Hadrianus
Querida, está tudo bem. Seu irmão descansa em paz. Vamos continuar.
Flecha
— Você conheceu seu irmão, Cássia. Ele nunca sucumbiria a se tornar algo como aquilo. A memória de seu irmão está incólume. Se aquela criatura tem algo de Altrius, era uma mera sombra que copiava alguma forma do que ele fora.
A garota balança a cabeça positivamente. Se levanta, mas ainda abalada.
Terminado com o espectro é hora de investigar o último andar da cidadela. À esquerda da rampa havia uma porta gradeada trancada. Estava coberta de teias de aranha (algo comum naquele lugar abandonado há anos), tornando difícil ver o que havia além.
À direita o corredor seguia em frente. A estátua dourada de um minotauro se protegia com um escudo de corpo enquanto erguia um gládio contra um inimigo invisível, bem mais alto pela postura do guerreiro que olhava para cima. Era mais velho, praticamente um idoso, e parte de seu rosto trazia cicatrizes que indicavam queimaduras.
A primeira porta naquela direção levava a um banheiro. Duas banheiras de pedra com água fumegante. Parte de uma parede estava rachada e encanamento era visível ali e havia um vazamento – água escorria dos canos até o chão, deixando-o molhado. Também havia uma sessão à parte com latrinas: os assentos eram recobertos com almofadas em forma de ferradura, totalmente podres à esta altura, mas não havia mal cheiro, mostrando que o sistema de recolhimento de dejetos funcionava muito bem.
Um pouco melhor, Cláudia faz alguns comentários.
Cássia Uryah
– Isto... prova a robustez da tecnologia gnômica. As máquinas que mantém as banheiras quentes ainda trabalham mesmo sem nenhuma manutenção.
O quarto seguinte era bem diferente.
Cássia Uryah
– Parece um pouco com meu quarto quando era mais nova e morava na casa dos meus pais.
Isso porque havia um grande urso de pelúcia sobre a cama – puído, mas inteiro. Também havia outros menores em prateleiras, assim como restos de flores mortas em vasos. Também havia livros e Cássia checa alguns.
Cássia Uryah
– Hm... um bestiário antigo... “Os Filhos de Andariel” é um conto élfico voltado para crianças e adolescentes... e o que tem neste armário.
Um armário grande estava em uma parede. Ao abri-lo, Cássia detém um susto.
Dentro do armário havia outra estátua: uma figura feminina, encolhida, com a cabeça entre os joelhos e a as mãos por cima, em atitude protetiva. Pelo tamanho não era uma criança, mas também não parecia ser uma adulta.
Cássia Uryah
– Suponho... que seja a dona deste quarto.
Há um cofre trancado. Sobre uma mesa, além de um prato e talheres, há um pequeno livreto.
Cássia Uryah
– Um diário! Vamos ver... pertence à Júnia.
Cássia olha dentro e ri rapidamente. Então lê em voz alta:
Querido diário.
Hoje meu pai deu-me este estúpido diário na esperança de que eu escreva meus sentimentos e desejos.
EU SEI QUE VOCÊ ESTÁ LENDO ISTO, “PAI”!
Talvez seja jovem, mas não sou estúpida. Sei que gosta de fuçar nas minhas coisas quando não estou vendo. Se você pode guardar seus segredos – e ambos sabemos que você gosta de guardar segredos – eu posso guardar os meus.
Atenciosamente,
Júnia.
Cássia Uryah
– Parece que essa moça tinha problemas com o pai. E é curioso como ela põe aspas ao se referir a ele. Será que era seu pai adotivo?
Seguindo adiante havia um quarto e a saída para uma varanda de onde era seria possível observar toda caverna se não estivesse mergulhada nas trevas. No quarto descobrem vários artefatos curiosos, inclusive um grimório (já bastante castigado e praticamente ilegível) e um pergaminho cujo brilho revela a Nólege ser mágico. Sob a cama – grande e muito refinada – eles encontram um cofre trancado por combinação.
Em uma mesa há um livreto.
Cássia Uryah
– É um registro... olha, foi escrito por Metellus. Este deve ser o quarto dele... então Júnia deve ser sua filha. Ou “filha”, pelo modo como ela escreveu.
Embora o livro esteja bem ruim, ainda dá pra ler. Estava escrito em táurico, muito formal e direto.
Ennellendiel.
Raça: elfo.
Profissão: mago.
Alojamento: Cidade, Casa 1 da Rua do Palácio.
Cargo designado: Pesquisar história e tecnologia gnômica (auto-designado).
Notas: brilhante!
Gaia
Raça: humana (tapistana).
Profissão: maga.
Alojamento: Cidadela, Primeiro Andar, Quarto 3.
Cargo designado: Assistente de pesquisa para Ennellendiel.
Notas: inquisitiva – manter ocupada.
Potencial ?
Nallariantalas
Raça: elfa
Profissão: maga.
Alojamento: Cidade, Casa 1 da Rua da Cidadela (DESOCUPADA).
Cargo designado: Assistente de pesquisa de Ennellendiel.
Notas: suspeita de necromancia. Última vez que foi vista estava entrando no Palácio – trancando a porta atrás de si. Presumivelmente morta? Tem algo errado com ela, sem potencial. Pena.
Gulvar
Raça: humano (roddenphordiano)
Profissão: camponês.
Alojamento: Cidade, Casa 3 da Rua da Cidadela.
Cargo designado: fazendeiro.
Notas: típico roddenphordiano preguiçoso.
Vitus
Raça: minotauro.
Profissão: engenheiro.
Alojamento: Cidadela, Segundo Andar, Quarto 4.
Cargo designado: Investigador da tecnologia gnômica.
Notas: engenheiro militar imperial. Manter ocupado.
Hjormund
Raça: humano (petryniano)
Profissão: camponês.
Alojamento: Cidadela, Segundo Andar, Quarto 1.
Cargo designado: Supervisor dos trabalhadores.
Notas: petryniano, mas obediente.
Harubal – DESAPARECIDO
Raça: humano (deheonita)
Profissão: nenhuma.
Alojamento: Cidade, Casa 1 da Rua do Comércio (DESOCUPADA).
Cargo designado: mensageiro/arauto.
Notas: encontrou a chave?
Dooley
Raça: humano (deheonita)
Profissão: nenhuma.
Alojamento: Cidade, Casa 1 da Rua do Comércio (DESOCUPADA).
Cargo designado: nenhum (não é apto ao trabalho).
Notas: Múltiplos pedidos sobre ajuda para encontrar uma “fortuna desaparecida”. Idiota.
Rastasia
Raça: humana (tolloniense)
Profissão: comerciante.
Alojamento: Cidade, Casa 3 da Rua do Comércio.
Cargo designado: taverneira.
Notas: Membro da Resistência? Tomar cuidado com as palavras perto dela. Sem potencial.
Asanshi
Raça: humana (tapistana)
Profissão: desconhecido. Nobre?
Alojamento: Cidadela, Segundo Andar, Quarto 3.
Cargo designado: cozinheira.
Notas: ex-viciada em achbuld. Manter longe de Júnia! Sem potencial.
Domitus
Raça: minotauro.
Profissão: burocrata.
Alojamento: Cidadela, Primeiro Andar, Quarto 1.
Cargo designado: sucessor indicado.
Notas: problemas com controle de raiva?
Safira
Raça: humana (tapistana)
Profissão: dona-de-casa (ex-meretriz?).
Alojamento: Cidade, Primeiro Andar, Quarto 1.
Cargo designado: nenhum.
Notas: potencial ?
Talus
Raça: minotauro.
Profissão: ex-paladino (Tauron).
Alojamento: Cidadela, Primeiro Andar, Quarto 2.
Cargo designado: guarda da cidadela.
Notas: Completamente surdo. Perfeito.
Vernon
Raça: humano (fortunense)
Profissão: comerciante.
Alojamento: Cidade, Casa 3 da Rua da Taverna.
Cargo designado: administrador da loja de comida.
Notas: simpático.
Luki
Raça: humana (samburdiana)
Profissão: alquimista.
Alojamento: Cidade, Casa 4 da Rua do Palácio.
Cargo designado: curandeira.
Notas: competente, apesar da má vontade. Alquimista talentosa. Sem potencial.
Ulrin
Raça: meio-elfo.
Profissão: camponês.
Alojamento: Cidade, Casa 1 da Rua do Lago.
Cargo designado: pescador.
Notas: Ingênuo. Improdutivo desde que perdeu a esposa.
Maisi – DESAPARECIDA
Raça: meio-elfa.
Profissão: camponês.
Alojamento: Cidade, Casa 1 da Rua do Lago.
Cargo designado: faxineira da Cidadela.
Notas: potencial!
Jeshol
Raça: humana (fortunense).
Profissão: nenhuma.
Alojamento: Cidade, Casa 3 da Rua do Palácio.
Cargo designado: faxineira da Cidadela.
Notas: evitar.
Ysmar
Raça: humana (ahleniense).
Profissão: camponesa.
Alojamento: Cidade, Casa 2 da Rua da Cidadela.
Cargo designado: fazendeira.
Notas: Boa trabalhadora. Sem potencial.
Habiq
Raça: humano (Deserto da Perdição).
Profissão: comerciante.
Alojamento: Cidade, Casa 1 da Rua da Taverna.
Cargo designado: administra a loja de roupas.
Notas: Inteligente e observador. Evitar.
Miranda
Raça: humana (callistiense).
Profissão: camponesa.
Alojamento: Cidade, Casa 1 da Rua da Taverna.
Cargo designado: varredora.
Notas: Dissidente? Potencial.
Deglund
Raça: halfling.
Profissão: comerciante (?).
Alojamento: Cidade, Casa 2 da Rua do Lago.
Cargo designado: administrador da loja de utensílios domésticos.
Notas: confiável?
Rykas
Raça: humano (portsmouthiano).
Profissão: mercenário.
Alojamento: Cidade, Casa 2 da Rua da Taverna.
Cargo designado: guarda da cidade (auto-designado).
Notas: agressivo. Acha que está sendo vigiado e acredita que as estátuas vão ganhar vida. Paranóico?
Cefalus
Raça: minotauro.
Profissão: paladino de Tauron.
Alojamento: Cidade, Casa 2 da Rua do Comércio.
Cargo designado: nenhum (ferido).
Notas: incomodou outros cidadãos com alegações de um “mal antigo” sob a cidade.
Fidius (MORTO)
Raça: minotauro.
Profissão: paladino de Tauron.
Alojamento: Cidade, Casa 2 da Rua do Comércio.
Cargo designado: –
Notas: Morto (segundo Cefalus, transformado em estátua de ouro) durante busca nos túneis subterrâneos. Pedi a Hjormund para lacrar a entrada com tábuas e por um cartaz avisando sobre o risco de futuras expedições.
Marius
Raça: minotauro.
Profissão: desconhecida.
Alojamento: Cidadela, Primeiro Andar, Quarto 4.
Cargo designado: nenhum (recusou todos).
Notas: visto andando pela cidade à noite. Vigiar?
Altrius Uryah
Raça: minotauro.
Profissão: pesquisador da Universidade de Valkaria.
Alojamento: Cidade, Casa 2 da Rua do Palácio.
Cargo designado: –
Notas: visto saindo da caminha casa no lago. Invasor?
Ao ler a última entrada no registro, Cássia arregala os olhos.
Cássia Uryah
– IRMÃO?
O grito dela ecoa nos corredores vazios enquanto ela fica ali, de boca aberta.
Cássia Uryah
– Mas... mas... como?
Off:
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CONDIÇÕES
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PERSONAGENS
Flaurian. PV(20) 14, PM(17) 10.
Flecha. PV(30) 30, PM(12) 11.
Hadriannus. PV(36) 36, PM(09) 07.
Magus. PV(24) 24, PM(25) 12.
Maya. PV(24) 24, PM(12) 10.
Nólege. PV(30) 30, PM(18) 09.