10 guerreiros anões em armaduras, todos aparentemente iguais, estão perfilados junto às paredes. Nenhum deles diz nenhuma palavra em momento algum. Assim que os aventureiros entram na sala, todos erguem seus machados e avançam para lutar. Metade destes guerreiros (todos de 6º nível) são anões malignos, prisioneiros aqui há séculos e forçados a participar deste teste como castigo. Caso consigam destruir os Libertadores, receberão a liberdade.
Suas intenções podem ser percebidas claramente a través da magia Detectar Maldade ou a habilidade de Detectar o Mal. Os anões restantes, entretanto, são paladinos (8° nível) de Khalmyr. Eles fingem atacar os Libertadores da mesma forma que os anões malignos, mas na verdade erram todos os ataques de propósito (um fato que pode ser percebido com um teste de Intuição, resistido contra um teste de Enganação dos anões). Eles rosnam ameaças e fazem o possível para se misturar aos outros. Caso qualquer um deles seja atacado e sofra dano, todos os aventureiros sofrem o mesmo ferimento e recebem o mesmo dano (um teste de Portitude, CD 18, reduz o dano à metade). O mesmo vale para magias e efeitos nocivos. Caso um deles seja morto, os aventureiros fazem teste de Fortitude (CD 18) para não morrerem também. O desafio está em usar o poder de Detectar o Mal, ou simples bom senso, para saber a diferença entre os anões malignos e os anões paladinos - sendo que grupos sem esta habilidade terão grandes problemas para sobreviver ao teste. Note que são necessárias três rodadas de concentração para perceber com nitidez a localização de cada anão maligno.
"Guerreiros Anões" Anão Guerreiro 6; CM; ND 6; Desl. 6m; PV 69; CA 23; Fort +9, Ref +4, Von +6; For 17 (+3), Des 12 (+1), Con 18 (+4), Int 14 (+2), Sab 16 (+3), Car 10 (+0); Hab:; Corpo-a-Corpo: +15 Machado Grande Dano: 1d12+13, 20/x3.
Perícias &Talentos: Atletismo +12, Iniciativa+10, Intimidar +9, Percepção +12; Ataque Poderoso (TL), Foco em Arma: Machado Grande(1), Conhecimento de Posturas: Abraço da Montanha, Espirito Tenaz(TL2), Golpe com Duas Mãos (3), Especialização em Arma (TL4), Especialização em Arma Racial(5), Alcance Supremo (TL6).
Equipamentos: Machado Grande +5, Meia-Armadura
"Paladinos Anões" Anão Paladino 8; LB; ND 8; Desl. 6m; PV 87; CA 24; Fort +12, Ref +7, Von +9; For 17 (+3), Des 12 (+1), Con 18 (+4), Int 10 (+0), Sab 16 (+3), Car 14 (+2); Hab:; Corpo-a-Corpo: + ??
Perícias &Talentos: Enganação +5
Equipamentos: Machado Grande +5, Meia-Armadura