FAREJADOR DE ARCANOS
Rastreador de arcanos treta acha arcanos em qualquer lugar
O QUE USA
Mago adivinho 5, Ladino 2 (nível 7) (progressão: Lad 1, Mago 1, depois tanto faz)
Elfo
Idade avançada: 35 anos
Inteligência: 24 (inicial 20, nível +3, idade +1)
Talentos:
1º nível: Arcano Completo (racial)
Mago 1: Sentidos Aguçados (requisito)
3º nível: Foco em Perícia (Identificar Magia)
5º nível: livre
Mago 5: Rastreador Arcano (fonte: Dragon Slayer)
7º nível: livre
Habilidades:
Maestria em Perícias (Identificar Magia; as outras são livres)
O QUE FAZ
Seu bônus de Identificar Magia é de 10 + 7 + 8 + 4 = 29. Escolhendo 10 com a Maestria, obtém-se 39. Com isto, você pode rastrear qualquer arcano, mesmo de nível 1, fora os itens mágicos. De bônus, tem Detectar Magia permanente e consegue rastrear resquícios de energia mágica num ambiente deixado por qualquer magia a até um dia sem falha (perícias épicas, Guia da Trilogia >>> veja abaixo).
E a distância com magos de nível baixo?
Se quiser aumentar mais o valor Identificar Magia, há alguns métodos simples. Tatuagem mágica dá +2 em uma perícia. Conhecimento das Fadas e Conhecimento de Magia (ambos talentos regionais) dão +2 cada. A magia Astúcia da Raposa dá +2 de mod. Int e uma Tiara do Intelecto +2 dá +1. Com 1 nível a mais você ganha +1 e pode pegar Abençoado de Khalmyr, para escolher 20 uma vez por dia em uma rolagem. Com isso tudo, no nível 8, chegará a 59 de Identificar Magia. Já dará pra você começar uma busca contra um mago de nível 1 a 20 quilômetros (além de fazer mais coisas da perícia épica).
E se eu não faço ideia de onde o cara que eu quero achar pode estar?
Se você tiver tempo e um mapa, use a magia Augúrio. Escolha um continente ou região e pergunte o que obteria se procurasse pelo sujeito
por todo aquele lugar (ressalte que a pergunta é só sobre querer encontrar, não sobre combatê-lo). Se der "Felicidade", é lá que ele está. Agora escolha um reino ou região menor e repita o processo. Então escolha uma cidade. Se você tiver Foco em Magia (ou Mago Nato), Augúrio custará 1 PM e não será difícil de encontrar alguém ao longo de alguns dias.
Lembre, no entanto, que se o Augúrio falhar, você receberá a resposta "Nada". Por isto, sempre que obter esta resposta, há 1 chance em 6 de ela ser falsa. Porém, se você fez a pergunta conforme citado acima, e já obteve "Felicidade" para algum reino, deverá eventualmente obter a resposta "Felicidade" para alguma cidade. Se isto acontecer, os "Nada" que obteve não terão importância. Somente se não obter nenhuma resposta "Felicidade", significará que um dos "Nada" obtido foi uma falha, bem na cidade onde o alvo está.
Se der "Felicidade e Miséria", tu acha o mago e de quebra já sabe que vai ter treta no caminho. Para confirmar se a treta é o próprio mago, lance Augúrio mais duas vezes e pergunte o que vai obter se enfrentar o mago, na primeira, e o que vai obter se for atrás do mago mas nunca confrontá-lo, na segunda. A tendência é a resposta "Miséria" sair só em uma dessas respostas, indicando se o perigo é o conjurador ou algo no caminho. Se der "Miséria" nas duas perguntas, a treta é séria e além do cara, o caminho também é perigoso.
Lembre também que alguns mestres malas vão prestar extrema atenção nas perguntas que você fizer para o Augúrio. Então certifique-se de usar perguntas bem redigidas e seguras, caso seu mestre goste de trolar quem desliza numa palavrinha ou duas.
PRA QUE SERVE NA PRÁTICA
Principalmente pro mestre caçar jogador que faz zoeira.
Mas é um mago adivinho e ladino, ele pode fazer muita coisa além disto. Inclusive matar mil. Então qualquer jogador pode usar e, inclusive, determinar boa parte da andar da história. Caçar magos foragidos da lei provavelmente dará umas recompensas bem boas. Mas, neste caso, é uma boa pegar Contramágica Aprimorada. Você vai precisar.
- Identificar Magia
Identificar item mágico (CD 50): com uma ação completa, você pode descobrir as propriedades de um item mágico, como se tivesse lançado identificação sobre ele.
Perceber rastro mágico: você pode detectar resquícios de energia mágica no ambiente. A CD é 20 + o nível da magia + um modificador de acordo com o tempo passado desde que a magia parou de funcionar: +10 para um dia, +20 para uma semana, +30 para um mês, +40 para um ano e +60 para qualquer período de tempo (ou seja, você saberá se alguma magia foi usada no local desde o início da Criação).
Identificar Item Mágico é fácil de alcançar, se for ver. Achar rastros de magias de qualquer nível deixados a até 1 mês também. Para magias deixadas a até 1 ano, você vai precisar de uns níveis a mais.
P.S: alguém me informou um problema no combo e é preciso consertar a build, mas o princípio para que ela funcione é o mesmo. Apenas você precisa de 3 níveis a mais de uma classe divina que possa aprender Augúrio, pois só humanos poderiam usar o talento citado no combo. Nada que atrapalhe demais.