Khrjstjano escreveu:1 - A habilidade especial Insanidade da Tormenta é descrita em 3 livros de TRPG, sempre com efeitos diferentes. No Bestiário de Arton, ela causa dano em Int, Sab e Car igual a diferença entre a CD e o resultado do teste. No Guia da Trilogia, causa 7 pontos de insanidade. E no Manual das Raças, causa o efeito da magia Confusão. Vale o princípio da versão mais recente, ou a versão definitiva é a dos pontos de insanidade?
Essa diferença é proposital. A versão do Guia da Trilogia é a mais completa, mas é indicada apenas para campanhas na qual a Tormenta vai ser um elemento principal. Caso contrário, a versão mais simples, que gera o efeito de confusão, é indicada.
2 - Pra usar uma magia contida num pergaminho sem o teste para Usar Instrumento Mágico é necessário ser capaz de lançar a magia contida. Isso significa que preciso ter acesso ao círculo ao qual ela pertence, ou que preciso efetivamente conhecê-la, tendo aprendido-a?
Tormenta RPG, edição revisada, página 261 escreveu:Para ler um pergaminho, um personagem deve ser bem-sucedido em um teste de Identificar Magia (CD 25) ou ser capaz de lançar a magia escrita. Por exemplo, um pergaminho com invisibilidade pode ser lido por feiticeiros e magos a partir do 3º nível, ou bardos a partir do 4º nível, sem a necessidade de testes (o personagem não precisa conhecer a magia, apenas ser capaz de lançá-la).
3 - Se eu usar duas armas com margem de ameaça diferentes num Golpe Duplo, utilizo o valor da mais alta para este golpe? E o multiplicador de crítico?
Utiliza as estatísticas de uma das armas, à tua escolha. O mestre pode criar uma versão aprimorada desse golpe, que custe 2 pontos de energia em vez de 1, e permita usar as melhores estatísticas de cada arma.
4 - Criaturas com valores de habilidade nulos falham automaticamente em teste de habilidade? Ou ficam só pelo D20?
Se ela não tem o valor de habilidade, ela não pode fazer o teste.
5 - Personagens com o modelo morto-vivo, lich ou vampiro, os quais não dormem, recuperam PV e PM como? Eles tem que ficar 8 horas (ou algum outro número de horas) de repouso acordados ou recuperam instantaneamente todo dia? Em que momento do dia?
Mortos-vivos
não recuperam pontos de vida por descanso. Eles não tem mais um organismo que possa se regenerar... Eles recuperam PM descansando 8 horas por dia. O visual disso varia: um lich poderia ficar sentado em seu trono de olhos fechados, enquanto um vampiro... Bem, vampiros dormem, ué!
6 - Golpe em V (Manual do Combate) é um golpe que acrescenta 1 dado extra na arma. Por exemplo, se eu usar um Machado de Duas Mãos, causo 2d12. Mas o que acontece se eu tiver um Machado de Duas Mãos de adamante, que causa 3d6? Vou causar só 4d6 mesmo (dano semelhante à da arma comum) ou 6d6?
Só 4d6 mesmo. Sim, ele é um golpe que funciona melhor com certas armas.
7 - Sobre RD:
7.1 - RD de fontes diferentes acumulam? Tipo RD 3/corte de Qareen somaria com RD 2 de Bárbaro do Machado de Pedra, totalizando 2/– e 5/corte?
7.2 - O Marilith tem Redução de Dano 10/bondosa e adamante. A arma tem que ser tanto de adamante quanto bondosa para vencer sua RD? Ou se for só uma das duas coisas, já vence?
7.3 - Noutro caso mais complexo, se eu tenho RD 10/prata e RD 2/bondosa (Lobisomem e Abençoado de Tenebra), e sou atingido por uma arma que não vence nenhuma dessas reduções, eu desconto 10 ou 12 do dano que recebo?
Reduções de dano de fontes diferentes se acumulam. No caso da marilith, a redução de dano diz 10/Bondosa *e* adamante, então tem que ser as duas coisas juntas.
8 - Sobre o talento Mágico de Palco:
8.1 - Quando uso este talento para reduzir o alcance da magia Prestidigitação pela metade, ela cairá de 9m para 4,5m, e em seguida de 4,5m para 2,25. Esse valor de 2,25 deve ser arredondado? Para cima ou para baixo?
8.2 - Se não deve ser arredondado, posso reduzir o alcance para 1,125 para obter mais um bônus? O talento diz que a distância mínima é 1,5m, mas não diz se isso é o limite para o qual o alcance cai após um arredondamento (o que permitiria a divisão), ou o limite para o qual pode ser dividido (o que não permitiria).
Reduz para 2,25m, arredonda para baixo para 1,5m e não pode diminuir mais.
9 - O talento Duelista Arcano força o alvo a revelar que magia fará na próxima rodada. E se o oponente se aproveitar disto de forma abusiva? Por exemplo, o alvo diz que vai fazer uma bola de fogo. Então seus oponentes se movem de forma a ficar todos em meio aos aliados do alvo.
9.1 - Que motivos o alvo tem para ainda querer usar a bola de fogo, se vai atingir seus aliados? Não é muita sacanagem?
9.2 - E não seria também sacanagem permitir que ele faça outra coisa, já que aí pode acabar sendo favorecido pela posição dos oponentes?
Isso tudo fica um pouco a critério do mestre. A ideia do Duelista Arcano é que ele consegue adivinhar, por dicas de postura, ou pelos próprios gestos arcanos, o que seu inimigo está preparando. Se o personagem com o talento sair por aí falando pra todo mundo o que o oponente vai fazer, porque o oponente não mudaria de ideia? Claro, se o personagem for discreto, e o inimigo não perceber que sabem o que ele vai fazer, ele não teria motivos para mudar de ação.