DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Kuro'McDowell
Mensagens: 95
Registrado em: 31 Mar 2021, 09:11

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kuro'McDowell » 06 Abr 2025, 18:20

1. É possível usar Palpite Fundamentado ou Inocência Dissimulada para trocar a rolagem de perícia em Misticismo de Tentáculos Das Trevas ou de Mão Poderosa de Talude por Conhecimento ou Enganação, respectivamente?

2. Se sim, em Mão Poderosa de Talude, você continua recebendo o bônus de +10?

3. Se o conjurador possuir algum poder que aumenta o bônus em testes de manobra, este bônus extra é válido para os testes realizados por Tentáculos Das Trevas ou Mão Poderosa de talude?


Considerando que, ao entrar em Forma Selvagem com um item vestido, o item desaparece, mas você continua recebendo seus benefícios.

4. Um personagem usando armadura pesada, que entre em forma selvagem, sofre:
-> Penalidade de Deslocamento?
-> Penalidade por Não Proficiência?
-> Penalidade de Armadura?
-> Penalidade em perícias baseadas em Carisma se a armadura for de Matéria Vermelha?
-> Penalidade em Diplomacia se a armadura for Macabra?

5. Um personagem usando armadura pesada, que entre em forma selvagem pode somar Destreza na Defesa?


6. Ao realizar um teste de ataque usando outra perícia, diferente de Luta ou Pontaria, ele ainda é considerado um teste de ataque para poderes e habilidades que concedem bônus em testes de ataque (conforme a resposta para testes de resistência)?
Editado pela última vez por Kuro'McDowell em 09 Abr 2025, 13:02, em um total de 1 vez.

Arruda21
Mensagens: 52
Registrado em: 02 Set 2022, 12:30

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Arruda21 » 08 Abr 2025, 03:26

Um personagem com o poder Único da origem Selvagem que tome uma poção de maaais klunc irá se beneficiar dos efeitos benéficos da magia sem ser afetado pelos efeitos negativos?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6507
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 21 Abr 2025, 08:03

MaidTrap escreveu:
25 Mar 2025, 22:10
1. Servos do Dragão, Conjurar Morto-Vivo e etc... Conta para regra de acumular efeito?
Não, eles só criam mais criaturas.
3. Ataques de capangas pega em todas criaturas adjacentes (incluindo aliados?)? Ou é apenas em uma criatura adjacente? Os mercenários arqueiros do livro dos heróis também acertam todos adjacentes ao alvo?
Só uma.
4. Qualquer personagem pode ser um fundamentalista do panteão? Se seguir as regras de Sacerdote do Panteão? Ou é uma opção apenas para Clérigo do Panteão?
O culto ao Panteão como apresentado no clérigo (e que ganha PM extra da nova regra de Devoção Ampla) é uma opção do clérigo. Esse personagem pode ser fundamentalista disso.

Outros fundamentalistas caem na regra da página 11 do Deuses de Arton.
...poderes de classe? Ou esses poderes tem como pré-requisito o segundo nível da classe?
Não há regra geral que insira requisitos em poderes de classe (só em poderes de magia e concedidos). Dessa forma, se não está escrito no próprio poder que ele requer 2º nível da classe, ele não tem esse pré-requisito.
6. Para usar um Sifão Cáustico você precisa vesti-lo?
Na prévia disponível no momento, sim.

---------------------------------------
Kuro'McDowell escreveu:
06 Abr 2025, 18:20
1. É possível usar Palpite Fundamentado ou Inocência Dissimulada para trocar a rolagem de perícia em Misticismo de Tentáculos Das Trevas ou de Mão Poderosa de Talude por Conhecimento ou Enganação, respectivamente?
Ao que me consta, sim.
2. Se sim, em Mão Poderosa de Talude, você continua recebendo o bônus de +10?
Sim.

Não é dito que o bônus é aplicado a Misticismo. Só que a mão o usa. A perícia usada não importará para isso.
3. Se o conjurador possuir algum poder que aumenta o bônus em testes de manobra, este bônus extra é válido para os testes realizados por Tentáculos Das Trevas ou Mão Poderosa de talude?
Dependerá do que está escrito no gatilho que permite o uso do efeito que gera o bônus.

Ou do que a descrição do efeito que fornece o bônus disser sobre quem ou o que o recebe, e quando.
Considerando que, ao entrar em Forma Selvagem com um item vestido, o item desaparece, mas você continua recebendo seus benefícios.
Isso não importa para suas outras questões...

"Continuar recebendo seus benefícios" não quer dizer "passar a perder seus não-benefícios".

São duas coisas separadas.
4. Um personagem usando armadura pesada, que entre em forma selvagem, sofre:
-> Penalidade de Deslocamento?
-> Penalidade por Não Proficiência?
-> Penalidade de Armadura?
-> Penalidade em perícias baseadas em Carisma se a armadura for de Matéria Vermelha?
-> Penalidade em Diplomacia se a armadura for Macabra?

5. Um personagem usando armadura pesada, que entre em forma selvagem pode somar Destreza na Defesa?
  • Da Forma Selvagem:
    Características não mencionadas não mudam
Se não foi dito que algo disso muda, não muda.

Obs: pelo que sei, já houve intenção de fazer melhorias no texto da forma selvagem para deixar algumas coisas dessas, entre várias outras, bem mais claras (no sentido que mencionei acima), mas há uma questão de espaço na página envolvida que impediu isso.
6. (...) um teste de ataque (...) é (...) um teste de ataque (...)?
Repare no que está realmente sendo perguntado.

É como perguntar se uma bola ainda é uma bola quando você a impulsiona com um tapa, em vez de um chute.

Se a coisa "é" a coisa, ela não é "considerada" a coisa. Ela "é" a própria coisa.
conforme a resposta para testes de resistência
"Resistências" quer dizer "Fortitude, Reflexos e Vontade", que são perícias.

Ataque não é a perícia, é um uso dela.

Questões sobre "ataque" e "resistências" não têm nada de análogo. É melhor não compará-las.

"Ataque" é análogo a "Blefar" e "Disfarce".

"Resistências" é análogo a "Enganação".

---------------------------------------
Arruda21 escreveu:
08 Abr 2025, 03:26
Um personagem com o poder Único da origem Selvagem que tome uma poção de maaais klunc irá se beneficiar dos efeitos benéficos da magia sem ser afetado pelos efeitos negativos?
Só comentando que não tive tempo nem de pensar em ler as magias desse livro ainda. Quando chegar lá, se a versão mais recente ainda funcionar da mesma forma, verei o que posso dizer.
Imagem

Kuro'McDowell
Mensagens: 95
Registrado em: 31 Mar 2021, 09:11

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kuro'McDowell » 25 Abr 2025, 20:53

A regra opcional do Heróis de Arton "Devoções Abertas" permite que druidas e paladinos sejam devotos de qualquer divindade?

DEVOÇÕES ABERTAS
"Esta variante é simples: um personagem pode ser devoto de qualquer divindade, independente de sua raça ou classe. O Panteão está sempre imerso em conflitos, e faz sentido que um deus aceite qualquer devoto para ganhar poder sobre seus irmãos."

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6507
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 26 Abr 2025, 09:47

Kuro'McDowell escreveu:
25 Abr 2025, 20:53
A regra opcional do Heróis de Arton "Devoções Abertas" permite que druidas e paladinos sejam devotos de qualquer divindade?
Não, se a classe tiver uma lista restritiva, ela continua se aplicando, como já acontece com humanos.
Imagem

Kuro'McDowell
Mensagens: 95
Registrado em: 31 Mar 2021, 09:11

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kuro'McDowell » 03 Mai 2025, 21:38

Especialista em Invocações
Você soma seu atributo-chave na Defesa de suas criaturas conjuradas (incluindo capangas) e a ação necessária para comandá-los diminui em um passo (de padrão para movimento).
1. Ao conjurar uma magia que tenha tempo de execução menor que padrão, através do comando Lançar Magia de um monstro conjurado, eu ainda gasto uma ação padrão?

2. Com o poder citado acima (Especialista em Invocações) permite que um conjurador dê o comando Lançar Magia com uma ação de movimento, conjurando uma magia originalmente com tempo de execução de uma Ação Padrão com Ação de Movimento ao invés de Padrão?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6507
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 03 Mai 2025, 22:21

Kuro'McDowell escreveu:
03 Mai 2025, 21:38
Especialista em Invocações
Você soma seu atributo-chave na Defesa de suas criaturas conjuradas (incluindo capangas) e a ação necessária para comandá-los diminui em um passo (de padrão para movimento).
1. Ao conjurar uma magia que tenha tempo de execução menor que padrão, através do comando Lançar Magia de um monstro conjurado, eu ainda gasto uma ação padrão?
Não sei de onde você pegou esse texto, mas no Heróis é um pouco diferente.
  • Especialista em Invocações
    Você soma seu atributo-chave na Defesa de suas criaturas conjuradas por habilidades mágicas (incluindo capangas) e a ação necessária para comandá-las diminui em um passo (de padrão para movimento e de movimento para livre). Contudo, cada comando só pode ser executado uma vez por rodada.
2. Com o poder citado acima (Especialista em Invocações) permite que um conjurador dê o comando Lançar Magia com uma ação de movimento, conjurando uma magia originalmente com tempo de execução de uma Ação Padrão com Ação de Movimento ao invés de Padrão?
Sim.

Ou originalmente de movimento como livre.

Mas você não pode usar o mesmo comando mais de uma vez na mesma rodada.
Imagem

Malvez
Mensagens: 40
Registrado em: 25 Set 2021, 18:10

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Malvez » 06 Mai 2025, 09:37

O que acontece se um personagem destruir um item mágico amaldiçoado? Não por meio de uma aventura, mas apenas reduzindo os pv do item a zero causando dano. O item iria se refazer apenas para continuar importunando seu usuário ou essa é apenas uma alternativa mais rápida e um pouco sem graça de resolver o problema?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6507
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 06 Mai 2025, 19:10

Malvez escreveu:
06 Mai 2025, 09:37
O que acontece se um personagem destruir um item mágico amaldiçoado? Não por meio de uma aventura, mas apenas reduzindo os pv do item a zero causando dano. O item iria se refazer apenas para continuar importunando seu usuário ou essa é apenas uma alternativa mais rápida e um pouco sem graça de resolver o problema?
O que dá para dizer, pelo que está escrito, é que se ele for empunhado, ressurgirá na sua mão, e se for vestido, você não conseguirá removê-lo (tentar destruir não muda isso).
Imagem

Kuro'McDowell
Mensagens: 95
Registrado em: 31 Mar 2021, 09:11

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kuro'McDowell » 08 Mai 2025, 20:17

Khrjstjano escreveu:
03 Mai 2025, 22:21

Não sei de onde você pegou esse texto, mas no Heróis é um pouco diferente.
Em conjunto com uns amigos nós estavamos revisando os poderes de Heróis de Arton, comentaram deste e eu pensei "Calmai, isso parece muito forte.".

E bom... tava forte porque tinham alterado kk
Eu só não fui no livro oficial pra verificar. Enfim, obrigado.

Responder

Voltar para “Tormenta”