2ª e VS 3ªe
-
- Mensagens: 89
- Registrado em: 11 Dez 2013, 09:51
2ª e VS 3ªe
salve salve galera, estou afim de comprar a coleção toda de M&M, mas fiquei na duvida ao anunciarem a 3ª edição e ai o q vcs me dizem?
Re: 2ª e VS 3ªe
Compre ambas. Não tem tanto livro assim e é fácil passar coisa de uma pra outra.
- PlayingHero
- Mensagens: 8
- Registrado em: 28 Jan 2014, 21:05
- Contato:
Re: 2ª e VS 3ªe
"fácil" é vender por baixo.
É praticamente a mesma coisa, há uma pequena mudança em como atributos funcionam mas é uma mais de organização e nomenclatura do que funcionalidade e se você já sou o suplemento "Ultimate Power" da segunda edição, você entenderá facilmente a terceira. Não há porque não colecionar ambas.
Em especial porque os livros inéditos da segunda ainda tem muito valor, como o Warriors & Warlocks.
É praticamente a mesma coisa, há uma pequena mudança em como atributos funcionam mas é uma mais de organização e nomenclatura do que funcionalidade e se você já sou o suplemento "Ultimate Power" da segunda edição, você entenderá facilmente a terceira. Não há porque não colecionar ambas.
Em especial porque os livros inéditos da segunda ainda tem muito valor, como o Warriors & Warlocks.
Meu blog sobre o gênero de Super Heróis em jogos de mesa e eletrônicos:Playing Hero
-
- Mensagens: 89
- Registrado em: 11 Dez 2013, 09:51
Re: 2ª e VS 3ªe
vlw gente, mas tem mais livros da segunda? achei q tinha acabado no ultimate power
Re: 2ª e VS 3ªe
Será que a jambô ainda lança o Warriors & Warlocks?
"Para mais informações, procure um bom livro."
Re: 2ª e VS 3ªe
Eu tava participando desse grupo de tradução, mas ai rolou alguma coisa e o ritmo parou. Quando vi que não ia sair daquilo (e como não tive feedback dos outros) resolvi sair e deixar tudo pra lá. Já deletei o material que me enviaram faz tempo, então não vão poder me acusar de usar alguma de lá. XD XD XD
- pensamento_coletivo
- Mensagens: 23
- Registrado em: 28 Jan 2014, 12:25
Re: 2ª e VS 3ªe
De boa, como um dos fãs mais incondicionais de M&M, logo que li a terceira edição pela primeira vez pensei "que desnecessário". Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas... isso mudou depois de um tempo.
As (poucas) reformulações de regras foram inteligentes e bem pensadas. Se você é um gamer fã de quadrinhos com mais de 30 anos (se entrega não PC...) deve se lembrar do lendário DC HEROES, um dos RPGs mais bem supridos de informação da história; o sistema do DC HEROES foi inovador na época por usar comparativos para todas as ações. Quando o Steve Kenson escreveu o DC adentures (M&M 3a edição oficial do universo DC) ele aproveitou essa ideia e criou a reformulação de regras que eu mais gostei na 3a edição, a tabela única de graduações/efeitos.
Basicamente, todas as características de um poder ou capacidade são medidas em graduações. Assim, um personagem com Força 15 (equivalente a Força 40 na 2a edição, já que a nova edição só usa os modificadores) tem "15 graduações de Força" e pode erguer ou arremessar qualquer coisa com "15 graduações" de peso.
É só olhar na tabela. Um carro pequeno tem (por exemplo) 8 graduações de peso. Você tem 15 de Força. então você pode erguer o carro e arremessá-lo a uma distância igual à sua Força (15) - o peso do carro (8), ou seja, uma distância 7. Na tabela, você verifica e descobre que isso equivale a 1 km. (se não me falha a memória, estou sem o livro aqui) Isso torna o jogo muito mais rápido que a 2a edição, pelo menos para os mestres e jogadores menos experientes. E funciona com TUDO... informação, velocidade relativa, etc etc etc (quer saber se o Homem de Ferro chega no navio antes do míssil que vai destruí-lo e exatamente QUANTO tempo ele tem antes do míssil chegar? É só comparar a velocidade dele com a velocidade do míssil e ambas com a distância deles até o navio. Você descobre que, por exemplo, ele leva 1 minuto para chegar ao navio e o míssil leva 2 minutos, dando ao personagem 1 minuto - 10 rodadas - para agir e salvar o maior número de pessoas possível... coisas assim)
Outras pequenas mudanças mecânicas como transformar o Bônus de Ataque/Defesa em habilidades também foram inteligentes e tornaram o sistema mais amarradinho como um todo.
Abraço.
As (poucas) reformulações de regras foram inteligentes e bem pensadas. Se você é um gamer fã de quadrinhos com mais de 30 anos (se entrega não PC...) deve se lembrar do lendário DC HEROES, um dos RPGs mais bem supridos de informação da história; o sistema do DC HEROES foi inovador na época por usar comparativos para todas as ações. Quando o Steve Kenson escreveu o DC adentures (M&M 3a edição oficial do universo DC) ele aproveitou essa ideia e criou a reformulação de regras que eu mais gostei na 3a edição, a tabela única de graduações/efeitos.
Basicamente, todas as características de um poder ou capacidade são medidas em graduações. Assim, um personagem com Força 15 (equivalente a Força 40 na 2a edição, já que a nova edição só usa os modificadores) tem "15 graduações de Força" e pode erguer ou arremessar qualquer coisa com "15 graduações" de peso.
É só olhar na tabela. Um carro pequeno tem (por exemplo) 8 graduações de peso. Você tem 15 de Força. então você pode erguer o carro e arremessá-lo a uma distância igual à sua Força (15) - o peso do carro (8), ou seja, uma distância 7. Na tabela, você verifica e descobre que isso equivale a 1 km. (se não me falha a memória, estou sem o livro aqui) Isso torna o jogo muito mais rápido que a 2a edição, pelo menos para os mestres e jogadores menos experientes. E funciona com TUDO... informação, velocidade relativa, etc etc etc (quer saber se o Homem de Ferro chega no navio antes do míssil que vai destruí-lo e exatamente QUANTO tempo ele tem antes do míssil chegar? É só comparar a velocidade dele com a velocidade do míssil e ambas com a distância deles até o navio. Você descobre que, por exemplo, ele leva 1 minuto para chegar ao navio e o míssil leva 2 minutos, dando ao personagem 1 minuto - 10 rodadas - para agir e salvar o maior número de pessoas possível... coisas assim)
Outras pequenas mudanças mecânicas como transformar o Bônus de Ataque/Defesa em habilidades também foram inteligentes e tornaram o sistema mais amarradinho como um todo.
Abraço.
- RMPArquimago
- Mensagens: 23
- Registrado em: 25 Fev 2014, 00:24
- Localização: Jaú - São Paulo
Re: 2ª e VS 3ªe
Estou lendo ainda... mas pelo que vo algumas coisas sumiram e outras vieram nas habilidades, tem um manual de conversão?
E como assim mais amarradinhas pensamento_coletivo? O que está ria "solto" antes por curiosidade ˆˆ
E gente os livrinhos rápidos da 3 o material deles é mais regras? Dai utilizaria a descrição e idéias da 2?
E como assim mais amarradinhas pensamento_coletivo? O que está ria "solto" antes por curiosidade ˆˆ
E gente os livrinhos rápidos da 3 o material deles é mais regras? Dai utilizaria a descrição e idéias da 2?
RUBENS O GRANDE ARQUIMAGO!!!
- pensamento_coletivo
- Mensagens: 23
- Registrado em: 28 Jan 2014, 12:25
Re: 2ª e VS 3ªe
RMPArquimago escreveu:Estou lendo ainda... mas pelo que vo algumas coisas sumiram e outras vieram nas habilidades, tem um manual de conversão?
E como assim mais amarradinhas pensamento_coletivo? O que está ria "solto" antes por curiosidade ˆˆ
E gente os livrinhos rápidos da 3 o material deles é mais regras? Dai utilizaria a descrição e idéias da 2?
Vamos lá...
Tem manual de conversão sim. É bem simples e v o consegue gratuitamente no site da green ronin.
O que estava "solto" antes é o mesmo que fica "solto" em qualquer sistema que se expande e se desenvolve tanto quanto M&M2E fez ao longo dos anos - regras novas (como as do Poder Supremo) conflitantes com antigas, ideias misturadas, etc. Muita coisa que a gente percebe jogando (e que você vai me desculpar mas o trabalho não dá tempo de falar mais por enquanto).
E que "livrinhos rápidos" são esses? Se forem os Threat Reports, eles tâm mais história; já os Power Profiles tâm mais regras. Mas ambos são excelentes.
Abraço!