Folheando o basicão aqui enquanto passa o jogo, lembrei de uma discussão antiga que na época já não fazia sentido pra mim, mas que era recorrente no fórum.
"Guerreiro só com o Manual Básico é fraco."
Caaara... Guerreiro nunca foi fraco. Nem quando só existia o básico pra fazer ficha.
São 21 talentos. VINTE E UM. Desses, 11 são exclusivamente de combate e 10 podem ser escolhidos por livre escolha do jogador.
Mas ninguém entende direito o que esses 11 talentos de combate fornecem pro jogador e eu acho que esse talvez seja o maior problema do guerreiro para os olhos destreinados. O que esses 11 talentos de combate dão ao jogador é a liberdade pra pegar os outros 10 do jeito que quiser.
Basicão escreveu: Alguns talentos podem ser utilizados apenas uma vez por dia, como Ajuda dos Ancestrais. Neste caso, você pode adquirir o mesmo talento outra vez para ganhar mais uma utilização por dia.
Talentos de uso diário tendem a ser fortes. Alguns chegam a ser desproporcionalmente fortes (mas limitados a uma vez por dia). Como um guerreiro você pode simplesmente encher a ficha com esses talentos sem pestanejar.
É simples, prático e um guerreiro feito só com o manual básico chega a peitar classes de prestígio absurdas.
Sério.
Vamos atrás de outras informações sobre guerreiros no básico.
Basicão escreveu: Adoradores Típicos. Você deve pertencer a uma destas raças ou classes para adquirir o talento Devoto correspondente a esta divindade.
Guerreiros são adoradores típicos de Azgher, Kallyadranoch, Keenn, Khalmyr, Lin-Wu, Ragnar, Tauron, Thyatis e Valkaria. É uma lista grande, mas não vamos nos ater aos Poderes Concedidos fixos do manual básico. Eles são horríveis em sua maioria. Vamos para os de uso diário.
Basicão escreveu: Domínio da Força
Pré-requisitos: devoto de Keenn ou Tauron.
Benefício: uma vez por dia, como uma ação livre, você pode receber um bônus igual ao seu nível na Força por uma rodada.
MB: Domínio da Proteção
Pré-requisitos: devoto de Khalmyr, Lena, Lin-Wu, Marah, Tanna-Toh, Tauron ou Tenebra.
Benefício: uma vez por dia, com uma ação padrão, você pode tocar um alvo e gerar um escudo de proteção que fornece um bônus igual a seu nível em testes de resistência. Por exemplo, se você é um personagem de 5º nível, fornece +5 em testes de resistência. O escudo dura um minuto.
São duas ótimas habilidades para um combatente que só podem ser usadas uma vez ao dia. Um guerreiro (mesmo comprando o talento Devoto que não recebe gratuitamente) pode comprar esses talentos sem a preocupação com falta de talentos para fechar a build.
E ainda tem coisas muito boas no manual básico que não dependem da devoção a um deus para serem utilizadas.
Basicão novamente: Surto Heroico
Graças a seu ímpeto de heroísmo, você consegue realizar mais em menos tempo.
Pré-requisitos: tendência Bondosa.
Benefício: você pode realizar uma ação padrão ou de movimento adicional na rodada. Por exemplo, pode realizar uma ação completa e uma ação padrão, ou uma ação padrão e duas ações de movimento, ou qualquer outra combinação.
Você pode usar este talento uma vez por dia.
Vocês tem noção que dá pra criar um guerreiro com Surto Heroico x10? A cada nível ímpar pegue 1 surto heroico e surte a todo instante
E Surto Heroico ainda é talento de destino... Tem outras coisas diárias no básico que são talentos de
COMBATE.
MB escreveu: John McClane
Você resiste a ferimentos que fariam outros cair.
Benefício: quando você sofre dano que poderia levá-lo a 0
ou menos pontos de vida, você pode ignorar completamente esse
dano. Você pode usar este talento uma vez por dia.
Tem muito talento passivo (não ativável) de combate merda no MB. Muitos. Esqueça que eles existem. Guerreiro faz duas coisas. Bate. Tanca. Pra tancar você não precisa de talento estupido como Foco em Armadura ou Esquiva. Siga os ensinamentos do John. Seja um cara
Duro de Matar.
"Mas e ai? Tem muito talento pra comprar ai! Como eu compro?"
Aqui vai um adento. Neste caso a ordem dos fatores pode sim alterar o resultado. Poderes Concedidos necessitam de Devoto. Surto Heroico necessita de tendência bondosa. Duro de Matar só é recomendado a ser comprado nos talentos de combate recebidos para não atrapalhar a aquisição dos outros talentos... Então vamos as dicas de como buildar seu guerreirinho.
Opção A: Arma de Duas Mãos.
Talentos de Combate:
NVL01: Ataque Poderoso. => Brunea, Escudo Pesado, Arma de 1 mão. Esqueça pegar Ataque Poderoso e Golpe de Duas Mãos neste nível. Não é tão efetivo assim...
NVL02: Golpe de Duas Mãos. => Jogue fora o escudo.
NVL04: Foco em Arma (Alfange) => Sempre escolha a arma com melhor chance de crítico. Criaturas imunes a crítico são raras em TRPG.
NVL06: Ataque Duplo (Alfange).
NVL08: Trespassar.
NVL10: Trespassar Aprimorado.
NVL12: Duro de Matar ou Acerto Crítico Aprimorado (Alfange).
NVL14: Duro de Matar.
NVL16: Duro de Matar.
NVL18: Duro de Matar.
NVL20: Duro de Matar.
Talentos de Nível
NVL01: Devoto (Tauron). => Domínio da Força e Domínio da Proteção. Chute o balde sem ser dominado pelo maguinho encantador.
NVL03: Surto Heroico.
NVL05: Domínio da Força.
NVL07: Domínio da Proteção.
NVL09: Surto Heroico.
NVL11: Domínio da Força.
NVL13: Surto Heroico.
NVL15: Domínio da Força.
NVL17: Profit.
NVL19: Profit => Surto Heroico ou Domínio da Força. Pode ser Domínio da Proteção também para fechar um 3/3/3, mas domínio da proteção dura 1 minuto ao invés de uma rodada, duas utilizações diárias já são suficientes. Você pode fechar um 4/4/1 e ter 4 surtos e 4 domínios da força diários. É mais que o suficiente pra matar qualquer adversário.
No nível 6 você já realiza 4 ataques com +10 de dano (Domínio da Força + Ataque Poderoso) - 3 de acerto (Domínio da Força + Foco em Arma - Ataque Poderoso - Ataque Duplo). Fora uma utilização de ponto de ação, aumentando para 6 ataques ao todo. Se não utilizar Ataque poderoso, são 6 ataques com - 1 de acerto e +6 de dano cada. Os próximos níveis pares (08 e 10) podem ser utilizados para comprar os talentos de trespassar e trespassar aprimorado, uma vez que seu dano nesse nível já é considerável.
Pessoalmente passo longe da lista de talentos do guerreiro derivados de Foco em Arma em uma build de arma de duas mãos. Golpe de Duas Mãos é mais beneficiado pelo ganho de Força bruta que por talentos que concedem acerto e dano fixos. Até mesmo Acerto Crítico Aprimorado eu pulo (uma arma afiada faz o mesmo e é um bônus de +1 = 2000 TO). Vários Duro de Matar são bem mais úteis. Caso queira comprar o talento, compre-o nos níveis 08, 10, ou 12, mas dê preferência ao menos ao primeiro nível de Trespassar.
Essa build (só com o livro básico) é mais que o suficiente pra peitar várias situações. O custo dela é ser bonzinho e cultuar um deus de dogma esquisito. Faça um mino bonachão e seja feliz.
"Mas eu só tenho o básico, não quero ser bom e não quero cultuar nenhum deus. O que eu faço?"
Ai tu não me ajuda a te ajudar. Mas dá sim.
Guerreiro Arqueiro.
Essa é tão básica que eu não vou postar a compra de talentos. Veja os Talentos derivados de
Tiro Certeiro e de Foco em Arma. Compre todos que der. Utilize o Arco Composto. Caso a raça possua redutor de Força, você pode usar o Arco Longo ou a Besta Leve. A besta custa 1 talento a mais, mas sua chance de crítico é maior além de não depender da opinião do mestre se pode ou não ser feita com metal (o que abre acesso a uma arma de mitral).
Pronto. Você é guerreiro, só com o MB e dá chinelada nos multi-classe. Já pode dormir em paz.
Tem várias outras construções só com o básico que seguem essa linha. Bárbaro e Swashbuckler (também famosos por serem "fracos" no MB) podem seguir as dicas daqui com as devidas modificações (menos utilizações diárias pro bárbaro/ sem devoção a Tauron pro SB). Da próxima vez que eu estiver ocioso eu posto aqui.