Dungeon World

Espaço para outros sistemas ou cenários.
Mourisse
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Mai 2014, 05:16

Re: Dungeon World

Mensagem por Mourisse » 25 Mai 2014, 23:27

Olha, não me arrependo nem um pouco de ter comprado o DW, muito pelo contrário, foi uma das melhores aquisições que fiz de sistema de RPG na minha vida (sou grato pela Secular Games o tê-lo trazido para o Brasil).
O DW me ensinou/ensina muito sobre design de sistemas de RPG.
Depois descobri que ele já era um hack de outro sistema, o Apocalypse World (AW), e que surgiram outros hacks do AW, daí como uma bola de neve começaram a pipocar hacks dos hacks.

Não sou Old Schooller ( mas gosto de vários conceitos/mecânicas Old School), mas sim sou um "New Schooller", que aprecio as mecânicas modernas, principalmente as vindas do mundo dos RPG's Indies.

Acontece que sou exigente e a tempos venho buscando um sistema sob medida que me agrade no gênero de fantasia medieval e infelizmente o DW não correspondeu as minhas expectativas, porém ele tem sido o meu guia em busca de criar o meu próprio sistema sob medida.
Mas o DW corresponde a expectativas de muitos e não se mexe em time que está ganhando.

Certa vez ouvi um podcast com o criador do Old Dragon (OD), o Mr. Pop, nele ele comentava suas frustrações com o D&D 3E e que daí começou a ter necessidade de um sistema sob medida/próprio. Começou a conhecer vários sistemas Old School (OS), e com a ajuda de um amigo (Fabiano Neme), criaram o Old Dragon (que mistura os D&D's antigos e alguns elementos do D&D 3E). O Mr. Pop buscava a experiência das mecânicas OS com a atmosfera de jogo igualmente OS, e conseguiu isso com o OD.
O Mr. Pop diz que chega um momento que o mestre tem o desejo de criar seu próprio sistema. Isso ocorre comigo a alguns anos já.

Então é isso, estou a criar meu sistema sob medida para o gênero medieval.

Já para outros gêneros os sistemas prontos que existem me agradam, se quero mestragens investigativas com teor de Cthulhu, vou de Rastro de Cthulhu (sistema Gumshoe), se quero algo sci-fi, futurista, moderno, etc, uso o Savage World (que é genérico e não complica como o GURPS), se estou afim de rolar um D&D com a cara de boardgame uso o D&D 4E.
Se quero rolar partidas em sistemas Old School uso o Old Dragon ou o Barebones RPG. Prefiro jogar Old Dragon a jogar Tormenta RPG/D&D 3E/Pathfinder, pois considero estes como sistemas de combos, são muito overpowers/munchkin pro meu gosto, incentivam demais "corridas armamentistas" aos PJ's (estou falando em termos de regras).
O que gosto do TRPG/D&D 3E/Pathfinder são relacionados a cenários, suplementos de descrição/ambientação, bestiários, aventuras prontas, etc ( já as regras deles, dispenso).
Se quero ensinar novatos a aprenderem RPG no gênero medieval, uso o *Mighty Blade (MB), disparado o sistema mais simples que conheço ( já ensinei uma galera a gostar de RPG usando o MB).
MB também é ótimo para jogos de RPG on line.

*MB: sistema criado pelo brasileiro Tiago Junges. O MB é simples sem ser simplista, é super intuitivo, facinho de aprender.
Editado pela última vez por Mourisse em 25 Mai 2014, 23:39, em um total de 1 vez.

Mourisse
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Mai 2014, 05:16

Re: Dungeon World

Mensagem por Mourisse » 25 Mai 2014, 23:34

Endrest, Conhece o sistema Scarlet Heroes RPG ?

É um sistema feito para jogos on line ou aventuras solos, o Quickstart dele pode ser baixado gratuitamente no site do RPG Now. Um amigo o usa para jogos on line e tem gostado muito, talvez possa lhe servir.

O Scarlet Heroes RPG completo e seus suplementos estão a venda por preços baixos no RPG Now ( em PDF compensa).

Endrest
Mensagens: 16
Registrado em: 04 Fev 2014, 11:13
Contato:

Re: Dungeon World

Mensagem por Endrest » 26 Mai 2014, 01:39

Acho que baixei o quickstart dele e acabei não lendo, mas obrigado pela dica, vou dar uma olhada melhor no sistema. Mesmo que eu não goste inteiramente, no momento qualquer ajuda de sistema está sendo válida.

Realmente também não me arrependo. Nem sequer gostei de gostar do sistema, só acredito que posso criar um sistema que supra as necessidades do meu grupo de forma mais completa. Se estiver procurando formas diferentes de usar o DW, a comunidade gringa tem milhares de playbooks que diferem bastante em mecânica do sistema base. Eles não alteram o sistema base, mas criam opções muito divertidas (procure pelas classes de Jacob Randolph no DriveThru. Todas elas valem muito a pena).

Quanto ao próprio Apocalypse World, também gostei muito do sistema. Sugiro que você procure o Legacy no DriveThru, um hack 'gratuito' (na verdade, pague o quanto quiser) onde 'casas' e organizações controladas pelos jogadores tentam sobreviver em um mundo pós apocaliptico.

Tenho tanto o OD quanto o MB, e gosto dos sistemas. Apesar de não curtir tanto as regras de OD (acho que a preguiça de crescer lendo D20 me fez preferir sistemas que padronizam mais suas rolagens), acho o jogo em si fantástico. O bestiário dele é maravilhoso. MB é realmente um ótimo sistema para apresentar novos jogadores ao hobbie, ou só jogar uma partida curta e simples.

Eu fiquei um pouco enjoado com a 3.5 e derivados com o tempo. Tenho o Tormenta RPG e gosto bastante do Pathfinder, mas perdi o gosto pelo sistema em si. Apesar disso, gosto de uma encarnação do D20 chamada Fantasy Craft (que consegue ser muito mais complicado que qualquer D&D Like que eu já li, o que prova apenas que eu sou maluco e gosto de me contradizer -Q).

O BareBones é um sistema interessante. Curti a simplicidade dele (as 17 magias são bem funcionais, provavelmente vou usar algo assim no meu jogo-hack). Gosto também das mecânicas de jornada e cansaço do The One Ring, e ele me parece um jogo relativamente fácil de hackear (as culturas tem um padrão em atributos, perícias normais e com armas, e mesmo resistência e esperança. Criar novas pode ser um pouco trabalhoso, mas como se criar um sistema em si já não fosse).

Por último, to esperando o D&D Next. Não acho exatamente que ele vai se tornar meu RPG favorito ou qualquer coisa do tipo, mas gostei da simplificação feita nas regras durante o playtest. To esperando para ver o quão modular ele é.

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Dungeon World

Mensagem por Atmo » 18 Ago 2014, 14:20

Não sei o por que, mas consegui jogar um one-shot ontem com uns gringos. Foi tudo muito enrolado no começo e depois negada finalmente escolheu o mundo que ia jogar. Como eu tava sem ficha achei meio estranho só ter que enrolar enquanto o mestre não falava nada, e também achei estranho/detestei o "não tem ordem de turno" no combate, algo que permite uma confusão de ações sem que um escute ao outro.

No fim, foi bom ter deixado o mestre se virar com as rolagens (baixas) que eu fazia, acho que o cara tava jogando mais do que eu ou os outros dois caras.

Endrest
Mensagens: 16
Registrado em: 04 Fev 2014, 11:13
Contato:

Re: Dungeon World

Mensagem por Endrest » 18 Ago 2014, 16:55

Jogar sem ficha? Por que o mestre não passou ao menos os dados dos personagens para os jogadores? Mesmo com os movimentos iniciais, uma ficha de DW não costuma ultrapassar uma página de word.

Por mais simples e rápida que seja a criação de personagens, eu prefiro em geral que os jogadores criem eles ao menos um dia antes da sessão, e também prefiro determinar o cenário eu mesmo. Pode ser contra 'o que o jogo recomenda', mas acho que facilita a vida e criatividade dos jogadores terem alguma coisa para se basear.

Com o combate, acho que ele funciona se o mestre desenvolver uma certa ordem. Se todo mundo começar a dizer suas ações sem controle, não da certo. Como eu jogo por texto, em geral cada um faz sua ação com o mestre já dando as consequências devidas, demonstrando o perigo contra os outros jogadores e etc, com o maximo de interrupção de um jogador declarar uma ação para tentar o movimento Ajudar e salvar a rolagem de um companheiro.

De qualquer forma, meu grupo acabou parando com o Dungeon World, entre outras coisas, porque um dos jogadores detesta a ideia de 7-9 como 'sucesso com consequência', e por consenso de que queriamos algo que permitisse uma criação de personagem menos restritiva.

Alias Atmo, por curiosidade, por que você não gosta de DW?

Avatar do usuário
Cloud
Mensagens: 110
Registrado em: 10 Dez 2013, 14:42

Re: Dungeon World

Mensagem por Cloud » 19 Ago 2014, 10:10

joguei o dungeon world acho q umas 3/4 vezes, em nenhuma achei o sistema algo com que deveria perder meu tempo. Pensei que era um jogo com apelo mais narrativo e que se esquecesse um pouco as regras, mas fora a criatividade do mestre que tem um trabalho dobrado pra adicionar coisas legais a todo momento (algo que deveria ser fundamental num rpg, não forçado pelo manual, e ainda mais o poder tiranico q isso pode gerar em alguns mestres não ouvindo boas sugestões dos jogadores), vi o jogo mais preso no crunch, no sentido da forma (rola o dado e a gente vê o que acontece, nada nas resoluções no mundo que a gente tá criando não segue a formula 6+..., 12+, ou seja, a narrativa extremamente presa a isso, é como ligar um foda-se para o que os mestres e jogadores quiserem) e das mecânicas mais voltadas para simular histórias e não para resolver/definir situações/conflitos que modificam histórias. Inclusive, um dos mestres praticamente ignorava praticamente tudo nas nossas fichas de criação de personagens e tals para ficar preso na ideia do feio/mau/bom do resultado dos dados. Enfim, a impressão que o jogo me passou é que ele limita mais do que liberta na questão narrativa (tudo tem que ser um 'muvi', se não for um 'muvi' o mundo explode! Aaargh). Sou um grande fã de sistema indies, mas com esse eu não gastaria meu dinheiro. Ele tem muitas ideias boas sim, mas a execução não me agradou, talvez tenha sido os mestres e talvez tenha sido essa pegada old school que eu acho uma modinha idiota, que na verdade é um estilo de jogo e estilo de jogo você pode por em qualquer coisa que estiver mestrando, não obrigatoriamente, não por meio de regrinhas todas só pra isso, pra mim é pensar pequeno demais como pessoas que não procuram se aperfeiçoar. É difícil mesmo explicar porque não gostei do dungeon world, assim como é difícil explicar o que esse jogo tem de diferente, só posso dizer que um artigo (que vou procurar pra linkar aqui) me ajudou a esclarecer mais aqui o que não me agradava e eu não conseguia dizer bem porque, pelo que lembro tem a ver com a ideia de ser um sistema mais simulador de historia do que um em que você esteja criando histórias, sendo os personagens propriamente, narrando o que vai acontecendo no mundo e enfim.. Tem também aquela frustração de sempre algo legal que você queira fazer ter também aquela chance enorme de você se fuder lindamente. Ou seja, é melhor ficar na sua e/ou torcer pra o mestre não pedir pra você rolar os dados, o que é muito raro não acontecer xD

Avatar do usuário
BardoRobô
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Dez 2013, 11:55

Re: Dungeon World

Mensagem por BardoRobô » 20 Ago 2014, 16:07

Alguém conhece o Apocalypse World: Dark Age? É o novo projeto do criador de Dungeon World. É uma cenário medieval não D&Dêico, e segundo um dos usuários mais antigos do fórum (Remo di Sconzi):

Isso é interessante porque

• Diferentemente do Dungeon World, o lance aqui é fantasia medieval, e não fantasia D&Dêica (uma distinção importante);
• Um jogo do Vince Baker inspirado por séries como Vikings e Game of Thrones é, no mínimo, interessante;
• Faz 4 anos que o Apocalypse World foi lançado, e vai ser muito legal ver o autor aplicar essa experiência em um novo jogo usando o sistema.

http://lumpley.com/index.php/anyway/thread/810#top

O jogo vai ser liberado para teste no fim desse mês.

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Dungeon World

Mensagem por Atmo » 26 Ago 2014, 11:56

Endrest escreveu:Alias Atmo, por curiosidade, por que você não gosta de DW?
"É como se fosse uma desculpa pra fazer as coisas como deveriam ser" e ele possui um estilo de escrita/sugestão que erroneamente "reinventa a roda"; coisas que muitos mestres aprendem com o tempo estão pingadas no material, mas o produto foi tão hypado que faz parecer que nunca houve esse tipo de iniciativa antes.

No mais, tanto faz.

Avatar do usuário
Rick
Mensagens: 2502
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:14
Localização: Penápolis/SP
Contato:

Re: Dungeon World

Mensagem por Rick » 01 Set 2014, 21:03

Passando a informação pro pessoal que ainda não tem: o combo do Livro físico + PDF tá com preço promocional de 50 reais na loja oficial da Secular. Aproveitei pra pegar uma cópia e ver qual é.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
BardoRobô
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Dez 2013, 11:55

Re: Dungeon World

Mensagem por BardoRobô » 14 Jun 2015, 01:40

Regras de insanidade para Dungeon World baseado no jogo de RPG Darkest Dungeon. As regras foram escritas por Sean Dunstan.

https://medium.com/@raulranma/insanidade-933c3c44cfa2

Responder

Voltar para “Outros RPGs”