Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Os Reinos de Ferro apresentam um mundo de fantasia forjada em metal, com tecnologia a vapor, pólvora, espadas e bruxaria!
Avatar do usuário
Rick
Mensagens: 2502
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:14
Localização: Penápolis/SP
Contato:

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Rick » 01 Jan 2015, 20:00

Well, o tópico já é velho, mas essas funções não são disponíveis em PDF pra nenhum reader, que eu me lembre. Eu tenho só um Kobo aqui, são maravilhosos pra ler epub (como os Kindle pra... mobi?), mas PDF é só um tapa-buraco. PDF não é feito pra encaixar em e-reader, é um arquivo pra ser lido no PC, num tablet ou até num smartphone. Digo, são tipos de leituras diferentes. Não sou muito experiente na questão, mas até hoje todo material digital de RPG que encontrei é PDF. Ajustar ele pra formato de e-reader destruiria toda diagramação dos livros e nas conversões que vi até agora, só piora a situação...
Imagem
Imagem

Rafão Bucaneiro
Mensagens: 253
Registrado em: 28 Dez 2014, 22:38
Contato:

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Rafão Bucaneiro » 02 Jan 2015, 09:01

Rick escreveu:Well, o tópico já é velho, mas essas funções não são disponíveis em PDF pra nenhum reader, que eu me lembre. Eu tenho só um Kobo aqui, são maravilhosos pra ler epub (como os Kindle pra... mobi?), mas PDF é só um tapa-buraco. PDF não é feito pra encaixar em e-reader, é um arquivo pra ser lido no PC, num tablet ou até num smartphone. Digo, são tipos de leituras diferentes. Não sou muito experiente na questão, mas até hoje todo material digital de RPG que encontrei é PDF. Ajustar ele pra formato de e-reader destruiria toda diagramação dos livros e nas conversões que vi até agora, só piora a situação...
Sim, concordo até, mas marcadores laterais ajudam demais a busca. Os pdf da Privateer Press tem hiperlink no indice inicial e marcadores alterais. Falarei com a Jambô para ver se lançamos uma nova edição do pdf. :)

Velho
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Nov 2014, 18:57

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Velho » 02 Jan 2015, 12:19

Rick escreveu:Well, o tópico já é velho, mas essas funções não são disponíveis em PDF pra nenhum reader, que eu me lembre. Eu tenho só um Kobo aqui, são maravilhosos pra ler epub (como os Kindle pra... mobi?), mas PDF é só um tapa-buraco. PDF não é feito pra encaixar em e-reader, é um arquivo pra ser lido no PC, num tablet ou até num smartphone. Digo, são tipos de leituras diferentes. Não sou muito experiente na questão, mas até hoje todo material digital de RPG que encontrei é PDF. Ajustar ele pra formato de e-reader destruiria toda diagramação dos livros e nas conversões que vi até agora, só piora a situação...
Opa! Blz? Então, com relação ao pdf não aceitar essas funções, googlei e acabei encontrando esse vídeo aqui onde um rapaz mostra dois tipos de pdf, um com formatação fixa e outra não. Você verá que é possível o pdf ter essas funções, principalmente a de tamanho da fonte (fundamental para leitura em múltiplos dispositivos, cada um com tamanho de tela diferente), segue:


[YouTube]https://www.youtube.com/watch?v=6vv11nW ... e=youtu.be[/YouTube]
Edit: Se alguém souber como incorporar o vídeo do YT aqui no fórum e puder me dar uma luz ficaria grato. ;) ]
Edit2: Tentei Rick ficou assim: [YouTube]http://www.youtube.com/watch?v=6vv11nWw ... e=youtu.be[/YouTube]
Edit3: Vitória!

Mas eu entendo o que você quer dizer, de fato uma formatação em ebook mudaria completamente a forma como o livro é apresentado. Pelo que tenho percebido parece que a comunidade rpgistica prefere ter a formatação "clássica" de livro mesmo, até pq a forma como a jambô disponibiliza permite a impressão do livro. Contudo, seria excelente se a jambô disponibiliza-se os ebooks também devidamente formatados como ebook. Muitas livrarias disponibilizam seus ebooks em múltiplos formatos. Claro, isso exigiria que a jambô dedicasse mais tempo na preparação do ebook, teria que diagramar novamente imagino. Hoje, eu acredito, ela apenas pegou o arquivo do livro que utilizou para impressão e salvou como .pdf. Sendo assim, poderia disponibilizar o ebook diagramado como tal e o em formtado pdf "clássico", a questão é: Ela tem interesse? E seus consumidores tem interesse em ter mais essa escolha? Eu não vejo no que sairíamos perdendo em ter a possibilidade de fazer o download do ebook nos dois tipos.
Hoje, tenho que concordar com você, o pdf é apenas "um tapa-buraco", mas que custa R$29,90. Eu acho caro por um "tapa-buraco". No mais, sei que você não disse isso, mas vale lembrar que um ebook devidamente formatado como tal também pode ser lido em outros dispositivos que não e-reader.
E sim, tentei converter o ebook dos RdF e não presta, acredito que pelo fato de ter muito ilustração no fundo e pelo jeito como a diagramação do texto foi feita (contornando imagens).
Editado pela última vez por Velho em 03 Jan 2015, 13:33, em um total de 3 vezes.

Avatar do usuário
Rick
Mensagens: 2502
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:14
Localização: Penápolis/SP
Contato:

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Rick » 02 Jan 2015, 22:24

Opa, de boa? Pra postar video do youtube é só usar a tag como você fez, mas tira o S do "https", deixa só "http" que funciona.

Anyway, sim, um livro só de texto ficaria de boa de mandar num e-reader. O problema é que livros de RPG costumam ter muita linguagem visual. São caixas de texto, figuras, tabelas, etc. Esse tipo de coisa não caberia decentemente no formato de ebook ajustável, pois elas dependem muito da diagramação original pra funcionar como deveriam, entende? E eliminar toda essa linguagem visual em muitos casos pioraria muito a experiência com o livro também. Tipo, por exemplo, aquelas versões de playtest tanto do D&D Next que apareceram, as que vi do Dragon Age RPG, eram puro texto. Um formato de ebook neles seria estupendo. Mas a versão final diagramada ia virar uma bagunça se você começar a alterar os tamanhos e etc. Acaba sendo mais vantagem, pra ter a experiência completa, ter o modo tradicional do PDF. Claro que isso é uma questão de opinião e tal, eu carrego os pdfs das Dragon Magazine e principalmente as Dungeon Magazine no meu Kobo pro trabalho, a leitura é bem complicada, por isso uso só pra referência rápida. Pra ler pra valer mesmo, não dá muito certo. Mas confesso que sem a identidade visual também ficaria meio complicado.

De qualquer forma, vamos ver se a Jambo proporciona uma experiência melhor pro pessoal, não custa nada tentar. =]
Imagem
Imagem

Velho
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Nov 2014, 18:57

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Velho » 03 Jan 2015, 10:33

Rick escreveu:Opa, de boa? Pra postar video do youtube é só usar a tag como você fez, mas tira o S do "https", deixa só "http" que funciona.
E ae! Então, não foi dessa vez. [YouTube]http://www.youtube.com/watch?v=6vv11nWw ... e=youtu.be[/YouTube]
Rick escreveu:Anyway, sim, um livro só de texto ficaria de boa de mandar num e-reader. O problema é que livros de RPG costumam ter muita linguagem visual. São caixas de texto, figuras, tabelas, etc. Esse tipo de coisa não caberia decentemente no formato de ebook ajustável, pois elas dependem muito da diagramação original pra funcionar como deveriam, entende? E eliminar toda essa linguagem visual em muitos casos pioraria muito a experiência com o livro também. Tipo, por exemplo, aquelas versões de playtest tanto do D&D Next que apareceram, as que vi do Dragon Age RPG, eram puro texto. Um formato de ebook neles seria estupendo. Mas a versão final diagramada ia virar uma bagunça se você começar a alterar os tamanhos e etc. Acaba sendo mais vantagem, pra ter a experiência completa, ter o modo tradicional do PDF. Claro que isso é uma questão de opinião e tal, eu carrego os pdfs das Dragon Magazine e principalmente as Dungeon Magazine no meu Kobo pro trabalho, a leitura é bem complicada, por isso uso só pra referência rápida. Pra ler pra valer mesmo, não dá muito certo. Mas confesso que sem a identidade visual também ficaria meio complicado.

Entendi. Realmente ficaria uma coisa totalmente diferente. Acho que disponibilizar as duas versões seria o ideal, até porque a versão "clássica" imagino ser bem tranquilo para a Jambô disponibilizar em pdf. Mas como você disse nós entramos numa questão bem de gosto ( me lembrou até as discussões de quando os ebooks ainda eram novidade haha) acho que se encararem o desafio conseguem fazer um ebook de puro texto e ainda assim válido. Realmente a vantagem de um ebook formatadinho é muito grande, torna realmente viável ler o livro inteiro e não apenas consultar, como você bem apontou. Bem, claro, evidentemente essa é minha humilde opinião.
Rick escreveu:De qualquer forma, vamos ver se a Jambo proporciona uma experiência melhor pro pessoal, não custa nada tentar. =]
Meh... só se for pelo Rafão ;) Pelo que observei a Jambô não é muito presente no fórum né? Ou estou errado?

Avatar do usuário
Rick
Mensagens: 2502
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:14
Localização: Penápolis/SP
Contato:

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Rick » 03 Jan 2015, 11:22

Velho escreveu:
Rick escreveu:Opa, de boa? Pra postar video do youtube é só usar a tag como você fez, mas tira o S do "https", deixa só "http" que funciona.
E ae! Então, não foi dessa vez. [YouTube]http://www.youtube.com/watch?v=6vv11nWw ... e=youtu.be[/YouTube]

Meh... só se for pelo Rafão ;) Pelo que observei a Jambô não é muito presente no fórum né? Ou estou errado?
Agora é palpite, porque sempre faço quando vou postar, mas não sei se é necessário. Depois do "watch?" eu deixo só até o "&". Do "&" pra frente eu excluo tudo também, porque é só enfeite.

Anyway, tem sistema que conta com apoio maior dos responsáveis, acho que é mais uma questão de disponibilidade mesmo. De qualquer forma, há uma sessão pra Dúvidas & Sugestões, acho que lá é mais fácil conseguir esse tipo de retorno. Ou talvez por e-mail. O fórum é visto mais como uma ferramenta pra comunidade interagir, eu acho. Mas o fato de o Rafão já levar a sugestão pra dentro da Jambo já é muito bom. =]
Imagem
Imagem

Velho
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Nov 2014, 18:57

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Velho » 03 Jan 2015, 13:41

Rick escreveu:
Velho escreveu:
Rick escreveu:Opa, de boa? Pra postar video do youtube é só usar a tag como você fez, mas tira o S do "https", deixa só "http" que funciona.
E ae! Então, não foi dessa vez. [YouTube]http://www.youtube.com/watch?v=6vv11nWw ... e=youtu.be[/YouTube]

Meh... só se for pelo Rafão ;) Pelo que observei a Jambô não é muito presente no fórum né? Ou estou errado?
Agora é palpite, porque sempre faço quando vou postar, mas não sei se é necessário. Depois do "watch?" eu deixo só até o "&". Do "&" pra frente eu excluo tudo também, porque é só enfeite.

Anyway, tem sistema que conta com apoio maior dos responsáveis, acho que é mais uma questão de disponibilidade mesmo. De qualquer forma, há uma sessão pra Dúvidas & Sugestões, acho que lá é mais fácil conseguir esse tipo de retorno. Ou talvez por e-mail. O fórum é visto mais como uma ferramenta pra comunidade interagir, eu acho. Mas o fato de o Rafão já levar a sugestão pra dentro da Jambo já é muito bom. =]
Vitória! Pode mandar matar o porco e acender a fogueira! Hoje teremos carne para comemorar! Yarr! :D

Imagem

Avatar do usuário
Conan da Cimeria
Mensagens: 42
Registrado em: 11 Dez 2013, 08:59
Localização: em algum lugar da Era Hiboriana

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Conan da Cimeria » 18 Jan 2015, 20:53

Eu acho que livros de RPG são melhores no formato de PDF mesmo e não em EPUB ou MOBI (kindle). Os livros de RPG são diferentes, não são livros de literatura. E eu achei muito bom o pdf do livro básico do Reinos de Ferro, porém em como todo pdf da Jambô poderia realmente ter bookmarks e hyperlinks, como nos livros do Pathfinder da Paizo e em outros PDFs de editoras estrangeiras, como os de Warhammer 40.000 da Fantasy Flight Games.

Mas a Jambô está de parabéns da mesma forma.
Um Soldado Segue Ordens, um Guerreiro Seu Coração!

Rafão Bucaneiro
Mensagens: 253
Registrado em: 28 Dez 2014, 22:38
Contato:

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Rafão Bucaneiro » 18 Jan 2015, 22:59

Sim, a falta de marcadores e hyperlinks fode bastante!

Velho
Mensagens: 14
Registrado em: 28 Nov 2014, 18:57

Re: Crítica ao ebook (pdf) dos Novos Reinos de Ferro (2014)

Mensagem por Velho » 19 Jan 2015, 22:01

Cara o que "eu quero" é facilidade para ler e consultar no ebook. Por isso o que realmente faz falta é o lance da formatação não ser fixa. Eu entendo que isso resultaria em uma nova diagramação pela jambo e imagino que deve ser por isso q não há interesse deles em fazer. Pense na facilidade de poder consultar todo o livro de regras em qualquer dispositivo, seja notebook, celular, computador, e-reader sem ter a maldita da barra de rolagem. Esse é o ponto que gostaria de chamar a atenção. O livro eletrônico tem tudo pra ser mais fácil de ler/consultar do que o livro impresso, mas pra isso ele precisa ser formatado/diagramado para tal. Lembre que não há nenhum motivo para um tipo de diagramação substituir a outra até porque a atual diagramação é resultado direto do trabalho com o livro físico apenas salvo em formato pdf, suponho. Se a Jambô disponibiliza-se o livro devidamente formatado como ebook não teria nenhum motivo para também não disponibilizar o formato "clássico" (o atual) para quem quer dessa forma.

Responder

Voltar para “Reinos de Ferro”