Criação de Personagens
Vantagens
Aliado: A vantagem é permitida, mas o aliado deve ser obrigatoriamente outro personagem jogador.
Boa Fama: Essa vantagem passa a conceder um bônus de +4 a qualquer teste de perícia social para obter informações ou ajuda, em qualquer cidade onde o personagem seja reconhecido, acumulativa com Reputação (Manual do Defensor p.17). A Boa Fama está associada ao nome do personagem, não a aparência. Nas tavernas e cidades, ele será reconhecido somente se revelar seu nome.
Clericato: Além dos benefícios normais, o personagem recebe um desconto na 20% na compra de itens sagrados nos templos.
Implemento: Proibida durante a criação do personagem.
Parceiro: O parceiro deve ser outro personagem jogador.
Pontos de Magia Extras: O personagem pode comprar apenas 1 nível da vantagem durante a criação do personagem.
Pontos de Vida Extras: O personagem pode comprar apenas 1 nível da vantagem durante a criação do personagem.
Sentidos Especiais: São permitidos apenas Audição Aguçada, Faro Aguçado, Olfato Aguçado, Senso de Direção, Senso de Perigo, Visão Aguçada e Visão na Penumbra.
Toque de Energia: A FA passa a ser igual à Armadura +1 para cada PM gasto.
Vantagens Proibidas*
Aliado-Exército, Aliado Gigante, Armadura Suprema, Ataque Combinado, Aliado Especial (Dano Gigante), Cura, Domínio de Elemento, Energia Extra, Forma Alternativa, Fusão, Golpe Final, Grunts!, Imortal III, Implemento (Proibida durante a criação do personagem), Impostor, Incorpóreo, Inventor, Ligação Natural, Magia Extrema, Membros Extras, Movimento Especial, Perito, Possessão, Regeneração, Riqueza, Separação, Telepatia, Teleporte, Torcida e Voo.
* Vantagens proibidas
podem aparecer como parte de uma vantagem única.
Desvantagens
Má Fama: Adiciona uma penalidade de +4 à Dificuldade de qualquer teste de perícia social para obter informações ou ajuda em qualquer cidade onde o personagem seja reconhecido. Assim como Boa Fama, a Má Fama está associada ao nome do personagem, não a aparência. Nas tavernas e cidades, ele será reconhecido somente se revelar seu nome.
Maldição: Restrita.
Procurado: Sempre que o personagem aparecer em qualquer cidade, existe uma chance da vantagem ser ativada. Nesse caso, um encontro de combate começará imediatamente (na praça da cidade ou outro ponto turístico qualquer).
Desvantagens Proibidas*
Ambiente Especial, Amnésia, Bateria, Devoção, Fraqueza, Insano, Interferência, Modelo Especial, Monstruoso, Pobreza e Protegido Indefeso.
Vantagens Únicas
Humanos: Recebem os benefícios de Versatilidade (Manual do Defensor p.27).
Vantagens Únicas Proibidas
Alien, Anjo, Bugbear, Construtos (Qualquer), Demônio, Elfo-do-Céu, Elfo-do-Mar, Elfo Negro, Finntroll, Homem-Serpente, Lefou, Licantropo, Mortos-Vivos (Qualquer), Nagah, Ogre, Orc e Thera.
Por isso, no caso de um personagem lefou, é preciso saber que sempre que ele chegar em qualquer cidade sem a devida preparação, existe uma chance de que seja descoberto. Dependendo da cidade, isso não causa nada, mas em outras, pode gerar um Encontro com algum grupo inimigo que quer matá-lo ou capturá-lo (tendo como plano de fundo a praça central ou algum ponto turístico da cidade).
Vantagens Regionais
Algumas vantagens regionais não se encaixam na proposta da aventura, enquanto outras se tornam inúteis como vantagens.
Collen: Permitida com as seguintes restrições de Sentidos Especiais: Infravisão, Radar, Visão Aguçada ou Visão na Penumbra.
Vantagens Regionais Restritas
Essas regiões são permitidas para personagens, mas somente no nível básico - fica proibido adquirir a vantagem adicional: Ahlen, Deserto da Perdição, Doherimm, Hongari, Montanhas Sanguinárias, Nova Ghondriann, Rio dos Deuses, Sambúrdia, Tapista, Yuden e Zakharov.
Vantagens Regionais Inadequadas
Essas regiões são proibidas para personagens, pois suas vantagens regionais concedem benefícios inadequados para o propósito da aventura ou desequilibrados: Bielefeld, Grande Savana, Lomatubar, Namalkah, Oceano, Portsmouth, Tamu-ra e União Púrpura.
Kits de Personagens
Muitos dos kits de personagens,descritos no Manual do Aventureiro, não são adequados para a construção de personagens, pois seus poderes se tornam inúteis dentro da proposta das aventuras. Isso não impede que sejam escolhidos pelos jogadores, mas isso certamente afetará a escolha de poderes. Alguns kits, por outro lado, são adequados somente para adversários, e sua escolha fica proibida.
Kits de Personagens Proibidos
Acadêmico, Adepto, Algoz da Tormenta, Andarilho do Horizonte*, Antipaladino, Arauto da Tormenta, Aristocrata, Arqueiro Escravo, Artífice, Baloeiro Goblin, Berserker Insano, Bruxo, Bucaneiro*, Caçador*, Campeão do Vácuo, Carteador, Cavaleiro, Cavaleiro da Morte, Cavaleiro dos Céus, Clérigo de Allihanna, Clérigo de Megalokk, Clérigo de Nimb, Clérigo do Oceano*, Clérigo de Ragnar, Clérigo de Sszzaas, Clérigo de Tauron, Clérigo de Tenebra, Criatura da Tormenta, Cultista da Tormenta, Cultista do Mal, Dançarino das Sombras, Demonologista, Discípulo da Tormenta, Domador das Ondas*, Drogadora, Druida de Allihanna, Druida de Megalokk, Druida do Oceano, Engenheiro de Guerra, Escolhido de Hydora*, Escravo, Escriba, Explorador da Tormenta, Garra de Tenebra, Gatuno*, Ginete de Namalka, Guarda-Costas, Guerreiro da Luz, Guerreiro da Serpente, Guerreiro do Deserto, Herói dos Ventos, Lenhador de Tollon, Lutador de Rua, Mago da Tormenta, Mago do Caos, Mago Planar, Máquina de Combate, Marinheiro Minotauro, Mercador de Vectora, Mestre Armeiro, Mestre Mahou-Jutsu, Monge, Noiva-Sacrifício, Paladino Único, Pirata*, Predador Primal, Primitivo, Punguista*, Ranger*, Ranger das Cavernas*, Ranger de Allihanna*, Ranger de Megalokk*, Ranger do Oceano*, Ranger Urbano*, Rei das Feras, Sacerdote Negro, Senador, Senhor do Gigante Rubro, Senhor do Submundo, Shinobi, Soldado Morto, Taumaturgista, Telepata, Teleporter e Tirano do Terceiro.
Kits de Personagens Permitidos
Adoradora de Wynna, Agente Secreto, Alquimista, Amazona, Anão Protetor, Arqueiro, Arqueiro Arcano, Artilheiro Halfling, Assassino, Bárbaro, Bardo, Batedor, Berserker, Bufão, Caçador de Fantasmas, Caçador de Magos, Caçador de Vampiros, Capanga, Cavaleiro da Luz, Cavaleiro de Khalmyr, Cavaleiro do Corvo, Cavaleiro Libertador, Centurião, Chapéu-Preto, Clérigo Clandestino, Clérigo de (Azgher, Glórienn, Hyninn, Kallyadranoch, Keenn, Khalmyr, Lena, Lin-Wu, Marah, Tanna-Toh, Thyatis, Valkaria e Wynna), Clérigo do Panteão, Clérigo Menor, Combatente, Discípulo do Dragão, Doutor de Salistick, Elementalista (Qualquer), Encantor, Engenhoqueiro Goblin, Escudeiro, Espada de Glórienn, Especialista, Espião, Explorador Destemido, Feiticeiro, Filósofo de Tauron, Franco-Atirador, Gladiador Imperial, Guerreiro Mágico, Guerreiro Sombrio, Guerrilheiro, Herdeiro Planar, Ilusionista, Impostor, Invasor de Tumbas, Invocador, Ladino, Lanceiro, Legio Auxilia Magica, Legionário, Magi-Ranger, Mago, Mago de Combate, mago do Relâmpago, Mago Mensageiro, Matador de (Dragões, Gigantes, Goblins, Pestes e Trolls), Membro da Academia Arcana, Mestre de Iaijutsu, Mosqueteiro Imperial, Necromante, Ninja, Nômade, Oficial de Yuden, Pacificador, Paladino (Qualquer), Paladino dos Deuses, Pistoleiro, Plebeu, Pregador, Rei da Montanha, Sabotador, Sabotador Arcano, Samaritano, Samurai, Sedutor, Senhor das Chamas, Soldado de Elite de Yuden, Swashbuckler, Teurgista Místico, Trapaceiro Arcano, Vidente, Vigarista, Vigilante, Vingador, Wu-Jen e Xerife de Azgher.
Nota
Essa lista não é definitiva. 3D&T é um sistema bem mais amplo do que se imagina, com regras dispersas que muitas vezes só fazem sentido dentro de um determinado contexto, então algumas coisas podem ter sido incluídas na lista de proibições sem muita avaliação, enquanto outras podem ter ficado de fora por descuido.