Aquila escreveu:O Aldenor me disse que está descontente com os rumos da aventura, que o ritmo o desmotivou um pouco, então gostaria de saber se essa é a opinião geral, pois então certamente estou no caminho errado e tudo que fazemos perde o sentido.
Como eu disse para o Aldenor, a aventura estava definida para seguir uma trama mais política, mais guerra e espionagem, baseada nos acontecimentos que têm agitado esse lado de Deheon, quase abandonado pela coroa, mas em determinado momento senti que isso não era o que o grupo queria e decidi dar uma chacoalhada nas coisas, literalmente. A trama seguiria por um bom caminho esse lado político, colocando os personagens no meio de um conflito que definirá os rumos do reino, algo mais de acordo com o meu estilo, eu acho, mas que foge do que muitos estão acostumados.
Foram semanas jogando uma passagem de dois dias, sim, mas justamente quando a trama evoluiria para algo mais intenso, percebo que agora pode ser tarde demais. Na minha opinião, foram dois dias intensos que exigiam essa atenção, mas isso não seria uma constante da aventura, não cansei de repetir. Pelo contrário, certamente haveriam momentos de passagem de tempo, mas em nenhum momento o grupo mesmo permitiu essa passagem pela intensidade com que agiam.
Aldred, por exemplo, sempre foi um personagem intenso, então cada momento em que agia era algo especial, então eu não percebi que o jogador realmente não estava gostando do ritmo da aventura, diferente do padrão de outros PbFs propositalmente.
Certamente eu reconheço que meu estilo não é dinâmico, mas por um momento eu considerei que essa diferença poderia ser interessante. Vale a dica para (possíveis) jogadores de minhas (possíveis) aventuras.
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Eu disse para o Aldenor que se ninguém estiver gostando do ritmo, matamos a aventura sem dó nem piedade (eu não me preocupo), mas também podemos considerar os últimos eventos como uma ruptura na realidade que foi facilmente restaurada e continuar de onde paramos, do encontro de todos na fortaleza.
O que decidirem está bom para mim.
Bem, vamos lá...
Como eu havia dito antes, um dos fatores que estava me incomodando era o ritmo. A narração de eventos tão pontuais faziam o jogo se tornar arrastado. Nós interagimos muito dentro do forte, mas era possível ter adiantado para outro ponto da história sem grandes problemas. Neste momento o jogo esfriou muito.
Quanto ao tema, eu não tinha nada contra, estava adorando, para falar a verdade. John estava esperando o restante dos bandidos, preparando defesas e imaginando quais outros perigos o forte guardaria para ele e seu grupo... Mas nada disso aconteceu. Um castelo caiu do céu e quando fomos investigar, fomos tirados da quest que estávamos engajados. Eu confesso, sinceramente, que no fundo achei que tivesse alguma relação, mas no fim não teve...
Acho que o evento foi um pouco exagerado, fugindo do estávamos lidando, que como disse, não tinha problemas para mim, exceto pelo ritmo. Acho que haveria espaço para o castelo caindo se a proposta fosse outra ou quando finalmente resolvêssemos os problemas do forte e partíssemos para outra aventura, mas agora, não. Eu realmente estava engajado em lutar contra os bandidos, lutar contra aranhas e confrontar o nobre maligno por trás de tudo. Se eu
ou John tivéssemos escolha ou alguma informação a respeito, nunca teríamos subido no castelo, nunca teríamos "abandonado" aquelas pessoas e os gnolls a mercê de uma retaliação dos bandoleiros.
Agora fingir que tudo foi um sonho, uma alucinação, eu particularmente, acho um pouco forçado, uma desculpa meio esfarrapada na história.