por Mulheres (4ª pergunta)
Raças – Idades Iniciais do Manual das Raças
Raças – Meios-Alguma-Coisa e Pré-Requisitos (2ª Pergunta)
Raças – Meio-Elfos/Meio-Orcs e Pré-Requisitos de Elfos/Orcs (5ª pergunta)
Raças – Meio-Elfo do Mar e Dependência do Mar
Raças – Meio-Elfo do Mar e Idade (1ª pergunta)
Raças – Sprites e Seu Tipo de Criatura
---
Regras Épicas – Perícias
Regras Épicas – Riqueza (7ª pergunta)
---
Regras Gerais – Acertos Críticos e Acúmulo de Bônus ou Efeitos
Regras Gerais – Acertos Críticos e Aprimoramento Afiado + Magia Lâmina Afiada
Regras Gerais – Acúmulo de Itens Diversos: Simbiontes, Tatuagens, Implantes, etc. (2ª pergunta)
Regras Gerais – Acúmulo de Multiplicadores de Dano (2ª pergunta)
Regras Gerais – Acúmulo de Níveis Negativos e Dano de Habilidade Causados por Magias (5ª pergunta)
Regras Gerais – Acúmulo de Penalidades e Condições Causadas por Magias (5ª pergunta)
Regras Gerais – Alcance de Efeitos que Usam a Palavra "Adjacente" (3ª pergunta)
Regras Gerais – Ajuste de Nível e Parâmetros que Somam 1/2 Nível (2ª pergunta)
Regras Gerais – Ataques de Oportunidade em Criaturas Empurradas por Você (3ª pergunta)
Regras Gerais – Ataques de Oportunidade e Habilidades de Múltiplos Ataques
Regras Gerais – Ataques de Oportunidade e Quadrados Abandonados
Regras Gerais – Ataques de Oportunidade e Manobras de Combate (10ª pergunta)
Regras Gerais – Ataques Furtivos com Magias de Toque (3ª pergunta)
Regras Gerais – Combate Aéreo (1ª, 2ª e 3ª perguntas)
Regras Gerais – Contramágicas e Seus Procedimentos (7ª pergunta)
Regras Gerais – Cumprir Pré-Requisitos para Talentos Ganhos por Habilidades de Classe (4ª pergunta)
Regras Gerais – Danos de Armas de Tamanhos Maiores ou Menores
Regras Gerais – Dano em Criaturas com Reduções de Dano Múltiplas (7ª pergunta)
Regras Gerais – Dano Mínimo e Redução de Dano
Regras Gerais – Guarda Baixa (9ª pergunta)
Regras Gerais – Habilidades de Classe e Acúmulo de Habilidades Distintas
Regras Gerais – Habilidades de Classe e Acúmulo de Habilidades Iguais(5ª pergunta)
Regras Gerais – Habilidades de Classe e Habilidades que Somam Nível (1ª pergunta)
Regras Gerais – Perdendo Pré-Requisitos de Classes de Prestígio
Regras Gerais – Quebrando Armas e Objetos de Material Especial
Regras Gerais – Testes de Fortitude, Reflexos e Vontade são Sempre Considerados Testes de Resistência? (7ª pergunta)
Regras Gerais – Testes de Resistência e Valores de Habilidade Nulos (4ª pergunta)
---
Talentos – Amigo Imaginário e Interação com Pessoas (17ª pergunta)
Talentos – Ao Sabor do Destino e Níveis Épicos (1ª pergunta)
Talentos – Aparar e Ataques Mágicos (1ª pergunta)
Talentos – Ataque Piedoso e Obrigações & Restrições de Lena e Marah
Talentos – Basta! e Golpes de Misericórdia (1ª pergunta)
Talentos – Carícias Revigorantes no Próprio Personagem (19ª pergunta)
Talentos – Carícias Revigorantes e Habilidades de Uso Semanal (4ª pergunta – na verdade 6ª)
Talentos – Combater com Duas Armas e Penalidades (1ª pergunta)
Talentos – Conhecimento Mágico Amplo e Tipo das Magias (14ª pergunta)
Talentos – Criar Tatuagens Mágicas, Acúmulo e Custo de Venda (3ª pergunta)
Talentos – Devoto e Requisitos de Tendência (1ª pergunta)
Talentos – Devoto e Ser Considerado Conjurador Divino (6ª pergunta – na verdade 8ª)
Talentos – Duelista Arcano – Ações Complexas (9ª pergunta)
Talentos – Empunhadura Poderosa e Armas da Mão Inábil (2ª pergunta)
Talentos – Especialização em Arma Racial e Pré-Requisitos de Especialização em Arma (16ª pergunta)
Talentos – Especialização em Combate e Ataques Múltiplos (4ª pergunta)
Talentos – Faz-Tudo e Barbarismo (15ª pergunta)
Talentos – Faz-Tudo, Multiclasse e Cosmopolita
Talentos – Investida Aérea e Montarias Voadoras (8ª e 9º perguntas)
Talentos – Magia Poderosa e Mago de Batalha (12ª pergunta)
Talentos – Magia Sem Gestos e Magia Silenciosa (4ª, 5ª e 6ª perguntas)
Talentos – Mágico de Palco – Dividindo o Alcance de Magias (8ª pergunta)
Talentos – Mente Sobre o Corpo (5ª pergunta)
Talentos – Prosperidade – Retroatividade (8ª pergunta)
Talentos – Substituição Elemental e Magias Válidas (3ª pergunta)
Talentos – Talentos Metamágicos e Magias de Dano Contínuo ou Semelhantes (9ª pergunta)
Talentos – Técnica Heroica e Magias (8ª pergunta)
Talentos – Talentos para Monstros e Habilidades Raciais (2ª pergunta)
Talentos – Tradição Perdida e Cálculos Ligados à Habilidades
Talentos – Tradição Perdida e Classes que Obtém Magias em Níveis Após o 1º (5ª pergunta – na verdade 7ª)
Talentos – Tradição Perdida e Multi-Classe (2ª pergunta)

Índice de dúvidas do fórum antigo*
Ataque chi de adamante
Ataques adicionais em ações extras
Ataque desarmado, escudo e Bloqueio Ambidestro
Ataques múltiplos
Ataques múltiplos, o retorno
Aumento de habilidades e pontos de magia
Aumento de Inteligência e perícias
Bardo com Domínio do Conhecimento
Bônus de dano em magias com mais de um alvo
Companheiro animal atroz
Construindo encontros
Desejo dos qareen
Ex-bárbaros, ex-bardos, ex-paladinos e outros "ex"
Forma de dragão e sopro
Item de poder do mago
Magias que precisam de ataque e acertos críticos
Monges e armadura arcana
Raças de outros livros com ajuste de nível
*Agradeçam ao Nomead, que compilou as dúvidas do fórum antigo, atualizou os endereços e me mandou para que eu postasse.
**Atualizado pelo moderador "João Paulo" no dia 17/12/2014. Agradeçam ao usuário Khrjstjano pela compilação de todas as dúvidas para o novo índice.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
ace barros
Mensagens: 13
Registrado em: 09 Dez 2013, 19:13
Localização: Império de Tauron, Nunca Saberão
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por ace barros » 09 Dez 2013, 19:26

Tenho uma dúvida sobre o Manual das Raças. O Meio Elfo-do-Mar é como o Aquaman que não tem dependência do mar ou é como o ancestral aquático e sofre com alguma limitação?

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 10 Dez 2013, 12:34

ace barros escreveu:Tenho uma dúvida sobre o Manual das Raças. O Meio Elfo-do-Mar é como o Aquaman que não tem dependência do mar ou é como o ancestral aquático e sofre com alguma limitação?
Ele é como o Aquaman... Pode ficar em terra seca à vontade.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Andrew Kaninchen
Mensagens: 2893
Registrado em: 10 Dez 2013, 12:58
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Andrew Kaninchen » 10 Dez 2013, 13:04

A melhoria Giratória da habilidade Inovação Tecnológica do Mestre Armeiro diz:
Giratória: o usuário pode fazer dois ataques adicionais com a arma. Se fizer isso, todos seus ataques na rodada sofrem uma penalidade de -5.
Partindo desse texto, é correto afirmar que um usuário de duas armas Giratórias usando Combater com Duas Armas poderia fazer 2 ataques extras com cada uma, com um total de 3 ataques por arma com penalidade de -10 nas jogadas de ataque?(ou -14, sem Combater com Duas Armas Aprimorado ou Maior)

Código: Selecionar todos

[quote][b][size=85]Nome_do_Personagem:[/size][/b]
[img]URL_da_Imagem[/img]
Fala.[/quote]

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 10 Dez 2013, 14:02

Andrew Kaninchen escreveu:A melhoria Giratória da habilidade Inovação Tecnológica do Mestre Armeiro diz:
Giratória: o usuário pode fazer dois ataques adicionais com a arma. Se fizer isso, todos seus ataques na rodada sofrem uma penalidade de -5.
Partindo desse texto, é correto afirmar que um usuário de duas armas Giratórias usando Combater com Duas Armas poderia fazer 2 ataques extras com cada uma, com um total de 3 ataques por arma com penalidade de -10 nas jogadas de ataque?(ou -14, sem Combater com Duas Armas Aprimorado ou Maior)
Sim, pode. Os ataques se somam, as penalidades também.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Khrjstjano » 10 Dez 2013, 14:10

A regra para Dano Mínimo, apresentada no capítulo Combate do Tormentão, diz que o dano mínimo que um ataque bem sucedido causa é 1, independente das penalidade que possam haver.

Como esta regra interage com a Redução de Dano dos Bárbaros? A RD reduz danos para 0, ou está sujeita à regra geral?

Até onde me consta não há uma definição em lugar algum do que sejam realmente penalidades, embora tomemos que seja verdade que sejam coisas com Mod. For negativo. Por causa disto, fiquei na dúvida.
Imagem

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 10 Dez 2013, 14:54

Khrjstjano escreveu:A regra para Dano Mínimo, apresentada no capítulo Combate do Tormentão, diz que o dano mínimo que um ataque bem sucedido causa é 1, independente das penalidade que possam haver.

Como esta regra interage com a Redução de Dano dos Bárbaros? A RD reduz danos para 0, ou está sujeita à regra geral?

Até onde me consta não há uma definição em lugar algum do que sejam realmente penalidades, embora tomemos que seja verdade que sejam coisas com Mod. For negativo. Por causa disto, fiquei na dúvida.
Oi Khrjstjano,

Bom, esta regra não interage com redução de dano, porque RD não é uma penalidade. Essa regra diz que o dano realizado pelo ataque, antes de modificado por RD, tem que ser no mínimo 1. Por exemplo, um mago fracote — digamos, For 6 (mod. –2) — que ataque com uma adaga vai causar 1 de dano mesmo que role 1 ou 2 no dado (embora, em tese, ele fosse causar –1 de dano no primeiro caso e 0 no segundo).
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Khrjstjano » 10 Dez 2013, 15:02

Dúvida -> Se uma criatura grande tem uma Corrente com Cravos, Reflexos de Combate e 22 de Destreza, ela faz 6 ataques de oportunidade quando o inimigo se aproximar? (1 para cada quadrado ameaçado deixado por ele.)
Editado pela última vez por Khrjstjano em 24 Dez 2013, 17:39, em um total de 3 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 16 Dez 2013, 12:29

Khrjstjano escreveu:Se uma criatura grande tem uma Corrente com Cravos, Reflexos de Combate e 22 de Destreza, ela faz 6 ataques de oportunidade quando o inimigo se aproximar? (1 para cada quadrado ameaçado deixado por ele.)
Em d20, existia uma regra que dizia que um personagem só pode fazer um ataque de oportunidade por rodada contra um mesmo inimigo, independentemente de quantos ataques de oportunidade o personagem tiver. Em Tormenta, como ataques de oportunidade são uma regra opcional e secundária, essa restrição não aparece, mas é prudente usá-la!
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
ginani
Mensagens: 104
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:30
Localização: Brasília

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por ginani » 16 Dez 2013, 12:32

Um dúvida, como funciona a habilidade Séquito do Nobre de Valkaria? Tirando aqueles em que existe explicitado o número de vezes que se pode pegar eu posso pegar um mesmo séquito quantas vezes quiser? E o especialista me permite pegar qualquer talento mesmo, já que ignora pré-requisitos? Tipo, posso pegar talentos épicos não sendo um personagem épico ou um poder concedido sem ser devoto?
"Imaginação é mais importante do que conhecimento. Conhecimento é limitado. Imaginação abrange o mundo."
(Albert Einstein)

Trancado

Voltar para “Tormenta”