Dúvidas de regras (tópico oficial)

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 21 Mai 2014, 22:21

1 - É possível usar Magia Fajuta, do Amador Farsante, em criaturas sem Inteligência ou com Int 1~2? E as penalidades de Maldição dos Tolos são acumulativas?
Não (a habilidade é baseada em um teste de Enganação) e não (habilidades de classe não acumulam consigo mesmo).
2 - Tradição Perdida serve para todas as classes conjuradoras que o personagem venha a ter ou só para uma?
Uma classe.
3 - Se eu usar Elevar Magia com o Item de Poder, posso dizer que elevo a magia ao nível 9 pura e simplesmente?
Sim. É um bom combo.
4 - Quando fazemos Manobras de Combate que usam armas (como Separar, Desarmar ou até Derrubar), usamos o valor de ataque da arma ao invés do valor de ataque corpo-a-corpo?
Sim, usa o ataque da arma! Faz sentido, e é mais simples assim (porque o jogador usa o valor que já está usando para ataques normais).
5 - Manobras podem ser feitas com armas naturais? (Ex: agarrar na mordida, desarmar na garrada, derrubar com tentáculos, etc.) E qualquer monstros pode usar à vontade?
Sim. Claro, vale a regra do bom senso. Um leão consegue agarrar um humano com uma mordida; um gato, não.
6 - Se meu personagem não é um Mestre Armeiro e eu quiser comprar Inovações Tecnológicas de um, pago só o custo descrito na habilidade ou aquele é apenas o custo de fabricação para o M.A?
Aquele é o custo de fabricação para o Mestre Armeiro. Mestres Armeiros são muito raros (de NPC oficial, só tem UM!), então itens deles normalmente não estão à venda no mercado. Fica a critério do mestre disponibilizá-los, mas se ele fizer isso eles devem ser bem caros.
7 - O nível de riqueza do personagem aumenta de alguma forma em níveis épicos? Nem com Prosperidade?
Não existem tabelas de riqueza para níveis épicos, mas o mestre pode extrapolar a partir da tabela básica.
8 - Prosperidade é retroativa? Se eu pegar este talento só em níveis mais altos, recebo o dinheiro dos níveis anteriores?
Pela fria letra da lei, o personagem recebe 300 TO ao comprar o talento. E só. Ganha mais só quando subir de nível. Eu acho justo deixar ele ganhar o dinheiro inicial do nível dele. Afinal, embora dinheiro seja forte, Prosperidade é o único talento que o personagem pode na prática perder se for roubado, preso, etc.
9 - Vejamos:

a. Um personagem agarrado está "desprevenido".
b. Um personagem desprevenido está com a "guarda baixa".
c. Um personagem com a guarda baixa concede ataques de oportunidade.

9.1 - Se eu agarrar ou usar o talento Assustar num cara (deixando-o desprevenido, logo com a guarda baixa), posso dar um ataque de oportunidade nele já na hora?
9.2 - Se eu tiver Reflexos de Combate, posso fazer 2 ataques nele? (Um de oportunidade, pela guarda baixa, e outro do talento, que me dá 1 ataque contra alguém desprevenido.)
Estar desprevenido NÃO cede ataques de oportunidade. O "guarda baixa" da descrição da condição desprevenido é exatamente isso: só descrição, não um termo de regras.
10 - Clarificando:

a. Se um inimigo me concede um ataque de oportunidade, eu posso fazer um ataque corpo-a-corpo contra ele antes de sua ação.
b. Este ataque não conta como uma ação.
c. Manobras de Combate são descritas com ataques que fazem coisas diferentes de causar dano.

10.1 - Como fala que é um ataque corpo-a-corpo, e não um ataque com uma arma corpo-a-corpo, posso dar um tiro de pistola no cara que me deu um AdO se eu estiver adjacente a ele?
10.2 - Se ao receber um AdO, eu tentar uma manobra de combate para a qual não tenho o talento aprimorado, eu não concedo um AdO para o inimigo porque o meu ataque não conta como uma ação, certo? (Mesmo caso do toque de magias de toque, que não conta como ação e não concedem AdO por isso, correto?)
Ataque corpo-a-corpo é um ataque com arma de corpo-a-corpo. Mas, sim, pode ser uma manobra, não precisa ser um ataque normal. E sim, é possível que um AdO gere um AdO. Então, se eu ganhar um AdO e usá-lo para desarmar um inimigo (e não tiver o talento apropriado), minha tentativa de desarme vai gerar um AdO.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Ziderich
Mensagens: 497
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:38
Localização: Hell de Janeiro
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Ziderich » 22 Mai 2014, 01:53

Um Improvisador de Lena épico pode usar metido versátil pra emular habilidades que compram talentos e comprar vários talentos épicos dessa forma?
Imagem

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 23 Mai 2014, 15:03

Sim. "Vários", claro, sendo o limite de usos diários da habilidade. E ele ainda tem que preencher quaisquer pré-requisitos do talento.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Ziderich
Mensagens: 497
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:38
Localização: Hell de Janeiro
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Ziderich » 23 Mai 2014, 15:15

- Personagens com o talento Devoto precisam cumprir com os requisitos de tendência, correto?

- É possível usar a manobra Separar contra armas naturais? Como o albino quebrando os chifres do Artorius em o Inimigo do Mundo. Se sim, como faz pra regenerar as presas, garras, etc? E contra armaduras em uso?

- Um Nobre humano com o talento Comandar Aprimorado e com a habilidade Comandar Maior dá quanto de bônus usando a habilidade? +4 com Ação de Movimento?
Editado pela última vez por Ziderich em 24 Mai 2014, 16:27, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 31 Mai 2014, 17:27

Ziderich escreveu:- Personagens com o talento Devoto precisam cumprir com os requisitos de tendência, correto?
Sim.
- É possível usar a manobra Separar contra armas naturais? Como o albino quebrando os chifres do Artorius em o Inimigo do Mundo. Se sim, como faz pra regenerar as presas, garras, etc? E contra armaduras em uso?
Oficialmente, não. Separar é só para itens que o inimigo esteja segurando. Mas claro que o mestre pode permitir esses usos. Não é difícil estipular PV para armas naturais, armaduras e outras coisas, com base no que já existe. E para regenerar uma arma natural... Depende do mestre, mas em princípio dente quebrado, chifre arrancado... Essas coisas não curam! Só com uma magia regeneração. Típico objetivo de aventura, diga-se de passagem (conseguir a cura para um membro perdido, digo).

[/quote]- Um Nobre humano com o talento Comandar Aprimorado e com a habilidade Comandar Maior dá quanto de bônus usando a habilidade? +4 com Ação de Movimento?[/quote]
O bônus não acumula (a não ser que o mestre seja muito bonzinho). O mestre também pode considerar que o que o Nobre ganha no 11º nível é justamente o talento Comandar Aprimorado.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Aldenor » 31 Mai 2014, 18:42

No talento Acerto Crítico Aprimorado é expresso claramente que não acumula com nenhum outro tipo de capacidade de dobrar margem de ameaça.
Mas a habilidade mágica "afiada" e a magia "lâmina afiada" não contém essa especificação. Neste caso, como são fontes diferentes (magia e item), é possível dizer que uma arma pode ser afetada por ambas? Exemplo: uma espada longa (19-20) com a habilidade mágica "afiada" se torna 17-20 e com a magia "lâmina afiada" se torna 13-20? Ou as margens de ameaça não dobrariam duas vezes, como é no caso dos multiplicadores do crítico? No caso, a espada longa (19-20) viraria 15-20 (no caso, ao invés de ser dobro e depois dobro, fica apenas o triplo. 2 x 3 = 6, 20, 19, 18, 17, 16 e 15)?
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 31 Mai 2014, 20:41

Aldenor escreveu:No talento Acerto Crítico Aprimorado é expresso claramente que não acumula com nenhum outro tipo de capacidade de dobrar margem de ameaça.
Mas a habilidade mágica "afiada" e a magia "lâmina afiada" não contém essa especificação. Neste caso, como são fontes diferentes (magia e item), é possível dizer que uma arma pode ser afetada por ambas? Exemplo: uma espada longa (19-20) com a habilidade mágica "afiada" se torna 17-20 e com a magia "lâmina afiada" se torna 13-20? Ou as margens de ameaça não dobrariam duas vezes, como é no caso dos multiplicadores do crítico? No caso, a espada longa (19-20) viraria 15-20 (no caso, ao invés de ser dobro e depois dobro, fica apenas o triplo. 2 x 3 = 6, 20, 19, 18, 17, 16 e 15)?
Exato. Magia e itens mágicos acumulam entre si. E multiplicadores se somam, não se multiplicam, então ficaria 15-20.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Khrjstjano » 31 Mai 2014, 20:41

1 - A habilidade especial Insanidade da Tormenta é descrita em 3 livros de TRPG, sempre com efeitos diferentes. No Bestiário de Arton, ela causa dano em Int, Sab e Car igual a diferença entre a CD e o resultado do teste. No Guia da Trilogia, causa 7 pontos de insanidade. E no Manual das Raças, causa o efeito da magia Confusão. Vale o princípio da versão mais recente, ou a versão definitiva é a dos pontos de insanidade?
2 - Pra usar uma magia contida num pergaminho sem o teste para Usar Instrumento Mágico é necessário ser capaz de lançar a magia contida. Isso significa que preciso ter acesso ao círculo ao qual ela pertence, ou que preciso efetivamente conhecê-la, tendo aprendido-a?
3 - Se eu usar duas armas com margem de ameaça diferentes num Golpe Duplo, utilizo o valor da mais alta para este golpe? E o multiplicador de crítico?
4 - Criaturas com valores de habilidade nulos falham automaticamente em teste de habilidade? Ou ficam só pelo D20?
5 - Personagens com o modelo morto-vivo, lich ou vampiro, os quais não dormem, recuperam PV e PM como? Eles tem que ficar 8 horas (ou algum outro número de horas) de repouso acordados ou recuperam instantaneamente todo dia? Em que momento do dia?
6 - Golpe em V (Manual do Combate) é um golpe que acrescenta 1 dado extra na arma. Por exemplo, se eu usar um Machado de Duas Mãos, causo 2d12. Mas o que acontece se eu tiver um Machado de Duas Mãos de adamante, que causa 3d6? Vou causar só 4d6 mesmo (dano semelhante à da arma comum) ou 6d6?
7 - Sobre RD:

7.1 - RD de fontes diferentes acumulam? Tipo RD 3/corte de Qareen somaria com RD 2 de Bárbaro do Machado de Pedra, totalizando 2/– e 5/corte?
7.2 - O Marilith tem Redução de Dano 10/bondosa e adamante. A arma tem que ser tanto de adamante quanto bondosa para vencer sua RD? Ou se for só uma das duas coisas, já vence?
7.3 - Noutro caso mais complexo, se eu tenho RD 10/prata e RD 2/bondosa (Lobisomem e Abençoado de Tenebra), e sou atingido por uma arma que não vence nenhuma dessas reduções, eu desconto 10 ou 12 do dano que recebo?
8 - Sobre o talento Mágico de Palco:

8.1 - Quando uso este talento para reduzir o alcance da magia Prestidigitação pela metade, ela cairá de 9m para 4,5m, e em seguida de 4,5m para 2,25. Esse valor de 2,25 deve ser arredondado? Para cima ou para baixo?
8.2 - Se não deve ser arredondado, posso reduzir o alcance para 1,125 para obter mais um bônus? O talento diz que a distância mínima é 1,5m, mas não diz se isso é o limite para o qual o alcance cai após um arredondamento (o que permitiria a divisão), ou o limite para o qual pode ser dividido (o que não permitiria).
9 - O talento Duelista Arcano força o alvo a revelar que magia fará na próxima rodada. E se o oponente se aproveitar disto de forma abusiva? Por exemplo, o alvo diz que vai fazer uma bola de fogo. Então seus oponentes se movem de forma a ficar todos em meio aos aliados do alvo.

9.1 - Que motivos o alvo tem para ainda querer usar a bola de fogo, se vai atingir seus aliados? Não é muita sacanagem?
9.2 - E não seria também sacanagem permitir que ele faça outra coisa, já que aí pode acabar sendo favorecido pela posição dos oponentes?
Imagem

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 02 Jun 2014, 13:21

Khrjstjano escreveu:1 - A habilidade especial Insanidade da Tormenta é descrita em 3 livros de TRPG, sempre com efeitos diferentes. No Bestiário de Arton, ela causa dano em Int, Sab e Car igual a diferença entre a CD e o resultado do teste. No Guia da Trilogia, causa 7 pontos de insanidade. E no Manual das Raças, causa o efeito da magia Confusão. Vale o princípio da versão mais recente, ou a versão definitiva é a dos pontos de insanidade?
Essa diferença é proposital. A versão do Guia da Trilogia é a mais completa, mas é indicada apenas para campanhas na qual a Tormenta vai ser um elemento principal. Caso contrário, a versão mais simples, que gera o efeito de confusão, é indicada.
2 - Pra usar uma magia contida num pergaminho sem o teste para Usar Instrumento Mágico é necessário ser capaz de lançar a magia contida. Isso significa que preciso ter acesso ao círculo ao qual ela pertence, ou que preciso efetivamente conhecê-la, tendo aprendido-a?
Tormenta RPG, edição revisada, página 261 escreveu:Para ler um pergaminho, um personagem deve ser bem-sucedido em um teste de Identificar Magia (CD 25) ou ser capaz de lançar a magia escrita. Por exemplo, um pergaminho com invisibilidade pode ser lido por feiticeiros e magos a partir do 3º nível, ou bardos a partir do 4º nível, sem a necessidade de testes (o personagem não precisa conhecer a magia, apenas ser capaz de lançá-la).
3 - Se eu usar duas armas com margem de ameaça diferentes num Golpe Duplo, utilizo o valor da mais alta para este golpe? E o multiplicador de crítico?
Utiliza as estatísticas de uma das armas, à tua escolha. O mestre pode criar uma versão aprimorada desse golpe, que custe 2 pontos de energia em vez de 1, e permita usar as melhores estatísticas de cada arma.
4 - Criaturas com valores de habilidade nulos falham automaticamente em teste de habilidade? Ou ficam só pelo D20?
Se ela não tem o valor de habilidade, ela não pode fazer o teste.
5 - Personagens com o modelo morto-vivo, lich ou vampiro, os quais não dormem, recuperam PV e PM como? Eles tem que ficar 8 horas (ou algum outro número de horas) de repouso acordados ou recuperam instantaneamente todo dia? Em que momento do dia?
Mortos-vivos não recuperam pontos de vida por descanso. Eles não tem mais um organismo que possa se regenerar... Eles recuperam PM descansando 8 horas por dia. O visual disso varia: um lich poderia ficar sentado em seu trono de olhos fechados, enquanto um vampiro... Bem, vampiros dormem, ué!
6 - Golpe em V (Manual do Combate) é um golpe que acrescenta 1 dado extra na arma. Por exemplo, se eu usar um Machado de Duas Mãos, causo 2d12. Mas o que acontece se eu tiver um Machado de Duas Mãos de adamante, que causa 3d6? Vou causar só 4d6 mesmo (dano semelhante à da arma comum) ou 6d6?
Só 4d6 mesmo. Sim, ele é um golpe que funciona melhor com certas armas.
7 - Sobre RD:

7.1 - RD de fontes diferentes acumulam? Tipo RD 3/corte de Qareen somaria com RD 2 de Bárbaro do Machado de Pedra, totalizando 2/– e 5/corte?
7.2 - O Marilith tem Redução de Dano 10/bondosa e adamante. A arma tem que ser tanto de adamante quanto bondosa para vencer sua RD? Ou se for só uma das duas coisas, já vence?
7.3 - Noutro caso mais complexo, se eu tenho RD 10/prata e RD 2/bondosa (Lobisomem e Abençoado de Tenebra), e sou atingido por uma arma que não vence nenhuma dessas reduções, eu desconto 10 ou 12 do dano que recebo?
Reduções de dano de fontes diferentes se acumulam. No caso da marilith, a redução de dano diz 10/Bondosa *e* adamante, então tem que ser as duas coisas juntas.
8 - Sobre o talento Mágico de Palco:

8.1 - Quando uso este talento para reduzir o alcance da magia Prestidigitação pela metade, ela cairá de 9m para 4,5m, e em seguida de 4,5m para 2,25. Esse valor de 2,25 deve ser arredondado? Para cima ou para baixo?
8.2 - Se não deve ser arredondado, posso reduzir o alcance para 1,125 para obter mais um bônus? O talento diz que a distância mínima é 1,5m, mas não diz se isso é o limite para o qual o alcance cai após um arredondamento (o que permitiria a divisão), ou o limite para o qual pode ser dividido (o que não permitiria).
Reduz para 2,25m, arredonda para baixo para 1,5m e não pode diminuir mais.
9 - O talento Duelista Arcano força o alvo a revelar que magia fará na próxima rodada. E se o oponente se aproveitar disto de forma abusiva? Por exemplo, o alvo diz que vai fazer uma bola de fogo. Então seus oponentes se movem de forma a ficar todos em meio aos aliados do alvo.

9.1 - Que motivos o alvo tem para ainda querer usar a bola de fogo, se vai atingir seus aliados? Não é muita sacanagem?
9.2 - E não seria também sacanagem permitir que ele faça outra coisa, já que aí pode acabar sendo favorecido pela posição dos oponentes?
Isso tudo fica um pouco a critério do mestre. A ideia do Duelista Arcano é que ele consegue adivinhar, por dicas de postura, ou pelos próprios gestos arcanos, o que seu inimigo está preparando. Se o personagem com o talento sair por aí falando pra todo mundo o que o oponente vai fazer, porque o oponente não mudaria de ideia? Claro, se o personagem for discreto, e o inimigo não perceber que sabem o que ele vai fazer, ele não teria motivos para mudar de ação.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

jbetter
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Fev 2014, 22:10

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por jbetter » 02 Jun 2014, 17:18

1) A imunidade contra doenças e venenos fornecida pela habilidade de classe 'Corpo de Diamante' do monge inclui doenças e venenos mágicos?

2) A habilidade de classe 'Corpo Vazio' permite ao monge entrar e sair do plano etéreo quantas vezes quiser, desde que não ultrapasse 1 minuto no plano, ou é uma habilidade com um único uso diário?

Trancado

Voltar para “Tormenta”