Dúvidas de regras (tópico oficial)

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 10 Jan 2014, 21:04

Cavaleiro Morto escreveu:A Magia Parar o Tempo pode ser alvo do Talento Metamágico Magia Duradoura?

Pergunto isso por ser uma dúvida na parte de combos e por ser uma interação que não funciona no D&D.

Retirado último FAQ de D&D 3.0:

Assuming you are high enough level to cast a persistent time stop spell, could you use the virtual 24 hours the spell lasts to rest and recover your spells?

You can’t make time stop persistent. (Its duration is effectively instantaneous for purposes of the Persistent Spell feat.)

Gostaria de saber se vale o mesmo entendimento acima, ou se TRPG segue outra linha.

Valeu por responder.
Oficialmente, não funciona, porque a duração de parar o tempo são 1d4+1 rodadas de tempo aparente.

Dito isso, eu acho muito legal usos criativos de magias. Permitem criar cenas mais fantásticas. Imagina parar o tempo com permanência, para simular a maldição do castelo da Bela Adormecida (acho que é esse), que ficou todo congelado no tempo? Acho muito legal isso, mas claro que depende da intenção. Se for simplesmente pra combar e fazer mais dano, é bem trouxa, e daí usa-se a regra oficial sem dó. Já se for pra criar uma história legal, dá pra se abrir uma exceção.

(E sim, eu sei que o roleplay oficial de parar o tempo não é que o tempo para, mas sim que o conjurador fica mais rápido, mas, como eu disse, vamos ser mais criativos!)
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Nomead
Mensagens: 381
Registrado em: 09 Dez 2013, 23:39
Localização: Andarilhando.

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Nomead » 10 Jan 2014, 21:07

Como se calcula o dano de armas manufaturadas ou naturais de criaturas e personagens jogadores menores que pequeno ou maiores que grande?

O sistema TRPG possui uma tabela de danos de armas por tamanho na página 130 do Tormentão (básico ou revisado), também apresentada aqui.
Entretanto, essa tabela não funciona para Sprites (mínimo, um categoria abaixo de pequeno) e nem para certas builds possíveis no cenário (um minotauro Barbaro 5/Gigante Furioso 10 com o talento grandão não tem como calcular o dano básico que sua espada taurica de adamante causa).

Para piorar, os danos não apresentam uma lógica detectável*:
1d6 pequeno vira 1d8 médio que vira 2d6 grande
1d8 pequeno vira 1d10 médio que vira 2d8 grande
1d10 pequeno vira 1d12 médio que vira 3d6 grande
1d6 pequeno vira 2d4 médio que vira 2d6 grande (contradizendo o primeiro 1d6 pequeno)
e por aí vai...
===
Edit.: Quando digo "lógica detectável", me refiro a algo simples e fácil de perceber que sirva de modelo para qualquer consumidor. Algo parecido com a descrição do talento arma natural aprimorada do Galrasia: O Mundo Perdido (da era D&D 3.X), que aumentava o dano na seguinte sequencia (não importava o tamanho) 1d2, 1d3, 1d4, 1d6, 1d8, 2d6, 3d6, 4d6, 6d6, 8d6, 12d6 OU 1d10, 2d8, 3d6, 4d8, 6d8, 8d8, 12d8.
===
Solicito uma tabela mais completa que elucide essa questão.
Ou, reapresentando a pergunta, como se calcula o dano de armas manufaturadas ou naturais de criaturas e personagens jogadores menores que pequeno ou maiores que grande?
"Tenho prazer em ser vencido quando quem me vencer é a razão, seja quem for o seu procurador." Fernando Pessoa

"Se não há reclamação e criticas construtivas, não há como a editora esta ciente dos problemas e tentar resolve-los." - Durnnon.

Será que sou o único que relaciona o escrito "regra nº 5" com o inciso III do AI-5?

Dica Especial: se você quiser acessar o fórum antigo da jambo, acesse o site: http://www.jamboeditora.com.br/forum_antigo

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 14 Jan 2014, 10:51

Oi Nomead,

O problema é que tu está olhando a tabela a partir do "Pequeno". Tem que olhar a partir do Médio, daí ela tem, sim, uma lógica. Por exemplo, não é que 1d6 vire 1d8 ou 2d4. 1d6 vira sempre 1d8. A questão é que se o dano Médio da arma for 2d4 e ela diminuir, daí vira 1d6. De qualquer maneira, aí vai uma tabela mais completa, seguindo a lógica da tabela do Capítulo 7 de Tormenta RPG.

--- Diminuindo --- Dano Médio --- Aumentando ---
_*_ --- _1_ --- 1d2 --- 1d3 --- 1d4 --- 1d6 --- 1d8 --- 2d6
_1_ --- 1d2 --- 1d3 --- 1d4 --- 1d6 --- 1d8 --- 2d6 --- 3d6
1d2 --- 1d3 --- 1d4 --- 1d6 --- 1d8 --- 2d6 --- 3d6 --- 4d6
1d3 --- 1d4 --- 1d6 --- 1d8 --- 2d6 --- 3d6 --- 4d6 --- 6d6
1d4 --- 1d6 --- 1d8 --- 1d10 --- 2d8 --- 3d8 --- 4d8 --- 6d8
1d6 --- 1d8 --- 1d10 --- 1d12 --- 3d6 --- 4d6 --- 6d6 --- 8d6
1d3 --- 1d4 --- 1d6 --- 2d4 --- 2d6 --- 3d6 --- 4d6 --- 6d6
1d6 --- 1d8 --- 1d10 --- 2d6 --- 3d6 --- 4d6 --- 6d6 --- 8d6
1d8 --- 1d10 --- 2d6 --- 2d8 --- 3d8 --- 4d8 --- 6d8 --- 8d8
1d10 --- 2d6 --- 2d8 --- 2d10 --- 4d8 --- 6d8 --- 8d8 --- 12d8

*Uma arma que faça 1 ponto de dano e "encolha" mais uma categoria fica tão inofensiva que não é mais considerada uma arma.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Hitoshura
Mensagens: 511
Registrado em: 28 Dez 2013, 22:41

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Hitoshura » 14 Jan 2014, 12:12

Eu gostaria de sanar uma série de dúvidas referentes á propriedade de classe "Metido Versátil", da classe de Prestígio Improvisador de Lena (Guia das Raças), eu as separei de modo a não criar um texto gigante, espero que não se importe:

- Propriedades de Classe adquiridas via Metido Versátil se acumulam com aquelas adquiridas normalmente pelo personagem? Por exemplo, se um Druida 5 / Improvisador de Lena 10 escolher Forma Selvagem via Metido Versátil, ele poderá usar Forma Selvagem como um druida de Nível 15? Supondo que sim, é possível pegar a mesma propriedade de classe de duas classes diferentes via Metido Versátil e acumulá-las? Por exemplo, pegar Forma Selvagem de Druida e de Druida da Favela?
- Não se pode pegar Magias via Metido Versátil, mas e propriedades de classe que simulam magias, é possível pegar? Por exemplo, Magia Fajuta de um Amador Farsante ou uma Engenhoca de um Engenhoqueiro Goblin?
- O código de conduta de um Improvisador de Lena funciona de modo independente ás Obrigações e Restrições de Lena ou um Improvisador pode, por exemplo, pegar Fingir Inocência (Clérigo Clandestino) ou Vista Grossa (Pregador) para ignorar o código de conduta temporariamente?
- É possível escolher a mesma propriedade de classe várias vezes de modo a adquirir opções diferentes? Por exemplo, escolher Vínculo Divino de um Paladino duas vezes para receber tanto o Elo com Forças Divinas quanto com um Animal? Seguindo agora uma abordagem diferente, é possível escolher a mesma propriedade de classe várias vezes escolhendo outras opções quando elas existem? Por exemplo, escolher músicas bárdicas diferentes pegando a propriedade de classe novamente via Metido Versátil.
- Sobre classes que fornecem talentos bônus, como Guerreiro ou Paladino escolhendo Elo com Forças Divinas, quando o Improvisador de Lena escolhe essa propriedade de classe via Metido Versátil, recebe o número de talentos equivalente ao seu nível ou apenas um talento?

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 17 Jan 2014, 14:18

Hitoshura escreveu:Eu gostaria de sanar uma série de dúvidas referentes á propriedade de classe "Metido Versátil", da classe de Prestígio Improvisador de Lena (Guia das Raças), eu as separei de modo a não criar um texto gigante, espero que não se importe:
Como é tudo do mesmo assunto, está valendo. Vamos lá!
- Propriedades de Classe adquiridas via Metido Versátil se acumulam com aquelas adquiridas normalmente pelo personagem? Por exemplo, se um Druida 5 / Improvisador de Lena 10 escolher Forma Selvagem via Metido Versátil, ele poderá usar Forma Selvagem como um druida de Nível 15? Supondo que sim, é possível pegar a mesma propriedade de classe de duas classes diferentes via Metido Versátil e acumulá-las? Por exemplo, pegar Forma Selvagem de Druida e de Druida da Favela?
Não acumulam.
- Não se pode pegar Magias via Metido Versátil, mas e propriedades de classe que simulam magias, é possível pegar? Por exemplo, Magia Fajuta de um Amador Farsante ou uma Engenhoca de um Engenhoqueiro Goblin?
Na teoria, sim. Na prática, às vezes não vai funcionar. Por exemplo, tu pode pegar engenhocas, mas a habilidade do improvisador dura um dia, e tu precisa de no mínimo uma semana pra construir uma engenhoca. Ou seja, não vai funcionar.
- O código de conduta de um Improvisador de Lena funciona de modo independente ás Obrigações e Restrições de Lena ou um Improvisador pode, por exemplo, pegar Fingir Inocência (Clérigo Clandestino) ou Vista Grossa (Pregador) para ignorar o código de conduta temporariamente?
Código de conduta não conta como Obrigação & Restrição. São coisas diferentes.
- É possível escolher a mesma propriedade de classe várias vezes de modo a adquirir opções diferentes? Por exemplo, escolher Vínculo Divino de um Paladino duas vezes para receber tanto o Elo com Forças Divinas quanto com um Animal? Seguindo agora uma abordagem diferente, é possível escolher a mesma propriedade de classe várias vezes escolhendo outras opções quando elas existem? Por exemplo, escolher músicas bárdicas diferentes pegando a propriedade de classe novamente via Metido Versátil.
Não. Mas se o mestre deixar...
- Sobre classes que fornecem talentos bônus, como Guerreiro ou Paladino escolhendo Elo com Forças Divinas, quando o Improvisador de Lena escolhe essa propriedade de classe via Metido Versátil, recebe o número de talentos equivalente ao seu nível ou apenas um talento?
Um talento, porque só ganha uma instância daquela habilidade. Claro, nesse caso ele pode gastar mais usoss de método versátil para ganhar mais talentos.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Hitoshura
Mensagens: 511
Registrado em: 28 Dez 2013, 22:41

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Hitoshura » 17 Jan 2014, 14:30

Ok, aproveitando o embalo, mais uma dúvida, agora mais rápida.

Qual o tempo de recarga de uma arma de um Engenheiro de Guerra? Eu não acho que faça muito sentido 3~10 rodadas completas para recarregar uma arma que tem atributos gerais inferiores a uma arma de cerco normal, logo a pergunta.

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 17 Jan 2014, 21:23

Não tem tempo de recarga. Ela pode atacar sempre que o engenheiro gastar uma ação padrão. Ou seja, na prática ela pode disparar uma vez por rodada. É bem rápido, claro, mas é uma arma de cerco menor e portátil.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Mad
Mensagens: 111
Registrado em: 29 Dez 2013, 14:57
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Mad » 17 Jan 2014, 21:26

Vamos lá, rápido e direto:
Pistola de Tambor , manual do combate: Tempo de recarga da pistola de tambor é sobre o tambor (4 munições = 4 rodadas ?); Rapidez de recarga afetaria ela de que forma (um carregador ou apenas aceleraria o giro do tambor durante o processo)? E também se ela se beneficia do tiro rápido (como bestas de repetição de 3.x) ? É possível combater com duas delas ao mesmo tempo (ja que no texto das pistolas -normal- diz que pode se usar com uma mão, na de tambor faltou essa info.)?
Meio-Elfo e Minauros , contam como Humanos para pré-requisitos ?

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 18 Jan 2014, 17:13

Mad escreveu:Vamos lá, rápido e direto:
Pistola de Tambor , manual do combate: Tempo de recarga da pistola de tambor é sobre o tambor (4 munições = 4 rodadas ?); Rapidez de recarga afetaria ela de que forma (um carregador ou apenas aceleraria o giro do tambor durante o processo)? E também se ela se beneficia do tiro rápido (como bestas de repetição de 3.x) ? É possível combater com duas delas ao mesmo tempo (ja que no texto das pistolas -normal- diz que pode se usar com uma mão, na de tambor faltou essa info.)?
Recarregar o tambor todo (ou seja, as quatro balas) é uma ação completa. Com Rapidez de Recarga, recarregar o tambor vira uma ação padrão. De acordo com o mestre, Rapidez de Recarga pode ser usada para diminuir a ação de girar o tambor para livre.

Sim, é possível combater com duas delas ao mesmo tempo.
Meio-Elfo e Minauros , contam como Humanos para pré-requisitos ?
Oficialmente, não.

Mas, de acordo com o mestre, todas as raças meio-humanas (lefou, meio-elfos, meio-orcs, minauros, moreau) podem ser consideradas humanas para efeitos de pré-requisitos.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Rumo
Mensagens: 76
Registrado em: 09 Jan 2014, 07:11
Localização: Zakharov

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Rumo » 18 Jan 2014, 18:13

Itens monstruosos contam como materiais especiais como Aço-rubi, Matéria-vermelha? Se sim não ainda é possível aplicar neles Bônus de Itens mágicos (+1,+2, Afiada, etc) em por exemplo... uma Arma de dente dragão?.

E no quadrinho da pg 65 do Manual do Combate tem a Armadura Dracônica e diz que é possível receber aprimoramentos. Devo levar em consideração que também possa ser colocada nela os benefícios de itens mágicos?
"O lado negro não é mais poderoso, apenas mais rápido, mais fácil e mais sedutor".

Trancado

Voltar para “Tormenta”