Dúvidas de regras (tópico oficial)

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 13 Jun 2014, 16:28

jbetter escreveu:1) A imunidade contra doenças e venenos fornecida pela habilidade de classe 'Corpo de Diamante' do monge inclui doenças e venenos mágicos?
Sim.
jbetter escreveu:2) A habilidade de classe 'Corpo Vazio' permite ao monge entrar e sair do plano etéreo quantas vezes quiser, desde que não ultrapasse 1 minuto no plano, ou é uma habilidade com um único uso diário?
Nenhuma das opções. O monge pode ficar no plano etéreo um máximo de 1 minuto (10 rodadas) por dia. Esse tempo pode ser dividido da maneira que ele quiser. Por exemplo, ele pode ficar 1 rodada no plano etéreo para atravessar uma parede, depois mais 3 rodadas para passar por uma área de chuva ácida, e assim por diante, até usar as 10 rodadas do dia.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Khrjstjano » 13 Jun 2014, 16:30

1 - Muitas habilidades de classe dão coisas conforme seu nível, com por exemplo Conhecimento de Bardo (Bardos) e Desafio – Orgulho (Cavaleiros). Mas não é dito se é aplicado seu nível daquela classe ou de personagem. Qual o correto?
2 - Quanto custa o item alquímico Extrato de Monstro da Ferrugem Manual do Arcano? Este item não aparece na tabela de preços...
3 - A habilidade Não se Meta com um Mago, do Amador Farsante, diz que é recebida no 6º nível. Mas a tabela diz que é no 7º. Qual o correto?
4 - O Anel da Invisibilidade diz q deixa o usuário sobre o efeito da magia com o mesmo nome, a qual termina quando o personagem ataca. Após isto, quando é que ela volta a agir? Preciso retirar e recolocar o anel?
5 - O que acontece com os equipamentos e roupas de uma criatura que seja alvo da magia Metamorfose? Especialmente se a criatura aumentar sua categoria de tamanho na transformação. Já que essa magia não fala que eles são absorvidos como em Forma Selvagem, conclui-se que são destruídos... Correto?
6- A habilidade de 1º nível da linhagem Feérica dos Feiticeiros não tem mesmo qualquer limite de usos? Ou ficou faltando? Não é estranho alguém pode passar o dia inteiro tornando todo mundo prestativo sem gastar nada e sem consequências em caso de falha? Ainda mais no nível 1... :geek:
7 - Se um Nobre 10, Swashbuckler 10 decidir usar armaduras, o que acontece? Os níveis de Swashbuckler não são somados para determinar o bônus da Autoconfiança? Ou algo pior?
8 - Considere que um Improvisador de Lena usou Metido Versátil para receber a habilidade Ele é Meu Amigo (Nobre de Valkaria). Ele pode usar Ele é Meu Amigo para passar habilidades obtidas com outros usos de Metido Versátil para seus aliados? Elas não são originalmente suas, então ficou a dúvida...
9.1 - Quando usamos a magia Convocar Relâmpagos (que não é uma magia de dano contínuo real), o bônus de dano de 1/2 nível do personagem se aplica toda vez que usamos uma ação padrão para convocar um relâmpago?

9.2 - Se usarmos Potencializar Magia nesta magia, o dano aumenta 50% toda vez que gastamos uma ação padrão para convocar um relâmpago?

9.3 - E em magia de dano contínuo reais, como Chuva de Sangue, o dano aumenta em 50% toda rodada? A regra para Dano por Rodada (Manual do Arcano) não fala sobre metamágicos...
10 .1 - Magia Fajuta (Amador Farsante) pode ser usada para conjurar magias que não sejam diretamente direcionadas ao alvo do teste (ou ao menos o incluam em sua área)? Algo como Muralha de Ferro no seu caminho, ou Refúgio Seguro, por exemplo...

10.2 - Se a resposta for sim, e o Amador conjurar algo como Refúgio Seguro ou Círculo Mágico Contra o Mal para proteger seus aliados, ele pode se beneficiar destas magias também?

10.3 - Se o Amador conjurar uma Bola de Fogo em seus inimigos, mas houver aliados na área da magia, o aliado com maior valor de Vontade conta para fazer o teste? Ou os aliados levam o dano direto, sem chance de teste?
Editado pela última vez por Khrjstjano em 22 Jun 2014, 15:26, em um total de 3 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 27 Jun 2014, 13:13

1 - Muitas habilidades de classe dão coisas conforme seu nível, com por exemplo Conhecimento de Bardo (Bardos) e Desafio – Orgulho (Cavaleiros). Mas não é dito se é aplicado seu nível daquela classe ou de personagem. Qual o correto?
No caso de habilidades de classe, o padrão é ser o nível de classe.
2 - Quanto custa o item alquímico Extrato de Monstro da Ferrugem Manual do Arcano? Este item não aparece na tabela de preços...
Realmente, ficou faltando. O custo é 300 TO.
3 - A habilidade Não se Meta com um Mago, do Amador Farsante, diz que é recebida no 6º nível. Mas a tabela diz que é no 7º. Qual o correto?
A tabela está certa. A habilidade é recebida no 7º nível.
4 - O Anel da Invisibilidade diz q deixa o usuário sobre o efeito da magia com o mesmo nome, a qual termina quando o personagem ataca. Após isto, quando é que ela volta a agir? Preciso retirar e recolocar o anel?
Sim, precisa tirar e colocar de novo. Isso é uma ação padrão.
5 - O que acontece com os equipamentos e roupas de uma criatura que seja alvo da magia Metamorfose? Especialmente se a criatura aumentar sua categoria de tamanho na transformação. Já que essa magia não fala que eles são absorvidos como em Forma Selvagem, conclui-se que são destruídos... Correto?
Por padrão, o equipamento fica disponível, se a nova forma puder usá-lo, ou se mescla ao corpo, caso a nova forma não possa usá-la.
6- A habilidade de 1º nível da linhagem Feérica dos Feiticeiros não tem mesmo qualquer limite de usos? Ou ficou faltando? Não é estranho alguém pode passar o dia inteiro tornando todo mundo prestativo sem gastar nada e sem consequências em caso de falha? Ainda mais no nível 1... :geek:
É assim mesmo. Mas tem consequência! Dependendo do que aconteceu a pessoa vai saber que foi enfeitiçada, e certamente não vai ficar feliz com o feiticeiro.
7 - Se um Nobre 10, Swashbuckler 10 decidir usar armaduras, o que acontece? Os níveis de Swashbuckler não são somados para determinar o bônus da Autoconfiança? Ou algo pior?
Essas habilidades deveriam ter nomes diferentes. Vamos consertar isso na errata.
8 - Considere que um Improvisador de Lena usou Metido Versátil para receber a habilidade Ele é Meu Amigo (Nobre de Valkaria). Ele pode usar Ele é Meu Amigo para passar habilidades obtidas com outros usos de Metido Versátil para seus aliados? Elas não são originalmente suas, então ficou a dúvida...
Credo... Isso realmente aconteceu numa mesa ou é só uma pergunta hipotética? O texto é um pouco ambíguo, mas não não pode. Tanto porque o personagem não tem realmente aquela habilidade quanto porque, se pudesse, ia ser muita confusão.
9.1 - Quando usamos a magia Convocar Relâmpagos (que não é uma magia de dano contínuo real), o bônus de dano de 1/2 nível do personagem se aplica toda vez que usamos uma ação padrão para convocar um relâmpago?
Sim. Como tu mesmo disse, não é uma magia de dano contínuo.

9.2 - Se usarmos Potencializar Magia nesta magia, o dano aumenta 50% toda vez que gastamos uma ação padrão para convocar um relâmpago?
Sim.

9.3 - E em magia de dano contínuo reais, como Chuva de Sangue, o dano aumenta em 50% toda rodada? A regra para Dano por Rodada (Manual do Arcano) não fala sobre metamágicos...
Sim.
10 .1 - Magia Fajuta (Amador Farsante) pode ser usada para conjurar magias que não sejam diretamente direcionadas ao alvo do teste (ou ao menos o incluam em sua área)? Algo como Muralha de Ferro no seu caminho, ou Refúgio Seguro, por exemplo...
Oficialmente, ele só pode lançar magias diretamente sobre uma pessoa (porque na verdade ele não está realmente lançando uma magia, mas sim enganando aquela pessoa).

10.2 - Se a resposta for sim, e o Amador conjurar algo como Refúgio Seguro ou Círculo Mágico Contra o Mal para proteger seus aliados, ele pode se beneficiar destas magias também?


10.3 - Se o Amador conjurar uma Bola de Fogo em seus inimigos, mas houver aliados na área da magia, o aliado com maior valor de Vontade conta para fazer o teste? Ou os aliados levam o dano direto, sem chance de teste?
[/quote]
Nesse caso, como os aliados também vão tomar dano, o personagem com maior modificador faz o teste, independente de ser aliado ou inimigo. E se ele passar, a magia não funciona pra ninguém.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
asayuu
Mensagens: 523
Registrado em: 18 Jun 2014, 21:28

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por asayuu » 27 Jun 2014, 13:34

My turn... Bem, tenho várias perguntas em geral sobre os elfos do mar diversas raças.
1- Neste post, foram descritas as idades das classes do Manual das Raças, com exceção de uma - o meio-elfo do mar. Qual seria este valor?
2- Há certas raças que puxam a aparência de outras. Entre elas, Aggelus, Sulfure, Meio-Dríade (E nesse caso, posso até citar os meio-humanos - leia-se qareen, meio-elfo, meio-orc, minauro). Estas, se eu quiser criar um parente de outra raça que não seja humano, há alguma modificação em regras de idades? E no caso de talentos raciais? Se eu for uma Aggelus filha de uma Qareen com um celestial, por exemplo, posso pegar talentos de Qareen com ela?
3- O Bestiário 2 introduziu uma criatura interessante - o Homem-Peixe. Entre estes monstros, um que me interessa em especial é o homem-peixe clérigo, que tem um poder concedido chamado Domínio do Mar. Este talento permite ao homem-peixe respirar na terra sem problemas. Então aqui me entra duas perguntas - O nome do domínio está certo? (No manual básico, existe outro chamado Domínio da Água). Independente da resposta, a segunda pergunta é: É possível eu pegar este talento com um elfo-do-mar, e poder respirar na terra sem problemas?~
4- Ainda falando em elfos-do-mar (já é minha terceira pergunta sobre eles!) Eles ainda tem aquela penalidade bizarra em jogadas de ataque em armas tocadas por mulheres?
==== Agora, as perguntas da plateia:

5.
Níveis Negativos recebidos por magias são cumulativos? Por exemplo, um personagem que sofra 2d4 niveis negativos por um Drenar Força Vital, caso seja alvo de mais um Drenar Força Vital sofrerá mais 2d4 níveis negativos ou apenas ficará com o maior resultado entre os dois?

A mesma coisa para dano de habilidade. Um personagem que seja alvo da magia Toque da Idiotice várias vezes, irá sofrer o dano em Inteligência, Sabedoria e Carisma várias vezes e somar seus efeitos ou irá apenas pegar os maiores danos conforme for os recebendo?
6.
Bardos não tem Ofícios como perícia de classe, e não há uma forma de adquirir dinheiro com testes de Atuação. Isso foi planejado ou foi um erro que não foi colocado na última errata?
7.
A Armadura Adaptadora Maior (Item das Guerras Táuricas) me deixou em duvida quanto a uma coisa simples (segue aí a descrição do item, pra ficar mais fácil):
Guerras Táuricas escreveu:Armadura do Treinamento: Os legionários têm suas táticas tradicionais e seu modo típico de lutar, mas também precisam se adapcar a batalhas e situações específicas. Os rebeldes convivem todos os dias com novos desafios e tarefas imprevistas, e precisam estar sempre prontos. Uma armadura de treinamento pode ser de qualquer tipo. Um usuário pode vesti-la e treinar durante uma hora para trocar um de seus talentos por outro talento qualquer (desde que cumpra
seus pré-requisitos). A troca permanece ativa enquanto O usuário estiver usando a armadura de treinamento. Uma vez que tire a armadura. seu talento volta ao normal. Existe uma versão maior da armadura de treinamento, que permite que o usuário troque qualquer número de talentos (um por hora de treinamento).
Aura ténue; Criar Armas e Armaduras Mágicas, astúcia da raposa, idiomas; Preço + 1 de bÓnus (versão menor) ou +3 de bÓnus (versão maior).
A minha pergunta, é simples: eu poderia trocar talentos que são inerentes da classe? Como Usar Arma Exótica (pra um monge ou Swashbuckler 2) ou Fortitude Maior (pra um guerreiro)?
8.
Considerando que eu tenha o talento Ataque com Escudo (Guia da Trilogia, recebe -2 nas jogadas de ataque e pode realizar um ataque adicional com o escudo), e eu use o Golpe "Golpe Duplo", como se portaria essa habilidade? Eu receberia -4 nas jogadas de ataque pelo "combater com duas armas" ou -2 nas jogadas de ataque "pelo Ataque com Escudo"? O "Ataque com Escudo" ainda poderia ser realizado, pra um terceiro golpe?
9.
Então, eu e meus colegas estávamos discutindo sobre o tal de Guerreiro Escolástico, e bem, esta habilidade entrou aqui.
Técnicas Inferiores
A partir do 8º nível, as técnicas de luta de outros combatentes lhe parecem cada vez mais errôneas e patéticas. Sempre que um oponente usar uma manobra de combate, talento, habilidade de classe ou habilidade racial que concede um bônus para atacá-lo ou defender-se de você, você pode ignorar este bônus. Por exemplo, um bárbaro usa Ataque Poderoso contra você. Sofre uma penalidade de –2 na jogada de ataque, mas não recebe o bônus de +4 na jogada de dano. Um monge usa Especialização em Combate e ataca-o. Ele sofre uma penalidade de –2 na jogada de ataque, mas não recebe o bônus de +4 em CA contra você. Um halfling não recebe o bônus de +1 para atacá-lo com armas arremessadas, etc.
Então cada um fez uma suposição. Eu (Asayuu) fiz a mais louca delas (a última), e vocês vão ver daqui a pouco.

- Esta habilidade ignora bônus de classe como Autoconfiança do Swashbuckler ou Monge?
- Esta habilidade ignora efeitos de magias? Por exemplo, o talento Foco em Magia?
- Esta habilidade ignora talentos como... Usar Armaduras e Escudos? Por que no texto diz que anula o efeito de qualquer talento que dá bônus... Usar Armaduras é um talento, e usar a armadura dá um bônus...
10.
Ok, todo mundo sabe que magia não acumula com magia. Mas uma magia em especial chama muito a atenção nesse caso. Um druida, quando entra em forma selvagem, e escolha uma versão de forma selvagem que ganhe Força, pode receber efeitos de magias como Força do Touro?

E um feiticeiro usando Alterar-se?
11.
E então, outro ataque de insanidade do meu grupo de mesa.
Tradição Perdida Aprimorada
Pré-requisitos: não humano, classe conjuradora, Tradição Perdida.

Benefício: sua habilidade básica escolhida afeta também a dificuldade de testes para resistir às suas magias, e quaisquer outros cálculos ligados a uma habilidade.
O que exatamente "outros cálculos" quer dizer? Que por exemplo, se eu pegar TPA (Destreza) em uma barda, qualquer coisa minha relacionada a Carisma mudará para Destreza então? Esse "outros cálculos" também dá abertura para usar técnicas de outras classes que usam o atributo e mudar o atributo disto, aparentemente. No mesmo caso da barda, se eu puxasse um nível de Swashbuckler, essa linha "outros cálculos" permitiria que o Autoconfiança dele também fosse para a destreza. Ou esses "cálculos" são apenas relacionados à minha classe mágica?
12.
Cordeiro escreveu:Temos os talentos Mago de Batalha, que soma o Mod. de Int nos danos das magias arcanas e o talento Magia Poderosa (Devoto: Wyna), que soma o Mod. de Sab do conjurador à todos os efeitos ligados à magia Arcana (exemplificado no manual como MP, CD para resistir, Magias conhecidas e etc).

Considerando ambos os efeitos, poderiamos dizer que quando usados juntos, os talentos permitem ao arcano somar os modificadores de Sabedoria e Inteligência aos CDs e danos de suas magias? Ou o segundo não se aplica à dano?
13.
Sobre a habilidade "Eu desejo mais desejos" do Mestre dos Desejos:

No nível 7 da classe, permite Desejo Restrito uma vez por semana, e no nível 10 da classe, permite Desejo uma vez por semana. Agora as duas perguntas:
1- Esta habilidade dispensa o uso de PMs. Dispensa o uso de XP também?
2- Esta habilidade exige que outra pessoa faça o desejo?
14.
Se um Humano Clérigo pegar o talento Conhecimento Mágico Amplo pra pegar magias arcanas pro seu repertório, essas magias arcanas são consideradas magias arcanas ou divinas?

Esta pergunta também se aplica ao Abençoado de Wynna.
15.
Foi dito anteriormente que Cosmopolita e Faz-tudo não combinam. Outro talento que mexe nas perícias de classe é Barbarismo. Suponhando que eu seja uma paladina humana com este regional. Meu faz-tudo vai se aplicar só as perícias do paladino, ou as do paladino combinadas com as do bárbaro?

Além disso, considerando que você tem que especificar com qual classe vai ter Faz-Tudo. Você pode especificar uma classe que você não tem? Tipo, com minha paladina ali, já que barbarismo não rolou, e eu quero as perícias de classe do Ranger. Posso pegar Faz-Tudo (Ranger) para isso?
16.
Especialização em Arma Racial conta como Especialização em Arma para cumprir pré-requisitos?
17.
Hoje é o dia do Amigo Imaginário. Sim, esse talento mesmo.
Amigo Imaginário
Ninguém mais vê seu familiar... Mas você jura que ele esta ao seu lado!
Pré-Requisito: habilidade de classe familiar.
Benefício: Você possui um familiar... Mas apenas em sua imaginação. Ninguém pode ver ou ouvir seu familiar, nem captura-lo, ataca-lo, etc. Contudo, você ainda recebe todos os benefícios mecânicos que lhe concederia. Seu familiar continua podendo ver, ouvir e interagir com o mundo normalmente, apenas não sofre efeitos negativos e não é notado.
Hoje (08/07), no tópico de regras, houve uma leve discussão sobre a capacidade de usar magias em um familiar de um mago com este talento. Lógica diria que não, afinal, é um amigo imaginário, você não pode conjurar magias em algo que não existe. Mas as pessoas insistem e insistem que é possível, usar por exemplo, metamorfose em um amigo imaginário e tornar ele útil em combate. A pergunta é: O amigo imaginário existe ou não?
18.
Um nobre (classe) é considerado um personagem com um título de nobreza?

Quer dizer, para os critérios dos talentos do livro Valkária: Cidade sob a Deusa, afinal, a classe não diz nada sobre "ganhar" um título de nobreza, isso tem mais cara de ser um consenso, só por causa do nome.

E para um "não nobre", o que seria "recursos econômicos suficientes"? Haveria alguma quantidade de dinheiro que poderíamos considerar "pré-requisito" para estes talentos?
19.
Eu prometo que não fui eu que quis fazer essa pergunta! Mas! Você pode usar o talento Carícias Revigorantes em si mesma?
Editado pela última vez por asayuu em 03 Jul 2014, 18:38, em um total de 3 vezes.
Imagem

Avatar Maks
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Jun 2014, 16:36

Bônus Mágico

Mensagem por Avatar Maks » 11 Jul 2014, 00:51

Olá, pessoal. Algumas dúvidas rápidas.

Quando se diz "bônus mágico" se refere a um bônus de +1, por exemplo, no dano e no ataque?

O bônus de Armamento de Allihanna (do Manual das Raças) confere apenas bônus mágicos, e não poderes mágicos de valor +1, não é?

Obrigado

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 11 Jul 2014, 04:56

1- Neste post, foram descritas as idades das classes do Manual das Raças, com exceção de uma - o meio-elfo do mar. Qual seria este valor?
O mesmo de um meio-elfo normal — x2.
2- Há certas raças que puxam a aparência de outras. Entre elas, Aggelus, Sulfure, Meio-Dríade (E nesse caso, posso até citar os meio-humanos - leia-se qareen, meio-elfo, meio-orc, minauro). Estas, se eu quiser criar um parente de outra raça que não seja humano, há alguma modificação em regras de idades? E no caso de talentos raciais? Se eu for uma Aggelus filha de uma Qareen com um celestial, por exemplo, posso pegar talentos de Qareen com ela?
Oficialmente, não. Para pegar talento de qareen tem que ser um qareen puro, não basta ser descendente.
3- O Bestiário 2 introduziu uma criatura interessante - o Homem-Peixe. Entre estes monstros, um que me interessa em especial é o homem-peixe clérigo, que tem um poder concedido chamado Domínio do Mar. Este talento permite ao homem-peixe respirar na terra sem problemas. Então aqui me entra duas perguntas - O nome do domínio está certo? (No manual básico, existe outro chamado Domínio da Água). Independente da resposta, a segunda pergunta é: É possível eu pegar este talento com um elfo-do-mar, e poder respirar na terra sem problemas?
Está errado, era para ser Domínio da Água, mas funcionando ao contrário — ou seja, em vez de deixar ele respirar na água, deixa ele respirar em terra seca. Se o mestre deixar, isso pode se aplicar a um elfo-do-mar também.
4- Ainda falando em elfos-do-mar (já é minha terceira pergunta sobre eles!) Eles ainda tem aquela penalidade bizarra em jogadas de ataque em armas tocadas por mulheres?
Oficialmente, em regras, não. Mas lembrem que nem tudo precisa estar escrito em regras para existir, e se o mestre quiser aplicar um modificador por causa dessa questão cultural, pode.

==== Agora, as perguntas da plateia:
5.
Níveis Negativos recebidos por magias são cumulativos? Por exemplo, um personagem que sofra 2d4 niveis negativos por um Drenar Força Vital, caso seja alvo de mais um Drenar Força Vital sofrerá mais 2d4 níveis negativos ou apenas ficará com o maior resultado entre os dois?

A mesma coisa para dano de habilidade. Um personagem que seja alvo da magia Toque da Idiotice várias vezes, irá sofrer o dano em Inteligência, Sabedoria e Carisma várias vezes e somar seus efeitos ou irá apenas pegar os maiores danos conforme for os recebendo?
Danos de habilidades e níveis negativos acumulam (ao contrário de modificadores).
6.
Bardos não tem Ofícios como perícia de classe, e não há uma forma de adquirir dinheiro com testes de Atuação. Isso foi planejado ou foi um erro que não foi colocado na última errata?
O mestre pode permitir o uso de sustento para Ofício também. Vai pra errata.
7.
A Armadura Adaptadora Maior (Item das Guerras Táuricas) me deixou em duvida quanto a uma coisa simples (segue aí a descrição do item, pra ficar mais fácil):
Guerras Táuricas escreveu:Armadura do Treinamento: os legionários têm suas táticas tradicionais e seu modo típico de lutar, mas também precisam se adaptar a batalhas e situações específicas. Os rebeldes convivem todos os dias com novos desafios e tarefas imprevistas, e precisam estar sempre prontos. Uma armadura de treinamento pode ser de qualquer tipo. Um usuário pode vesti-la e treinar durante uma hora para trocar um de seus talentos por outro talento qualquer (desde que cumpra seus pré-requisitos). A troca permanece ativa enquanto o usuário estiver usando a armadura de treinamento. Uma vez que tire a armadura, seu talento volta ao normal. Existe uma versão maior da armadura de treinamento, que permite que o usuário troque qualquer número de talentos (um por hora de treinamento).
Aura ténue; Criar Armas e Armaduras Mágicas, astúcia da raposa, idiomas; Preço + 1 de bônus (versão menor) ou +3 de bônus (versão maior).
A minha pergunta, é simples: eu poderia trocar talentos que são inerentes da classe? Como Usar Arma Exótica (pra um monge ou Swashbuckler 2) ou Fortitude Maior (pra um guerreiro)?
Talentos iniciais não, mas talentos ganhos a partir do 1º nível sim.
8.
Considerando que eu tenha o talento Ataque com Escudo (Guia da Trilogia, recebe -2 nas jogadas de ataque e pode realizar um ataque adicional com o escudo), e eu use o Golpe "Golpe Duplo", como se portaria essa habilidade? Eu receberia -4 nas jogadas de ataque pelo "combater com duas armas" ou -2 nas jogadas de ataque "pelo Ataque com Escudo"? O "Ataque com Escudo" ainda poderia ser realizado, pra um terceiro golpe?
Nesse golpe, tu troca dois ataques por um. Tu trocaria os ataques com a arma e o escudo, com uma penalidade de –2, por um único ataque com bônus de +2 (–2 do Ataque com Escudo, +4 do golpe = +2) e dano somado da arma mais escudo. Não poderia fazer mais nenhum ataque (pelo menos sem outras habilidades).
9.
Então, eu e meus colegas estávamos discutindo sobre o tal de Guerreiro Escolástico, e bem, esta habilidade entrou aqui.
Técnicas Inferiores
A partir do 8º nível, as técnicas de luta de outros combatentes lhe parecem cada vez mais errôneas e patéticas. Sempre que um oponente usar uma manobra de combate, talento, habilidade de classe ou habilidade racial que concede um bônus para atacá-lo ou defender-se de você, você pode ignorar este bônus. Por exemplo, um bárbaro usa Ataque Poderoso contra você. Sofre uma penalidade de –2 na jogada de ataque, mas não recebe o bônus de +4 na jogada de dano. Um monge usa Especialização em Combate e ataca-o. Ele sofre uma penalidade de –2 na jogada de ataque, mas não recebe o bônus de +4 em CA contra você. Um halfling não recebe o bônus de +1 para atacá-lo com armas arremessadas, etc.
Então cada um fez uma suposição. Eu (Asayuu) fiz a mais louca delas (a última), e vocês vão ver daqui a pouco.

- Esta habilidade ignora bônus de classe como Autoconfiança do Swashbuckler ou Monge?
- Esta habilidade ignora efeitos de magias? Por exemplo, o talento Foco em Magia?
- Esta habilidade ignora talentos como... Usar Armaduras e Escudos? Por que no texto diz que anula o efeito de qualquer talento que dá bônus... Usar Armaduras é um talento, e usar a armadura dá um bônus...
"Bônus", nesse caso, é um termo específico de regras, e se refere a um bônus numérico. Então Usar Armas e Armaduras não é afetado. Autoconfiança também não, porque não é "usada" — ela está sempre ativa. É pra coisas como Ataque Poderoso, os golpes do Manual do Combate, etc.
10.
Ok, todo mundo sabe que magia não acumula com magia. Mas uma magia em especial chama muito a atenção nesse caso. Um druida, quando entra em forma selvagem, e escolha uma versão de forma selvagem que ganhe Força, pode receber efeitos de magias como Força do Touro?

E um feiticeiro usando Alterar-se?
Forma selvagem não é magia, então acumula.
11.
E então, outro ataque de insanidade do meu grupo de mesa.
Tradição Perdida Aprimorada
Pré-requisitos: não humano, classe conjuradora, Tradição Perdida.

Benefício: sua habilidade básica escolhida afeta também a dificuldade de testes para resistir às suas magias, e quaisquer outros cálculos ligados a uma habilidade.
O que exatamente "outros cálculos" quer dizer? Que por exemplo, se eu pegar TPA (Destreza) em uma barda, qualquer coisa minha relacionada a Carisma mudará para Destreza então? Esse "outros cálculos" também dá abertura para usar técnicas de outras classes que usam o atributo e mudar o atributo disto, aparentemente. No mesmo caso da barda, se eu puxasse um nível de Swashbuckler, essa linha "outros cálculos" permitiria que o Autoconfiança dele também fosse para a destreza. Ou esses "cálculos" são apenas relacionados à minha classe mágica?
O "outros cálculos" é apenas para coisas relacionadas a magias!
Cordeiro escreveu:12.
Temos os talentos Mago de Batalha, que soma o Mod. de Int nos danos das magias arcanas e o talento Magia Poderosa (Devoto: Wyna), que soma o Mod. de Sab do conjurador à todos os efeitos ligados à magia Arcana (exemplificado no manual como MP, CD para resistir, Magias conhecidas e etc).

Considerando ambos os efeitos, poderiamos dizer que quando usados juntos, os talentos permitem ao arcano somar os modificadores de Sabedoria e Inteligência aos CDs e danos de suas magias? Ou o segundo não se aplica à dano?
Esse talento foi errateado. A versão mais nova está no Manual do Arcano.
13.
Sobre a habilidade "Eu desejo mais desejos" do Mestre dos Desejos:

No nível 7 da classe, permite Desejo Restrito uma vez por semana, e no nível 10 da classe, permite Desejo uma vez por semana. Agora as duas perguntas:
1- Esta habilidade dispensa o uso de PMs. Dispensa o uso de XP também?
2- Esta habilidade exige que outra pessoa faça o desejo?
Não e sim.
14.
Se um Humano Clérigo pegar o talento Conhecimento Mágico Amplo pra pegar magias arcanas pro seu repertório, essas magias arcanas são consideradas magias arcanas ou divinas?

Esta pergunta também se aplica ao Abençoado de Wynna.
Nesse exemplo, serão magias divinas.
15.
Foi dito anteriormente que Cosmopolita e Faz-tudo não combinam. Outro talento que mexe nas perícias de classe é Barbarismo. Suponhando que eu seja uma paladina humana com este regional. Meu faz-tudo vai se aplicar só as perícias do paladino, ou as do paladino combinadas com as do bárbaro?

Além disso, considerando que você tem que especificar com qual classe vai ter Faz-Tudo. Você pode especificar uma classe que você não tem? Tipo, com minha paladina ali, já que barbarismo não rolou, e eu quero as perícias de classe do Ranger. Posso pegar Faz-Tudo (Ranger) para isso?
Não, Faz-Tudo é para a tua classe. Ele não comba com Barbarismo assim como não comba com Cosmopolita (é exatamente o mesmo caso, na real).
16.
Especialização em Arma Racial conta como Especialização em Arma para cumprir pré-requisitos?
Não.

17.
Hoje é o dia do Amigo Imaginário. Sim, esse talento mesmo.
Amigo Imaginário
Ninguém mais vê seu familiar... Mas você jura que ele esta ao seu lado!
Pré-Requisito: habilidade de classe familiar.
Benefício: Você possui um familiar... Mas apenas em sua imaginação. Ninguém pode ver ou ouvir seu familiar, nem captura-lo, ataca-lo, etc. Contudo, você ainda recebe todos os benefícios mecânicos que lhe concederia. Seu familiar continua podendo ver, ouvir e interagir com o mundo normalmente, apenas não sofre efeitos negativos e não é notado.
Hoje (08/07), no tópico de regras, houve uma leve discussão sobre a capacidade de usar magias em um familiar de um mago com este talento. Lógica diria que não, afinal, é um amigo imaginário, você não pode conjurar magias em algo que não existe. Mas as pessoas insistem e insistem que é possível, usar por exemplo, metamorfose em um amigo imaginário e tornar ele útil em combate. A pergunta é: O amigo imaginário existe ou não?
Só o mestre sabe! Mas em termos de regra, enquanto o familiar não afetar ninguém, também não vai ser afetado. Se ele começar a atacar as pessoas, e o mestre deixar, é porque não era imaginário no fim das contas. Daí passa a ser visto por todo mundo.
18.
Um nobre (classe) é considerado um personagem com um título de nobreza?

Quer dizer, para os critérios dos talentos do livro Valkária: Cidade sob a Deusa, afinal, a classe não diz nada sobre "ganhar" um título de nobreza, isso tem mais cara de ser um consenso, só por causa do nome.

E para um "não nobre", o que seria "recursos econômicos suficientes"? Haveria alguma quantidade de dinheiro que poderíamos considerar "pré-requisito" para estes talentos?
Só ter níveis de nobre não necessariamente implica que o personagem tenha um título. Isso é uma questão de história.

Quanto ao dinheiro, desculpa, mas realmente fica à critério do mestre. Ele pode usar a tabela de dinheiro inicial por nível para se basear em uma quantia (por exemplo, tem que ter pelo menos a riqueza de um personagem inicial de 10º nível).
19.
Eu prometo que não fui eu que quis fazer essa pergunta! Mas! Você pode usar o talento Carícias Revigorantes em si mesma?
Hmm. Bem... Digamos que... Hmm... Sim, vai.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Ziderich
Mensagens: 497
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:38
Localização: Hell de Janeiro
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Ziderich » 11 Jul 2014, 10:05

Tô com umas dúvidas sobre os danos de energia e outras cositas más.

1- Porque o Evocador tem que pegar apenas magias de fogo, gelo, elétrico e ácido? Não pode pegar sônico também? E água, essência, ar e terra?
2- Lefeu são imunes a todas as energias ou apenas fogo, gelo, elétrico, ácido e sônico? Se o segundo, significa que eu posso atacá-los com os outros elementos?
3- O talento substituição elemental funciona apenas pra magias de evocação ou qualquer uma que cause dano? Posso ter um Crânio Voador de Vladislav Congelante? Mísseis Mágicos Flamejantes? Desintegrar Elétrico?
4- Quando você recebe um talento por classe, é obrigatório cumprir seus pré-requisitos? E mesmo que não seja, você pode usá-lo? Por exemplo, um Ranger com Des 12 pode recebe e pode usar Combater com Duas Armas maior?
Imagem

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 15 Ago 2014, 11:26

Ziderich escreveu:1- Porque o Evocador tem que pegar apenas magias de fogo, gelo, elétrico e ácido? Não pode pegar sônico também? E água, essência, ar e terra?
Porque essas são as energias mais comuns, e as que são mais estudadas pelos evocadores. Em termos de regras, é para equilibrar um pouco (tem poucos monstros com resistência a sônico).
Ziderich escreveu:2- Lefeu são imunes a todas as energias ou apenas fogo, gelo, elétrico, ácido e sônico? Se o segundo, significa que eu posso atacá-los com os outros elementos?
Lefeu são imunes a ácido, eletricidade, fogo, frio e sônico.
Ziderich escreveu:3- O talento substituição elemental funciona apenas pra magias de evocação ou qualquer uma que cause dano? Posso ter um Crânio Voador de Vladislav Congelante? Mísseis Mágicos Flamejantes? Desintegrar Elétrico?
A magia tem que ter um descritor. Se tiver, tu pode mudar esse descritor para outro. É assim que funciona o talento.
Ziderich escreveu:4- Quando você recebe um talento por classe, é obrigatório cumprir seus pré-requisitos? E mesmo que não seja, você pode usá-lo? Por exemplo, um Ranger com Des 12 pode recebe e pode usar Combater com Duas Armas maior?
Não é obrigatório ter os pré-requisitos.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Necross
Mensagens: 1566
Registrado em: 13 Dez 2013, 17:40

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Necross » 15 Ago 2014, 12:48

1 - Como fica o talento Ao sabor do Destino em níveis épicos(pára, continua normalmente ou existirá um Ao sabor do Destino Épico)?

2 - Vocês pretendem lançar algo a respeito de níveis épicos além do que há na GdT (nem que seja um post no site)?

Perguntas da galera

1. Como vencer RD/épica em TRPG?

2. Por regra, a habilidade de Samaritanos "Cura Gentil" nada tem a ver com o poder concedido "Cura Gentil". Por isso, eles acumulam normalmente, certo?

3. A quais escolas (ou descritores) pertencem as magias Raio Gosmento, Portal Para o Saber e Expandir Domínio (Manual do Arcano)?

4. Carícias Revigorantes pode ser usado para recuperar habilidades com uso semanal, como Domínio Errante, do Arcano da Torre?

5. Paladinos e Rangers poderiam escolher Tradição Perdida no nível 1, mesmo que só vão receber magias vários níveis depois?

6. Em O Panteão, o talento Devoto não fala mais que você é considerado um conjurador divino ao pegá-lo. Este corte no texto é uma mudança no funcionamento do talento, ou é só porque era uma coisa óbvia?

7. A magia Velocidade e o talento épico Velocidade do Vento podem ser combinados?

8.
Se EU possuir o talento Investida Aérea, mas ao invés de deslocamento de voo eu usar um grifo, seu efeito se aplica sobre meus ataques?

9. E se O GRIFO tiver o talento Investida Aérea, o efeito do talento é aplicado sobre MEUS ataques em investida??

10. Se eu aumentar uma habilidade com a magia Desejo e com uma magia de Aspecto tornada permanente pelo tempo de uso, esses bônus acumulam?

11. Se um Guerreiro Pobre usar um tomo (ou um Desejo) para aumentar um valor de habilidade, ele perde suas habilidades de classe por 1 mês apenas, ou para sempre?

12. Se um Guerreiro Pobre tiver uma Tatuagem Mágica, ele perde suas habilidades de classe? (Ela é um item mágico para este própósito? Só para este?)

13. Tatuagens mágicas acumulam entre si, se eu tiver 2 iguais?

14. Se eu comprar uma Tatuagem Mágica de um NPC, para 5 TO para cada 1 de XP, como no caso dos pergaminhos?

15. Se formos complicar um pouco as coisas, qual seria a regra para calcular a Capacidade de Carga e, principalmente, o peso dos equipamentos de criaturas Grandes, Pequenas e Mínimas? (Todos tamanhos presentes nas raças de TRPG)

16. Reverter Magia é uma magia que diz que ela não funciona contra magias de área (ex: Bola de Fogo) ou efeito (ex: Invocar Monstro), só contra as que tem você como alvo (ex: Dominar Pessoa). Ela cita Raio Ardente como não podendo ser refletida. Por que não, se esta é uma magia de raio? Você é o alvo do toque à distância e tudo, não faz sentido isso aí... =/

17. Arma de Fé (Paladinos) e Ataque Chi – Mágico (Monges) é válido só para redução de dano /mágica, ou também serve para ter chance de atingir criaturas incorpóreas?

18. Magias como Arma Sagrada ou Arma Elemental dão à arma a possibilidade de atingir criaturas incorpóreas como se fossem mágicas?

19. O que acontece se o alvo da magia Teletransporte Ilusório (Manual do Arcano) for atacado pelo conjurador (ou seus aliados) enquanto estiver sob efeito da magia? O efeito se desfaz? E se ele se chocar com algo fora da ilusão? Afinal, o alvo não saiu do lugar que estava...

20. talentos trocados pela Armadura do Treinamento ainda são usados pra cumprir os pré-requisitos pra Classes de Prestígio? Por exemplo, se eu pegar uma armadura do treinamento, e tiver pego como personagem, o talento Membro da Irmandade, mas eu trocar ele com a Armadura do Treinamento, como a troca é temporária (Aka: até eu tirar a armadura), eu continuaria cumprindo o pré-requisito da classe de prestígio? E se eu não tivesse o talento, mas eu adquirisse via Armadura do Treinamento?


21. Se eu tiver com Imunidade a Magia Maior (magia divina 8 [abjuração]), e escolher imunidade à magia Campo Anti-Magia (arcana 6 ou divina 8), se alguém conjurar a magia em cima de mim, o que acontece? A minha magia Imunidade a Magia é desativada (já que ele desativa qualquer magia), ou eu posso entrar sem problema algum no Campo Anti-Magia, que os efeitos dele não vão me afetar?

22 É mencionado nesse link http://www.jamboeditora.com.br/forum_an ... 550#140550
Que os escudos podem receber atributos mágicos como arma pois estão na tabela de armas porem nesse link http://www.jamboeditora.com.br/forum/vi ... 859#p13859
Está dito que não pode Aprimoramentos de arma... A pergunta é... Qual dos 2 está certo? não entendo como um pode receber habilidades mágicas más mundanas não.

23 No Td20, os talentos regionais eram um talento adicional, que o personagem ganhava por ser da região em questão. Mas no livro O Mundo de Arton, não há qualquer aviso sobre isso. Então, a gente fica numa espécie de área Cinza, porque os antigos jogadores falam que você ganha (porque a regra não sofreu "alterações" como um aviso que tem que gastar seus próprios talentos, mas os novos não. Então: afinal, a gente ganha um adicional mesmo, ou a gente tem que pagar talento pra ter um?

24 Considerando que usemos a regra de Obrigações e Restrições, pra ganhar um talento de poder concedido adicional em troca de restrições na ficha, o talento adicional ganhado por isso, é considerado habilidade de classe (como por exemplo, pra usar Heroísmo Rotineiro)? E talentos vindos da Classe Guerreiro (Técnica de Luta) e Clérigo (Poder Divino)?



No fórum, teve uma pequena discussão sobre Forma Selvagem e seus "derivados". Já houve aqui a resposta sobre o fato da CA ser mantida quando entra na forma selvagem, mas agora outras dúvidas sobre esta forma surgiram. Caso alguma dessas respostas deva ser relacionada a um evento "futuro" (como o Manual do Devoto), se a informação for possível, gostaria de saber.

25- Há uma lenda de que o personagem mantém as estatísticas de sua arma (absorvida) quando entra na Forma, caso ele não pegue nenhuma Arma Natural como habilidade. Se isso é possível, podemos fazer Ataques Múltiplos com as habilidades que dão?
(Por exemplo, entro em Forma Selvagem com uma espada táurica, por exemplo, posso continuar atacando com ela como se não tivesse entrado na forma? Ou só posso usar arma natural ou ataque desarmado?)

25.5 - É possível fazer Forma Selvagem para uma criatura que tenha estrutura corporal humanoide, e possa portar armas devido a isso? Em suas mãos, não "absorvidas por seu corpo" como o livro diz.

26- Se as perguntas acima forem positivas, como fica a interação entre armas de distância e armas naturais? Posso atacar 3 vezes (Garras e Presas) corpo-a-corpo, e um ataque a distância?

27- É possível usar pergaminhos, varinhas, cajados ou outros itens mágicos (inclusive armas) que dependam de "ativação"? (Como uma Criatura em Miniatura) - Precisa pegar o talento Magia Natural para utilizar estas coisas?

28- O talento (racial) Forma Selvagem do Mar e o poder concedido Forma do Mar, seguem as mesmas regras de Forma Selvagem (inclusive as perguntadas acima)? É possível utilizar um destes talentos em conjunto com uma Forma Selvagem "normal" (recebendo assim os benefícios das duas)?
Conheçam Dynx, o Paladino da Esperança!
E Perninhas, sua fiel amiga e escudeira!
Paladino(de Nimb) 5/Ladino 2/Ginete de Namalkah 5
Imagem

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 18 Set 2014, 16:41

Necross escreveu:1 - Como fica o talento Ao sabor do Destino em níveis épicos(pára, continua normalmente ou existirá um Ao sabor do Destino Épico)?
Oficialmente, é só o que está no livro. O mestre pode extrapolar a tabela, se quiser; a matemática é bem fácil.
2 - Vocês pretendem lançar algo a respeito de níveis épicos além do que há na GdT (nem que seja um post no site)?
Provavelmente sim, mas não há previsão exata.
Perguntas da galera

1. Como vencer RD/épica em TRPG?
Me indica a página de algum monstro com RD/épica, por favor. De cabeça não consigo lembrar.
2. Por regra, a habilidade de Samaritanos "Cura Gentil" nada tem a ver com o poder concedido "Cura Gentil". Por isso, eles acumulam normalmente, certo?
Pelo livro, sim. Mas a ideia é que ele ganhe o talento; isso vai ser mudado no Manual do Devoto.
3. A quais escolas (ou descritores) pertencem as magias Raio Gosmento, Portal Para o Saber e Expandir Domínio (Manual do Arcano)?
Terra; invocação; transmutação.
4. Carícias Revigorantes pode ser usado para recuperar habilidades com uso semanal, como Domínio Errante, do Arcano da Torre?
Oficialmente, não.
5. Paladinos e Rangers poderiam escolher Tradição Perdida no nível 1, mesmo que só vão receber magias vários níveis depois?
Oficialmente, eles não são conjuradores no 1º nível, então, não.
6. Em O Panteão, o talento Devoto não fala mais que você é considerado um conjurador divino ao pegá-lo. Este corte no texto é uma mudança no funcionamento do talento, ou é só porque era uma coisa óbvia?
Isso foi simplificado: se for ver nos pré-requisitos dos poderes concedidos, não diz mais que precisa ser conjurador divino.
7. A magia Velocidade e o talento épico Velocidade do Vento podem ser combinados?
Não; o talento é bem claro que tu ganha os benefícios da magia velocidade.
8. Se EU possuir o talento Investida Aérea, mas ao invés de deslocamento de voo eu usar um grifo, seu efeito se aplica sobre meus ataques?
Não; para isso tu precisa dos talentos de combate montado. Investida Aérea é para quem voa.
9. E se O GRIFO tiver o talento Investida Aérea, o efeito do talento é aplicado sobre MEUS ataques em investida??
Não, é aplicado sobre os ataques dele.
10. Se eu aumentar uma habilidade com a magia Desejo e com uma magia de Aspecto tornada permanente pelo tempo de uso, esses bônus acumulam?
Não, são dois bônus de magia. A única diferença do desejo é que é um bônus permanente, mas continua sendo um bônus de magia.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Trancado

Voltar para “Tormenta”