Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Os Reinos de Ferro apresentam um mundo de fantasia forjada em metal, com tecnologia a vapor, pólvora, espadas e bruxaria!
Velho
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Nov 2014, 18:57

Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Velho » 11 Dez 2014, 18:54

Primeiramente gostaria de deixar claro que faço aqui uma crítica a formatação do ebook do Novo Reinos de Ferro, de 2014, disponibilizado em .pdf pela Jambô. Não me refiro ao conteúdo do livro.

Vou apontar os quatro pontos principais do ebook que considero serem as falhas mais graves e que prejudicaram absurdamente a leitura do mesmo.

1º O texto não se ajusta ao tamanho da tela. Em um ebook é fundamental você poder alterar o tamanho da fonte enquanto o texto se ajusta ao tamanho de sua tela sem criar barra de rolagem. No pdf atual você pode apenas dar zoom e isso cria barra de rolagem. Isso é terrível e torna praticamente impossível fazer uma leitura em smartphone e até mesmo em tablets. Mesmo no computador fica ruim. Você tem q ficar o tempo todo “empurrando” a imagem de um lado para o outro. Terrível.

2º Não foi construído bookmarks (índice) dos principais capítulos/tópicos. Esse recurso permitiria uma movimentação prática e rápida, tornando fácil a localização dos principais temas de que trata o ebook. É um recurso extremamente comum nos ebooks que fiquei surpreso em não encontrá-lo.

3º O sumário não é clicável. Mais um detalhe que ajudaria em muito a navegação pelo ebook.

4º A não disponibilidade em outro formato, como o epub. Várias livrarias que trabalham com ebooks permitem ao consumidor escolher entre mais de um formato. Isso ajuda com a compatibilidade com outros dispositivos, principalmente e-readers.

Se você nunca viu um ebook bem construído e não está familiarizado com esses detalhes que citei você pode acessar agora através do Google Play Livros, há livros gratuitos lá, basta ir em Google play, aba livros, meus livros e duplo clique em um ebook, aqui pra mim tem disponível o Frankenstein. Se acessar o livro você encontrará tudo a que me referi inicialmente nesse tópico e que faltou no ebook da Jambô.

Gostaria apenas de finalizar dizendo que procuro fazer esta crítica de forma construtiva. Pois todos os problemas apontados são sanáveis. Hoje, infelizmente, não recomendo a ninguém comprar o pdf do reinos de ferro, mas seria o primeiro a indicá-lo se os problemas aqui apontados fossem arrumados.

Avatar do usuário
Necross
Mensagens: 1566
Registrado em: 13 Dez 2013, 17:40

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Necross » 11 Dez 2014, 20:55

Cara, acho que vc está confundindo as coisas.

O Que a Jambô vende é o livro em PDF, e não um ebook, que são coisas bem diferentes.

Eu digo isso pq já fiz o contrário, comprei um ebook achando que era um pdf, saca?
Conheçam Dynx, o Paladino da Esperança!
E Perninhas, sua fiel amiga e escudeira!
Paladino(de Nimb) 5/Ladino 2/Ginete de Namalkah 5
Imagem

Velho
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Nov 2014, 18:57

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Velho » 11 Dez 2014, 21:07

É vendido como "Formato: livro digital, 344 páginas."

Avatar do usuário
Necross
Mensagens: 1566
Registrado em: 13 Dez 2013, 17:40

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Necross » 11 Dez 2014, 21:51

Com um símbolo de pdf, rs.
Sei lá, eu comprei como pdf .
Conheçam Dynx, o Paladino da Esperança!
E Perninhas, sua fiel amiga e escudeira!
Paladino(de Nimb) 5/Ladino 2/Ginete de Namalkah 5
Imagem

Velho
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Nov 2014, 18:57

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Velho » 12 Dez 2014, 21:17

Mas um pdf pode ser um ebook. Várias livrarias vendem ebooks no formato pdf, tudo bem que é uma tendência atual o uso do .epub, mas não tem nada que diga que um ebook não possa ser no formato pdf.

Bem, minha intenção com este tópico vai mais no sentido de informar os outros consumidores sobre os problemas que encontrei no ebook do Novo Reinos de Ferro e, com um pouco de otimismo, ter uma posição da Jambô sobre o assunto. Quem sabe efetuando as modificações no ebook, seria ótimo.

Avatar do usuário
Necross
Mensagens: 1566
Registrado em: 13 Dez 2013, 17:40

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Necross » 12 Dez 2014, 21:35

Acho difícil, mas fácil vc mandar um e-mail direto para eles aqui : http://jamboeditora.com.br/contato/.
Mas só para vc ficar sabendo, esse é o padrão dos pdfs deles, e vc foi o primeiro a reclamar (que está no seu direito).
Abraços!
Conheçam Dynx, o Paladino da Esperança!
E Perninhas, sua fiel amiga e escudeira!
Paladino(de Nimb) 5/Ladino 2/Ginete de Namalkah 5
Imagem

Velho
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Nov 2014, 18:57

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Velho » 12 Dez 2014, 21:51

Já mandei, até agora nada (lembrei da Devir agora haha). Bem, fica o registro ai.

Rafão Bucaneiro
Mensagens: 253
Registrado em: 28 Dez 2014, 22:38
Contato:

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Rafão Bucaneiro » 28 Dez 2014, 22:49

Sim, o livro, nem o original possui hiperlink, mas marcadores laterais não faria mão a ninguém. Falarei com o Guilherme e veremos se conseguimos fazer isso nos próximos meses e atualizar o pdf.

Velho
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Nov 2014, 18:57

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Velho » 30 Dez 2014, 20:31

Rafão Bucaneiro escreveu:Sim, o livro, nem o original possui hiperlink, mas marcadores laterais não faria mão a ninguém. Falarei com o Guilherme e veremos se conseguimos fazer isso nos próximos meses e atualizar o pdf.
Agradecido Rafão. Legal ter alguém para fazer o meio de campo com a editora ou você trabalha lá?
De qualquer forma, eu fui fazendo os bookmarks a medida que ia lendo, fiz pelo foxit pdf reader, interessa? Não sei como faria pra enviar especificamente só os bookmarks mas acho que se googlar acho alguma coisa.

Rafão Bucaneiro
Mensagens: 253
Registrado em: 28 Dez 2014, 22:38
Contato:

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Rafão Bucaneiro » 31 Dez 2014, 19:30

Velho escreveu:
Rafão Bucaneiro escreveu:Sim, o livro, nem o original possui hiperlink, mas marcadores laterais não faria mão a ninguém. Falarei com o Guilherme e veremos se conseguimos fazer isso nos próximos meses e atualizar o pdf.
Agradecido Rafão. Legal ter alguém para fazer o meio de campo com a editora ou você trabalha lá?
De qualquer forma, eu fui fazendo os bookmarks a medida que ia lendo, fiz pelo foxit pdf reader, interessa? Não sei como faria pra enviar especificamente só os bookmarks mas acho que se googlar acho alguma coisa.
Digamos que faço apenas consultoria, eles me procuram para falar sobre qualquer assunto que tange Reinos de Ferro. Grato, veremos se faremos um novo pdf.

Responder

Voltar para “Reinos de Ferro”